24 de abril de 2024

Confira 5 vantagens de alugar apartamento

Confira 5 vantagens de alugar apartamento

Quer se mudar e ainda não escolheu o imóvel? Nesse texto você irá conferir as vantagens de alugar apartamento e, assim, poderá decidir se essa é a melhor opção

A mudança para um novo imóvel é um grande passo na vida de muitas pessoas. Seja pela conquista da independência ou pela obtenção de um novo emprego em uma nova cidade, o indivíduo se sente feliz por concretizar objetivos. Contudo, a escolha de um imóvel não é simples e, por isso, muitas pessoas têm dúvidas. Nesse texto você irá conhecer algumas das vantagens de alugar apartamento.

Para tomar uma boa decisão nesse momento complexo, é importante pesquisar sobre o assunto. Dessa forma, você pode contar com o auxílio da Arbo, que, nesse texto, irá apresentar:

Quer saber mais? Continue conosco!

Casa ou apartamento: qual é a melhor escolha?

Antes de comprar ou de alugar um imóvel, é preciso escolher entre uma casa ou um apartamento. Para não errar na decisão, é necessário, portanto, conhecer as vantagens e as desvantagens de cada uma das opções: 

Vantagens de morar em uma casa

De maneira geral, as casas apresentam, principalmente, vantagens relacionadas à liberdade e à privacidade. Isso se deve, especialmente, ao fato de que os vizinhos moram a uma distância considerável e, por isso, não podem ver e ouvir o que acontece no interior de seu imóvel.

Além disso, a casa é indicada para indivíduos que não desejam obedecer às regras do condomínio, que são necessárias para a manutenção da boa convivência. Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de ter áreas verdes e externas, como quintais e jardins. 

Desvantagens de morar em uma casa

Apesar de apresentar muitas vantagens, as casas não são indicadas para todos os tipos de moradores. Isso porque são menos seguras e, assim, podem não ser a opção ideal para quem deseja proteger seus bens ao máximo. 

Outro aspecto que precisa ser considerado são os custos com a manutenção do imóvel. Apesar de não pagar a taxa de condomínio, que é cobrada de moradores de apartamentos, os moradores de casas podem ser surpreendidos por reformas e reparações inesperadas. 

Confira 5 vantagens de alugar apartamento

Vantagens de morar em um apartamento

Os apartamentos, ao contrário das casas, oferecem boa proximidade física com os vizinhos. Por isso, é uma boa opção para pessoas sociáveis e que não se preocupam muito com a privacidade. 

Apesar disso, a maior vantagem de morar em apartamento é a segurança oferecida pelo condomínio. Na maioria dos casos, os empreendimentos contam com portarias 24 horas, além de inúmeros equipamentos, como câmeras de vigilância e portões eletrônicos. 

Desvantagens de morar em um apartamento

Assim como as casas, os apartamentos apresentam vantagens e desvantagens. Nessa última categoria é possível incluir, por exemplo, a obrigação que os moradores têm de respeitar as regras do condomínio, mesmo que não concordem com as normas. 

Nesse aspecto, é necessário considerar, ainda, a necessidade de pagar a taxa de condomínio. Outro ponto negativo dos apartamentos se refere à falta de privacidade. Uma vez que os vizinhos moram a poucos metros de distância, é possível que conversas no interior do imóvel sejam ouvidas. 

Quer saber mais sobre as opções de moradia? No vídeo Casa ou apartamento? | Vantagens & Desvantagens, publicado no canal Letícia Fernanda, no YouTube, você confere mais informações sobre o assunto:

Comprar ou alugar?

Após avaliar se seu perfil se encaixa melhor em uma casa ou em um apartamento, é necessário decidir entre a compra e o aluguel. Assim como os tipos de imóveis, as negociações apresentam vantagens e desvantagens e, por isso, são indicadas para diferentes tipos de indivíduos. 

Quando comprar um imóvel?

A compra de um imóvel é um processo que exige responsabilidade e comprometimento. O compromisso fica ainda maior quando o indivíduo contrata um financiamento imobiliário e, portanto, assume uma dívida com o banco – ou com a fintech. 

Dessa forma, é necessário pensar muito antes de comprar uma casa ou um apartamento. De maneira geral, é possível afirmar que a compra de um imóvel é uma boa escolha, principalmente, para indivíduos com uma carreira definida e com uma renda mensal estável. 

Essas características são importantes porque, ao comprar um imóvel, a pessoa deve arcar com muitos custos, que englobam desde o valor da casa ou do apartamento de fato até os gastos com documentações e burocracias. 

vantagens-de-alugar-apartamento

Quando alugar um imóvel?

A locação de um imóvel, ao contrário da compra, exige menos investimento financeiro. Contudo, isso não significa que o indivíduo não precisa pensar bem e analisar a situação antes de alugar a casa ou o apartamento. 

De maneira geral, alugar um imóvel é uma boa escolha quando a pessoa não tem planos familiares bem definidos ou quando pretende se mudar de cidade, de estado ou até mesmo de país. 

Dessa forma, não encare a locação como “jogar dinheiro fora”, mas sim como um investimento que pode ser ideal para o momento de sua vida. 

Cinco vantagens de alugar apartamento

Se, após conferir as informações acima, você optou por alugar um apartamento, chegou o momento de conferir as vantagens da negociação: 

1. Flexibilidade de contrato

Uma das principais vantagens de alugar apartamento é a flexibilidade do contrato de locação. Esse aspecto é interessante, especialmente, porque, na atualidade, mudanças decorrentes de situações de trabalho e de estudo são comuns. Nesse sentido, o inquilino tem liberdade para desistir da negociação quando quiser ou quando precisar. 

Os contratos de locação apresentam um prazo de validade curto, que, na maioria dos casos, é de 30 meses. Contudo, isso não significa que o documento não pode ser renovado e até mesmo rescindido com facilidade. 

Dessa forma, o aluguel de apartamento se mostra uma boa opção para indivíduos que desejam se mudar de cidade ou de estado no futuro. A facilidade de rescisão do contrato de locação diminui as burocracias da negociação e o inquilino pode buscar outro imóvel em seu novo destino. 

2. Mais segurança

Conforme mencionado acima, a segurança é um dos principais atributos de apartamentos e, por isso, configura uma vantagem para optar pela locação. Dessa forma, os inquilinos não precisam se preocupar com seus bens materiais, já que, na maioria das vezes, o condomínio é equipado com câmeras de vigilância e outros equipamentos. 

Além disso, é preciso considerar que, em um apartamento, há cooperação entre os vizinhos, especialmente porque há proximidade física entre os imóveis. Assim, é possível contar com o apoio dos moradores, que costumam perceber e comunicar atividades estranhas. 

vantagens-de-alugar-apartamento

3. Mais opções disponíveis para a escolha

Um leque grande de opções é uma das principais vantagens de alugar apartamento, especialmente para os indivíduos que estão em dúvida entre a compra e a locação de um imóvel. 

Suponha que você deseja comprar um apartamento. Nesse caso, é possível que seus recursos sejam limitados e, por isso, você precise escolher um imóvel que esteja em consonância com suas possibilidades financeiras. Isso faz com que, muitas vezes, você opte por um apartamento que não atende às suas preferências. 

Entretanto, esse cenário é alterado quando o assunto é locação. Por se tratar de um aluguel, é possível escolher um apartamento completo, em uma boa localização, que apresente um valor que você pode pagar. 

4. Investimento inicial menor

O investimento inicial menor é uma das vantagens de alugar apartamento, especialmente, para pessoas que buscam seu primeiro imóvel. Isso porque, nesses casos, é comum que o indivíduo não possua recursos suficientes para a compra de um imóvel, que demanda uma entrada. 

A locação é uma opção mais viável, portanto, para quem precisa se mudar para um novo apartamento e não pode arcar com os custos da compra de um imóvel, que envolve não somente o valor do apartamento, mas também gastos com processos burocráticos. 

5. Mais opções de lazer

Você gostaria de um imóvel com uma ampla área de lazer, composta por piscina, espaço gourmet e outros ambientes? Se sim, a locação de um apartamento é uma excelente opção. Isso porque grande parte dos condomínios apresenta espaços de convivência destinados à diversão dos moradores. 

A existência de uma área de lazer no interior do condomínio representa, além de vantagens para a qualidade de vida dos moradores, uma economia no orçamento. Isso porque os custos da manutenção são divididos entre todos os condôminos. 

Dicas para não errar no aluguel de apartamento

Se, após verificar as principais vantagens de alugar apartamento, você escolher essa alternativa, fique atento às dicas a seguir para não cometer erros na negociação: 

  • Busque seu futuro apartamento em um bom portal de imóveis on-line;
  • Durante a visita, vá em todos os cômodos do apartamento e verifique o estado de conservação de cada ambiente;
  • Na hora de assinar o contrato, fique atento às informações presentes no documento. Antes de concordar com o que está escrito, leia atentamente todos os artigos;
  • Conheça os diferentes tipos de garantia locatícia para não ficar preso ao fiador;
  • Prefira empresas que facilitem a negociação por meio da diminuição da burocracia. 
Confira 5 vantagens de alugar apartamento

Qual é a sua opinião sobre esse conteúdo?

Agora que você já conhece as principais vantagens de alugar apartamento, conte-nos sua opinião sobre o artigo. As informações apresentadas te ajudaram de alguma forma? Escreva suas impressões na caixa de comentários abaixo e, se quiser, deixe sugestões, críticas construtivas e/ou elogios. 

Não se esqueça de acessar o Portal da Arbo para encontrar os melhores imóveis em centenas de cidades do Brasil. Com nossos filtros de busca você encontra opções que vão de encontro às suas preferências e às suas necessidades. Conheça!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Dicas para montar um jardim vertical na sua casa

Dicas para montar um jardim vertical na sua casa

Quer levar a natureza para dentro do seu imóvel? O jardim vertical é uma excelente alternativa para aumentar o seu contato com a natureza sem sair de casa  Se você possui uma casa ou um apartamento, que pode ser grande ou pequeno, precisa saber que sempre há como levar aquele tom de verde e de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *