13 de maio de 2022

IGP-M | O que é IGP-M? Entenda esse índice

Solucione todas as suas dúvidas do sobre o IGP-M ! Saiba o que é o Índice Geral de Preços do Mercado e por que ele influencia no mercado imobiliário.

De acordo com a pesquisa mais recente do Banco Central (BC), foi divulgada a sexta edição de 2019 do Boletim Focus, que consiste em um relatório de mercado e é publicado semanalmente com as previsões de 100 analistas financeiros sobre os mais variados indicadores da economia do Brasil. Para o mercado imobiliário, o IGP-M é o índice que reajusta os alugueis.

O que é?

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) é uma variação do Índice Geral de Preços (IGP), que é acumulado todos os meses. O indicador tem como objetivo registrar a inflação de produtos industriais e agropecuários vendidos em atacado, assim como de bens e serviços vendidos ao consumidor no varejo e de custos do âmbito da construção civil.

O IGP-M monitora a variação de custos para verificar o processo de movimentação dos preços. Assim, quanto mais elevado for o valor dos itens relacionado ao mês anterior, maior será o indicador.  Em contrapartida, sem o valor diminuir em algum mês, consequentemente, o índica cai.

Para o investidor, o aumento geralmente significa que o dinheiro valerá um pouco menos, uma vez que a maioria dos rendimentos não é corrigida em decorrência da inflação.

Para que serve o IGP-M?

O aluguel é reajustado todos os anos, de acordo com o IGP-M. Este é oficialmente o índice de correção mais usado em todo o país. Isso porque o aluguel do imóvel, que é uma das principais contas do mês de muitos brasileiros, sofre o reajuste por uma forma simples de entender.

O responsável pelo cálculo é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O valor desse índice é usado como base para calcular reajustes de tarifas no setor da construção civil, como energia elétrica, por exemplo, além de contratos de aluguel comercial ou residencial.

Cálculo do IGP-M 2019

Quer saber como é feito o cálculo do IGP-M 2019? Então fica de olho:

Valor do aluguel atual x (1 + IGP-M acumulado no último ano) = reajuste do valor.

Confira exemplo:

Valor do aluguel: R$ 2.000,00

IGP-M acumulado no ultimo ano: 12%

Valor do reajuste = 2.000,00 X (1 + 0,12) = R$ 2.240,00

Viu como é fácil calcular o IGP-M.

Fonte: FGV

Postagens relacionadas

pós-venda no mercado imobiliário

Pós-venda: o que é e como fidelizar clientes?

A etapa de pós-venda é essencial para garantir a satisfação dos clientes e, com isso, fidelizá-los. Nesse texto você vai conhecer o conceito e, também, aprender a aplicá-lo em sua imobiliária Você, com certeza, já deve ter ouvido falar em pós-venda, não é mesmo?! Por mais que o conceito seja conhecido no mercado imobiliário – […]

gatilhos mentais

Gatilhos mentais: como as reações automáticas afetam o consumidor

Intuições e emoções pesam mais na decisão de compra do que você imagina. Saiba como os gatilhos mentais influenciam a mente humana! Quem trabalha com marketing e vendas certamente já ouviu falar dos famosos gatilhos mentais. O que você talvez não saiba é que há uma extensa lista de estudos científicos acerca de sua eficácia […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *