21 de maio de 2022

Análise preditiva: o que é e por que usar na sua imobiliária?

análise preditiva

A análise preditiva é um dos métodos utilizados para entender e planejar o andamento de um negócio. Saiba como ela se aplica no setor imobiliário.

Quem trabalha no mercado imobiliário sabe como o setor vem mudando nos últimos anos. Assim como outros segmentos de mercado já descobriram, está ficando cada vez mais difícil trabalhar sem a ajuda da tecnologia. Afinal, a gestão eficiente demanda o processamento de grande volumes de dados. E é aí que entra a análise preditiva.

Neste post do Blog da Arbo, você vai entender melhor o que esse conceito representa e sua importância dentro de um sistema baseado em Business Intelligence e Big Data. Veja o que vamos abordar:

O que é análise preditiva?

A análise preditiva é um método que utiliza resultados já conhecidos para desenvolver modelos capazes de prever possíveis resultados futuros, ou seja, fornecer algum grau de previsibilidade sobre as consequências de uma decisão. Para isso, são aplicados métodos estatísticos e tecnologias baseadas em machine learning. 

Esse tipo de análise já existe há muitas décadas, mas era bastante restrita a grandes empresas. Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, ferramentas que ajudam a fazer isso ficaram muito mais acessíveis.

Por que utilizar esse tipo de análise?

O mercado imobiliário é um dos mais afetados pelos novos padrões estabelecidos pela transformação digital. A lista de desafios é grande e sua empresa precisa estar preparada para eles. Veja alguns aspectos em que a análise preditiva é cada vez mais importante. 

Entender padrões de consumo

Em 2019,a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e a empresa de serviços corporativos Deloitte publicaram o estudo Comportamento do Consumidor de Imóveis em 2040. O objetivo era fazer uma análise a partir de dados oficiais e de mercado para compreender o cenário da habitação no Brasil e desenhar possíveis estratégias para o futuro do setor imobiliário.

Acostumado com as facilidades de serviços prestados de forma ágil e barata por diversos aplicativos, o consumidor de 2040 exigirá a mesma velocidade na negociação com imobiliárias e corretores. Na verdade, essa já é uma demanda muito marcante nos dias atuais.

Toda empresa precisa ter o máximo possível de informações sobre o cliente para guiar o desenvolvimento de suas campanhas de marketing e melhorar os fluxos de atendimento, entre outras tantas demandas operacionais. Como estamos todos sempre conectados à internet e usando muitos canais de comunicação, os dados chegam de fontes diversas.

Identificar oportunidades no mercado

O conhecimento adquirido sobre seus clientes atuais e o público-alvo que você pretende alcançar com sua marca indicará os próximos passos para a estratégia da empresa. Unidas a uma boa visão sobre o que a concorrência tem feito, tais informações ajudam a identificar as melhores oportunidades de negócio para cada momento. A análise preditiva torna os anúncios imobiliários mais efetivos e faz o imóvel certo chegar ao cliente certo. 

Processos e tomada de decisão otimizados

Em meio à correria do dia a dia, às vezes fica difícil baixar um pouco o ritmo para entender o que realmente está acontecendo e de onde os problemas vem. Um bom sistema baseado em Business Intelligence aponta de forma mais visual onde estão os gargalos no processos em cada setor da imobiliária.

Ao conhecer os pontos problemáticos, os gestores conseguem estabelecer planos de ação condizentes com o momento atual e com as demandas futuras. Assim, além de identificar e reduzir as falhas recorrentes, é possível preparar o negócio para os desafios que virão. Com decisões mais assertivas, vem a chance de melhorar os resultados em termos de faturamento e lucro.

Como usar análises preditivas na sua imobiliária?

Para começar, as análises preditivas e prescritivas devem ser desenvolvidas com um objetivo específico em mente. No caso de uma imobiliária, por exemplo, esse objetivo pode ser o aumento das vendas e locações para imóveis de alto padrão, ou tornar o fluxo de atendimento mais ágil e eficaz. É necessário realizar as perguntas certas para obter as respostas realmente úteis. 

Os dados a serem utilizados nas análises virão de múltiplas fontes. Pensando em um sistema voltado para o marketing e vendas, se faz necessário ter dados sobre todas as etapas em que o cliente interage com sua empresa. E hoje isso acontece por uma infinidade de canais.

Antigamente, os pontos de contato se limitavam ao atendimento presencial ou por telefone, além dos anúncios em mídias como jornais impressos, rádio e televisão. Agora, várias outras ferramentas estão disponíveis para aproximar marcas e consumidores. E várias delas fornecem dados relevantes.

Plataformas como Google, Instagram e Facebook são vitrines onde seus produtos e serviços estão sempre expostos e o cliente obtém mais informações sobre eles em poucos cliques. Essas interações são rastreadas o tempo todo e se convertem em dados que ajudam a entender necessidades e desejos dos usuários.

Porém isso não significa que o atendimento por telefone se tornou obsoleto. Um estudo feito pela Phonetrack mostra que, entre 2016 e 2019, a quantidade de consumidores que prefere entrar em contato com uma empresa por telefone após uma busca online subiu de 41% para 60 %.

Aliás, você pode ver outros dados interessantes sobre a eficiência do atendimento telefônico e como ele se interliga com outros canais em um ebook produzido pela parceria entre Phonetrack e Arbo. É só clicar no banner abaixo.

e-book - Arbo e Phonetrack

Quando os dados de diversas fontes são cruzados, o sistema consegue identificar certos padrões. Essas informações podem ser utilizadas para otimizar a configuração de anúncios, realocar recursos financeiros, identificar gargalos no fluxo de atendimento, entre outras tantas melhorias que resultam em ganhos na experiência do cliente.

Há muitas maneiras de apresentar os resultados de uma análise para os usuários de um sistema. Isso pode ser feito com gráficos, diagramas e outros recursos visuais. Para determinar o modelo mais adequado para cada tipo de informação, é interessante contar com o acompanhamento de especialistas.

E esses especialistas vão precisar do auxílio de gente que trabalha na empresa e tem profundo conhecimento das regras de negócio, das interações entre os setores e dos problemas a serem resolvidos. Como cada segmento de mercado tem suas próprias características, os sistemas de análise precisam ser desenvolvidos pensando nessas especificações.

Que ferramentas utilizar para essas análises?

Enfim, chegou o momento de escolher a ferramenta que vai ajudar sua imobiliária a atingir as metas determinadas previamente. Tenha sempre em mente que essa solução precisa possibilitar uma visualização intuitiva para que a análise preditiva atinja seus objetivos.

Além disso, como os processos dentro de uma organização são compostos por vários setores e cada um tem demandas específicas, o sistema a ser utilizado deve proporcionar integração entre as equipes.

Evidentemente, sua equipe deve ser preparada para utilizar a ferramenta. Afinal, não adianta ter um sistema bastante avançado se sua utilização não for implantada na rotina do time. Além disso, a ferramenta não trará resultados sozinha. Quem vai utilizá-la precisa entender o significado das informações que ela traz.

CRM para imobiliária

Um bom sistema de CRM (Customer Relationship Manager) faz toda a diferença, ainda mais quando é feito sob medida para as características do setor imobiliário. Esse tipo de sistema reúne todos os dados sobre cada cliente e os converte em informações úteis para os próprios corretores e todas as áreas de suporte.

O CRM desenvolvido pela Arbo, por exemplo, apresenta um painel de gestão onde você tem acesso às informações essenciais sobre sua carteira de imóveis e o fluxo de captação e atendimento de leads. O funil de vendas permite acompanhar o histórico de negociações entre proprietários e clientes.

A cada etapa, os corretores recebem notificações em um aplicativo instalado em seus smartphones e podem agir rapidamente. Os leads obtidos são acompanhados em tempo real e toda a gestão das negociações pode ser feita diretamente pela plataforma. Com isso, a experiência do cliente melhora significativamente, já que ele pode ser atendido de qualquer lugar. 

A plataforma também reduz a burocracia na gestão dos contratos. Todo o processo de coleta e assinatura da documentação é online, graças à tecnologia de assinatura digital. Dessa forma, sua equipe ganha produtividade e pode se dedicar a outras tarefas importantes no andamento do negócio. 

Os parceiros da Arbo também contam com apoio de uma equipe multidisciplinar que presta assessoria à sua imobiliária a todo momento. O objetivo é assegurar que seu negócio terá os melhores resultados com o uso da plataforma.

Para facilitar ainda mais a gestão, a Arbo automatiza o cadastro dos seus imóveis nos maiores portais do Brasil, como OLX, Zap e Viva Real, e desenvolve os anúncios deles no Google e no Facebook com base em Big Data. Além disso, sua imobiliária pode ter um site personalizado com as melhores ferramentas de navegação e busca para os visitantes.

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