28 de março de 2024

Vidro Canelado: o que é, como usar e quanto custa?

vidro-canelado

Um modelo que conquistou os arquitetos e designers de interiores no mundo todo, tanto em projetos residenciais como no uso comercial: o vidro canelado, que voltou com força total na decoração e na arquitetura de casas e apartamentos!  Muito conhecido e usado entre as décadas de 1940 e 1960, são muitas as construções antigas que usam vidros com texturas principalmente nas  janelas. 

Mas você sabe identificar  qual é o vidro canelado? E de que forma ele pode ser utilizado nos espaços? Com certeza você conhece  tipos de vidros disponíveis no mercado como o  fumê, o  laminado, o temperado ou o vidro gravado. Mas além desses, há uma grande variedade de modelos, e por isso às vezes você pode ter algumas dúvidas: qual tipo de vidro devo usar em ambientes internos? E na parte externa da casa, qual é o mais indicado? É possível usar vidro canelado no banheiro, nos quartos, nas salas e na área de lazer? 

E para responder todas essas perguntas, vamos falar hoje sobre o vidro canelado, seus usos e suas principais características, afinal de contas, esse pode ser o próximo investimento para o seu lar! . Está preparado? Então, vamos lá!

O que é o vidro canelado e como ele é fabricado?

Esse tipo de vidro não tem nada a ver com a canela que a gente conhece pelo cheiro ou pelas delícias culinárias: o nome “canela” é dado pelas suas ondas, que tornam esse  vidro muito característico. Ele é todo ondulado, com ondas em toda a superfície, por isso ele é bem fácil de ser reconhecido. 

Mas você deve estar se perguntando como funcionam essas ondas, não é? Elas são feitas no próprio vidro liso, na hora da fabricação, por meio de trocas de calor produzidas na superfície do material. Essas alterações de temperatura na hora  da fabricação é que produzem as ondas do vidro canelado. Legal, né?

Essa parte toda ondulada é chamada pelos profissionais da área de relevo, e as ondas geram um efeito visual bem clássico e ao mesmo tempo que traz ao ambiente muita  luminosidade e estilo. E o melhor: é um vidro sem muita transparência, o que ajuda a manter a segurança e a privacidade do lugar.

Ah, e você já sabe  que o vidro canelado é encontrado em diferentes cores? Isso mesmo, ele está disponível em três tipos: fumê, incolor e bronze! E é por isso que ele pode ser usado em todo tipo de projeto e também combinado com outros estilos diferentes de decoração, como mais rústicos, sofisticados e minimalistas.

Onde posso usar o vidro canelado?

Esse tipo de vidro deve ser usado principalmente em lugares que precisam de muita luz, mas ao mesmo tempo com a necessidade de uma certa privacidade e segurança, já que o vidro canelado não permite ver tudo que está do outro lado. Ou seja, portas e janelas de cômodos que podem ser vistos da rua, são um bom exemplo de uso. 

Mas não é só isso: o vidro canelado serve também para box de banheiros, portas estáticas ou de correr, portas de armários de quarto, sala, área de serviço ou cozinha, luminárias, aberturas de teto, divisórias de ambientes internos, fachadas de lojas ou de casas e em vitrais e painéis decorativos.

São muitas as possibilidades, não é mesmo? E você pode abusar da sua criatividade na hora de colocar o vidro canelado na sua casa ou apartamento. Vale a pena também buscar referências na internet e se inspirar em projetos que você acha interessante: tem ideias para todos os gostos! 

vidro-canelado

E para lojas e empresas, o vidro canelado também é bem vindo por conta de suas funcionalidades e sua elegância. Hoje você encontra lojas de diferentes setores, restaurantes e escritórios com divisórias, fachadas, portas e decoração: tudo feito com vidro canelado!

Vantagens do vidro canelado

Pra começar, o  vidro canelado é um dos únicos estilos de vidro que consegue manter a privacidade do ambiente, mas com bastante passagem de luz. Outro benefício é trazer um estilo diferenciado, charmoso e até retrô na decoração da sua casa: isso porque o vidro liso pode não dar todo o efeito que você deseja!

E esse modelo de vidro também é muito fácil de limpar: não exige grandes esforços e você pode usar produtos simples de limpeza encontrados na sua própria casa, e com isso manter ele limpo por dias. Isso porque as ondas do vidro mancham com menos facilidade em comparação com os vidros lisos.

Como limpar o vidro canelado?

Você já tem portas e janelas com vidro canelado na sua casa, mas não sabe como fazer a limpeza? É fácil: é só usar um pano úmido com água e um pouco de álcool ou uma mistura de água com vinagre, e de preferência o vinagre branco. 

Para vidros que estão marcados de gordura ou muito sujos, o truque é usar uma solução de água com algumas gotas de detergente neutro. Aplique a mistura com um bucha de limpeza para esfregar a região e depois use um pano limpo para finalizar e tirar o excesso de sabão.

Já nas partes de fora da casa, a limpeza é ainda mais tranquila: você pode usar a mangueira de água e até uma vassoura para esfregar. Mas atenção: use uma vassoura de cerdas macias para não riscar ou estragar o vidro. 

Para lavar os vidros, comece jogando água na região, coloque um pouco de detergente na vassoura, esfregue sem muita força e depois enxague. Para terminar, passe um pano seco, porque algumas gotas de água podem manchar o vidro se demorar muito para secar.

Quanto custa o vidro canelado?

Uma outra vantagem desse modelo é o preço, que chama a atenção por não ser um vidro muito caro. Descubra agora qual é o preço médio do vidro canelado!

Essa é uma das melhores partes do vidro canelado: o seu valor é acessível, por isso ele pode se adaptar a qualquer bolso. Para você saber, em alguns lugares, o metro quadrado desse material custa em torno de R$80 a R$110. Ah, uma coisa importante: a variação do custo do vidro canelado acontece tanto pela escolha do modelo de vidro (bronze, fumê e incolor), como pela região e loja. 

vidro-canelado

Mas isso vai depender de onde você mora, por isso, faça uma pesquisa no seu bairro em lojas de material para construção, empresas especializadas ou vidraçarias. Assim você economiza e ainda encontra um bom fornecedor, combinado?

Onde não devo usar o vidro canelado?

Se você está em dúvida sobre qual tipo de vidro escolher, o melhor a fazer é levantar quais são as suas necessidades. Se você precisa, por exemplo, de um cômodo bem iluminado e não tem problema com privacidade, talvez seja o caso de usar um vidro liso, que aumenta a entrada de luz no ambiente e custa mais barato.

Também não é indicado usar vidro canelado em espaços que precisam de visibilidade, já que as suas ondulações borram a imagem e não permitem ver com facilidade o que está do outro lado.

Mas, seja qual for o seu gosto ou o da sua família, com essas dicas de decoração, usos e funcionalidades do vidro canelado, com certeza você vai fazer a escolha certa e o seu projeto será um sucesso total! Gostou das nossas dicas? No Blog da Arbo você encontra sempre as melhores dicas e informações sobre decoração! 

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

rodapé-embutido

Rodapé embutido: o que é e como fazer na sua casa?

Os projetos arquitetônicos trazem cada vez mais  propostas modernas e funcionais. Um exemplo é o rodapé embutido. Leia mais sobre o assunto este artigo! Há quem opte por não usar o rodapé na construção ou reforma da casa. Para quem gosta, esse item oferece suavidade no acabamento final de uma instalação do piso com a parede.  […]

melhores-restaurantes-vegetarianos-de-SãoPaulo

6 melhores restaurantes vegetarianos de São Paulo

Os restaurantes vegetarianos de São Paulo tem uma variedade de pratos que agradam a todos os paladares, com preços bem acessíveis. Hoje o papo é sobre uma filosofia de vida que tem ganhado espaço no mundo todo: o vegetarianismo. Com certeza você conhece alguém que não come carne, e prefere não comprar produtos que tenham […]

1 comentário

  1. Bom dia, realmente o vidro canelado é um dos vidros que vem se mantendo forte a muito top no mercado.
    Mas vi aqui dizendo que tem vidro canelado, fumê e bronze.
    Esses modelos de canelado já faz um tempo que naoy está tendo no mercado, as vezes encontramos somente pra reposição mas também é difícil.
    Obrigado e bom dia pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *