19 de setembro de 2021

IGM-P | O que é IGP-M? Entenda esse índice

Solucione todas as suas dúvidas do sobre o IGP-M ! Saiba o que é o Índice Geral de Preços do Mercado e por que ele influencia no mercado imobiliário.

De acordo com a pesquisa mais recente do Banco Central (BC), foi divulgada a sexta edição de 2019 do Boletim Focus, que consiste em um relatório de mercado e é publicado semanalmente com as previsões de 100 analistas financeiros sobre os mais variados indicadores da economia do Brasil. Para o mercado imobiliário, o IGP-M é o índice que reajusta os alugueis.

O que é?

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) é uma variação do Índice Geral de Preços (IGP), que é acumulado todos os meses. O indicador tem como objetivo registrar a inflação de produtos industriais e agropecuários vendidos em atacado, assim como de bens e serviços vendidos ao consumidor no varejo e de custos do âmbito da construção civil.

O IGP-M monitora a variação de custos para verificar o processo de movimentação dos preços. Assim, quanto mais elevado for o valor dos itens relacionado ao mês anterior, maior será o indicador.  Em contrapartida, sem o valor diminuir em algum mês, consequentemente, o índica cai.

Para o investidor, o aumento geralmente significa que o dinheiro valerá um pouco menos, uma vez que a maioria dos rendimentos não é corrigida em decorrência da inflação.

Para que serve o IGP-M?

O aluguel é reajustado todos os anos, de acordo com o IGP-M. Este é oficialmente o índice de correção mais usado em todo o país. Isso porque o aluguel do imóvel, que é uma das principais contas do mês de muitos brasileiros, sofre o reajuste por uma forma simples de entender.

O responsável pelo cálculo é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O valor desse índice é usado como base para calcular reajustes de tarifas no setor da construção civil, como energia elétrica, por exemplo, além de contratos de aluguel comercial ou residencial.

Cálculo do IGP-M 2019

Quer saber como é feito o cálculo do IGP-M 2019? Então fica de olho:

Valor do aluguel atual x (1 + IGP-M acumulado no último ano) = reajuste do valor.

Confira exemplo:

Valor do aluguel: R$ 2.000,00

IGP-M acumulado no ultimo ano: 12%

Valor do reajuste = 2.000,00 X (1 + 0,12) = R$ 2.240,00

Viu como é fácil calcular o IGP-M.

Fonte: FGV

Postagens relacionadas

Veja dicas de filmes sobre o mercado imobiliário

Quer se tornar um corretor de imóveis ou investir no mercado imobiliário? Então essa lista recheada de dicas de filmes é para você Os corretores de imóveis sabem que, para alcançar sucesso profissional, precisam ter um excelente desempenho em suas vendas. Já os investidores do mercado imobiliário têm conhecimento de que devem estar sempre atentos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *