27 de fevereiro de 2021

Descubra como as velas decorativas podem dar uma cara nova aos ambientes

Velas-decorativas

Seja na sala, no quarto ou no banheiro, as velas decorativas podem ser adicionadas em qualquer lugar da casa. Veja como usá-las em todos os cômodos sem medo de errar!

Poucos itens são tão importantes quanto as velas decorativas. Isso porque elas clareiam, esquentam e formam espaços belíssimos de imediato, sendo preciso apenas do aproveitamento da luz e da situação. O Blog da Arbo selecionou sugestões fáceis e simples para você que deseja transformar o visual dos seus cômodos.

A decoração da nossa casa deve transmitir a nossa personalidade e disponibilizar muito bem-estar aos moradores. Para isso, é possível apostar em elementos que possam garantir encanto e possibilitar que os ambientes sejam mais aconchegantes. 

Um exemplo são as velas decorativas, que são alternativas versáteis e que dão um charme especial aos ambientes da casa. Entre suas vantagens, a aparência é uma das principais, em especial se estiver junta a um belíssimo porta-velas. Uma boa opção para utilizar os itens é na composição de mesas, de estantes e de outros cômodos.

velas-decorativas

Fora a estética, as velas decorativas podem criar várias sensações. As pessoas costumam relacionar o bem-estar ao aroma exalado da vela. A aromaterapia deixa um perfume agradável no imóvel e propaga emoções tranquilas e inspiradoras que provocam o relaxamento. 

Além disso, o item cria pontos de iluminação ótimos para ocasiões especiais. Isso funciona porque a chama indireta feita pelas velas decorativas são perfeitas para situações mais confortáveis e íntimas.

Onde podemos utilizá-las? 

As velas decorativas podem ser utilizadas em qualquer cômodo da casa ou do apartamento. Esses itens combinam com quase todos os estilos e tendências, o que é uma vantagem devido à possibilidade de aproveitá-los para fazer a reutilização, mesmo que a decoração do imóvel seja trocada. 

Para utilizar como exemplo, utilizar as velas decorativas na mesa do jantar é ideal para realizar uma refeição mais importante e romântica. Você pode colocar o item no centro da mesa com o auxílio de candelabros ou recipientes de vidro. 

É preciso ter cuidado para não deixá-las acesas por várias horas, pois elas podem ser perigosas devido ao fogo. Além disso, como são velas decorativas com aromas, elas também podem pesar o cômodo com um perfume muito intenso.

Outra ideia para utilizá-las é usufruir de velas decorativas em volta da banheira ou apoiá-las na pia do banheiro. Assim, você consegue realizar um banho relaxante e agradável. Fora isso, colocar os itens em estantes da sala, do quarto ou do escritório pode dar um toque de estilo muito bonito ao cômodo. 

Quer aprender a fazer as suas próprias velas decorativas?

Esse momento é especificamente para você que possui muita vontade de criar a sua própria vela decorativa, mas não sabe como é o processo de produção. Confira as dicas a seguir e o modo de fabricação passo a passo. 

Os materiais que você irá precisar são: 

  • Parafina líquida;
  • Panela grande; 
  • Panela de ágata pequena; 
  • Pavio; 
  • Recipiente; 
  • 2 palitos; 
  • 2 elásticos. 

Sobre a parafina: a quantidade que será utilizada vai depender somente da dimensão e de quantas velas decorativas você pretende produzir. 

Reuniu todos os materiais? Então mãos à obra:

  1. Primeiramente, você deve cortar a parafina em pedaços reduzidos, como em flocos; 
  2. Em seguida, preencha a panela grande com água até chegar à metade. Após isso, leve-a ao fogo; 
  3. Coloque a parafina na panela com ágata pequena e posicione-a no interior da maior, formando um banho maria; (A dica aqui é para as pessoas que possuem um termômetro: não permita que a temperatura ultrapasse os 90 °C e nem que o líquido comece a liberar fumaça) 
  4. Feito esses procedimentos, chegou o momento de despejar a parafina líquida no recipiente; 
  5. Logo após, coloque o pavio no meio; 
  6. A seguir, prenda os elásticos em cada ponta dos palitos e aprisione o pavio entre os cantos; 
  7. Por fim, aguarde 24 horas até a parafina ficar em uma temperatura fria. 

Produzir velas decorativas não é uma tarefa complicada. Agora é momento de você aproveitar a sua criatividade e utilizá-la na produção. Fora as essências comuns, você também consegue mesclar dentro da vela alguns pedaços de grãos de café ou de canela. Assim, você garante um visual exuberante e um aroma agradável pelo imóvel. 

Além disso, outra opção é utilizar o corante e realizar o efeito degradê na vela ou nos acessórios ao redor dela. Apostar em frascos de vidros diversificados também é uma boa alternativa para destacar as suas velas decorativas.

Dicas para utilizá-las em ocasiões especiais

Arranjo de mesa

As velas decorativas são uma excelente alternativa para decorar as mesas, os aparadores, as escrivaninhas e outros móveis similares. Esses itens podem ser unidos com diversos elementos de decoração, com a intenção de proporcionar uma aparência mais interessante e aconchegante. 

Por isso que, por exemplo, criar um arranjo com velas decorativas, junto a vasos de flores e a um livro, deixa o ambiente mais elegante. A dica é sempre apostar em elementos de alturas opostas, pois cria uma decoração mais diferenciada.

Degraus da escada 

Para as pessoas que possuem escadas dentro de casa ou do apartamento, posicionar as velas decorativas em cada degrau formula uma paisagem encantadora, romântica e sofisticada. 

Essa dica é uma ótima alternativa para enfeitar os cômodos em ocasiões que você irá atender visitas. No entanto, nada impede que você as utilize todos os dias, visto que cria um ambiente mais aconchegante para os moradores do imóvel.

Banheiro

velas-decorativas

O banheiro é um espaço usado para o relaxamento e as velas decorativas podem ajudar a melhorar esse clima. Esses itens produzem uma sensação que remete a um spa particular.

Por isso, a sugestão é colocar as velas sobre a bancada do banheiro ou, se você tiver em sua casa ou apartamento, perto da banheira. Além disso, você pode utilizar modelos de velas similares, porém com alturas e cores distintas. O único cuidado que você precisa tomar nessa ocasião é não deixá-las ao lado das toalhas, a fim de evitar um possível acidente.

Gaiolas de decoração

Nessa situação, as velas decorativas podem ser posicionadas dentro das gaiolas de decoração. Desse modo, você consegue produzir um ambiente com a aparência destoada das comuns. 

Além disso, você consegue montar uma harmonia elegante para ser aplicada em lugares internos ou externos da sua casa ou apartamento. Os elementos formulam mais segurança e aconchego.

E, ainda, se você escolher uma lanterna ou uma gaiola grande, é viável colocar mais de uma vela dentro ou somente uma única vela, contanto que seja maior em tamanho. Quem for utilizar lanternas menores pode investirem velas pequenas e delicadas.

Macramê

E se você sabe como produzir macramê e quer unir a criatividade, então aproveite algumas vasilhas de vidro que não estão sendo utilizadas. A ideia é colocar a vela decorativa no interior do recipiente e, no lado inferior, use o macramê para dar um charme na decoração.

Produzir um revestimento de macramê possibilita uma sensação de conforto e de bem-estar. Além disso, se você quiser, é plausível adotar os recipientes em tamanhos opostos e separar pelos cantos da casa ou do apartamento. Coloque as vasilhas em locais que permitam serem admirados, como na mesa de jantar, na estante da sala ou, até mesmo, na sua varanda.

Repelente de mosquitos

Que tal utilizar as velas decorativas para dar uma nova aparência à sua casa e, ao mesmo tempo, repelir os mosquitos? A ideia é bacana e você pode colocá-la em prática. Para saber como, anote as dicas a seguir.

Quem quiser utilizar essa sugestão de repelente irá precisar de alguns ingredientes da cozinha. Preste atenção e anote os componentes:

  • Frasco de vidro;
  • Velas; 
  • Limões;
  • Água; 
  • Manjericão;
  • Óleo essencial de capim-limão.

Para fazer o passo a passo da receita, saiba que é simples, fácil e rápido de produzir. Em primeiro lugar, corte os limões em formatos de rodelas. A seguir, acrescente o manjericão, complete com água, junte até 15 gotas do óleo e, logo após, misture o conteúdo. Para finalizar, adicione as velas decorativas e, depois, acenda-as. 

O que achou das dicas sobre as velas decorativas?

velas-decorativas

Agora que você já sabe como decorar sua casa ou apartamento com as velas decorativas, veja outros conteúdos sobre decoração no Blog da Arbo. Nele há artigos com dicas para você decorar seu imóvel de modo simples e fácil, como as 7 ideias de decoração com praticidade e a utilização de quadros decorativos em seu imóvel. Fora isso, que tal entender mais sobre transformar o seu imóvel? Saiba tudo clicando aqui!

E não se esqueça de comentar a sua opinião sobre as dicas de velas decorativas que selecionamos para você. Diga qual das sugestões você achou mais interessante e quais irá utilizar em seus cômodos. 

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que te ajuda em várias questões da rotina, como os melhores provedores de internet na sua cidade e a emissão da segunda via de faturas. 

E se a sua intenção é encontrar a residência ideal para você e para sua família, não deixe de conferir o portal da Arbo Imóveis, que agrupa excelentes casas e apartamentos em vários municípios do Brasil. Acesse agora mesmo!

Postagens relacionadas

decorar-a-casa

Confira dicas para decorar a casa para seu animal de estimação

Um pet sempre exige alguns cuidados de seus donos. E não é diferente quando o assunto é decoração da casa. Confira dicas de decoração para aliar confortável para eles e estilo para você.  Quem tem um pet em casa já sabe que precisa pensar duas vezes antes de decorar a casa. Isso porque alguns pequenos […]

Decoração de sala: saiba como transformar o cômodo

Se você deseja renovar o seu imóvel, pode começar pela decoração de sala, que é um dos cômodos mais ocupados pelos moradores e por visitantes Um novo imóvel é sinônimo de uma nova oportunidade para mudanças na decoração. Contudo, também é possível renovar sua casa e seu apartamento com atitudes simples e baratas. Portanto, se […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *