13 de maio de 2022

Urban jungle: saiba como inserir plantas na decoração

urban-jungle

Já imaginou sua casa decorada com muitas e muitas plantas? Pois é , se você quer trazer o contato com a natureza para dentro de sua casa, a tendência do Urban Jungle é para você.

Com o crescimento de grandes centros urbanos como São Paulo, houve um crescimento acelerado de imóveis residenciais. A desconexão com a natureza foi percebida por muitos moradores das capitais que tentaram resolver esse problema de formas diferentes. Uma boa alternativa é o estilo de decoração Urban Jungle. 

Essa tendência traz para dentro de sua casa diversas plantas de várias espécies diferentes para todos os seus cômodos, transformando o lugar em um verdadeiro ponto verde em meio à tanto concreto. Para você saber mais sobre esse estilo de decoração, suas tendências e melhores plantas para se escolher,  acompanhe esse artigo!

Como surgiu o Urban Jungle?

decoração-urban-jungle

A palavra “Urban Jungle” quer dizer ao pé da letra selva urbana e é exatamente isso que o estilo faz, transformando sua casa em uma floresta de plantas. A demanda por esse estilo surgiu justamente de pessoas que moravam em cidades e queriam um contato mais próximo com a natureza.

É ainda caracterizado como um movimento sustentável, já que preza pela manutenção de espaços verdes dentro dos centros urbanos. Assim, essa tendência não serve apenas para dar novos ares a sua casa e decorar seus cômodos, ela é carregada de propósito.

O Urban Jungle também está intimamente ligado à saúde mental dos moradores de um imóvel. Com a acelerada vida na cidade, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua saúde mental. As plantas podem deixar a casa com um ar mais tranquilo e auxiliar na redução do estresse oriundo da vida urbana.

Para incrementar ainda mais esse estilo de decoração com uma pegada mais natural, é recomendado que objetos e móveis também sejam de materiais naturais. Madeira, algodão, palha, entre outros são essenciais e podem contribuir muito para que esse estilo não dependa apenas das plantas e para a estética do imóvel.

Principais elementos da decoração Urban Jungle

Como já foi dito, esse estilo de decoração não utiliza apenas plantas como itens decorativos, então nós vamos falar quais são as principais características dessa tendência. 

Cores

As principais cores para se usar neste tipo de decoração são as neutras e, nada mais nada menos que o verde. As cores neutras servem para gerar uma sensação de conforto e calmaria enquanto o verde reforça ainda mais a sensação de estar em uma floresta e ter um espaço natural. 

Estampas de almofadas, lençóis e outros tecidos também podem ser representações de plantas, afinal estamos falando de uma verdadeira floresta dentro de casa. Assim, invista nas estampas de folhagens e agregue mais ainda no ambiente que você quer criar. 

Itens decorativos

Você pode investir em quadros e outros objetos decorativos que remetem à natureza. Por exemplo, escolha quadros com pinturas de plantas ou paisagens. Ou ainda, você pode utilizar quadros com fotografias de plantas e paisagens. 

Invista em objetos que remetem à natureza ou que tragam algum elemento natural em sua composição. Por exemplo, escolha estátuas, pratos, abajures e outros objetos de decoração que tenham alguma ligação com a natureza, seja na estampa, no conteúdo ou até mesmo em sua composição, por isso, uma boa dica é utilizar artesanato ou itens decorativos que sejam feitos de materiais naturais, o que nos leva para o próximo tópico.

Móveis

Não há regras no Urban Jungle, entretanto, já que existe essa constante preocupação com a natureza, nada melhor do que utilizar materiais naturais como a madeira, a palha e o bambu. Além de serem estilosos e trazer personalidade para a casa, esses materiais também são ótimos para auxiliar na decoração do Urban Jungle. 

Plantas

As plantas são as estrelas do Urban Jungle, todos os elementos decorativos dessa tendência giram em torno de simplesmente plantas. Não existe uma regra de qual planta colocar em seu apartamento, casa ou escritório, entretanto, você tem que saber que existem plantas adaptadas a vários tipos de ambientes e pode ser que tenha que escolhê-las a dedo. 

Urban Jungle: Como fazer

Mais uma vez, não há regra, desde que o ambiente seja propício para a qualidade de vida das espécies. Vamos falar sobre o que você deve considerar para escolher as plantas com sabedoria de acordo com cada ambiente de seu imóvel. 

Avalie cada ambiente

Existem plantas que gostam mais de sombra, existem aquelas que gostam mais de sol e ainda aquelas que se garantem com pouca água, por isso, você tem que posicionar suas plantas estrategicamente em cada cômodo de sua casa para que a decoração saia de acordo com o programado. 

Antes de escolher as plantas para a sua decoração, veja se sua sacada recebe muito sol e anote quantas horas por dia ela incide diretamente no ambiente. Avalie também a ventilação e a luminosidade que ocorre nos cômodos de sua casa. 

Plantas para o jardim vertical

Se você acha que lugar de planta é apenas no chão ou no máximo em cima de uma mesa ou estante, está enganado. Na verdade, existem muitas opções para se utilizar as plantas em sua casa, desde suportes de teto até a opção de se fazer jardins verticais. 

Os suportes são uma ótima opção, pois você consegue preencher muito espaço livre que, no caso, é o teto. Esses suportes são ideais para quem já não tem muito espaço disponível dentro de casa e deseja deixar as plantas suspensas. 

Já o jardim vertical é utilizado nas paredes e geralmente vai do chão até o teto. Você pode colocar qualquer tipo de planta e se for feito em uma área externa como a sacada, lembre-se de colocar plantas que precisam de sol. O jardim vertical é uma ótima opção para aproveitar o espaço da casa e pode ser feito com vários tipos de materiais, desde madeira e PVC até de ferro ou materiais reutilizáveis como o estrado de uma cama. 

Para você que ficou curioso sobre como fazer jardins verticais, vamos deixar essa sugestão de vídeo. Intitulado Como fazer um jardim vertical em casa de um jeito fácil, o vídeo do canal Casal à obra, disponível no YouTube traz várias dicas para essa tarefa. Confira!

Quais plantas são utilizadas nesse estilo de decoração?

Qualquer planta pode ser utilizada na decoração Urban Jungle, desde que ela esteja no local mais adequado para seu desenvolvimento. Vamos falar das plantas que gostam de sol e daquelas que preferem uma luminosidade indireta.

Principais plantas para dentro da casa

Confira agora as principais espécies de plantas que você pode acomodar dentro de casa:

  • Jiboia
  • Orquídea
  • Lírio-do-amazonas
  • Filodendro
  • Lírio-da-paz
  • Palmeira chamaedorea
  • Samambaia
  • Pleomele

Principais plantas para se ter na sacada ou fora de casa

Agora nós vamos pontuar as melhores plantas para você colocar na sacada ou do lado de fora de casa. 

  • Cactos
  • Barba de Moisés
  • Clúsia
  • Espada de São Jorge
  • Yucca
  • Crássula
  • Lança de São Jorge
  • Dassilírio
planta-decoração

Cuidados com seu animal de estimação

Infelizmente, existem alguns tipos de plantas que são tóxicas para seu animal de estimação. Não é regra, mas com um cão ou gato em nosso lar, sempre existe a possibilidade de ingerirem uma planta. Caso você tenha um bichinho em casa se atente às plantas tóxicas:

  • Comigo-ninguém-pode
  • Azaleia 
  • Jiboia 
  • Bico de papagaio 
  • Espada de São Jorge 
  • Costela de Adão 

Sempre diversifique

Lembre-se de que as plantas citadas aqui são apenas sugestões. Existem milhares de plantas que podem ser utilizadas na decoração Urban Jungle, cada uma com sua especificidade. 

Além de diversificar, prefira aquelas que têm folhagem ao invés das que dão flores. Para a decoração Urban Jungle, a quantidade de verde é mais bem vinda, entretanto, sempre tenha algumas flores em seu ambiente.

Obviamente, como a  decoração Urban jungle pede muitas e muitas plantas, é preciso que você saiba como cuidar de cada uma. Por isso, nós trouxemos um vídeo do canal da Layde Linhares sobre como cuidar das plantas de sua casa: 

O que achou deste conteúdo?

E aí, esse conteúdo foi proveitoso para você? Se sim, deixe nos comentários quais plantas você vai utilizar em sua decoração Urban Jungle .

Visite o Blog da Arbo para ter acesso a mais conteúdos como esse. Lá você encontra artigos como Decoração para casa: tudo o que você precisa saber para transformar seu imóvel. Ainda, você pode acessar postos com outros estilos de decoração como a decoração de casa de praia ou ainda a decoração rústica.

Na Central de Ajuda da Arbo você fica por dentro das principais dúvidas relacionadas a assuntos do cotidiano. Acesse artigos como Estou procurando um imóvel para alugar ou comprar. Com quem posso falar na Arbo? e também Gostei de um imóvel, o que eu faço agora?

Se você está procurando imóvel de seus sonhos, você com certeza pode encontrá-lo no Site da Arbo. Lá você pode utilizar filtros e buscas por mapas que contribuem no processo de achar o imóvel ideal para suas necessidades.

Postagens relacionadas

Lei-do-inquilinato

Lei do Inquilinato: o que você precisa saber

A Lei do Inquilinato contém todos os direitos e deveres do proprietário e do locatário, mas você sabe quais são eles? Nós trouxemos tudo o que você precisa saber sobre isso. Quando você vai alugar um imóvel pela primeira vez, pode ser que não saiba quais são as regras que envolvem o processo de locação, […]

tarefas-da-casa

Como organizar as tarefas de casa?

Organizar as tarefas de casa com eficiência exige a adoção de alguns métodos no cotidiano. Quer saber alguns deles? Confira aqui.  Um lar limpo e organizado traz uma sensação única de bem estar e qualidade de vida para todos que compartilham do espaço. E, a cada ano que passa, mais se fala da importância da […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *