23 de julho de 2021

Inovação e transformação digital imobiliária: o que é?

inovação e transformação digital em empresas

Os processos de inovação e de transformação digital são essenciais para o mercado imobiliário. Para adequar sua empresa ao contexto, é importante saber por onde começar

Com a pandemia de covid-19, ficou evidente que empresas de todos os segmentos tiveram de adaptar seus negócios ao novo contexto e aos novos comportamentos dos consumidores. E com o mercado imobiliário não foi diferente, uma vez que o setor – antes considerado tradicional – tem passado por um processo de inovação e transformação digital.

Apesar de essencial para o crescimento do negócio, investir em inovação e transformação digital não é algo simples. O processo demanda planejamento, estratégia e, também, ações.

A complexidade de implementar inovação e transformação digital em imobiliárias é, comumente, utilizada como justificativa para empresas que não investem no processo. Entretanto, as imobiliárias que não se adequarem ao contexto, com certeza, irão ficar para trás em um futuro próximo.

Diante desse cenário, é essencial que você adeque sua empresa aos processos de inovação e transformação digital. Nesse texto você vai aprender que, com planejamento, é possível realizar um plano de ações consistente e efetivo.

Por isso, continue a leitura e confira:

O que é inovação?

É provável que você já tenha ouvido falar sobre inovação. O termo, que tem origem latina, está relacionado à proposição de novas ideias, que devem levar ao sucesso. Como essa definição é ampla, é necessário aplicar o conceito ao mercado.

Para que uma empresa tenha diferenciais competitivos, precisa propor soluções, serviços e produtos novos. Entretanto, a inovação deve ter um objetivo claro, bem como um público-alvo bem definido.

Dessa forma, é possível apontar que a inovação se divide em algumas categorias:

Inovação de produto

A inovação de produto está relacionada, como o próprio nome sugere, aos serviços e às ferramentas que uma empresa oferece aos seus clientes.

Nesse caso, é necessário, além de propor algo novo para a solução, trabalhar em sua divulgação, uma vez que esta será responsável por impactar o público – que deve entender os diferenciais de seu produto.

tipos de inovação e transformação digital
Existem diversos tipos de inovação e transformação digital. Por isso, sua empresa precisa saber onde como atuar

Inovação de processo

A inovação de processos, por outro lado, pode não modificar o produto final, mas sim seu processo de produção. Essas mudanças podem ser usadas como diferenciais competitivos, uma vez que o consumidor está cada vez mais preocupado com a forma como os produtos são feitos.

Suponha, por exemplo, que uma empresa fabrica lápis. Se ela deseja se diferenciar dos demais, pode inovar em seu processo de produção e fabricar os lápis a partir de madeira reflorestada.

Inovação de negócio

No caso da inovação de negócio, as mudanças são mais profundas, pois as soluções oferecidas pela empresa precisam ser reformuladas e apresentadas de outra forma ao mercado.

Investir em inovação é essencial para garantir bons resultados a curto, médio e longo prazo.

Se você tem uma imobiliária, imagine: sua empresa iria se diferenciar das demais por oferecer um processo de compra ou de locação totalmente on-line? É provável que sim, uma vez que diversas empresas do ramo ainda não se adaptaram aos novos comportamentos dos clientes.

O que é transformação digital?

Diante desse contexto de mudanças, é necessário considerar que a inovação está diretamente relacionada ao conceito de transformação digital. Não se confunda: os termos não são sinônimos, apenas estão relacionados.

Isso porque a transformação digital significa, por definição, o processo no qual as empresas adotam soluções tecnológicas para melhorar seus processos e, com isso, atingir as expectativas dos clientes.

importância de inovação e transformação digital
Inovação e transformação digital são processos essenciais para o desenvolvimento de uma empresa

A definição do conceito pode ser simples, mas a transformação digital vai além de apenas inserir tecnologia em uma empresa. Nesse caso, é preciso que a organização passe por uma verdadeira mudança estrutural – o que é bastante complexo.

É válido ressaltar, ainda, que a transformação digital não se resume apenas ao uso e à implementação da tecnologia nos processos de uma empresa, já que o conceito vai além em sua atuação e em seus objetivos.

É provável que você não saiba, mas a transformação digital é apenas uma das etapas de um processo maior: progresso tecnológico. Confira abaixo detalhes sobre as demais fases:

Digitização

A etapa de digitização é o primeiro passo para que uma empresa passe pelo processo tecnológico. Nesse caso, é necessário se preocupar com a transformação do analógico para o digital.

O exemplo principal dessa fase está relacionado aos processos de coleta e de armazenamento de dados. Se antes algumas imobiliárias colhiam e tratavam os dados de seus clientes com papel e caneta, hoje esse processo já não faz mais sentido.

Com a digitização, é esperado que sua empresa passe a ter processos mais eficientes e, também, mais seguros.

Digitalização

A segunda etapa, chamada de digitalização, é mais ampla que o processo de digitização. Nessa fase, a empresa precisa direcionar sua atenção às mudanças tecnológicas que precisam acontecer em todas as áreas da corporação.

É comum que muitas relacionem a digitalização somente aos profissionais de TI (Tecnologia da Informação), o que não está correto. O processo deve envolver todos os colaboradores da empresa, uma vez que todo o modelo de negócios será afetado.

Transformação digital

Após passar pela digitização e pela digitalização, a empresa chega à última etapa: o processo de transformação digital.

Essa é a fase final porque mostra os efeitos das duas primeiras, uma vez que considera que as mudanças irão trazer resultados diferentes para a empresa.

Se você deseja saber mais sobre o tema, pode conferir o vídeo Dicas para corretores: 6 tecnologias para o mercado imobiliário, publicado no canal Corretor Conteúdo IBREP, no YouTube:

Como começar a inserir inovação e transformação digital em uma imobiliária?

Agora que você já conhece a definição e a importância da inovação e transformação digital, é importante que saiba como começar a implementar os conceitos em sua imobiliária.

Veja abaixo os principais tópicos que devem ser considerados para promover o processo de inovação e transformação digital em sua empresa:

Tecnologia

Você já sabe que a tecnologia não é o único elemento da inovação e transformação digital. Entretanto, este é essencial para o sucesso dos processos e, consequentemente, de sua empresa.

Existem diversos aspectos em uma imobiliária que precisam estar relacionados à tecnologia. Um dos principais é, com certeza, o site da empresa.

A página de sua imobiliária é seu cartão de visitas, uma vez que é por meio dela que seus clientes vão procurar por imóveis. Se o site não é atrativo ou se demora muito para carregar as informações, por exemplo, o usuário não terá uma boa experiência e, com isso, irá abandonar a página.

No que se refere ao site, você precisa se preocupar com todos os fatores que afetam a usabilidade da página. Com isso, o design e a velocidade de carregamento não são os únicos fatores que devem ser considerados.

Mesmo que o site seja extremamente importante para uma imobiliária, ele não deve ser o único a receber atenção. Para que os processos internos funcionem de forma organizada e eficiente, é preciso contar com o auxílio de um CRM (Customer Relationship Management).

O uso de tecnologias em uma imobiliária deve ter como principal objetivo a melhora da experiência do cliente, o que leva ao segundo tópico.

crm na inovação e transformação digital imobiliária
O CRM é uma das ferramentas fundamentais do processo de inovação e transformação digital em imobiliárias

Atendimento on-line

Para que o consumidor fique satisfeito com sua imobiliária, é essencial que você esteja atento à qualidade do atendimento. Mais do que isso: é preciso se preocupar, também, com a velocidade.

Dessa forma, sua empresa precisa ter uma equipe de corretores rápida e engajada, que está sempre pronta para atender os clientes da melhor maneira possível.

E é claro que, mais uma vez, a tecnologia pode ajudar, especialmente no que se refere ao atendimento on-line.

banner e-book atendimento imobiliário 5.0

Redução de burocracia

O consumidor passou por uma série de mudanças em seu comportamento. A indisposição de lidar com processos burocráticos, com certeza, foi uma das principais mudanças.

Por isso, sua imobiliária precisa garantir que, em processos de compra ou de locação de imóveis, o cliente enfrente o mínimo possível de burocracia.

As negociações totalmente on-line já são uma realidade e agradam boa parte dos consumidores, especialmente os mais jovens. Além disso, é importante que você invista em um serviço de assinatura digital de contrato, para que seu cliente não precise se deslocar até o cartório para cuidar da documentação.

Pós-atendimento

A experiência do cliente não deve ser boa somente antes e durante o processo de negociação. Dessa forma, a imobiliária precisa se preocupar com o período pós-venda.

Acompanhar seu consumidor após a compra ou a locação de um imóvel garante que sua satisfação com a empresa aumente ainda mais. Por isso, não hesite em enviar questionários ou até mesmo ligar para colher um feedback.

Mesmo que inovação e transformação digital pareçam algo distante da realidade de sua empresa, você deve saber que diversos serviços e ferramentas já são acessíveis às imobiliárias de pequeno, médio e grande porte.

experiência do cliente na imobiliária
Investir em inovação e transformação digital transforma a experiência do cliente em uma imobiliária

Todas as soluções para digitalizar seus processos podem ser encontradas na Arbo, uma one stop shop do mercado imobiliário que auxilia imobiliárias, incorporadoras e corretores autônomos a vender mais com o uso da tecnologia.

Nossos parceiros têm acesso a diversos produtos, como o Arbo CRM, o Arbo Performance e muitos outros.  Se você deseja conhecer nossas soluções e nossos diferenciais que fazem sua empresa crescer e vender mais, acesse nosso site.

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