29 de novembro de 2021

Como vender uma casa mais rápido: 5 passos para fazer do jeito certo!

vender uma casa

Precisa vender uma casa? Veja aqui como deixar o imóvel mais atrativo, facilitar a parte burocrática e fazer o anúncio ideal!

Quer vender uma casa, mas não sabe bem como se preparar para isso? A equipe da Arbo preparou este post para te ajudar nessa tarefa. Você verá que, antes de tudo, é essencial fazer com que o imóvel seja mesmo atrativo para potenciais compradores. Além disso, para que o processo seja mais rápido, a documentação não pode ser um entrave.

Com esses dois pontos resolvidos, é a hora de caprichar no marketing e anunciar seu imóvel na internet – sempre em sites confiáveis. E para que sua casa chame atenção, é importante ter alguns cuidados básicos na configuração do anúncio. Continue conosco para saber tudo isso em detalhes!

1. Mantenha a casa bem conservada

O primeiro passo é cuidar da manutenção do imóvel a ser vendido. Por isso, caso haja algum reparo pontual a ser feito ou até a necessidade de uma reforma mais ampla, é interessante pensar em resolver isso primeiro. Veja os itens que interferem diretamente na valorização do imóvel. 

Pisos e azulejos

Comece conferindo se todos os pisos e azulejos continuam bem colocados. Se encontrar alguma peça trincada ou com defeito, marque-a com um adesivo. Um bom teste nesse momento é dar algumas batidas leves nas paredes e no chão. Um ruído oco indicará onde há problemas.

Portas e janelas

Abra e feche as portas para ver se alguma delas está arrastando no piso e teste todas as maçanetas. Observe também as pinturas das portas e o estado de dobradiças e fechaduras. Faça o mesmo com as janelas e preste atenção aos vidros. Certifique-se de que estão bem presos e não tem trincados.

Rede elétrica

Confira o funcionamento de todos os pontos de energia elétrica, testando interruptores e tomadas. Se o apartamento tem interfone, certifique-se de que ele está funcionando corretamente. Além disso, olhe o quadro de disjuntores para garantir que não há problemas.

Pintura

Verifique se a pintura está lisa. Passe a mão nas paredes em busca de estufamentos, que podem indicar infiltrações ou vazamentos no sistema hidráulico. Fique atento também a manchas e rachaduras. Vale destacar que a pintura é um dos itens que precisam ser refeitos antes da entrega do imóvel.

Cozinha e lavanderia

Faça um teste dos encanamentos jogando água nas pias para ver se há algum sinal de entupimento. Depois, deixe as torneiras abertas e olhe na parte de baixo em busca de possíveis vazamentos nos canos. 

Na pia da cozinha, certifique-se de que a bancada está perfeitamente alinhada na horizontal. Acúmulo de água em um ponto específico indica que ela não está bem nivelada.

Quanto ao piso, use um balde ou mangueira para jogar água e observe se ela vai diretamente para o ralo e se este apresenta algum indício de entupimento. O nivelamento do piso também pode ser verificado com uma bolinha de gude ou de ping-pong. 

Banheiros

Procure por rachaduras nos vasos sanitários e pias. Em seguida, acione as descargas para se certificar de que não há vazamentos. Verifique atentamente todos os elementos de metal: torneiras, sifões, registros, etc. Assim como foi feito na cozinha e na lavanderia, jogue água no chão e observe o escoamento pelo ralo.

Varanda ou sacada

Atente-se às condições do guarda-corpo, verificando se ele está bem instalado e se há alguma parte empenada ou amassada. Se o guarda-corpo é de vidro, veja se há algum tipo de mancha ou trinca nele. Teste também os ralos, assim como foi feito nos cômodos internos.

2. Garanta que a documentação está em dia

como vender uma casa

Ter todos os documentos relacionados ao imóvel em dia vai tornar a parte burocrática da negociação bem mais rápida. Veja o que é necessário para realizar a venda.

Documentos do vendedor

Antes de tudo, seus documentos pessoais devem estar em ordem. Eles serão solicitados para a elaboração do contrato de compra e venda. A lista é a seguinte:

  • Carteira de identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão negativa de ações na justiça;
  • Declaração de estado civil.

Escritura

A escritura é o documento que assegura ao proprietário do imóvel seu direito de uso. Quem mora em uma casa sem ter a escritura regularizada corre o risco de perdê-la. Quando a transação for realizada, será emitida uma nova escritura para validar a venda e transferir, de fato, o direito de utilização do bem.

Registro do imóvel

O registro do imóvel é o documento que efetiva a transferência do bem para o novo proprietário. É por meio dele que fica estabelecida a responsabilidade pelo pagamento do IPTU e da taxa de condomínio, por exemplo. Ele deve ser feito pelo Cartório de Registro de Imóveis, que fica responsável pelo armazenamento dos registros de determinada região.

Cada registro tem seu próprio número de matrícula, pelo qual podemos encontrar o detalhamento de todo o histórico do imóvel em questão. Ele precisa ser feito até 30 dias depois que a escritura é regularizada, exceto nos casos de financiamento, já que a escritura no nome do proprietário só será feita após a quitação. Nesse caso, o registro é feito com base no contrato de financiamento feito com o banco.

Muita gente confunde escritura e registro, mas é bom ressaltar que cada documento tem uma finalidade. O primeiro transfere o direito de uso e o segundo determina de quem é a propriedade do bem. Inclusive, há casos em que cada documento fica no nome de uma pessoa diferente. 

Certidão de ônus reais

Este documento serve para assegurar que o imóvel não tem restrições relativas a impostos, penhoras ou hipotecas e, portanto, está apto a ser negociado. Ele pode ser solicitado no Cartório de Registro de Imóveis. Para saber mais, confira nosso artigo que explica com maiores detalhes sobre a certidão de ônus reais

Certidão de ações reais e pessoais reipersecutórias

A certidão de ações reais e pessoais reipersecutórias é uma declaração da justiça de que o imóvel não está envolvido em ações demarcatórias, discriminatórias e de usucapião.

Certidão negativa de débitos condominiais

Se o imóvel em questão está dentro de um condomínio, é interessante ter uma declaração deste de que não há débitos relacionados à taxas de condomínio.

3. Anuncie em um site confiável

Se antes os classificados de jornal eram a melhor maneira de anunciar que estava vendendo uma casa, hoje esse papel é da internet. No Portal Arbo, por exemplo, você anuncia seu imóvel gratuitamente e aproveita todas as vantagem de um processo digital facilitado. É a maneira mais ágil e segura de vender uma casa. 

A seguir, veja algumas dicas para caprichar no seu anúncio e atrair mais gente interessada nele.

Descrição completa

A descrição do imóvel precisa ser completa e transparente para vender uma casa mais rápido. Como a localização é um dos critérios mais considerados por quem procura um novo lar, tome o cuidado de inserir o endereço correto. Além disso, é interessante citar alguns pontos de referência do bairro, como estações de metrô, shoppings, supermercados, farmácias e padarias.

Quanto ao imóvel em si, os diferenciais têm que ficar bem explícitos. Dê um bom destaque aos pontos fortes dele, como móveis embutidos, um quintal espaçoso, garagem ampla, melhorias feitas recentemente, entre outras características que valorizem a casa.

Boas fotos e vídeos

Os anúncios mais atraentes são aqueles que trazem muitas fotos. Também é importante que essas imagens sejam feitas com algum cuidado. Hoje é totalmente possível obter excelentes fotos de vídeos com a câmera do celular. Basta se atentar à iluminação e escolher os melhores ângulos, além de sempre fotografar com o aparelho na horizontal.

Tire fotos de todos os cômodos, da fachada e, em condomínios,  mostre também as áreas comuns. Procure se posicionar sempre nos cantos dos cômodos para que a visão seja mais abrangente. 

Seguindo esse passo a passo, vender uma casa vai ficar muito mais fácil e rápido. Anuncie seu imóvel no Portal Arbo para receber as propostas e fazer a negociação de forma online. Além disso, a assinatura de contrato digital garante segurança para você e para o comprador.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

o que saber reformar casa alugada

Descubra se você pode reformar casa alugada

Muitos inquilinos se perguntam se podem reformar casa alugada. Se essa é sua dúvida, confira o texto, que vai responder todos os seus questionamentos Encontrar uma casa para morar de aluguel é uma tarefa que exige foco, atenção e muita pesquisa de campo? Depois de visitar muitos imóveis e bairros, você finalmente achou o imóvel […]

isolamento acústico casa apartamento

Isolamento acústico: como aplicar em seu imóvel?

O isolamento acústico é essencial para a qualidade de vida dos moradores de apartamentos. Neste texto você vai conferir como deixar seu imóvel à prova de barulhos externos Morar em apartamento tem muitas vantagens, como a comodidade, a praticidade e a segurança. Entretanto, se não existir isolamento acústico, nada disso compensa. Às vezes, barulhos externos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *