Perfis de consumidores do mercado imobiliário

Saiba atrair e atender os diferentes perfis de consumidores no mercado imobiliário

Para algumas pessoas, a compra da primeira casa ou apartamento é uma das conquistas mais importantes da vida. Para outras, a carteira de investimentos tem como principal base os imóveis. Por isso, o blog da Arbo trouxe esse conteúdo para você entender mais sobre os perfis de consumidores no mercado imobiliário.

Com o passar do tempo, o primeiro imóvel adquirido pode não comportar mais tudo que uma família precisa, caminhando essa necessidade a um upgrade. Do mesmo modo, em algum momento pode ser que esse upgrade inicial já não se encaixe mais, e haja a necessite da adequação a um downgrade.   

Saber diferenciar e entender os perfis de consumidores do mercado imobiliário e suas necessidades ajuda você a separar e filtrar cada lead e transformá-los em potenciais compradores. Nessa matéria, você vai compreender e dominar cada perfil e suas demandas. 

1º Imóvel: Um sonho de muitos

Começar uma vida nova, adquirir independência, sair da casa dos pais, casar e formar uma família, esses podem ser alguns dos muitos motivos que levam a compra de um primeiro imóvel. 

A aquisição de um primeiro bem, casa ou apartamento, pode ser um grande passo e uma das compras mais importantes para muitas pessoas. Está diretamente relacionado a mudanças de rotina, emprego, oportunidades e qualidade de vida.

É importante compreender o que busca e quais são as necessidades do perfil de comprador do primeiro imóvel. Geralmente são imóveis mais “populares” ou que não disponham de um investimento muito alto, sendo muito comum a procura por bens que atendam a necessidade de pessoas sozinhas ou famílias em crescimento. 

O que são os perfis de consumidores Upgrade?

Já o comprador upgrade é aquele que, por algum motivo, precisa de um imóvel que traga diferenciais do seu primeiro. A busca por mudança pode ser promovida por qualidade de vida, espaço, localização ou comodidades, por exemplo. 

Nesse perfil, geralmente encontramos compradores que procuram empreendimentos maiores e com mais quartos; uma melhor localização, em bairros que vão oferecer melhor qualidade de vida e comodidade com base em suas necessidades; mais tranquilidade e maior lazer.  

Piscina, áreas comuns com brinquedoteca para as crianças, quadra de tênis, academias e sauna são alguns exemplos de áreas de lazer completas nos empreendimentos.

Os potenciais compradores desse perfil de upgrade buscam opções com mais vantagens e diferenciais em relação a sua primeira escolha, ou seja, empreendimentos que ofereçam mais benefícios em relação a imóveis no perfil de primeira compra. Nesse sentido, são imóveis que despedem de um pouco mais de investimento. 

Downgrade também se encaixa nos perfis de consumidores

Assim como no perfil de Upgrade, o contrário também acontece. O consumidor que se encaixa nesse grupo em algum momento precisa modificar o perfil de empreendimento em que vive, por não se enquadrar mais nas características que vivencia neste momento.

Pode ser que o imóvel tenha se tornado muito espaçoso para o atual momento, que a localização tenha se tornado privilegiada e que os custos já não se encaixem mais no orçamento. Ou até mesmo, que o investimento no imóvel seja necessário em mãos. 

Algumas das razões que podem levar a um downgrade são divórcios, falecimentos, crises ou, simplesmente, a mudança por um imóvel de menor investimento.  

Investidores 

Com a economia do país e do mundo em crise, muitos são os investidores que buscaram e buscam oportunidades neste momento de pandemia. Os investidores procuram por empreendimentos que possuem perspectivas de rendimentos e valorização, seja por meio de uma breve e permanente locação, ou por meio de uma futura compra.

Neste grupo, você pode receber investidores que querem empreendimentos voltados a todos os outros perfis, o da primeira compra, o de upgrade ou também de downgrade, uma vez que imóveis de diferentes perfis podem trazer rendimentos e valorizações atraentes.  

Além de encontrar informações sobre perfis de consumidores, continue acompanhando a Arbo para segmentar e potencializar os leads atraídos pela sua carteira de imóveis. Assim, você pode convertê-los em compradores, independente do seu perfil enquanto consumidores do mercado imobiliário.

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