15 de maio de 2022

O que são as tecnologias disruptivas e para que servem?

tecnologias-disruptivas

As tecnologias disruptivas são soluções tecnológicas que visam facilitar o nosso dia a dia. Saiba mais sobre elas e entenda como elas impactam a nossa vida.

Entenda o que são as tecnologias disruptivas e para que servem

Conheça as tecnologias disruptivas e a sua promessa de promover  facilidade para o dia a dia utilizando a inteligência artificial.

Chamamos de tecnologias disruptivas as novas tecnologias que visam melhorar processos cotidianos em prol de facilitar a vida humana e torná-los mais ágil e eficiente, tudo isso a partir do uso da inteligência artificial e a técnica de machine learning.

Com a chegada da indústria 4.0 a tecnologia tem avançado cada vez mais no intuito de automatizar mais ainda e evoluir os aparelhos que já existem para melhorias contínuas e a facilitação de seu uso com praticidade.

 A nova era da tecnologia promete a partir das tecnologias disruptivas modelos de negócios mais práticos e as tarefas cotidianas cada vez mais tecnológicas.

Interessante, não é mesmo? Quer saber mais sobre as tecnologias disruptivas? Confira abaixo mais sobre o assunto!

Vamos lá?

Qual o objetivo das tecnologias disruptivas?

Toda tecnologia que é um processo de melhoria a outro produto ou serviço pode ser considerada disruptiva. Esse termo é definido pelo ato de findar um ciclo, e iniciar outro visando a evolução e transformação como melhora.

O objetivo das tecnologias disruptivas é transformar e facilitar a vida do ser humano quando o assunto diz respeito à inteligência artificial. 

Dentro das empresas isso pode ser facilmente notado, uma vez que as organizações estão aderindo a tecnologia para facilitar a gestão e também as áreas de trabalho dentro das corporações.

6 exemplos de tecnologias disruptivas famosas

1. Criptomoedas

As criptomoedas são moedas digitais criptografadas e que são as novas tendências da economia. Dentro desse mercado digital é possível investir e conhecer também a blockchain.

A blockchain é uma base de dados que contém registros de todas as transações e que visa a descentralização da segurança para quem investe no mercado digital.

2. Transformação digital

A transformação digital é a tecnologia disruptiva que mais se encontra em alta no mundo dos negócios. Quando o assunto é gestão e organização, a transformação digital está presente.

Ela, por sua vez, permite que processos manuais se tornem digitais e facilita o tempo do colaborador e também a sua produtividade. A transformação digital tem transformado áreas como logística para o aperfeiçoamento das atividades empresariais.

3. Smart Home

As smart homes são tecnologias disruptivas que permitem que o cotidiano do indivíduo seja o mais tecnológico, acessível e prático possível. Um exemplo é o uso das babás eletrônicas, que permitem que os pais monitorem os filhos mesmo de longe.

Além disso, os robôs autônomos que são ensinados a aspirar a casa também são um exemplo das smart home.

4. Uber

O uber veio para transformar a forma com que as pessoas utilizavam meios de transportes privados. Antes, era necessário ter um número de um táxi ou ir até a rua para achar um.

Com a chegada do uber, esse processo ficou mais acessível e prático, precisando apenas de um dispositivo móvel para realizar o pedido de uma corrida através do aplicativo.

5. Spotify

O Spotify foi também uma grande evolução para os amantes de música. O streaming de música permite que o usuário saiba os lançamentos da semana no mundo todo e permite que você ouça suas músicas sem interrupção (caso seja assinante premium).

O aplicativo ganhou popularidade mundialmente e hoje é o maior streaming utilizado por adultos, jovens e adultos.

6. Airbnb

Por último, o Airbnb. O Airbnb é uma plataforma que te permite olhar apartamentos para alugar em temporadas como uma alternativa a hospedagens em hotéis. Para quem gostava de conforto e sentia falta de um quarto com acomodações completas, o Airbnb foi a inovação perfeita. Utilizando da tecnologia para permitir uma maior acessibilidade aos clientes, é um dos grandes sucessos atuais.

Benefícios em aderir às tecnologias disruptivas 

Como visto, as tecnologias disruptivas vieram para facilitar os processos humanos. Mesmo assim, ainda existe o estigma de que o trabalho humano será substituído pela inteligência artificial, isto, por sua vez, é um mito.

A tecnologia surge para auxiliar o indivíduo em suas atividades, dentro das organizações, por exemplo, é de grande ajuda para as tomadas de decisões.

Os dois maiores benefícios da utilização das tecnologias disruptivas dentro do seu dia a dia são:

Segurança

O avanço da tecnologia tem permitido que o cruzamento de dados seja seguro e com alta segurança para os processos. Hoje, a utilização do Big Data tem sido um sucesso e permite que a proteção de dados seja efetiva. 

Além disso, as tecnologias disruptivas, a partir do conceito do Internet das Coisas, que permite a conexão da internet com objetos cotidianos, possibilita o acompanhamento da sua casa em tempo real e você pode monitorar tudo pelo seu smartphone, promovendo também esse tipo de segurança.

Agilidade

As tecnologias disruptivas promovem mais agilidade e geralmente são evoluções de produtos ou serviços que antes eram mais burocráticos. Com as tecnologias disruptivas o que era complicado e demandava bastante tempo se tornou prático, ágil e rápido, facilitando a vida humana.

Interessante, não é mesmo? Vivemos em uma sociedade que tem se tornado cada vez mais tecnológica, e constantemente precisamos nos adaptar a essas novidades, mas isso não é um problema, é a solução!

As tecnologias são grandes instrumentos aliados em nosso dia a dia.

Esse conteúdo foi produzido pelo Grupo Voitto, uma escola de negócios 100% online que se compromete em trazer o melhor conhecimento para você.

Postagens relacionadas

Proprietário: o que saber para alugar seu imóvel

Você é proprietário de um imóvel e quer alugá-lo? Separamos algumas dicas que podem te ajudar a alugar seu imóvel de forma simples. 1- Evite mudanças radicais sem planejamento Sabe aquela reforma que na hora parece ser uma ótima ideia? Pense sempre muito bem! Integrar dois quartos, pintar as paredes de cores chamativas ou fazer […]

atendimento ao cliente imóveis

Atendimento ao cliente: como torná-lo seu diferencial?

O bom atendimento ao cliente é um diferencial competitivo poderoso no mercado imobiliário. Para aplicá-lo em sua empresa, confira, neste texto, algumas orientações Nos últimos anos, foi possível perceber uma mudança no comportamento e na preferência do consumidor brasileiro. Hoje, o atendimento ao cliente é extremamente valorizado, especialmente porque está relacionado à experiência do consumidor […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *