29 de março de 2024

Conheça as vantagens da lâmpada de LED

Conheça as vantagens da lâmpada de LED

As vantagens da lâmpada de LED são inúmeras e, para tomar a decisão correta, você deve conhecer mais informações sobre o assunto. Confira o texto

O desperdício de energia é um grande problema para os consumidores. Isso porque o consumo gera gastos desnecessários, o que compromete o orçamento mensal. A economia de energia é uma das principais vantagens da lâmpada de LED, assunto desse texto.

LED, que é a abreviação de Light Emitting Diode, em sua tradução quer dizer “diodo emissor de luz”. Em outras palavras, pode-se dizer que é um condutor de energia com proficiência para emitir luz a olho nu. 

O LED, a priori, era usado como sinalizador de aparelhos eletrônicos, como o rádio e a TV, para indicar se o mesmo estava ligado ou não. Atualmente, ele também é uma das tecnologias mais utilizadas para iluminação..

As peças apresentam diversos benefícios e, por isso, esse texto irá mostrar as principais vantagens da lâmpada de LED. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

Conheça as vantagens das lâmpadas

Conforme mencionado acima, a lâmpada de LED é uma tecnologia inovadora e, por isso, é necessário que você conheça os principais benefícios que a peça pode trazer para a sua casa ou para o seu apartamento.

A lâmpada de LED é a mais econômica

Todos conhecem a lâmpada de LED por essa característica: a economia de energia de até 80%. Esse fator eleva o custo-benefício do item, que, embora um pouco mais caro que as antigas lâmpadas incandescentes, ajuda a preservar um bom dinheiro no fim do mês.. 

Isso ocorre porque o diodo tem uma boa capacidade luminosa, o que faz com que a produção de luz seja maior usando menos energia. Ou seja, boa parte da corrente elétrica que é passada pelo produto é revertida em iluminação e não em calor. 

É importante destacar que pesquisas indicam que cerca de 95% da energia da lâmpada de LED seja transformada em luz e o restante de 5% em calor. 

Devido à grande capacidade luminosa que possuem, as lâmpadas LED têm durabilidade até 25 vezes maior que as lâmpadas incandescentes e três vezes maior do que as fluorescentes. Pesquisas revelam que os LEDs duram, em média, 25 mil horas. Existem, ainda, alguns modelos que podem chegar até 50 mil horas.

É possível dizer que uma lâmpada de LED usada por oito horas diárias, nesse contexto, pode durar até 17 anos, sofrendo pouca alteração no brilho ao longo de todo o tempo. 

A lâmpada de LED, por ser resistente a vibrações, não sofre falhas na transmissão, sendo assim, dispensa a necessidade de reatores para o ligamento e acende instantaneamente.

Conheça as vantagens da lâmpada de LED

As lâmpadas de LED são mais seguras

As lâmpadas de LED não emitem radiação ultravioleta, diferentemente das fluorescentes. Além disso, não causam cansaço na vista como as demais lâmpadas. E o motivo é simples: as peças não possuem mercúrio ou outra substância tóxica e, assim, são menos prejudiciais à saúde. 

A baixa irradiação térmica evita que a lâmpada esquente e, com isso, não compromete o conforto do ambiente.  

O funcionamento da lâmpada de LED não exige alta voltagem e, por isso, reduz o risco de choque elétrico no momento da troca e também não oferece risco em casos de instalação em ambientes úmidos e até mesmo em móveis.

Decoração e design com as lâmpadas de LED

Além de todas as funções já apresentadas, as lâmpadas de LED também se mostram eficientes para a decoração do ambiente em que estão sendo utilizadas. 

Isso é possível devido ao seu controle de fluxo luminoso, ou seja, a intensidade da luz, que pode variar a tonalidade do branco na iluminação. Cada ambiente poderá ter a iluminação conforme a preferência e a necessidade, além das versões coloridas dos formatos RGB, que possibilitam personalização do ambiente. 

Outro diferencial do LED é sua compatibilidade com quase todos os sistemas de instalação. As peças são fáceis substitutas para os tipos mais usados, além de apresentarem uma gigantesca variedade de modelos (tubulares, spots, refletores, fitas e mangueiras) e de funcionalidades. 

Existem, também, versões compactas das lâmpadas de LED. Todavia, as peças com fachos de luz são muito eficientes, já que atribuem funções específicas para cada modelo. 

As lâmpadas de LED são sustentáveis

Conforme mencionado anteriormente, por não contarem com substâncias tóxicas na sua composição, as lâmpadas de LED, consequentemente, não poluem o meio ambiente e não só podem, como devem ser recicladas. 

Outro fator que torna as peças de LED sustentáveis é a economia elétrica que geram, uma vez que o calor não é desperdiçado e, assim, há economia no consumo de energia. Essas lâmpadas necessitam de apenas 20W para gerar energia. A baixa tensão necessária facilita o uso do LED com conexão de baterias, de pilhas e de energia solar, tornando-a uma tecnologia verde.

vantagens-da-lâmpada-de-led

Eficiência luminosa: uma das vantagens do LED

As lâmpadas de LED são, também, mais eficientes do que as demais opções. Isso pode ser observado quando o consumo é comparado com a quantidade de luz emitida pelos itens.

Além de produzir mais luz com menor consumo, as lâmpadas de LED fornecem uma luz mais forte do que as fluorescentes e do que as incandescentes. Esse fator também contribui para que o item seja mais eficiente.

Os demais modelos, com o passar do tempo, apresentam perda da intensidade da iluminação. Entretanto, as lâmpadas de LED, apesar de passarem pelo menos processo, demoram muito mais a perder a intensidade e, portanto, parte da eficiência.

Dicas para comprar uma boa lâmpada de LED

Agora que você já conhece as principais vantagens da lâmpada de LED, chegou o momento de conferir algumas dicas para não errar na compra das peças.

Compatibilidade de voltagem

Antes de comprar suas lâmpadas de LED, é importante verificar qual é a voltagem de sua casa ou de seu apartamento. No Brasil, existem imóveis que contam com a rede elétrica de 127V, enquanto outros apresentam rede elétrica de 220V.

É comum que as lâmpadas de LED sejam bivolts, ou seja, que se adaptem às duas voltagens. No entanto, para evitar erros e acidentes, é necessário conferir a informação para fazer a escolha correta.

Temperatura da cor

Conforme mencionado acima, as lâmpadas de LED podem contar com diferentes tipos de luzes, como: quente, fria e neutra. Assim como os demais modelos, essas peças são destinadas a uma determinada aplicação e, por isso, devem ser escolhidas de acordo com a temperatura da cor.

Se você não sabe como verificar essa informação, fique tranquilo. É possível conferir a temperatura da cor da lâmpada por meio dos dados presentes na embalagem:

  • Se o número medido em Kelvin (K) for de 2.700K a 3.300K, a luz é quente;
  • Se o número medido em Kelvin for de 4.000K a 5.000K, a luz é neutra;
  • Se o número medido em Kelvin for de 5.300K a 6.500K, a luz é fria.

Lâmpadas de LED de cores quentes, ou seja, que possuem um tom mais amarelado, são indicadas para locais de descanso e de relaxamento, como a sala de estar e os quartos. Já as lâmpadas frias, que emitem uma luz branca forte, são indicadas para cômodos em que a visibilidade deve ser favorecida, como a cozinha.

Já as opções de lâmpadas de LED neutras são boas para todos os cômodos, de maneira geral. Como a cor não tende para um tom específico, pode se adaptar facilmente a qualquer ambiente.

vantagens-da-lâmpada-de-led

Modelos

As lâmpadas de LED, assim como as demais possibilidades, existem em diferentes modelos. Se você deseja, por exemplo, seguir o mesmo padrão de lâmpadas incandescentes, deve investir em peças de LED em formato de bulbo.

Contudo, existem modelos diferenciados, que podem ser colocados em lustres. Nesse caso, como os soquetes têm dimensões variadas, as lâmpadas possuem padrões bastante específicos.

Se deseja realizar uma consultoria em iluminação para sua residência, entre em contato conosco. Nossos profissionais atendem de forma virtual em todo o Brasil. 

Gostou desse artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas possam conferir estas dicas. Convidamos você, também, a visitar a loja física ou a loja virtual da Empório Luz Design.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

casas-inteligentes

Saiba tudo sobre casas inteligentes

As casas inteligentes já são uma realidade e prometem revolucionar a gestão de imóveis. Veja nesse texto todas as informações sobre o assunto É provável que você já tenha assistido a filmes de ficção científica que mostravam o futuro como algo totalmente tomado pela tecnologia. Atualmente, esse cenário já se concretiza, especialmente no que se […]

primeira-casa

O que você deve saber para comprar a primeira casa

Antes de comprar a primeira casa casa, é necessário estar atento a todas as informações da negociação e do mercado imobiliário Se você deseja investir em um imóvel e decidiu que está na hora de comprar sua primeira casa, precisa se preparar para a negociação. A compra de uma nova residência não é um processo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *