Solucione todas as suas dúvidas do sobre o IGP-M ! Saiba o que é o Índice Geral de Preços do Mercado e por que ele influencia no mercado imobiliário.
De acordo com a pesquisa mais recente do Banco Central (BC), foi divulgada a sexta edição de 2019 do Boletim Focus, que consiste em um relatório de mercado e é publicado semanalmente com as previsões de 100 analistas financeiros sobre os mais variados indicadores da economia do Brasil. Para o mercado imobiliário, o IGP-M é o índice que reajusta os alugueis.
O que é?
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) é uma variação do Índice Geral de Preços (IGP), que é acumulado todos os meses. O indicador tem como objetivo registrar a inflação de produtos industriais e agropecuários vendidos em atacado, assim como de bens e serviços vendidos ao consumidor no varejo e de custos do âmbito da construção civil.
O IGP-M monitora a variação de custos para verificar o processo de movimentação dos preços. Assim, quanto mais elevado for o valor dos itens relacionado ao mês anterior, maior será o indicador. Em contrapartida, sem o valor diminuir em algum mês, consequentemente, o índica cai.
Para o investidor, o aumento geralmente significa que o dinheiro valerá um pouco menos, uma vez que a maioria dos rendimentos não é corrigida em decorrência da inflação.
Para que serve o IGP-M?
O aluguel é reajustado todos os anos, de acordo com o IGP-M. Este é oficialmente o índice de correção mais usado em todo o país. Isso porque o aluguel do imóvel, que é uma das principais contas do mês de muitos brasileiros, sofre o reajuste por uma forma simples de entender.
O responsável pelo cálculo é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O valor desse índice é usado como base para calcular reajustes de tarifas no setor da construção civil, como energia elétrica, por exemplo, além de contratos de aluguel comercial ou residencial.
Cálculo do IGP-M 2019
Quer saber como é feito o cálculo do IGP-M 2019? Então fica de olho:
Valor do aluguel atual x (1 + IGP-M acumulado no último ano) = reajuste do valor.
Confira exemplo:
Valor do aluguel: R$ 2.000,00
IGP-M acumulado no ultimo ano: 12%
Valor do reajuste = 2.000,00 X (1 + 0,12) = R$ 2.240,00
Viu como é fácil calcular o IGP-M.
Fonte: FGV