29 de novembro de 2021

Soft skills no mercado imobiliário: saiba a importância

o que são soft skills no mercado imobiliário

Você já ouviu falar sobre soft skills no mercado imobiliário? Elas são importantes para a rotina de gestores e de corretores e a boa notícia é que podem ser desenvolvidas por meio da prática

Alguém já te perguntou quais são suas soft skills? O termo tem se popularizado a cada dia e já chegou ao setor de imóveis. Por isso, cada vez mais gestores e corretores têm sido questionados sobre suas soft skills no mercado imobiliário.

Se você ainda não conhece o conceito, não se preocupe. Nesse texto, o Blog da Arbo vai te mostrar tudo que você precisa saber soft skills. Continue a leitura e confira:

O que são soft skills?

Em tradução literal, soft skills significa “habilidades macias”. Por isso, o conceito pode parecer estranho em um primeiro momento. Entretanto, é importante que você entenda que a explicação não tem relação alguma com a tradução literal do termo.

De maneira geral, as soft skills podem ser definidas como habilidades comportamentais que uma pessoa possui e utiliza em todas as suas atividades diárias, sejam estas pessoais ou profissionais.

Por isso, é possível dizer que as soft skills são habilidades relacionadas à forma como as pessoas agem e reagem às ações dos indivíduos ao seu redor. Dessa forma, ao contrário de outras habilidades, as soft skills não estão relacionadas a técnicas, mas sim à personalidade.

Além disso, é necessário considerar que as soft skills mostram como a pessoa lida consigo mesma. Assim, é válido ressaltar que esse conceito está diretamente relacionado à inteligência emocional.

vantagem competitiva soft skills no mercado imobiliário
As soft skills no mercado imobiliário representam uma vantagem competitiva para a empresa

As soft skills são o inverso das hard skills, também chamadas de habilidades técnicas. Por muitos anos, formações, cursos e treinamentos eram mais importantes para o mercado profissional do que a personalidade e o comportamento dos indivíduos. Entretanto, isso tem mudado.

Apesar de serem importantes e cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, as soft skills são mais complexas, especialmente no que se refere à mensuração e ao desenvolvimento.

Essa dificuldade de desenvolvimento é explicada, principalmente, pelo fato de que boa parte das soft skills estão relacionadas ao comportamento, à personalidade e às experiências, que são singulares.

Para que o conceito fique mais evidente para você, confira abaixo algumas das principais soft skills:

  • Comunicação assertiva;
  • Resiliência;
  • Inteligência emocional;
  • Flexibilidade;
  • Confiança;
  • Motivação;
  • Capacidade de trabalhar em equipe.

Por que as soft skills são relevantes?

Agora que você já sabe o que são soft skills, chegou o momento de entender por que elas têm se tornado cada vez mais relevantes em todos os mercados, inclusive no setor imobiliário.

Para que uma empresa se destaque no mercado, especialmente em um setor tão competitivo quanto o imobiliário, é necessário contar com funcionários motivados, engajados e inteligentes emocionalmente.

É claro que a empresa pode – e deve – estabelecer ações a fim de motivar e engajar seus colaboradores, mas nem sempre isso é suficiente. Para que as atividades sejam efetivas e a empresa apresente um diferencial competitivo, deve buscar funcionários com soft skills bem desenvolvidas.

treinamentos de soft skills no mercado imobiliário
A empresa pode desenvolver soft skills no mercado imobiliário por meio de treinamentos

Isso não significa, entretanto, que você, como gestor de uma imobiliária, por exemplo, deve focar somente nesse aspecto na hora de contratar um corretor. Muito pelo contrário: você precisa avaliar todo o currículo do profissional, uma vez que, como apontado acima, as soft skills, como qualquer outra habilidade, podem ser desenvolvidas.

Esse processo de desenvolvimento pode partir tanto do profissional quanto da empresa. Nos tópicos abaixo você vai aprender como motivar e engajar seus colaboradores no que se refere ao assunto.

Mesmo que algumas habilidades possam ser aprendidas e/ou desenvolvidas, é importante que você observe a personalidade e o caráter do profissional. Pessoas confiáveis e honestas são essenciais para o crescimento de sua empresa. Por isso, essas são características que você deve buscar em todo colaborador que contratar.

Quais soft skills no mercado imobiliário são mais importantes?

Assim como nos demais setores, as soft skills no mercado imobiliário estão se tornando cada vez mais importantes. A cada dia que passa, gestores de imobiliárias têm buscado determinadas características em seus colaboradores.

Para que você saiba o que avaliar em seus profissionais no que se refere às soft skills no mercado imobiliário, confira a lista abaixo:

Empatia

A empatia é uma das principais soft skills no mercado imobiliário e está intimamente relacionada à comunicação e ao relacionamento interpessoal. De maneira geral, é possível definir empatia como a capacidade de se colocar no lugar do outro, o que é essencial dentro de uma empresa.

Se seus funcionários conseguirem se imaginar nos lugares um dos outros, irão compreender as dificuldades de suas atividades, bem como suas dores e seus problemas. Isso faz com que todos se tratem com respeito e com educação, o que contribui para a formação de um ambiente harmônico.

A empatia não é uma soft skill fácil de ser desenvolvida, mas isso não significa que é impossível. Algumas pessoas são empáticas por conta da criação e das experiências que tiveram, enquanto outras precisam de ajuda para encontrar essa característica em si mesmas.

resultados soft skills no mercado imobiliário
As soft skills no mercado imobiliário são significativas para os resultados da empresa

Paciência

A rotina está cada vez mais acelerada. Com o desenvolvimento da tecnologia, tudo é muito rápido. Por isso, é muito comum encontrar profissionais que queiram resultados instantâneos, bem como ações imediatas de seus colegas de trabalho.

Essa característica não é benéfica para a empresa nem para seus funcionários, uma vez que a paciência é uma das mais importantes soft skills no mercado imobiliário.

Profissionais impacientes podem atrapalhar todo o fluxo de trabalho, uma vez que desejam ter suas pendências resolvidas imediatamente. Isso nem sempre é possível, uma vez que muitas atividades dependem de outros indivíduos, que não estão disponíveis a todo momento.

No mercado imobiliário, a paciência é uma verdadeira virtude, uma vez que as transações costumam ser longas. Um corretor impaciente, por exemplo, pode se atrapalhar em suas vendas caso deseje comercializar um imóvel em um momento inoportuno.

Organização

A organização é uma das soft skills no mercado imobiliário mais demandadas pelas empresas do setor. Isso porque o profissional precisa, necessariamente, ser organizado e ter um bom planejamento para se dedicar à comercialização de imóveis.

A organização de atividades faz com que o corretor, por exemplo, otimize seu tempo. Com isso, é possível dedicar mais esforço aos clientes, o que, com certeza, contribuirá para uma experiência positiva.

Outro aspecto importante relacionado à organização se refere aos erros. Com planejamento, o profissional fica menos suscetível a erros, o que contribui para o aumento de sua credibilidade.

Resiliência

Uma das soft skills no mercado imobiliário mais necessárias é a resiliência. Isso porque essa característica é essencial para que os profissionais passem por momentos de crise sem perder a calma e a confiança em si mesmos e na empresa.

De maneira geral, a resiliência pode ser definida como a capacidade de o profissional lidar com problemas e se adaptar a mudanças – situações bastante comuns no mercado imobiliário.

Assim como a empatia, a resiliência não é uma habilidade fácil de ser desenvolvida, uma vez que o profissional precisa ter passado por situações específicas para desenvolvê-la. É claro que sua empresa pode fornecer a primeira experiência ao funcionário, o que o ajudará a desenvolver a resiliência.

futuro da empresa
Entender o que são soft skills no mercado imobiliário é importante para o futuro da empresa

Relacionamento interpessoal

Por fim, o relacionamento interpessoal deve ser citado nessa lista de soft skills no mercado imobiliário. Isso porque uma boa relação entre os profissionais é essencial para o crescimento de uma empresa.

Imagine, por exemplo, que seus funcionários sejam extremamente competitivos e não respeitem uns aos outros. O local, certamente, se tornaria carregado e difícil de trabalhar.

O relacionamento interpessoal, ao contrário da empatia e da resiliência, é mais simples de ser desenvolvido, uma vez que ocorre no dia a dia.

Como desenvolver soft skills em seus colaboradores?

Como você pôde perceber, as soft skills no mercado imobiliário são essenciais para o crescimento e para o desenvolvimento de uma empresa no setor. É claro que existem muitas outras além das citadas acima, mas, mais importante do que conhecê-las, é importante que você saiba como desenvolvê-las em seus colaboradores.

Abaixo estão listadas algumas ações que você pode adotar para facilitar esse processo de aprendizagem:

  • Estimule sua equipe sempre que necessário e verifique quais profissionais estão aptos para receber novos desafios;
  • Adote a cultura do feedback para fornecer aos colaboradores sua opinião sobre seu trabalho;
  • Estipule a gestão de conflitos em conjunto com o departamento de RH (Recursos Humanos), caso sua imobiliária o tenha;
  • Sempre reconheça o esforço, a dedicação e o potencial de seus funcionários.

Se você quer saber mais sobre o tema, confira o vídeo As 9 soft skills mais desejadas pelas empresas, publicado no canal Alura Cursos Online, no YouTube:

Agora que você já conhece as soft skills no mercado imobiliário e sabe, também, como desenvolvê-las nos profissionais de sua imobiliária – ou em si mesmo, caso seja um corretor de imóveis –, o que acha de conferir outros conteúdos do Blog da Arbo?

Na aba mercado imobiliário você encontra diversos artigos que podem te ajudar em sua rotina como gestor de imobiliária ou como corretor de imóveis.

Você pode, ainda, se cadastrar em nossa newsletter para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo. 

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

definição o que é pnl vendas

O que é PNL e como ela ajuda a vender mais?

A PNL, também conhecida como Programação Neurolinguística, pode direcionar o aprendizado sobre o funcionamento da mente humana. Entender o que é PNL pode ajudar, inclusive, a obter melhores resultados nas vendas de sua imobiliária Você já ouviu falar no termo PNL (Programação Neurolinguística)? O conceito está cada vez mais presente no ambiente corporativo, uma vez […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *