20 de abril de 2024

Como captar clientes no mercado imobiliário?

como captar clientes imobiliários

Se você tem uma imobiliária e deseja fomentar suas vendas, precisa aprender técnicas de como captar clientes. Nesse texto você vai conferir as principais estratégias para atrair consumidores para o seu negócio

O mercado imobiliário é um dos mais competitivos da economia brasileira. Por isso, o corretor que sabe como captar clientes tem vantagens em comparação aos demais. O problema é que nem sempre é fácil encontrar consumidores e convencê-los de que a negociação em sua imobiliária é a melhor alternativa.

Com a pandemia de covid-19, o setor de imóveis passou por diversas mudanças. O comportamento dos clientes foi alterado devido às medidas de restrição adotadas para conter o avanço da transmissão do vírus.

Dessa forma, o mercado imobiliário passou por um processo de digitalização. A tecnologia foi fundamental para atender às novas necessidades e preferências dos consumidores.

A consequência é que as formas de angariar clientes também mudaram. Os dispositivos tecnológicos, bem como outras estratégias, podem ser fatores decisivos para que uma imobiliária ou um corretor de imóveis conquiste mais consumidores.

Para que você saiba como captar clientes – e concretizar mais vendas e/ou locações –, o Blog da Arbo preparou esse guia completo, no qual você vai conferir:

Como adaptar as imobiliárias às novas necessidades dos consumidores?

Assim como muitos outros setores, o mercado imobiliário passa por mudanças constantes. Entretanto, esse cenário foi acentuado em 2020, especialmente devido à pandemia de covid-19.

As medidas de isolamento e de distanciamento social impactaram na visão que as pessoas têm de seus imóveis. Se antes a maior parte da rotina acontecia fora de casa, com a pandemia as atividades se concentraram no interior do lar.

Dessa forma, é possível perceber que novas necessidades surgem. Por passarem mais tempo em casa ou no apartamento, as pessoas começam a demandar um imóvel maior, mais confortável e que lhe proporcione mais qualidade de vida – especialmente devido à possibilidade de trabalhar de forma remota.

Essas novas necessidades foram determinantes para o mercado imobiliário, que teve de aprender a lidar com um novo comportamento por parte do consumidor.

como captar clientes mercado imobiliário
As mudanças no comportamento do consumidor fazem com que as imobiliárias precisem buscar novas formas de como captar clientes

A visão e as preferências relacionadas à estrutura do imóvel não foram as únicas mudanças. Por estarem restritos ao ambiente residencial, os indivíduos tiveram que contar com as facilidades oferecidas pela tecnologia. E esse aspecto foi fundamental para determinar as novas preferências e os novos comportamentos dos clientes.

As imobiliárias, então, tiveram de deixar para trás métodos tradicionais de gestão e de administração para dar lugar às ferramentas tecnológicas. Contudo, essa não foi uma realidade vivida por todas as empresas do setor.

Ainda existem imobiliárias que insistem em trabalhar de forma tradicional, o que impacta diretamente em seus resultados. A tecnologia deve ser vista como um investimento, uma vez que, a médio e a longo prazo será possível perceber as mudanças nas vendas e nas locações.

Como captar clientes no mercado imobiliário?

Ferramentas tecnológicas para imobiliárias

CRM imobiliário

Uma das principais ferramentas a serem adotadas por imobiliárias de pequeno, médio e grande porte é o CRM (Customer Relationship Management). Trata-se de um sistema desenvolvido para gerenciar o andamento das tratativas entre corretores e clientes..

Dessa forma, é possível afirmar que o CRM traz inúmeras vantagens aos profissionais – corretores e gestores de imobiliárias –, uma vez que automatiza processos que antes eram realizados de forma manual e, ainda, facilita o contato entre os envolvidos na negociação.

O Arbo CRM, por exemplo, permite que seus usuários tenham acesso imediato às informações e atualizações de seus leads. Com a ferramenta, o corretor pode atender seu potencial cliente em poucos segundos e garantir a boa qualidade dos serviços.

Além disso, a Arbo oferece um aplicativo para corretores, que pode ser baixado em dispositivos móveis. O objetivo é fornecer ainda mais praticidade aos profissionais, que conseguem resolver suas pendências e necessidades com poucos cliques.

banner e-book atendimento imobiliário

Anúncios on-line

Se antes os imóveis eram anunciados nos jornais impressos, hoje não podem ficar de fora do mundo on-line. Isso porque os clientes de imobiliárias estão presentes na internet e buscam suprir suas necessidades nesse universo.

Para chegar até seus potenciais consumidores, as empresas do setor precisam anunciar seus imóveis nas redes sociais e nos mecanismos de busca. Para isso, é necessário investir em tráfego pago e, também, na presença orgânica.

O tráfego pago, de maneira geral, se refere aos anúncios que recebem investimento financeiro. Esses materiais são direcionados para clientes em potencial, já que, nas configurações, é possível definir as características e os interesses dos usuários que vão ser impactados pelo anúncio.

Já o tráfego orgânico não necessita de investimento financeiro, uma vez que envolve apenas a criação de conteúdo e o engajamento dos usuários. Assim como o tráfego pago, pode ser realizado tanto em redes sociais quanto em mecanismos de busca.

Na Arbo, nossos clientes têm a oportunidade de investir em ambos. O Arbo Social Media, por exemplo, é um produto que auxilia imobiliárias na construção de sua imagem on-line nas redes sociais. Essa é uma excelente forma de gerar conteúdo e de construir autoridade em torno de sua marca.

Da mesma forma, a Arbo oferece auxílio para quem deseja investir em anúncios. Para isso, oferecemos uma equipe completa de especialistas, composta por profissionais de marketing e por profissionais responsáveis pelo sucesso do cliente.

como captar clientes anúncios
Anunciar nos mecanismos de busca e nas redes sociais é uma das formas de como captar clientes no mercado imobiliário

Como captar clientes no mercado imobiliário?

Diante de tantas mudanças, as empresas do mercado imobiliário precisam se adaptar às novas formas de como captar clientes.

Existem diversas estratégias e, nesse texto, você vai conhecer as principais para aplicar em sua imobiliária ou em seu dia a dia como corretor de imóveis:

Conheça e utilize o marketing digital

O marketing digital é a primeira estratégia que você deve incluir em sua lista sobre como captar clientes para sua imobiliária. Isso porque suas ações têm se mostrado cada vez mais efetivas, graças às mudanças no comportamento do consumidor – que, agora, busca produtos e serviços na internet.

O conceito de marketing digital é amplo e envolve diversas estratégias. Para selecionar as mais efetivas para sua imobiliária, será necessário estudar seu público e suas respectivas preferências.

O marketing de conteúdo, por exemplo, se mostra bastante efetivo para quem deseja obter resultados a médio e a longo prazo. Nessa ação, a mensagem não é elaborada com o objetivo explícito de vendas. Essa estratégia tem como foco fornecer conhecimentos úteis ao público-alvo para, na sequência, estabelecer um relacionamento.

Ademais, você pode investir na criação de réguas de e-mail marketing. Este consiste, de maneira geral, no envio de materiais para pessoas que, futuramente, podem se tornar clientes de sua imobiliária.

Você pode começar a disparar os e-mails a partir do cadastro do lead. Por isso, é importante criar materiais que vão não somente nutrir o potencial cliente, mas também despertar nele a percepção de que ele precisa investir no produto ou no serviço que oferece.

como captar clientes networking
O networking é uma técnica fundamental para que imobiliárias e corretores de imóveis saibam como captar clientes atualmente

Trabalhe seu networking

Trabalhar o networking no mercado imobiliário ainda é uma excelente forma de como captar clientes. Você já deve saber que, no setor, os relacionamentos são muito importantes – tanto entre os profissionais quanto entre as empresas, os corretores e os clientes.

Por isso, é recomendável que os corretores fortaleçam suas relações profissionais com amigos, conhecidos e até mesmo desconhecidos. O principal objetivo é criar uma rede de contatos poderosa, para que, no futuro, o corretor seja lembrado e recomendado como um profissional competente, qualificado e confiável.

Atualmente, uma boa forma de fortalecer o networking é por meio do LinkedIn. A rede social voltada à vida profissional permite que corretores de todo o Brasil se conheçam e criem relacionamentos.

Além disso, a plataforma pode ser uma boa forma para que as imobiliárias captem novos clientes. No LinkedIn, a empresa pode criar uma página profissional e compartilhar conteúdos.

redes sociais imobiliárias
As redes sociais são espaços importantes para empresas e profissionais que desejam descobrir como captar clientes

Atenção às redes sociais

Você já sabe que o LinkedIn é uma rede social voltada ao âmbito profissional e que pode ser utilizado como uma forma de captar novos clientes. Entretanto, sua imobiliária deve estar presente em outras mídias sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.

A escolha das redes sociais vai depender de seu público-alvo e, por isso, é importante defini-lo antes de começar a produzir os conteúdos.

Não se esqueça de que as mídias sociais são fundamentais para estruturar e consolidar sua marca no mercado e, ainda, para criar e fortalecer o relacionamento entre sua empresa e seus potenciais consumidores.

Para que o contato com o cliente seja efetivo, é importante agir de forma estratégica. O vídeo Como abordar clientes? 6 técnicas poderosas para vender imóveis, publicado no canal Flávio Rezende – Método Corretor Master, no YouTube, pode te ajudar:

Agora que você sabe como captar clientes e como aumentar suas chances de vender ou de locar imóveis, o que acha de conferir outros conteúdos disponíveis no Blog da Arbo?

Na guia mercado imobiliário você encontra diversos artigos sobre temas que, com certeza, vão te ajudar em sua rotina como gestor de imobiliária ou como corretor de imóveis.

Você pode, ainda, se cadastrar em nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

O novo consumidor do mercado imobiliário

O novo consumidor do mercado imobiliário

Qual é o perfil do novo consumidor no mercado imobiliário? Descubra quais são os desafios deste público que está cada vez mais informado e exigente Não podemos negar que a tecnologia está cada dia mais presente na vida das pessoas, interferindo, mudando, criando novas formas de relacionamento e consumo, e que isso impacta em muitos […]

como-se-comunicar-bem

Corretor de imóveis: como se comunicar bem?

Um corretor de imóveis precisa ter diversas habilidades para se destacar nas vendas. Diante disso, é fundamental saber como se comunicar bem. Os seres humanos estão sempre interagindo e comunicando, seja no ambiente familiar ou no ambiente profissional. Dessa forma, é fundamental que os indivíduos saibam como se comunicar bem, especialmente para evitar que erros […]

2 Comentários

  1. Tenho muito interesse em aprender e conhecer melhor o Mercado imobiliário, pois Eu tenho vários imóveis para Vender mas não tenho é Cliente Comprador!
    Poucos ligam , e quando liga é para saber o Preço e mais nada.
    Então Eu preciso é VENDER, VENDER E VENDER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *