7 de maio de 2021

Mercado imobiliário 2020: pandemia impulsiona crescimento do setor

Ao contrário do que muitos especialistas pensaram, a pandemia favoreceu o crescimento do mercado imobiliário 2020. No webinar “Mercado imobiliário cresce mais de 20% em 2020” você confere todas as informações

A pandemia de covid-19, ao contrário do que muitos especialistas pensaram, influenciou positivamente o mercado imobiliário 2020 no Brasil. O setor foi um dos únicos da economia brasileira a apresentar crescimento durante o último ano, que é considerado atípico.

A mudança no perfil e no comportamento dos consumidores foi apenas uma das razões que impulsionou os bons resultados do setor. Para que você fique por dentro de todas as informações sobre o assunto, o Blog da Arbo preparou esse conteúdo especial. Nesse texto você irá conferir:

Mercado imobiliário 2020: o panorama geral

O mercado imobiliário 2020 apresentou resultados impressionantes na economia brasileira. No início da pandemia, em março do último ano, especialistas do setor temiam o impacto negativo do cenário para a venda e para a locação de imóveis.

Entretanto, o que se pôde observar foram números extraordinários: de acordo com dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o mercado imobiliário cresceu 26% em 2020. E os resultados para 2021 devem ser ainda melhores: segundo a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), a venda de imóveis deve crescer 35% neste ano.

De acordo com dados do levantamento Indicadores Imobiliários do 3º trimestre de 2020, quase 129 mil novos apartamentos foram vendidos no Brasil entre janeiro e setembro. A pesquisa foi realizada pela Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica.

O número representa um aumento de 8,4% em relação ao resultado obtido no mesmo período de 2019. De acordo com especialistas, os bons números atingidos pelo mercado imobiliário se devem a alguns fatores específicos.

A mudança de perfil e de comportamento do consumidor foi motivada, especialmente, pela pandemia. Com as medidas de isolamento e de distanciamento social, casas e apartamentos se tornaram verdadeiros refúgios.

Contudo, para analisar os bons resultados do setor, é necessário considerar, também, a redução das taxas de juros no Brasil. Para se ter uma ideia, a taxa básica de juros, a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), terminou o ano de 2020 em apenas 2%.

Os números baixos representam uma queda histórica, que favoreceu a contratação de financiamentos imobiliários. Com juros mais baixos, mais brasileiros tiveram a oportunidade de realizar o sonho da casa – ou do apartamento – própria.

Em março de 2021, o Copom (Comitê de Política Monetária) se reuniu e definiu que a taxa Selic teria um aumento e, com isso, o número chegou a 2,75%. Segundo o Boletim Focus, divulgado em fevereiro pelo Banco Central, a expectativa é que a taxa continue a subir em 2021 e termine o ano em 3,75¨%.

Apesar do aumento, o número ainda é considerado baixo e, por isso, especialistas apontam que o mercado imobiliário não será atingido. As negociações continuam a ser favorecidas e, por isso, as expectativas para 2021 são ainda melhores.

Mudanças no mercado: a dor do cliente

Conforme apontado acima, a mudança de perfil e de comportamento dos clientes foi decisiva para o crescimento do mercado imobiliário 2020. E é claro que a pandemia influenciou nas alterações.

No entanto, não é somente nesse período que os consumidores apresentam dores – que podem ser definidas como problemas que precisam de uma solução.

Manoel Gonçalves Neto, cofundador e CEO da Arbo Imóveis, declarou, durante o webinar Mercado imobiliário cresce mais de 20% em 2020, que o consumidor atual não tolera falta de profissionalismo no setor.

“Lembrando que a pessoa não acorda e fala ‘ah, hoje eu vou comprar um imóvel’. Não. Antes ela passa por uma dor. Ou ela casou, ou ela se separou ou ela teve filho. Ou o apartamento passou a ser usado, por causa da pandemia, e aquilo ali passou a ser estressante. Existe uma dor e essa dor não pode ser quantitativa, porque ali existem sonhos, pessoas que têm um desejo. E ali a gente precisa trabalhar o desejo dessas pessoas, porque o cliente que está comprando não é você que está vendendo”, declara o CEO da Arbo.

Diante desse novo cenário, é importante que as empresas do mercado imobiliário se adaptem. As mudanças trouxeram novos desafios, mas, também, novas oportunidades para quem deseja crescer e se tornar referência no setor.

Como se adaptar ao novo cenário

As mudanças trazidas pela pandemia ao mercado imobiliário 2020 transformaram o setor e, em 2021, é essencial que as empresas se adaptem rapidamente. As alterações no perfil e no comportamento do consumidor exigem que imobiliárias estejam atentas a questões determinantes, como a experiência do cliente.

É claro que, assim como em demais setores, os clientes do mercado imobiliário estão no mundo on-line. Se antes os consumidores iam até a imobiliária para encontrar a casa ou o apartamento ideal, hoje não saem de casa sem verificar as possibilidades em portais de anúncios. 

Diante disso, é indispensável que a empresa esteja presente no mundo digital. Bons anúncios são essenciais para a concretização de vendas, mas não são o único fator que determinam o sucesso de um negócio. Para ser destaque no setor, a imobiliária precisa investir na experiência do cliente. 

mercado-imobiliário-2020

A experiência do cliente no mercado imobiliário

O termo experiência do cliente tem se tornado cada vez mais comum. E no mercado imobiliário não é diferente. Como o setor lida diretamente com a realização de sonhos, conforme apontado por Manoel Neto, há uma enorme responsabilidade sobre os profissionais.

Assim como em outros setores, a concorrência é grande e, para se destacar, uma imobiliária precisa se tornar referência em oferecer a melhor experiência ao seu consumidor. E isso inclui não somente o atendimento durante a negociação, mas todo o período anterior e posterior à venda.

O sucesso de uma empresa do mercado imobiliário depende, em grande parte, de sua capacidade de adaptação às mudanças. O setor se renova a cada dia e, em 2020, passou por alterações determinantes. 

Para saber como se adaptar a essa nova realidade – e como aumentar seus resultados em 2021 –, que tal assistir ao webinar Mercado imobiliário cresce mais de 20% em 2020?

Antes disso, você pode conferir, também, o vídeo Tudo sobre o mercado imobiliário em 2021, publicado no canal da Arbo Imóveis, no YouTube:

O webinar Mercado imobiliário cresce mais de 20% em 2020

Se você deseja saber mais sobre o mercado imobiliário 2020, precisa conhecer o webinar Mercado imobiliário cresce mais de 20% em 2020, promovido pela Arbo Imóveis e pela PhoneTrack.

No evento, Manoel Neto, CEO da Arbo, e Márcio Pacheco, CEO da PhoneTrack, vão explicar como o setor conseguiu crescer durante a pandemia e por que as expectativas para 2021 são ainda melhores.

Além disso, os profissionais irão dar dicas de como você, do setor imobiliário, pode se adaptar a essa nova realidade e aproveitar o momento para transformar sua empresa em uma referência.

Os consumidores do mercado imobiliário precisam de atendimento especial e, por isso, os profissionais do setor precisam conhecer o cenário e aproveitar o momento para concretizar novas ideias.

Ficou interessado? O webinar Mercado imobiliário cresce mais de 20% em 2020 é gratuito e você pode ter acesso a todo o material clicando aqui. Faça seu cadastro para receber o link. Faça parte do sucesso do setor em 2021!

Conheça as empresas participantes do webinar

O webinar Mercado imobiliário cresce mais de 20% em 2020 é promovido pela Arbo Imóveis e pela PhoneTrack. Todos os conhecimentos transmitidos no evento foram formulados de acordo com dados e com estudos realizados por profissionais.

Para que você conheça mais sobre as empresas responsáveis pelo webinar, o que acha de conferir as informações abaixo?

Arbo Imóveis

A Arbo Imóveis é um marketplace do mercado imobiliário localizado em Londrina. Fundada em 2017, a empresa tem o objetivo de facilitar transações imobiliárias para todos, como vendedores, compradores, administradores e proprietários de imóveis. 

Por meio de tecnologia e de uma metodologia exclusiva, a Arbo garante a melhor experiência possível ao consumidor. Contudo, a empresa não atua somente na compra e na venda de imóveis.

A Arbo também possui um dispositivo de gestão que auxilia imobiliárias e corretores em seu dia a dia. Além de um CRM, a empresa disponibiliza um aplicativo para corretores, que têm a oportunidade de gerenciar seus negócios com poucos cliques.

Quer saber mais sobre a Arbo e sobre como podemos te ajudar a vender mais? Clique aqui e conheça nossos produtos e serviços. E se você deseja encontrar o imóvel ideal, não perca tempo e acesse o Portal da Arbo.

PhoneTrack

A PhoneTrack nasceu da vontade de transformar a relação entre empresas e consumidores através da inteligência aplicada por voz. Dessa forma, é definida como uma plataforma que mensura, analisa e qualifica dados de voz. O objetivo é obter informações para que as empresas aumentem sua eficiência em marketing, em vendas e em gestão.

Compromissada com a inovação e com a colaboração data-driven de agências e de empresas, a PhoneTrack oferece inúmeras vantagens a seus clientes, como: averiguação de leads telefônicos, análise de produções de ligações e incorporação de um CRM (Customer Relationship Management).

Saiba mais sobre a empresa e sobre seus serviços.

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