25 de setembro de 2021

Veja como aplicar papel de parede

Como aplicar papel de parede

Pensa em mudar o visual dos cômodos da sua casa? Então, aprenda como aplicar papel de parede. Confira o passo a passo sobre o assunto neste texto. 

Muitas vezes, apenas a pintura da parede não é o suficiente para deixar o cômodo com o estilo desejado. Para esses casos, a aplicação de papel de parede pode ser uma boa saída, visto que são famosos justamente pela versatilidade de cores, texturas e materiais. Por essas características, os papéis de parede podem trazer a personalidade que falta para quartos, cozinhas, banheiros, salas e até áreas externas. Aqui você vai ver como aplicar papel de parede!

Outra boa característica do papel de parede é a sua facilidade de aplicação. Basta seguir alguns passos simples e você conseguirá aplicá-los em qualquer ambiente do seu lar. Neste texto, o Blog da Arbo mostra para você os detalhes deste procedimento para deixar as paredes mais decoradas e estilosas.

Mas, antes de chegarmos lá, que tal algumas informações importantes sobre esse item de decoração que pode fazer tanta diferença em seus ambientes? Vamos lá! 

Papel de parede: quais os principais tipos? 

Utilizado para transformar a decoração de ambientes como salas, quartos e banheiros de maneira rápida, prática e acessível, o papel de parede fornece estampas e cores aos cômodos, sendo considerado um dos principais itens de decoração de um lar. 

Confira abaixo os principais tipos de papel de parede que são utilizados para decoração: 

Vinílico

Composto por PVC, possui uma longa durabilidade e pode ser utilizado em qualquer ambiente, adaptando-se bem a todos os cômodos da casa.

Vinilizado

O papel de parede vinilizado é bem semelhante ao vinílico, mas se diferencia por ser um modelo mais acessível e não muito recomendado para áreas úmidas.

Acetinado

Conhecido por acumular menos pó que os demais tipos, o papel de parede acetinado é perfeito para decorar casas de pessoas com alergias ou quartos de crianças.

Mica

Um dos modelos mais diferentes e delicados do mercado, o papel de parede mica é feito com pedras prensadas e não deve ser usado em áreas com umidade.

TNT

Com uma textura bem parecida com tecido, o papel de parede TNT é extremamente resistente e pode ser aplicado em regiões úmidas, sendo ideal para regiões litorâneas.

Adesivo

Super fácil de ser aplicado, o papel de parede adesivo tem a espessura bem fina e não precisa de preparação de cola, pois basta remover uma película protetora e fixá-la sobre uma parede limpa e lisa.

No Blog da Arbo, você tem acesso a diversos conteúdos sobre como adequar o papel de parede ao estilo decorativo do seu lar.  Neste aqui, você pode saber, por exemplo, quais são os melhores estilos para a sua sala de jantar

Os primeiros passos

A decoração da sua casa deve ser, antes de tudo, planejada. Desse modo, antes de aplicar o papel de parede, você deve pensar que o item vai fazer parte de um conjunto de móveis e acessórios que já existem no cômodo. 

Neste texto, já te explicamos quais são os principais tipos de papéis de parede que existem no mercado. Agora, vamos descrever algumas perguntas que você deve se fazer, antes de optar pelo ideal para o seu lar. 

Qual o estilo decorativo do meu cômodo? 

como aplicar papel de parede

O primeiro passo para escolher o papel de parede para um cômodo, seja ele qual for, é definir um estilo decorativo para ele. E você tem dezenas de alternativas para explorar de forma criativa. Por exemplo, se você deseja um espaço mais equilibrado, leve e clean, as principais indicações são as tendências relacionadas ao estilo minimalista. 

Agora, se o seu seu gosto é mais voltado para o urbano e tecnológico, com mais itens e móveis, pode ser que o estilo moderno seja o melhor para você. 

Antes de fazer qualquer escolha, avalie esse ponto e você verá como a escolha será muito mais intuitiva depois de escolher o seu estilo preferido. 

Qual cor eu quero para a parede do meu cômodo? 

O papel de parede é determinante para a estética do ambiente. Assim como escolher a cor da pintura da parede, escolher a cor que irá predominar no papel de parede faz toda a diferença para o ambiente.  No quesito cores, é necessário que esteja alinhado aos demais tons do ambiente.

Caso os móveis e os itens decorativos sigam uma paleta de cores de tons pastéis, não faz sentido optar por um papel de parede com cores quentes, por exemplo. Nesse sentido, é necessário verificar quais são as cores predominantes no ambiente e fazer a sua escolha. 

Em todos os casos, porém, vale prezar pela sobriedade e pelo conforto do cômodo, com cores que transmitam boas vibrações e conforto. Principalmente, se a sua escolha for para quartos, sala de estar e cozinhas, por exemplo. 

Qual estampa é ideal para mim? 

Os papéis de parede estão disponíveis em diversos modelos e cores no mercado. Nesse sentido, podem ser lisos, estampados, listrados e até mesmo desenhados. 

Conforme mencionado acima, o papel de parede é um dos principais itens decorativos do cômodo e, por isso, pode atrair muita atenção. Principalmente, se você optar por modelos estampados e listrados. 

Meia parede ou parede inteira?

como aplicar papel de parede

A aplicação do papel de parede pode ser feita de três formas diferentes: na parede inteira, na metade da parede ou em todas as paredes do quarto. A verdade é que não existe uma regra para essa escolha e, por isso, esta depende do estilo decorativo definido no primeiro passo e, também, dos gostos pessoais dos pais.

E se você estiver procurando o imóvel dos seus sonhos, não deixe de acessar o Site da Arbo, que conta com opções de diversos imóveis para venda e locação espalhados por todo o Brasil. A plataforma dispõe de filtros avançados e de mapas inteligentes para que você encontre a melhor localização de um imóvel para você. 

Passo a passo: como aplicar papel de parede de forma correta?

A boa notícia sobre o papel de parede é que ele pode ser facilmente aplicado por você mesmo, não sendo necessário ter conhecimento prévio sobre a técnica ou até mesmo gastar chamando um profissional para realizar o serviço. 

Porém, mesmo sendo uma tarefa simples, a aplicação deve ser feita de maneira cuidadosa para que erros não ocorram. Os materiais que você vai precisar para fixar o papel de parede são: 

  • Cola (Para os tipos de papel de parede que não são autocolantes)
  • Pote para diluir a cola;
  • Trena;
  • Rolo e brocha para pintura;
  • Tesoura e estilete;
  • Espátula;
  • Pano e esponja;

Com todos esses materiais na mão, vamos ao nosso passo a passo de como aplicar papel de parede nos cômodos de seu lar: 

  • 1° Deixe a parede nivelada com a ajuda da espátula e lixa. Neste primeiro momento, resolva qualquer imperfeição como texturas, buracos, infiltrações, entre outros. Reforçando: o papel de parede não deve ser fixado por cima dessas imperfeições.
  • 2° Com a trena, meça a área em que irá instalar o papel de parede
  • 3° Com a tesoura, corte o papel de parede de acordo com a altura desejada
  • 4° Caso o papel de parede não for autocolante (com adesivo), passe a cola em toda a sua superfície. 
  • 5° Aplique o papel de parede na parede desejada. Caso necessário, contar com a ajuda de uma escada para aplicar nos locais mais altos. 
  • 6° Corte todas as sobras. Principalmente se tiver fixado por cima de uma tomada ou interruptor, não esqueça de cortar o papel nessas áreas. 
  • 7° Limpe toda a parede do cômodo. 

Viu como aplicar o papel de parede nos cômodos do seu lar pode ser simples? Para deixar ainda mais claro para você, assista o vídeo abaixo, publicado no canal da Jéssica Araujo, no YouTube. Nele, a Jessica mostra o passo a passo que ela seguiu para aplicar o papel de parede sozinha em seu quarto. 

O que você achou deste conteúdo?

Deixe nos comentários o que você achou das opções de estilos e de materiais para o papel de parede que viu neste artigo. Você também pode deixar sugestões de conteúdos relacionados a casas ou ao mercado imobiliário. 

Caso você tenha alguma dúvida relacionada ao cotidiano do mercado imobiliário, acesse a Central de Ajuda da Arbo e saiba mais sobre as dúvidas mais frequentes. 

Postagens relacionadas

decoração-futurista

Decoração futurista: como aplicar essa tendência?

Você já ouviu falar da decoração futurista? Vem descobrir um pouco mais sobre estilo e como aplicá-lo em sua casa Se você está querendo dar uma repaginada em sua casa e ama a tecnologia, fique com a gente pois neste artigo iremos falar sobre a decoração futurista e como ela pode ser aplicada em seu […]

incorporadora e construtora mercado imobiliário

Incorporadora e construtora: conheça as diferenças

É comum que os termos incorporadora e construtora sejam confundidos. Se você planeja comprar um imóvel, é importante que conheça os significados e as diferenças de cada uma É possível que, ao falar sobre imóveis, casas, apartamentos e outros termos relacionados a empreendimentos e construções, algumas ideias fiquem bastante confusas. Por isso, nesse artigo, você […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *