12 de maio de 2022

Por que usar ferramentas de Business Intelligence na Imobiliária?

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As ferramentas de Business Intelligence são importantes para identificar e aproveitar oportunidades de mercado. Veja como implementá-las na sua imobiliária!

As ferramentas de Business Intelligence (BI) se tornaram indispensáveis para empresas que pretendam obter um lugar de destaque. Isso vale para qualquer segmento de mercado, mas é ainda mais valioso para o setor imobiliário, onde a maneira como o consumidor se comporta está mudando bastante.

Estudo publicado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em 2019 aponta o uso de novas tecnologias como um dos pilares do setor para os próximos 20 anos. Por isso, esse artigo do Blog da Arbo aborda o uso de soluções baseadas em BI para aperfeiçoar o fluxo de trabalho das imobiliárias. Confira!

Afinal, o que é Business Intelligence (BI)?

Business Intelligence é um conceito que se refere ao uso estratégico de dados dentro de uma organização. Para isso, deve existir uma estrutura de coleta, armazenamento e processamento de dados que vêm de diversas fontes. Depois de processados, eles são convertidos em informações úteis para os gestores de uma empresa.

A aplicação do BI pode ocorrer em qualquer setor e contribui para aperfeiçoar cada processo dentro de um ciclo de melhoria contínua. Com isso, seu negócio desenvolve padrões de desempenho cada vez mais elevados, o que favorece o cliente e torna sua experiência mais completa e satisfatória.

O trabalho com BI é implementado com o uso de sistemas de automação capazes de fornecer informações extremamente detalhadas. A partir delas, é possível determinar se os resultados da empresa são condizentes com seu planejamento estratégico e propor ajustes quando necessário.

Dito de outra forma, as ferramentas de Business Intelligence são a base para a tomada de decisão em todos os aspectos gerenciais. É uma maneira de aproveitar todo o volume de dados que circula pela empresa diariamente para mapear o cenário em que ela está inserida e como ela deve caminhar dentro dele.

Por que sua imobiliária deve investir em Business Intelligence?

Business Intelligence e vantagem competitiva
Investir em Business Intelligence traz uma vantagem competitiva importante.

Há uma série de benefícios em investir em ferramentas de Business Intelligence dentro do mercado imobiliário. Afinal, esse é um dos setores mais afetados pelos novos padrões estabelecidos pela transformação digital

A lista de desafios inclui compreender o novo comportamento do consumidor dentro do mundo conectado e descobrir maneiras de chegar até ele. Veja como investir em BI pode ser um fator decisivo para colocar sua marca à frente da concorrência.

Conhecimento sobre o cliente

Toda empresa precisa ter o máximo possível de informações sobre o cliente para guiar o desenvolvimento de suas campanhas de marketing e melhorar os fluxos de atendimento, entre outras tantas demandas operacionais. Como estamos todos sempre conectados à internet e usando muitos canais de comunicação, os dados chegam de fontes diversas.

A função do BI, portanto, é reunir os dados que chegam de todos os pontos e unir em um sistema só. Além disso, esses dados devem ser transformados em informação que possa ser lida de maneira intuitiva, por meio de gráficos, diagramas e outros recursos que facilitam a visualização do cenário.

Identificação de oportunidades

O conhecimento adquirido sobre seus clientes atuais e o público-alvo que você pretende alcançar com sua marca indicará os próximos passos para a estratégia da empresa. Unidas a uma boa visão sobre o que a concorrência tem feito, tais informações ajudam a identificar as melhores oportunidades de negócio para cada momento.

As ferramentas de Business Intelligence trabalham lado a lado com o conceito de Big Data, que torna os anúncios imobiliários mais efetivos. O imóvel certo chega ao cliente certo. 

Processos otimizados

Em meio à correria do dia a dia, às vezes fica difícil baixar um pouco o ritmo para entender o que realmente está acontecendo e de onde os problemas vem. Um bom sistema baseado em Business Intelligence aponta de forma mais visual onde estão os gargalos no processos em cada setor da imobiliária.

Decisões assertivas

Conhecendo os pontos problemáticos, os gestores conseguem estabelecer planos de ação condizentes com o momento atual e com as demandas futuras. Assim, além de identificar e reduzir as falhas recorrentes, é possível preparar o negócio para os desafios que virão. Com decisões mais assertivas, vem a chance de melhorar os resultados em termos de faturamento e lucro.

Vantagem competitiva

Estamos exatamente em um momento de transição, no qual muitas empresas estão migrando dos processos e ferramentas tradicionais para os que utilizam as novas tecnologias. Por isso, há uma grande oportunidade para quem se adapta mais rápido. 

Investir em ferramentas de Business Intelligence para sua imobiliária significa reagir com mais agilidade a uma tendência forte do mercado. As empresas que enxergam essa necessidade e se preparam têm um diferencial bastante relevante em uma área tão competitiva.

Como implementar o Business Intelligence na sua imobiliária?

Antes mesmo de escolher as ferramentas necessárias para aplicar o conceito de BI dentro da sua empresa, é importante definir com clareza qual será o objetivo. Isso dará o direcionamento para a estruturação de uma estratégia adequada. Tais objetivos podem envolver aumento de market share, redução de custos, aumento no faturamento, entre outros aspectos.

Depois de determinar seus objetivos, estabeleça os indicadores de desempenho pertinentes à sua estratégia. É com base neles que você conseguirá definir metas a serem alcançadas e planos de ação para cada uma. 

Que ferramentas de Business Intelligence você pode utilizar?

Importância das ferramentas de Business Intelligence
Ferramentas de Business Intelligence ajudam a compreender o que acontece dentro da empresa.

Enfim, chegou o momento de escolher a ferramenta que vai ajudar sua imobiliária a atingir as metas determinadas previamente. Tenha sempre em mente que essa solução precisa possibilitar uma visualização mais intuitiva do que acontece dentro da área em que ela será aplicada.

Além disso, como os processos dentro de uma organização são compostos por vários setores e cada um tem demandas específicas, o sistema a ser utilizado deve proporcionar integração entre as equipes.

Evidentemente, sua equipe deve ser preparada para utilizar a ferramenta. Afinal, não adianta ter um sistema bastante avançado se sua utilização não for implantada na rotina do time. Além disso, a ferramenta não trará resultados sozinha. Quem vai utilizá-la precisa entender o significado das informações que ela traz.

CRM para imobiliária

Um bom sistema de CRM (Customer Relationship Manager) faz toda a diferença, ainda mais quando é feito sob medida para as características do setor imobiliário. Esse tipo de sistema reúne todos os dados sobre cada cliente e os converte em informações úteis para os próprios corretores e todas as áreas de suporte.

O CRM desenvolvido pela Arbo, por exemplo, apresenta um painel de gestão onde você tem acesso às informações essenciais sobre sua carteira de imóveis e o fluxo de captação e atendimento de leads. O funil de vendas permite acompanhar o histórico de negociações entre proprietários e clientes.

A cada etapa, os corretores recebem notificações em um aplicativo instalado em seus smartphones e podem agir rapidamente. Os leads obtidos são acompanhados em tempo real e toda a gestão das negociações pode ser feita diretamente pela plataforma. Com isso, a experiência do cliente melhora significativamente, já que ele pode ser atendido de qualquer lugar. 

A plataforma também reduz a burocracia na gestão dos contratos. Todo o processo de coleta e assinatura da documentação é online, graças à tecnologia de assinatura digital. Dessa forma, sua equipe ganha produtividade e pode se dedicar a outras tarefas importantes no andamento do negócio. 

Os parceiros da Arbo também contam com apoio de uma equipe multidisciplinar que presta assessoria à sua imobiliária a todo momento. O objetivo é assegurar que seu negócio terá os melhores resultados com o uso da plataforma.

Para facilitar ainda mais a gestão, a Arbo automatiza o cadastro dos seus imóveis nos maiores portais do Brasil, como OLX, Zap e Viva Real, e desenvolve os anúncios deles no Google e no Facebook com base em Big Data. Além disso, sua imobiliária pode ter um site personalizado com as melhores ferramentas de navegação e busca para os visitantes.

Para saber mais sobre nossas soluções e garantir seu lugar no futuro, é só entrar em contato com nosso time. Chegou a hora de levar as melhores ferramentas de Business Intelligence para dentro da sua imobiliária.

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