18 de outubro de 2021

Tendências do mercado imobiliário pós-pandemia

A mudança na economia brasileira e mundial por conta da pandemia começa a ficar visível a partir deste segundo semestre de 2020. Assim como em diversos setores, o mercado imobiliário também passa por transformações, e é inegável que elas impactarão no comportamento dos consumidores, como já estão impactando.  

E quais são as tendências que podemos esperar no setor imobiliário nos próximos meses?

Investimentos e bons negócios  

Nesse momento, os investidores começam a procurar uma estratégia de riqueza defensiva, buscando investimentos para “refúgios” seguros. Nesse quesito, o setor imobiliário continua sendo um investimento altamente seguro para todos, principalmente quando a economia do país e mundial está em momento volátil. 

Assim, a busca por boas oportunidades e bons negócios tem se tornado comum na procura dos investidores. Imóveis bem avaliados e com potencial de compra ou locação em valorização têm sido a principal.   

Divórcios e mudanças 

Pesquisas mostram que com o longo período de reclusão, a quarentena, muitas mudanças na família brasileira já estão vindo à tona. Uma delas é o divórcio, que está impulsionando a busca por novas moradias, tanto provisórias, para locação, e principalmente para venda. Um levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB) aponta que os divórcios consensuais cresceram 18,7% entre maio e junho deste ano. Em números absolutos, as dissoluções matrimoniais formalizadas passaram de 4.471 em maio para 5.306 no mês seguinte.

Outra mudança que vem ocorrendo é a procura por imóveis maiores. Com o distanciamento social e isolamento, muitas famílias sentiram dificuldades para viver o isolamento em apartamentos ou casas de pequena metragem. Essa consequência leva a terceira tendência pós-pandemia: a busca por espaço.

Nova definição de luxo 

Com os meses de confinamento, a importância de viver em um espaço amplo vêm à tona. Virou tendência poder ter um escritório em casa para fazer home-office, área livre e principalmente uma boa área de lazer. Trabalhar em casa tornou-se a realidade temporária ou definitiva de muitos, e a busca para que esse espaço seja cada vez mais comodo influencia o perfil do novo consumidor pós-pandemia. 

Com essas mudanças, na cidade de Londrina, por exemplo, alguns bairros estão recebendo destaque por espaços amplos e boas áreas de lazer. Os principais bairros da cidade que tem se tornado tendência nesse modelo são a Gleba Palhano, o bairro Aurora, e o Centro.

Qualidade de vida 

Com o isolamento social e a tendência ao trabalho remoto, a busca por qualidade de vida ganhou espaço. Com isso, imóveis com maior metragem têm sido a principal busca para quem sentiu as dificuldades desse momento, e tornou-se uma tendência neste momento de pandemia. 

Inovação na maneira de visitar

Com o isolamento social e ao mesmo tempo a crescente procura por mudanças do novo consumidor, o mercado imobiliário precisou se reinventar na maneira de apresentar imóveis, promovendo tecnologia e a conexão desse público ao mundo digital.

Novas tecnologias além de fotos e vídeos estão sendo constantemente pensadas para o mercado imobiliário. Por isso, é importante que, se você é do ramo, mantenha-se sempre atento ao mercado e em constante mudança, principalmente com as novas tendências neste período de pandemia. 

Continue tendo acesso a soluções imobiliárias para atingir esse novo perfil e acompanhar as novas tendências do mercado pós-pandemia, visite nossa plataforma Arbo Platform, nosso portal Arbo Imóveis e acompanhe diariamente nossas mídias digitais para informações sobre opções de venda, locação, investimento e muito mais sobre o setor imobiliário.

Conteúdo via Forbes.

Postagens relacionadas

Como a transformação digital alavanca os negócios

A pandemia de covid-19 impulsionou o crescimento do mercado imobiliário. Para se adequar ao novo contexto e às novas demandas, a transformação digital é o melhor caminho Ao contrário do que muitos especialistas apontaram em março de 2020, a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, influenciou positivamente o crescimento do mercado imobiliário no […]

corretor autônomo

Corretor autônomo: como começar a trabalhar?

Se você está pensando em trabalhar como corretor autônomo, este artigo é para você! Veja o que é necessário para iniciar uma carreira de sucesso nesse ramo! A corretagem de imóveis é uma profissão regulamentada no Brasil desde 1978, quando foi publicada a lei 6.530. A área é cheia de boas oportunidades e um corretor […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *