23 de setembro de 2021

Transformação digital corporativa: como aplicar?

transformação digital corporativa conceito

A transformação digital corporativa já está presente no mercado imobiliário, devido às novas necessidades dos consumidores. Neste texto você vai saber mais sobre o conceito e sobre como aplicá-lo em sua imobiliária

A transformação digital corporativa está cada vez mais presente no mercado imobiliário. Esse cenário foi ainda mais impulsionado pela pandemia de covid-19, período no qual os consumidores passaram por mudanças de perfil e de comportamento.

As novas necessidades dos clientes trouxeram novas demandas às imobiliárias, que precisaram se adaptar.

Com as medidas de isolamento e de distanciamento social, pessoas de todo o mundo tiveram de ficar em casa e passaram a ter uma nova relação com seus imóveis, que, no momento, representava muito mais do que um lar, já que era o espaço utilizado para o trabalho e para o lazer.

Dessa forma, é possível perceber que a transformação digital corporativa não é algo do futuro, mas sim do presente, que demanda atenção das empresas de todas as áreas, incluindo as do setor de imóveis.

Se você é gestor de uma imobiliária ou corretor de imóveis, precisa conhecer o conceito e seus impactos no mercado. Isso porque, caso se recuse a se adaptar à tecnologia, sua empresa pode não somente perder clientes, mas também deixar de ser relevante nesse setor competitivo.

Para que você saiba o que é transformação digital corporativa e como aplicar o conceito em sua imobiliária, continue a leitura. Neste guia, produzido pelo Blog da Arbo, você vai conferir:

O que é transformação digital corporativa?

Para definir o que é transformação digital corporativa, é necessário, antes, entender a relação do conceito com o contexto histórico. Suponha, por exemplo, que sua imobiliária está presente no mercado desde 1980.

Nessa década, a internet ainda não era popular no Brasil e, por isso, as formas de fazer negócio eram muito diferentes das maneiras atuais. Isso explica, também, por que empresas mais antigas apresentam mais dificuldades para se adequar ao contexto tecnológico atual.

Entretanto, há uma boa notícia: mesmo uma empresa antiga, que surgiu antes da popularização da internet, tem a possibilidade de se reinventar e de fazer parte desse cenário de inovação.

transformação digital corporativa imobiliária
A transformação digital corporativa deve ser realizada por empresas de todos os setores, incluindo o imobiliário

Essa mudança só é possível graças à transformação digital corporativa, que pode ser definida como o processo em que as empresas – dos mais variados setores – utilizam a tecnologia para aumentar seus resultados.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, o processo de transformação digital corporativa não está relacionado, somente, à adoção de equipamentos e de processos tecnológicos. Isso porque, para que a mudança ocorra, é necessário atuar nas estruturas das empresas.

A transformação digital representa, então, uma ruptura drástica com o passado, o que faz com que muitas empresas tenham receio de se adaptar. Essa justificativa faz com que muitos negócios continuem estagnados e presos ao passado, o que os torna obsoletos e incapazes de atender às necessidades e às preferências do consumidor atual.

Qual é o objetivo do conceito?

Antes de aplicar a transformação digital corporativa em sua imobiliária, é importante compreender quais são os principais objetivos do processo. O principal deles é, com certeza, a utilização da tecnologia a favor das empresas e de seus resultados.

Isso significa, então, que os recursos e os equipamentos tecnológicos devem ser utilizados para resolver problemas que antes eram de difícil solução. Assim, com o uso da tecnologia, espera-se que as soluções sejam mais simples, rápidas e eficientes.

Para que você visualize os benefícios que o processo de transformação digital corporativa pode trazer para sua imobiliária, confira a lista abaixo, que reúne diversas ações que podem ser potencializadas com o auxílio da tecnologia:

  • Facilitar a análise de dados e, com isso, sua utilização para a elaboração de estratégias;
  • Integrar diferentes setores da empresa, como o marketing, o comercial e o TI (Tecnologia da Informação);
  • Facilitar e melhorar a comunicação interna entre os colaboradores e, especialmente, a comunicação externa – com os clientes;
  • Oferecer uma melhor experiência ao consumidor, que, hoje, busca facilidade, simplicidade, rapidez e eficiência.
transformação digital corporativa empresa
É importante contar com o apoio de empresas especializadas para aplicar a transformação digital corporativa em uma imobiliária

Como aplicar o conceito no mercado imobiliário?

Para transformar sua empresa em uma imobiliária digital – ou seja, em uma imobiliária que segue os conceitos da transformação digital corporativa –, é necessário investir na adoção de alguns processos e, também, na mudança de outros.

Se você não sabe por onde começar, confira a lista abaixo, que reúne uma série de ações que podem ser implementadas ou alteradas em sua imobiliária:

Diminuição da burocracia

A diminuição da burocracia deve ser um dos principais objetivos de implementar a transformação digital corporativa em sua imobiliária. Isso porque o mercado de imóveis é conhecido por ser complexo e burocrático, o que pode afastar muitos clientes.

Atualmente, os consumidores buscam praticidade, facilidade e agilidade, o que não combina com burocracia. Dessa forma, é essencial que você utilize a tecnologia para simplificar ao máximo todos os processos envolvidos na compra, na venda e na locação de imóveis.

A Arbo Imóveis, por exemplo, disponibiliza uma série de produtos e serviços que reduzem a burocracia em sua imobiliária. Ao se tornar um de nossos parceiros, sua empresa e seus clientes contam com uma tecnologia avançada nas transações imobiliárias.

Foco no atendimento

Você já deve saber que a experiência do cliente (CX – Customer Experience, em inglês) é de extrema importância no mercado imobiliário. Para satisfazer as necessidades e atender às expectativas do consumidor, é necessário estar atento a uma série de fatores, especialmente no que se refere à qualidade do atendimento.

Uma vez que o cliente deseja processos rápidos e ágeis, a demora no atendimento é algo inaceitável. Dessa forma, é essencial que seus corretores utilizem a tecnologia para mostrar eficiência e velocidade.

Com o aplicativo para corretores da Arbo Imóveis, os profissionais têm a oportunidade de responder seus leads em tempo recorde – alguns de nossos parceiros conseguem retornar seus potenciais clientes em menos de 10 segundos!

De qualquer forma, é essencial que, independente do porte de sua imobiliária, seus corretores foquem no cliente e em suas necessidades.

transformação digital corporativa experiência do cliente
Ao investir na transformação corporativa, sua imobiliária contribui com a boa experiência do cliente

Importância do pós-venda

Para que a experiência do cliente seja a melhor possível, é necessário investir no pós-venda, um processo que, como o próprio nome sugere, acontece após a concretização da transação imobiliária.

Também chamada de pós-atendimento, essa etapa determina que o corretor de imóveis deve estar em contato com seu cliente mesmo após a venda. Isso irá demonstrar que o profissional estava preocupado não somente em vender, mas sim em resolver o problema de seu consumidor.

Você pode saber mais sobre o processo de pós-venda e de como aplicá-lo de forma tecnológica em sua imobiliária nesse artigo publicado no Blog da Arbo.

Bônus: mitos sobre a transformação digital que você precisa conhecer

Por se tratar de um conceito complexo, a transformação digital corporativa ainda envolve muitos mitos. Para que você não caia em falácias, é importante conhecer os principais e saber por que essas afirmações não são verdadeiras.

Apenas empresas de tecnologia devem se preocupar com a transformação digital

É comum encontrar pessoas que acreditam que a transformação digital deve ocorrer apenas em empresas de tecnologia. Isso não é verdade, uma vez que qualquer negócio, de qualquer porte e de qualquer área, deve passar por esse processo.

Não se engane: a transformação digital corporativa não é algo do futuro, é algo do presente

A transformação digital acontece aos poucos

Outro mito comum é acreditar que a transformação digital acontece aos poucos e depende de iniciativas simples e pequenas. Essa afirmação é falsa porque o processo é complexo e precisa de ações estratégicas para ser implementado.

É possível esperar para mudar

Por fim, é necessário pontuar que quem acredita que não há problema adiar a transformação digital corporativa está errado. A tecnologia já é um fato e precisa ser incorporada a qualquer negócio o mais cedo possível.

Se você deseja saber mais sobre o tema, assista ao vídeo Por onde começar a transformação digital na sua imobiliária?, publicado no canal da Fix, no YouTube:

Como você pôde perceber, a transformação digital corporativa é um processo constante. Para que sua imobiliária esteja sempre se atualizando sobre o mercado e sobre as novas necessidades do consumidor, é importante contar com o auxílio de empresas de tecnologia e de inovação, como a Arbo.

Com nossos produtos e serviços, você pode aplicar o processo de transformação digital corporativa em sua empresa de forma prática, uma vez que nossos profissionais prestam todo o atendimento e o acompanhamento que você precisa. Conheça a Arbo e saiba como podemos te ajudar!

Para conferir conteúdos como este guia, acesse a aba mercado imobiliário, aqui no Blog da Arbo. Lá você vai encontrar diversos artigos com dicas e informações valiosas para corretores de imóveis e para gestores de imobiliárias.

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