Descubra como usar o big data em uma imobiliária

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Saiba como usar os dados fornecidos pela Big Data a favor da sua imobiliária. 

A tecnologia está cada vez mais presente no mercado imobiliário. Nos últimos anos, investidores do ramo tecnológico investem em novas maneiras de apoiar empresas do segmento imobiliário no uso da tecnologia como uma forma de aperfeiçoar o desempenho perante os clientes. Uma dessas formas é a integração de dados em big data para imobiliárias. 

Você já sabe o que é isso? Neste artigo do Blog da Arbo, vamos te explicar os detalhes sobre Big Data e como você pode usá-la a favor das estratégias da sua imobiliária ou negócio no ramo imobiliário. Confira abaixo.

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O que é Big Data? 

Big Data é a interpretação de grandes volumes de dados. Esse é um termo recente e que foi incorporado no mundo dos negócios há pouco tempo. Mas, para simplificar, Big Data é a capacidade de interpretar dados, informações, números ou ações de usuários da internet. 

Para os negócios, Big Data é muito usado para incorporar números para cada ação dos clientes em tudo que diz respeito a empresa. Por exemplo, quantas pessoas acessaram o site, quantas pessoas seguem nas redes sociais, quantas pessoas assistem aos vídeos, quanto tempo um usuário permanece na página de vendas, etc. 

Basicamente tudo pode virar um dado para Big Data. E justamente neste ponto está o seu poder diante de uma estratégia de uma empresa. Caso seja bem interpretado, o Big Data pode fornecer os melhores caminhos, aumentar a produtividade, economizar recursos, entre muitos outros benefícios. 

Big Data também pode ser usado para satisfazer os clientes. Como oferecer as melhores experiências para eles em sites, canais de vendas, mídias sociais, entre outros. 

Quanto mais dados são gerados, maior é o esforço para extrair informações. Conforme esse ramo foi evoluindo, os centros de dados tiveram que aprender a lidar com o crescimento exponencial de dados gerados e tiveram que desenvolver ferramentas que fossem para além de bancos de dados relacionais e sistemas paralelos de bancos de dados. 

O conceito de big data foi definido inicialmente por 3’V mas a literatura mostrou que seu conceito pode ser expandido para 5’V, representados pelos seguintes conceitos:

  • Volume: relacionado à grande quantidade de dados gerados;
  • Variedade: as fontes de dados são muito variadas, o que aumenta a complexidade das análises;
  • Velocidade: Devido ao grande volume e variedade de dados, todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias;
  • Veracidade: A veracidade está ligada diretamente ao quanto uma informação é verdadeira;
  • Valor: Este conceito está relacionado com o valor obtido desses dados, ou seja, com a “informação útil”.

Big Data no mercado imobiliário. 

Assim como em outros ramos, os dados Big Data vem revolucionando o mercado imobiliário. Isso porque todo o processo (locação ou venda) envolve muita análise de dados. Desde saber qual o tipo de imóvel tem mais chance com um determinado perfil de cliente, até a análise de dados pessoais de um cliente para um financiamento. Tudo são dados e envolvem processos de análise e interpretação. 

Por conta disso, a grande maioria das empresas que são pioneiras no digital, souberam logo que deveriam usar ferramentas e softwares que reuniam o maior número de dados possíveis sobre os clientes também, claro, contar com profissionais capazes para interpretar tudo isso. 

Porque, por mais difícil que possa parecer, a grande questão nos dias de hoje é como fazer para interpretar esses dados. Já que você pode encontrar alguns deles com certa facilidade, como nas redes sociais, por exemplo. Mas, saber o que fazer com eles é a grande questão. 

Em outras palavras, existem muitas informações disponíveis e de fácil acesso para todos na internet, mas é necessário usar as ferramentas (e as pessoas) corretas para aproveitar esses ativos.

Confira abaixo alguns recursos que a Big Data está melhorando no mercado imobiliário. 

Redução de custos e aumento do retorno financeiro

Conforme apontado acima, grande parte dos clientes do mercado imobiliário prefere buscar imóveis pela internet. E é claro que você pode utilizar essa nova realidade a seu favor.

Com a análise de dados Big Data, é possível investir em anúncios on-line e na comunicação direta com o consumidor, você pode reduzir – e muito – os custos e aumentar o retorno financeiro de suas transações. Sabendo quais são os imóveis que mais interessam aquele tipo de público, qual a faixa de preço e localização, por exemplo. 

Um dos principais benefícios é a possibilidade de mensurar o alcance e o engajamento de seus anúncios. Isso porque as plataformas digitais, como o Facebook, o Instagram e o Google, permitem a visualização de toda e qualquer interação que o público teve com seu anúncio.

Dessa forma, você consegue avaliar se o material tem trazido bons resultados e, caso não tenha, é possível mudar a estratégia de forma rápida e eficiente.

Avaliação de resultados e elaboração de novas estratégias

Ao anunciar na internet, você tem controle de todos os aspectos, como o número de visualizações, o número de cliques e, também, o número de leads que foram angariados por meio da publicação, seja esta um post, um story ou outro. Tudo isso são números para a Big Data da sua empresa. 

Dessa forma, é possível que, ao final da estratégia você avalie quais foram os resultados e tenha muito mais respostas para acertar mais na próxima. Nesse momento é importante elaborar uma planilha e verificar quais dados foram apontados pelas ferramentas utilizadas.

Caso o resultado seja satisfatório, é importante manter a estratégia, especialmente se os próximos anúncios forem direcionados para o mesmo público-alvo. Contudo, se os resultados não foram bons, chegou o momento de mudar e de elaborar novas estratégias.

Ampliação do alcance da comunicação com os clientes

Engana-se quem pensa que a Big Data é útil somente para a veiculação de anúncios on-line. Mais do que isso, esta é uma ferramenta poderosa para ampliar o alcance da comunicação de sua imobiliária com os clientes e com os futuros consumidores.

Isso ocorre porque, por meio das redes sociais, você pode atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo. Entretanto, para isso, precisa criar um conteúdo interessante e que gere engajamento. 

No início pode parecer difícil determinar quais conteúdos são relevantes e, por isso, é importante fazer um estudo sobre seu público-alvo (ou sobre sua persona, caso deseje ser mais específico) para entender quais são suas necessidades.

Dessa forma, fica mais fácil criar conteúdos úteis e, assim, é provável que sua marca se torne referência em um determinado assunto, o que, com certeza, irá lhe trazer mais leads qualificados com o passar do tempo.

Como aplicar o Big Data na sua imobiliária?

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Agora que você já conhece a importância da Big Data para sua imobiliária, é importante saber como aplicá-la de forma eficiente.

CRM 

A sigla CRM deriva do inglês Customer Relationship Management, que, em tradução literal, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Dessa forma, é possível definir que um CRM nada mais é do que um sistema utilizado para intermediar o relacionamento entre os profissionais de uma empresa e seus clientes.

No caso do CRM imobiliário, a ferramenta é utilizada, principalmente, para auxiliar corretores a se comunicarem com potenciais clientes e, também, pelos gestores da empresa, que podem acompanhar o desempenho de sua equipe de vendas com o uso do software.

Nesse aspecto, o sistema traz inúmeras vantagens aos profissionais, especialmente porque automatiza processos e facilita a interação entre os envolvidos. Existem CRMs imobiliários que realizam todos os procedimentos da negociação, desde a entrada do lead no funil até a concretização da venda ou da locação do imóvel.

Todas as informações geradas e armazenadas no CRM imobiliário podem ser compiladas para a elaboração de relatórios – que são emitidos de acordo com a periodicidade pretendida pelos profissionais responsáveis. 

Redes sociais

Como já explicamos acima, você também pode usar as redes sociais para conseguir diversos dados sobre o seu público. Seja de faixa etária, gênero, classe social, preferências, entre muitos outros dados. Já que é gerada uma quantidade imensa de informações diariamente em cada um dos canais sociais.

Saber trabalhar bem com os números fornecidos pelas redes sociais é essencial para que a sua empresa conheça melhor seu público. 

Google Analytics

Se a sua empresa já tem um site, é essencial captar dados também pelo Google Analytics. A ferramenta do Google é usada para analisar o tráfego de um site e pode ser uma fonte interminável de dados dos seus visitantes. 

  • páginas mais abertas no site;
  • quais são as principais palavras-chave do seu site;
  • imóveis mais visualizados;
  • tempo de permanência no site.
  • quais são os sites que são visitados junto com o seu. 

Todas são informações úteis quando combinadas com outra. 

Para que todas as ações do marketing imobiliário sejam mais efetivas, é fundamental aplicar no Big Data, um conjunto de ferramentas tecnológicas que permite coletar e analisar grandes volumes de dados. Esse material é convertido em informações e estatísticas que vão guiar a tomada de decisão dos gestores.

Um bom sistema baseado em Big Data centraliza dados de diversas fontes internas e externas para fornecer insights precisos. Em uma imobiliária, por exemplo, essa ferramenta pode identificar o perfil de um lead e cruzá-lo com dados dos imóveis da sua carteira para indicar opções com maiores chances de venda. É a tecnologia facilitando o trabalho dos corretores.

Ao adotar as estratégias e ferramentas que abordamos aqui, sua imobiliária se tornará muito mais competitiva e construirá uma base sólida para o crescimento no mercado imobiliário. 

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