21 de janeiro de 2022

Corretor de imóveis: como aumentar a produtividade?

como aumentar a produtividade mercado imobiliário

Aumentar a produtividade na rotina profissional significa otimizar suas tarefas e, com isso, atingir resultados melhores. Como corretor de imóveis, você deve ser produtivo e, neste texto, vai conferir dicas para potencializar sua rotina

Um corretor de imóveis precisa gerenciar seu tempo de forma correta, especialmente devido à quantidade de atividades que devem ser realizadas em um único dia. Por isso, é fundamental que o profissional saiba como aumentar a produtividade e, com isso, otimizar suas tarefas e, é claro, obter melhores resultados em sua performance.

Muitos corretores de imóveis não destinam tempo ao planejamento de sua rotina e, por isso, podem se ver perdidos diante da infinidade de compromissos que precisam ser resolvidos em um único dia. Essa falta de organização compromete tanto a produtividade quanto os resultados do profissional.

Diante desse cenário, é essencial que o corretor de imóveis adote práticas para aumentar a produtividade. Atualmente, com a tecnologia, é possível contar com o auxílio de diversas ferramentas.

Neste guia, elaborado pelo Blog da Arbo, você vai conferir dicas para aumentar sua produtividade como corretor de imóveis, além de ferramentas e plataformas que podem otimizar seu tempo.

Continue a leitura, pois, neste texto, você vai encontrar:

O que, de fato, significa produtividade?

De acordo com o dicionário on-line Michaelis, o termo produtividade pode ser descrito como o “potencial para produzir”. Entretanto, o conceito tem sido aprimorado constantemente, em especial por conta de sua importância para os profissionais e para as empresas.

De maneira geral, a produtividade pode ser definida como a capacidade de realizar o máximo de trabalho com o mínimo de recursos necessários.

Se você é corretor de imóveis, deve estar se perguntando como é possível medir seus recursos. A resposta é simples: o tempo é, também, um recurso. Por isso, quando você otimiza suas tarefas, economiza tempo e, por consequência, recursos.

Dessa forma, é essencial saber como agir no dia a dia. Porém, será que você conhece os benefícios que aumentar a produtividade pode te trazer tanto na vida profissional quanto na vida pessoal?

aumentar a produtividade rotina corretor de imóveis
Aumentar a produtividade traz muitos benefícios para os corretores de imóveis, que precisam realizar diversas atividades em seu dia a dia

Quais são os benefícios de ser um profissional produtivo?

Um corretor de imóveis produtivo representa uma vantagem não somente para a imobiliária, mas também para si mesmo. Isso porque, quanto mais negócios fecharem, mais retorno financeiro terá.

Porém, essa não é a única vantagem que o profissional que decide aumentar a produtividade usufrui. Na lista abaixo você vai conferir os principais benefícios de ser produtivo. É válido ressaltar que as vantagens são válidas para todos os profissionais, não somente para corretores de imóveis.

Expansão da empresa e/ou do profissional no mercado

Um corretor de imóveis produtivo pode tanto expandir a marca da imobiliária para a qual trabalha quanto expandir seu nome como uma referência no mercado, o que consiste em uma enorme vantagem, uma vez que o setor é altamente competitivo no Brasil.

Ao conseguir produzir mais em menos tempo – que é um recurso –, você pode atender mais clientes de forma organizada e personalizada. A experiência do consumidor é fundamental para que ele se torne um promotor de sua empresa e, também, de seus serviços.

Por isso, aumentar a produtividade pode não somente te auxiliar com seus clientes atuais, mas também com potenciais consumidores, que chegarão até você por meio do chamado marketing boca a boca, no qual pessoas que já fizeram negócio com a empresa e com o profissional recomendam os serviços aos seus conhecidos.

Geração de diferenciais competitivos

Outro aspecto importante que sustenta a importância de aumentar a produtividade dos corretores de imóveis é a geração de diferenciais competitivos.

Como você já deve saber, o mercado imobiliário está repleto de empresas e de profissionais. Por isso, é necessário encontrar diferenciais para se destacar em comparação com os demais.

Quando um corretor é produtivo, ele tende a resolver problemas em pouco tempo e, com isso, se destaca com o cliente. O consumidor que busca comprar ou alugar um imóvel, na maioria dos casos, está repleto de dúvidas e deseja obter as respostas o mais rápido possível.

Mais uma vez, a produtividade interfere na experiência do cliente, que tem sido cada vez mais essencial no mercado imobiliário. Você pode saber mais sobre customer experience (termo em inglês para experiência do cliente) nesse artigo publicado no Blog da Arbo.

técnicas para aumentar a produtividade
Existem técnicas simples que podem aumentar a produtividade do corretor de imóveis

Redução de recursos para alcançar os mesmos objetivos

Um corretor de imóveis produtivo tende a utilizar a tecnologia ao seu favor, uma vez que, com o uso de ferramentas pensadas para estes profissionais, é possível reduzir os recursos, especialmente no que se refere ao tempo e aos investimentos financeiros.

Suponha que você, como corretor, configurou um bot em seu WhatsApp Business para realizar o pré-atendimento de seus leads. Nesse caso, você está otimizando tempo, uma vez que, quando for atender o cliente, de fato, terá todas as informações necessárias para dar início à busca por um imóvel para comprar ou para alugar.

Essa ação simples pode reduzir – e muito – o tempo de atendimento aos clientes. Muitas vezes, essa etapa inicial causa prejuízos ao corretor, uma vez que muitos leads são desqualificados e, assim, o profissional perde tempo e direciona seus esforços a um cliente que não está realmente interessado em fechar negócio.

A configuração de um bot é apenas um dos exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas para otimizar o tempo e, assim, aumentar a produtividade de corretores de imóveis.

Outra plataforma essencial para a rotina de corretores de imóveis – e, também, de gestores de imobiliárias – é o CRM (Customer Relationship Management). Com o sistema, é possível concentrar a organização e o atendimento em um único lugar.

Você pode saber mais sobre o CRM e sobre o que avaliar para escolher a ferramenta nesse artigo publicado no Blog da Arbo.

organização para aumentar a produtividade
Ter organização é essencial para aumentar a produtividade no dia a dia

Aprenda a aumentar a produtividade como corretor de imóveis com 3 dicas

Para que um corretor de imóveis consiga aumentar a produtividade em sua rotina diária, é importante estar atento à organização e ao planejamento das tarefas. Contudo, existem outras ações que podem auxiliar nesse processo.

Abaixo você vai encontrar três dicas para começar a aumentar sua produtividade no seu próximo dia de trabalho:

Estude o mercado imobiliário

O mercado imobiliário está em constante atualização no Brasil e no mundo. Por isso, você deve estar sempre bem informado sobre tudo que acontece no setor. Estudar e acompanhar o mercado irá te fornecer conhecimentos importantes, que irão te ajudar no dia a dia – o que irá reduzir significativamente o tempo de várias tarefas.

Outro aspecto importante relacionado aos estudos do mercado imobiliário é observar qual o tipo de cliente que você deseja atender. Ao definir o público-alvo de suas ações de geração de leads, é possível estruturar um atendimento mais assertivo.

A boa notícia é que, ao atender clientes que pertencem a um mesmo grupo, você não precisará estudar todas as particularidades antes do atendimento. Isso, com certeza, otimiza seu tempo e contribui para uma melhor performance.

Para se informar sobre o mercado imobiliário e suas atualizações constantes, é possível acessar uma diversidade de sites na internet. Abaixo você encontra uma lista dos principais:

Organize suas tarefas diárias e semanais e estabeleça uma ordem de prioridade

Além de estudar o mercado, é essencial organizar as tarefas em ordem de prioridade para conseguir aumentar a produtividade durante a rotina profissional. Para isso, é possível trabalhar com atividades e metas diárias ou semanais.

Caso opte por listar suas tarefas pelos dias da semana, é importante pontuar todos os detalhes, como o objetivo da tarefa, o que será necessário para realizá-la, a data limite e, é claro, seu lugar na lista de prioridades diárias.

Por outro lado, se preferir organizar por semana, é importante focar em tarefas e objetivos maiores e, a partir destes, verificar tudo que será necessário. Você pode tanto dividir as atividades entre os dias ou apenas estabelecer a ordem de prioridade para realizá-las de acordo com as possibilidades e as necessidades.

A tecnologia é uma das principais aliadas dos corretores de imóveis que querem aumentar a produtividade

Utilize a tecnologia ao seu favor

Mais uma vez, é essencial ressaltar o papel da tecnologia no processo de aumentar a produtividade dos corretores de imóveis. Você já sabe que o CRM é uma ferramenta indispensável no mercado imobiliário, mas existem outras que podem ser muito úteis.

Uma agenda virtual, por exemplo, pode ser sua maior aliada no dia a dia. Utilize-a para anotar seus compromissos e não se esqueça de escrever o máximo de detalhes possível. O Google Agenda e o Calendário Outlook são boas plataformas para esse fim.

Além disso, é possível contar com bots para a realização da etapa de pré-atendimento. A configuração desses robôs costuma ser simples e, muitas vezes, você mesmo pode realizá-la de forma autônoma.

Existe uma infinidade de ferramentas que podem ajudar a otimizar o tempo e, com isso, impactar a performance do corretor de imóveis. Por isso, aqui vai uma dica: utilize tudo que pode te ajudar em sua rotina e não tenha medo de se reinventar com a tecnologia.

Se você deseja saber mais sobre o tema, pode conferir o vídeo Como aumentar a produtividade: 4 técnicas para usar ainda hoje, publicado no canal Geronimo Theml, no YouTube. As dicas são voltadas a todos os profissionais, então você, como corretor, pode aplicá-las. Confira:

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade em sua rotina como corretor de imóveis, bem como a importância da otimização do tempo para a obtenção de bons resultados, continue a navegar pelo Blog da Arbo.

Na aba mercado imobiliário você encontra conteúdos sobre diferentes temas pertinentes aos gestores de imobiliárias e, também, aos corretores de imóveis. Acesse e confira!

Você pode, ainda, se cadastrar em nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos da semana diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo. 

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

fusão entre arbo e superlógica

Arbo e Superlógica se unem para fortalecer imobiliárias no mundo digital

Empresas unificam serviços para fornecer a mais completa plataforma de tecnologia e finanças do setor imobiliário. Com atuações complementares no fornecimento de soluções tecnológicas e financeiras para o mercado imobiliário, Arbo e Superlógica passam a ser uma única empresa. A fusão entre duas das startups de maior crescimento no setor representa o surgimento de uma […]

fazer benchmarking

Entenda o que é e como fazer benchmarking

Fazer benchmarking é só copiar o que o concorrente fez de bom? Confira este artigo do Blog da Arbo e veja que não é bem assim! Você já deve ter ouvido por aí que “nada se cria, tudo se transforma”. De fato, é muito raro que algo seja criado 100% do zero. Mesmo quando se […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *