28 de março de 2024

Corretor de imóveis: como se comunicar bem?

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Um corretor de imóveis precisa ter diversas habilidades para se destacar nas vendas. Diante disso, é fundamental saber como se comunicar bem.

Os seres humanos estão sempre interagindo e comunicando, seja no ambiente familiar ou no ambiente profissional. Dessa forma, é fundamental que os indivíduos saibam como se comunicar bem, especialmente para evitar que erros de interpretação aconteçam.

Mesmo sendo essencial para o sucesso pessoal e profissional, a comunicação assertiva e efetiva não é uma habilidade simples de ser adquirida. Isso porque demanda dedicação e, é claro, tempo de prática.

É claro que algumas pessoas têm mais facilidade para falar em público e para interagir com os demais, mas isso não significa que indivíduos mais tímidos não podem ter sucesso em sua comunicação.

Muito pelo contrário: qualquer um pode aprender como se comunicar bem. Os corretores de imóveis, por exemplo, estão em contato com seus clientes o tempo todo. Seja de forma presencial ou por meio do telefone e da internet, a comunicação com o consumidor é algo constante.

Por isso, fica fácil perceber que o corretor precisa, necessariamente, saber como se comunicar bem. Erros na interação e na interpretação podem, muitas vezes, comprometer o resultado de uma venda, o que é prejudicial para o profissional.

Para que a comunicação não seja um problema para os corretores de imóveis, o Blog da Arbo preparou esse artigo completo, no qual você vai conferir:

O que é comunicação assertiva?

Corretor de imóveis: como se comunicar bem?

A comunicação assertiva é uma das principais habilidades de um bom profissional. Essa competência indica que o indivíduo tem capacidade de se comunicar com os demais e, ainda, de conquistar e de convencer as pessoas, quando necessário.

Dessa forma, é evidente que o corretor de imóveis precisa ser assertivo ao se comunicar com seus clientes. Isso porque essa habilidade é fundamental não somente para a concretização da venda, mas também para a fidelização do cliente.

É claro que estes fatores não dependem somente da comunicação assertiva. O atendimento de qualidade é outro fator fundamental para garantir a satisfação do consumidor e, se você deseja saber mais sobre o tema, pode conferir o artigo que foi publicado no Blog da Arbo.

Entretanto, o que é comunicação assertiva de fato? Esta pode ser definida como a habilidade de transmitir informações de forma clara e respeitosa. Isso porque a comunicação assertiva pressupõe a criação de um diálogo, que tem o objetivo de contribuir com todos os envolvidos na interação.

No caso do corretor de imóveis, que precisa saber como se comunicar bem, a comunicação assertiva é essencial. No relacionamento com os clientes, o profissional precisa saber falar, mas também ouvir – e aqui está a importância de se estabelecer um diálogo claro e honesto.

Quais são as características de um profissional assertivo?

Segundo o Dicionário On-line de Língua Portuguesa, uma pessoa assertiva pode ser definida como “aquela que apresenta habilidades cognitivas e comportamentais que lhe permitem afirmar a própria personalidade sem expressar comportamentos passivos ou agressivos”.

Diante disso, é possível elencar algumas características que são inerentes aos profissionais assertivos, incluindo os corretores de imóveis:

  • São pessoas que, além de saber falar, tem a habilidade ouvir e de entender os outros;
  • São indivíduos que têm embasamento teórico sobre os assuntos que tratam;
  • São, também, pessoas que têm habilidade para intermediar relações, ou seja, para atuar como mediador de conversas nos mais diversos âmbitos;
  • São pessoas que prestam atenção às reações e às palavras de quem o ouve;
  • São indivíduos que buscam evolução contínua e que têm interesse em aprender e em desenvolver novas habilidades;
  • Por fim, são pessoas que sabem o momento e o local certo para falar o que desejam.

Conforme mencionado anteriormente, a comunicação assertiva não é um dom, mas sim uma habilidade que pode ser aprendida por qualquer pessoa. Diante disso, é importante que os profissionais, em especial os corretores de imóveis, conheçam algumas dicas para melhorar sua comunicação no ambiente profissional.

Corretor de imóveis: como se comunicar bem no ambiente profissional?

O corretor de imóveis pode aprender como se comunicar bem, assim como qualquer profissional. Para isso, pode iniciar sua prática por meio de ações simples:

Aprenda a ouvir

O primeiro passo para aprender como se comunicar bem é entender a importância de saber ouvir. Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não está baseada somente no ato de falar, mas também de escutar e de compreender o que está sendo dito por outras pessoas.

Aprender a ouvir é, também, uma habilidade que pode ser adquirida e, para isso, precisa ser praticada. Para isso, tente ouvir o que as pessoas de uma conversa têm a dizer e não as interrompa.

Outro ponto que merece atenção é o egocentrismo. Muitos profissionais, além de interromper os colegas, se colocam como centro da situação. Isso prejudica a interação social e, muitas vezes, é possível perceber que esses indivíduos causam desinteresse em seus colegas de trabalho e em seus clientes.

Conheça o tema

Conhecer o tema de uma conversa ou de uma apresentação é fundamental. Isso porque, ao ter conhecimentos sobre o assunto, o profissional consegue se expressar de forma mais assertiva e eficiente. Isso faz com que as pessoas se interessem pela interação.

No caso dos corretores de imóveis, é essencial que estes saibam, por exemplo, tudo sobre um determinado imóvel durante uma visita. Isso porque, ao falar sobre a casa ou o apartamento, o profissional irá passar segurança ao cliente, que tende a confiar no que está sendo dito.

Fique atento à intensidade da voz

Se você deseja saber como se comunicar bem, deve saber que a intensidade da voz é um dos pontos principais. Dessa forma, é importante que, antes de falar, você perceba o ambiente em que está inserido e adeque o volume de sua voz.

Usar a intensidade incorreta pode comprometer todo o entendimento do que está sendo dito. Ao falar muito baixo, você demonstra insegurança e, por isso, seus colegas de trabalho ou seus clientes podem não sentir confiança no que está sendo dito.

Outro ponto de atenção se refere à velocidade da fala: não fale muito rápido, já que isso prejudica a compreensão de quem o está ouvindo, nem muito devagar, uma vez que pode se tornar tedioso e cansativo.

Aja com naturalidade

Ao contrário do que muitos pensam, saber como se comunicar bem não envolve a criação de um personagem. A verdade é que você, como profissional, deve agir com naturalidade e ser você mesmo.

Não tente copiar a forma de falar e de apresentar de outra pessoa. As habilidades são aprendidas e demonstradas de formas diferentes e você tende a se destacar quando age de forma única e original.

Tenha opinião

A comunicação assertiva pressupõe a interação entre um emissor e um ou mais receptores. Isso porque seu objetivo é promover um diálogo entre os envolvidos. Nesse caso, é válido ressaltar que você deve ter – e defender – uma opinião.

Entretanto, isso não é suficiente. Para debater e mostrar suas considerações sobre determinado tema, você precisa ter embasamento, ou seja, não pode se apoiar em achismos que não possuem fundamento.

Uma dica importante é sempre conhecer o tema sobre o qual você deseja emitir uma opinião. Por isso, no caso do corretor de imóveis, é importante que o profissional esteja preparado para debater sobre diversos assuntos, o que demanda conhecimento e estudo.

Suponha, por exemplo, que o comprador de um apartamento o questione sobre valorização e rentabilidade de imóveis. Nesse caso, você precisa entender sobre o assunto e, ainda mais, aconselhá-lo sobre o melhor caminho.

Diante disso, fica evidente que o profissional deve – tanto em interações com seus colegas de trabalho quanto em conversas com os clientes – construir argumentos sólidos e demonstrar segurança ao abordá-los.

Dicas para se comunicar melhor com o cliente no mercado imobiliário

Corretor de imóveis: como se comunicar bem?

Atualmente, a comunicação com o cliente no mercado imobiliário ocorre de diversas formas. Se antes os consumidores iam até a imobiliária para encontrar a casa ou o apartamento ideal, hoje não saem sem antes verificar os imóveis em portais on-line.

Diante disso, é importante que os corretores de imóveis saibam como se comunicar não somente em uma conversa presencial, mas também em interações mediadas pela tecnologia, como ligações e mensagens instantâneas.

Em qualquer um dos casos, entretanto, é preciso estar atento a alguns pontos:

A clareza da mensagem

Ao se comunicar com um cliente – de forma verbal ou escrita –, o corretor precisa ser claro e objetivo. Para isso, evite construções frasais que possam causar duplas interpretações.

A apropriação da linguagem

A forma de lidar com um cliente que vai comprar seu primeiro imóvel é divergente da maneira de lidar com um investidor. Por isso, antes de se comunicar, você precisa verificar o perfil do cliente e, é claro, apropriar a linguagem.

O respeito ao cliente

Por fim, é necessário ressaltar que em qualquer comunicação o respeito é essencial. Entenda as necessidades do cliente e faça o possível para ajudá-lo na solução de problemas, mas sem pressioná-lo.

De fato, corretores de imóveis precisam deter muitas habilidades. Por isso, é importante que estejam em constante evolução profissional. Os parceiros da Arbo Imóveis passam por treinamentos relacionados às mais diversas áreas para que possam performar melhor a cada dia.

Para saber mais sobre como se comunicar bem, você pode conferir o vídeo Como me comunicar melhor – Como falar e se expressar melhor, publicado no canal Gislene Isquierdo, no YouTube. Veja:

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autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

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