25 de setembro de 2021

Como usar seu imóvel para conseguir empréstimo?

empréstimo-de-imóvel

Colocar um imóvel como garantia de um empréstimo pode ser uma alternativa positiva para se conseguir boas condições de pagamento. Mas antes de tomar essa decisão é preciso entender como a modalidade de crédito funciona.

O empréstimo com garantia de imóvel, ou home equity, é uma linha de crédito que vem se popularizando devido aos juros baixos e maior prazo de pagamento. Isso se dá pelo uso da garantia que traz mais segurança e confiança para o credor fornecer a quantia.

Como funciona um empréstimo com imóvel em garantia?

No Brasil, essa modalidade se dá a partir de uma alienação fiduciária. Ao oferecer ao banco seu bem como garantidor da operação, você transfere para ele pela alienação a posse do imóvel pelo período de pagamento da dívida.

Mesmo o credor tendo esse direito sobre o bem, o dono do imóvel ainda fica com a liberdade de usufruir, vender ou alugar o bem. Em caso de venda, o antigo proprietário quita a dívida ou novo passar a assumi-la.

Quais imóveis podem ser usados como garantia?

É possível colocar como garantia os seguintes tipos de imóveis:

  • Apartamento;
  • Casa;
  • Ponto comercial;
  • Terreno em condomínio;
  • E até galpão.

Como solicitar um empréstimo imóvel em garantia?

Existem alguns bancos e fintech que oferecem essa modalidade. A CashMe, por exemplo, é a maior especialista em empréstimo com garantia de imóvel.

Para solicitar, basta:

  • Acessar o site da CashMe e fazer uma simulação;
  • Depois avance no simulador para preencher seus cadastros e enviar sua proposta. 

Passos internos da empresa:

  • Um consultor entrará em contato para coletar sua documentação;
  • Depois seus dados passarão por três análises: crédito, jurídica e do imóvel;
  • Com tudo certo, sua solicitação será aprovada e receberá o contrato.

Com todas as etapas concluídas, o dinheiro entrará na conta.

Quais as vantagens desse tipo de empréstimo?

Existem diversas vantagens na contratação do home equity ou empréstimo com imóvel em garantia. Começando com as taxas de pagamento que são bem mais baixas comparado com outras linhas de crédito do mercado. Isso por causa da garantia por imóvel.

Dependendo da empresa, esses juros podem ser abaixo de 1%, facilitando o consumidor no momento de pagar o valor contratado. Além disso, o prazo para quitação é maior que outros modelos, principalmente comparado aos que são advindos do cartão de crédito.

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a compreender essa modalidade de crédito!


Conheça sobre as vantagens da Arbo Imóveis. Para as imobiliárias e incorporadoras, clique aqui. No entanto, se você está procurando por ótimos imóveis, confira a portal da Arbo. Veja também outros ótimos conteúdos sobre o setor imobiliário no Blog da Arbo Imóveis.

Postagens relacionadas

Dicas para montar um jardim vertical na sua casa

Quer levar a natureza para dentro do seu imóvel? O jardim vertical é uma excelente alternativa para aumentar o seu contato com a natureza sem sair de casa  Se você possui uma casa ou um apartamento, que pode ser grande ou pequeno, precisa saber que sempre há como levar aquele tom de verde e de […]

gestão de locações

Os desafios da nova gestão de locações: conheça o Arbo Rent

Sua imobiliária precisa melhorar os processos de gestão de locações? Veja como se preparar para o futuro desse mercado! A gestão de locações é uma das atividades mais desafiadoras do ramo imobiliário. Para garantir a segurança de locadores e locatários, é necessário ter processos bem planejados. Com clientes cada vez mais exigentes, é crucial implementar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *