19 de abril de 2024

Saiba tudo ao buscar imobiliárias em Curitiba

imobiliarias-em-Curitiba

Está em busca de ótimas imobiliarias em Curitiba? Então confira todas as informações para encontrar o imóvel ideal na capital paranaense

Morar na capital paranaense significa poder desfrutar de muitas vantagens, como viver com ótima qualidade de vida e com bem-estar. Por isso, encontrar boas imobiliarias em Curitiba é uma excelente opção que ajuda no momento da mudança residencial.

Em 2020, Curitiba era a oitava cidade mais populosa do país, com 1,9 milhões de habitantes, segundo dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A capital paranaense é, também, famosa pelas baixas temperaturas e pela infraestrutura que oferece a seus moradores.

O momento de assinar um contrato imobiliário engloba a escolha do município e o que ele pode propiciar para o seu maior conforto e bem-estar. Diante disso, que tal saber mais sobre a história de Curitiba e sobre seu desenvolvimento territorial?

Antes de buscar por imobiliarias em Curitiba, conheça o município

O município foi fundado com o nome “Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais”. A mudança para a denominação de Curitiba aconteceu em 1721, a partir da visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho. Um fato interessante é que a palavra tem derivação Guarani: “kur yt yba”, que significa “lugar cheio de pinheiros”.

A capital paranaense foi colonizada por europeus, por asiáticos e por africanos. No entanto, até o século XVIII, a cidade era formada, na maior parte, por índios, por portugueses e por espanhóis. Esse cenário mudou apenas na segunda metade do século XIX, com o aumento da vinda de imigrantes. 

Clima

A capital mais fria do Brasil, como é chamada Curitiba pelos moradores, tem 21°C como a temperatura média de verão. Aliás, não é difícil encontrar um curitibano que afirma que o município apresenta todas as estações em um único dia. Isso porque a cidade dispõe de uma grande variação térmica.

Saiba tudo ao buscar imobiliárias em Curitiba

Por isso, se prepare para o frio com uma “japona”, expressão usada pelos habitantes da região que designa as jaquetas e os agasalhos de inverno. As geadas são bastante comuns na cidade, principalmente entre os meses de julho e de agosto.

Áreas ambientais

Antes de pesquisar por imobiliarias em Curitiba, saiba que o meio ambiente é uma das principais preocupações da região. A capital paranaense possui 64,5 m² de área verde por morador, segundo o site da Prefeitura Municipal. Diante dessa situação, a política de áreas verdes da região visa utilizar o mais elevado possível dos seguintes benefícios: os ecológicos, os econômicos e os sociais oferecidos pela vegetação.

Além disso, a cidade também possui inúmeras opções que fazem a rotina ficar menos estressante e, consequentemente, mais agradável. Um ótimo passeio para realizar com a família é no parque Barigui. O local é considerado um dos lugares preferidos de quem gosta de praticar atividades esportivas ou de aproveitar o tempo de lazer ao ar livre.

Saiba tudo ao buscar imobiliárias em Curitiba

O parque Barigui inclui em sua extensão três bosques de floresta nativa e de animais como as garças-brancas, as preás, os quero-queros, os tico-ticos e o conhecido jacaré-do-papo-amarelo. Pensando nisso, encontrar um imóvel perto dessa área de lazer, com o auxílio de ótimas imobiliarias em Curitiba, pode ser uma boa decisão. 

Outro espaço verde muito visitado pelos moradores da cidade é o parque Tanguá. O local abrange uma área de 235 mil m² e apresenta uma rica fauna, que inclui diversos animais, como os patos silvestres, os morcegos, os tatus, os jaçanã, os joão de barro, as cobras d’água e as jararacas. 

Além de ser um dos principais pontos turísticos do município, o parque Tanguá abrange muito mais do que o turismo. O local participa de um projeto de conservação ambiental da bacia do rio Barigui e por esse motivo, o lugar é muito importante para a capital paranaense. 

Aliás, você já deve ter visto alguma foto do mais famoso ponto turístico de Curitiba: o Jardim Botânico. A área é uma unidade de conservação que está em um local que contempla 178 mil m², sendo que 40% do espaço é constituído por um bosque de conservação definitivo.

imobiliarias-em-Curitiba

Quem visita o Jardim Botânico aponta que o principal atrativo é sua estufa, que inclusive é um dos principais símbolos de Curitiba. A estrutura é composta por ferro e por vidro, isso sem falar que em seu interior há diversas espécies nativas da floresta atlântica nacional. 

Educação

A capital paranaense está localizada em uma região que contém excelentes instituições de ensino. Isso porque as escolas e as faculdades são referências no país. A UFPR (Universidade Federal do Paraná) é um exemplo de ótima qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão acadêmica. O estabelecimento de educação superior, que está situado na região central curitibana, é uma das primeiras universidades do Brasil. 

Saiba tudo ao buscar imobiliárias em Curitiba

A instituição, que iniciou suas atividades em 1912, apresenta uma arquitetura exuberante e contém uma história que envolve lutas e conquistas. Atualmente, a UFPR é uma das maiores marcas da educação paranaense.

Ademais, Curitiba também possui outras instituições de ensino superior que apresentam elevados índices na educação. Um exemplo é a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que, além de ser um importante centro educacional, possui uma história peculiar.

A instituição, que antes era classificada como uma faculdade, passou a ser universidade a partir da junção com o Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná). Por esse motivo, a UTFPR possui em seu histórico um importante marco na educação profissional.

Hospitais

Apesar de não pretender se utilizar dos serviços oferecidos por um hospital, morar próximo de uma instituição de saúde pode ser um fator determinante para quem busca ótimas imobiliarias em Curitiba. São oferecidos diversos estabelecimentos médicos que atendem a capital paranaense. 

O Hospital da Mulher e Maternidade Nossa Senhora de Fátima possui uma infraestrutura que inclui consultórios, pronto-atendimento, centro cirúrgico, UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal, ambulatório, alojamento conjunto, sala do recém-nascido e farmácia hospitalar. 

A instituição hospitalar está localizada na região central de Curitiba. Para as gestantes, é mais confortável e prático residir perto desse hospital, que é referência no atendimento às mulheres grávidas. Um importante aspecto para se considerar antes de pesquisar por imobiliarias em Curitiba.

Além disso, há o Hospital das Clínicas da UFPR. O estabelecimento médico apresenta mais de 600 leitos, ambulatórios, consultórios, salas de cirurgias e UTIs. O hospital pertence à rede pública de Curitiba e, por ser universitário, atende todas as especialidades.

imobiliarias-em-Curitiba

Isso sem falar no Hospital Vita, que possui uma qualificação especial no atendimento de cardiologia, de ortopedia, de neurologia e de oncologia. A instituição médica conta com duas unidades, localizadas nos bairros Alto e Batel. A entidade também oferece serviço para urgência de saúde, para exames, para consultas, para hemoterapia, para cirurgias simples e para procedimentos de alta complexidade.

O Hospital do Trabalhador é uma outra ótima opção para residir com proximidade. A instituição médica pertence à rede pública e é mantida pela Prefeitura Municipal de Curitiba. A entidade hospitalar é especializada no atendimento de emergência, de pediatria, de neurologia, de ginecologia, de obstetrícia, de cardiologia e de ortopedia. 

Transporte público

O transporte público da capital paranaense é considerado um dos mais eficazes do país. Os aspectos inovadores de mobilidade do município contribuem para que a região seja vista como uma das pioneiras no tema da modernização nacional. 

Antes de pesquisar por boas imobiliarias em Curitiba, saiba que os veículos coletivos de locomoção apresentam uma ótima qualidade de deslocamento e irão atender às suas necessidades. O transporte público curitibano é administrado pela Urbs (Urbanização de Curitiba) e dispõe de um sistema “tronco-alimentador”, que são terminais que têm conexão em outros lugares estratégicos do município.

imobiliarias-em-Curitiba

Além disso, o Sistema Expresso é uma empresa curitibana que foi fundada em 1974. A empresa agiliza muito a rotina de diversas famílias, visto que os ônibus circulam sem congestionamentos e só param para os semáforos que estão ao longo do percurso e para realizar o embarque e o desembarque de passageiros.

Fora as ótimas imobiliarias em Curitiba, a cidade tem como destaque as estações-tubo. As estruturas são famosas nacionalmente, já que são pontos de parada e partida das linhas diretas e das expressas. Os ônibus que apresentam em seus trajetos as estações-tubo não possuem cobradores e o pagamento é realizado na estação ou próximo aos portões dos terminais.

Gastronomia

A capital paranaense possui diversos pratos típicos, como o Barreado. Esse prato consiste em uma carne desfiada, um molho saboroso e uma cozida em panela de barro por mais de 12 horas. Um conselho para quem deseja experimentar essa refeição é visitar o restaurante Farnel. 

imobiliarias-em-Curitiba

O pinhão também é outra iguaria que se destaca no município. Aliás, saiba que entre os meses de maio e julho estão relacionadas a alta da produção da semente. Por esse motivo os curitibanos costumam servi-lo em forma de bolinhos, acompanhando massas, risotos e até na sobremesa.

Outro prato típico do município é a carne de onça. Sim, esse é o nome da refeição, mas não se preocupe, pois não é preciso matar uma onça para saborear. O prato é composto por filé mignon ou patinho. Se você ficou com vontade de saborear a carne de onça, nossa dica é procurar por um bar do Alemão.

Os melhores bairros atendidos pelas imobiliarias em Curitiba

Uma consideração importante para quem está planejando morar na capital paranaense são os inúmeros bairros que compõem a estrutura do município. Antes de pesquisar por ótimas imobiliárias em Curitiba, veja as principais informações sobre os bairros da região. 

Centro

Saiba tudo ao buscar imobiliárias em Curitiba

Alugar apartamento no Centro de Curitiba está entre um dos melhores investimentos imobiliários. Isso porque o local dispõe aos seus moradores praticidade para resolver as pendências sem precisar sair da região, devido à ótima localização em que está situada. 

A arquitetura do local é uma das características que mais chama a atenção das pessoas que buscam por uma casa à venda no Centro de Curitiba. O bairro está bem preservado e repleto de atrações turísticas e de áreas verdes, como o Centro Cultural Teatro Guaíra e o parque Passeio Público, que ressaltam o ambiente curitibano. 

E quem procura por casas para alugar no Centro de Curitiba precisa saber que o bairro oferece uma excelente educação. Entre as mais importantes opções de escolas no Centro se destacam os colégios Decisivo e Bom Jesus. Além disso, no ensino superior, a UFPR é destaque entre as demais pela grande estrutura e pelo ensino de qualidade. 

Portanto, encontrar um apartamento à venda no Centro de Curitiba também é uma boa decisão. A região desfruta de comodidade e de bem-estar aos moradores, sem falar que você economiza com combustível para se deslocar e encontra produtos com os melhores preços da cidade.

Água Verde

Saiba tudo ao buscar imobiliárias em Curitiba

Antes de alugar apartamento em Água Verde, bairro tradicional de Curitiba, saiba que o local recebe este nome devido ao rio que corta o local. A região chama a atenção por ser bem arborizada e por estar próxima da zona central da cidade. 

O bairro possui uma localização privilegiada, então é ótimo para quem procura um apartamento à venda em Água Verde. Além de fazer limite com o Centro, a região é rodeada por outras importantes regiões da cidade, como Batel e Rebouças. O local possui facilidade de mobilidade com o transporte público, já que conta com diversas linhas de ônibus que dão acesso a todos os cantos de Curitiba. 

A região desfruta de um comércio rico, com destaque para o Shopping ÁguaVerde e para as lojas de decoração, especialmente as que estão localizadas na rua Iguaçu e na avenida Getúlio Vargas. O bairro disponibiliza grandes áreas de lazer, como o Estádio Joaquim Américo Guimarães e o MAI (Museu de Arte Indígena). Por isso, encontrar uma casa à venda em Água Verde é também uma boa escolha. 

Além disso, quem procura por casas para alugar em Água Verde pode aproveitar a beleza arquitetônica do bairro, que mescla os prédios históricos com os modernos. Desse modo, a região traz um contraste ao ambiente e promove uma excelente qualidade de vida aos seus moradores.

Batel

Saiba tudo ao buscar imobiliárias em Curitiba

Alugar apartamento em Batel significa estar em um bairro nobre de Curitiba. O local abriga diversos prédios de luxos e é uma região extremamente valorizada devido à sofisticação dos imóveis. Então, se você busca conforto e qualidade de vida, procurar uma casa à venda em Batel também é uma ótima escolha. 

O bairro desfruta de uma gastronomia de alto padrão. A região abriga os restaurantes mais conhecidos da cidade e, também, dois shoppings repletos de lojas de estilistas e de marcas famosas. 

As casas para alugar em Batel apresentam muitas áreas verdes ao redor, como a Praça do Japão e o Parque Gomm. Além disso, é atravessado pela avenida Visconde de Guarapuava e pela rua Francisco Rocha, que liga a região a outros lugares no município. 

Encontrar um apartamento à venda em Batel é, sem dúvidas, viver em um ambiente repleto de atrações e de tranquilidade. Isso sem falar que o bairro é considerado uma das melhores regiões para residir em Curitiba.

Portão

Saiba tudo ao buscar imobiliárias em Curitiba

Alugar apartamento em Portão significa estar em um dos bairros mais procurados para morar em Curitiba, isso devido ao grande número de linhas de ônibus que passam pela região e à facilidade de acesso ao comércio, às instituições de ensino e às atrações turísticas. 

As casas para alugar em Portão contemplam espaços para quem gosta de fazer roteiros turísticos, como o Portal da Cultura. Não obstante, a região está próxima do Bosque Fazendinha e do Parque Guairacá. 

A educação é muito priorizada no Portão, já que o bairro conta com algumas das melhores instituições de Curitiba. A região abrange excelentes escolas, como os colégios Sesi e Martinus. No ensino superior, a Faculdade Padre João Bagozzi se destaca por contribuir de forma positiva com o futuro dos estudantes. Por isso, encontrar um apartamento à venda em Portão é uma boa escolha. 

Esses e outros motivos fazem com que a procura de casa à venda em Portão seja tão frequente. Portanto, não perca tempo e desfrute dos benefícios de residir no bairro.

Cabral

imobiliarias-em-Curitiba

Alugar apartamento em Cabral, bairro situado em Curitiba, significa poder unir o ambiente residencial ao comercial. Diante disso, é possível resolver todas as pendências do cotidiano sem precisar se deslocar para muito longe. 

O destaque turístico da região fica por conta da Igreja Católica Senhor Bom Jesus do Cabral e do clube de campo Graciosa Country Club. Apesar destas sugestões, o bairro não decepciona no quesito gastronomia, já que detém importantes bares e restaurantes. Por isso, encontrar um apartamento à venda em Cabral pode ser muito vantajoso. 

A localização do bairro é excelente, pois abrange vias essenciais para o deslocamento em outros bairros curitibanos, como as avenidas Paraná e Prefeito Erasto Gaertner. O local também conta com a presença do setor de Ciências Agrárias e do Hospital Veterinário da UFPR. 

Antes de você procurar por uma casa à venda no Cabral, saiba que as instituições de ensino superior são importantes para a cidade, pois propiciam o desenvolvimento econômico do município. 

As arquiteturas dos prédios do bairro encantam quem as observa. Isso sem falar que as casas para alugar em Cabral também são sinônimo de qualidade de vida e de comodidade. Vale a pena conhecer a região!

Bigorrilho

imobiliarias-em-Curitiba

Alugar um apartamento em Bigorrilho é estar em um bairro de Curitiba que oferece toda a estrutura necessária para morar com comodidade e com qualidade de vida. Um dos principais destaques da região é a abundância de áreas verdes, que podem ser encontradas tanto em ambientes residenciais como em ambientes comerciais. 

Antes de pesquisar por imobiliarias em Curitiba, saiba que o local é considerado um bairro verticalizado, visto que é composto, em sua maioria, por prédios. As casas para alugar em Bigorrilho também possuem uma localização privilegiada, com acesso a importantes vias, como as ruas Martim Afonso e Padre Agostinho, e está próximo aos bairros Batel, Mercês, Campina do Siqueira e Santo Inácio. 

O bairro chama atenção, principalmente, pelas suas árvores, que ficam coloridas na primavera. Além disso, há a presença do Parque Barigui e de seu extenso lago, que é uma verdadeira atração para os turistas. Por isso, procurar por uma casa à venda em Bigorrilho é também muito vantajoso. 

O bairro, dentre os diferenciais, possui os melhores bares e restaurantes da cidade e oferece segurança aos seus moradores, devido ao constante monitoramento nas vias do bairro. Desse modo, encontrar um apartamento à venda em Bigorrilho é ideal para residir com a família e para conviver com os amigos.

Vila Izabel

imobiliarias-em-Curitiba

Alugar apartamento na Vila Izabel é saber que está em um bairro pequeno, com apenas 1 km² de área, situado em Curitiba. O local recebeu este nome em homenagem à rainha de Portugal, Izabel de Aragão, e está ao lado de regiões importantes, como o Batel, o Portão e o Seminário. 

O bairro apresenta excelentes empreendimentos residenciais e possui um amplo comércio, como supermercados e farmácias. Além disso, as casas para alugar na Vila Izabel estão próximas de escolas e de faculdades populares entre os moradores, como o Colégio da Polícia Militar do Paraná e a Faculdade Paranaense. 

A gastronomia do bairro também chama atenção e dispõe de várias opções, como os restaurantes Pantucci e Haná Japanese Cuisine. Para quem gosta da vida noturna, o local também desperta interesse com bares e com espaços de shows na região. Por isso, procurar por uma casa à venda na Vila Izabel é também muito vantajoso. 

Morar na região é sinônimo de praticidade e de qualidade de vida. Portanto, a infraestrutura que o bairro oferece faz com que seja uma boa escolha para residir com a família. Pesquise também por um apartamento à venda na Vila Izabel.

Campo Comprido

imobiliarias-em-Curitiba

As casas para alugar em Campo Comprido estão em um bairro grande em Curitiba, que tem se desenvolvido mais a cada ano. A região possui um imenso investimento imobiliário, com muitos condomínios residenciais de alto padrão e amplos comércios, que tornam a rotina dos moradores mais prática. 

Na região, estão estabelecidas instituições que garantem excelentes níveis de ensino, como o Colégio Efetivo e a Escola Ecológica. No ensino superior, o bairro está próximo das universidades Positivo e da Tecnológica Federal do Paraná. Por isso, procurar por uma casa à venda em Campo Comprido é também muito vantajoso. 

O bairro dispõe de cuidados com a saúde, por meio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que oferece leitos de internamento 24 horas por dia, e do Instituto de Neurologia de Curitiba, um hospital privado de tratamento e de cirurgia do sistema nervoso.  Vale a pena pesquisar por um apartamento à venda em Campo Comprido. 

Desse modo, alugar apartamento em Campo Comprido também possibilita uma maior qualidade de vida e grandes benefícios aos moradores. Não perca tempo e desfrute dos melhores empreendimentos da região.

E aí, o que achou dos bairros apresentados nesse artigo? Confira outras regiões ideais para residir em Curitiba. Não obstante, o canal Paraná Drone, no Youtube, fez um compilado de registros com a participação de alguns dos pontos turísticos do município. Vamos assistir?!

As imagens do canal Paraná Drone, gravadas em setembro de 2019, são agradáveis e exuberantes. O registro aponta lugares importantes de Curitiba, como: o bairro Ecoville, a praça do Japão, o parque Barigui e o Bosque do Alemão. Há também outros pontos turísticos, como a Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer.

Afinal, quais são as melhores imobiliarias em Curitiba?

Contigo Imóveis

A Contigo Imóveis visa, principalmente, realizar um atendimento que proporciona soluções para todas as dificuldades do consumidor. Isso sem falar que a imobiliária investe na modernização e disponibiliza um sistema de controle de administração.

A empresa do ramo imobiliário dispõe de várias alternativas de ofertas para compra e para venda de imóveis residenciais e comerciais. Se você tem interesse em alugar apartamento em Curitiba, veja todas as alternativas disponíveis da Contigo Imóveis.

A imobiliária Contigo Imóveis está situada na avenida Luiz Xavier, número 68, na região central de Curitiba.

Imóveis de Primeira

A Imóveis de Primeira é uma empresa que possui especialização em consultoria de imóveis. A imobiliária foi fundada em 2015 por dois conceituados corretores residenciais e, também, realiza os seus atendimentos na região curitibana.

Atualmente, a Imóveis de Primeira é uma das imobiliárias que mais se desenvolvem no mercado imobiliário de Curitiba. A empresa apresenta um vasto portfólio de propriedades e de empreendimentos. 

A imobiliária possui um ótimo método de atendimento e o suporte personalizado aos consumidores. Essa ação faz com que a estrutura provoque mais praticidade e mais segurança para o cliente que busca adquirir um novo imóvel.

Se você estiver pesquisando por um apartamento para alugar em Curitiba, saiba que a Imóveis de Primeira disponibiliza as melhores alternativas. Por isso, confira todas as opções disponíveis na empresa.

GreenVille

A GreenVille iniciou suas atividades no mercado imobiliário em 1997. A imobiliária atua no Brasil e no exterior, principalmente no segmento de imóveis de luxo, de corporativos, de fazendas, de usinas e mineradoras. Se você procura realizar um bom negócio, a empresa é perfeita para te auxiliar. 

Encontrar uma excelente casa à venda em Curitiba não é tarefa difícil para a GreenVille, visto que as principais alternativas de imóveis são ofertadas pela empresa. Por isso, confira a lista completa.

A imobiliária GreenVille está situada na avenida Cândido de Abreu, número 660, no bairro Centro Cívico, em Curitiba.

E se você quer conhecer outras excelentes imobiliarias em Curitiba, tenha acesso a todas as informações.

O que achou desse conteúdo?

A partir das informações sobre a capital paranaense apresentadas nesse artigo, é muito mais prático realizar o planejamento e buscar um ótimo imóvel para a sua família. Pesquise por imobiliarias em Curitiba com muito mais segurança e preparado para encontrar a melhor opção de residência.

E se você é novo em Curitiba ou tem interesse em se mudar para a cidade, veja como solicitar internet, como realizar o pedido de ligação da Copel (Companhia Paranaense de Energia) e o requerimento de ligação de água da capital paranaense.

Aliás, você nunca visitou o site da Arbo Imóveis? Então saiba que o local é ideal para descobrir a sua nova residência. Veja também outros artigos relevantes sobre Curitiba no Blog da Arbo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

negociação de vendas

Negociação de vendas para corretores: 7 dicas de performance

Quer melhorar suas habilidades para negociação de vendas? Confira algumas atitudes que você precisa transformar em hábitos. Trabalhar com vendas sempre foi desafiador, mas as mudanças do mercado imobiliário nos últimos anos vem afetando o comportamento dos consumidores e elevando o nível de exigência. Com clientes dispostos a adquirir todo o conhecimento sobre um produto […]

tráfego orgânico métricas de marketing

Tráfego orgânico para imobiliárias: como medir a eficiência? – Métricas de Marketing Digital #4

Existem duas formas de atrair leads para sua imobiliária na internet: por meio do tráfego pago e por meio do tráfego orgânico. Neste texto, você vai saber mais sobre a produção de conteúdo orgânico, bem como sobre as métricas que devem ser analisadas para mensurar seus resultados O marketing digital tem como objetivo atrair pessoas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *