Vender imóveis não é uma tarefa simples. Entretanto, com a alta do mercado imobiliário, é possível fazer bons negócios, desde que as estratégias corretas sejam empregadas na negociação
A decisão de comprar um imóvel não ocorre de um dia para o outro. Isso porque, antes de investir em uma casa ou em um apartamento, o indivíduo reflete sobre suas necessidades e, então, opta ou não pela compra. Por isso, é importante que as imobiliárias saibam como atuar para vender os imóveis certos para os clientes certos.
Essa combinação entre bons clientes e bons imóveis não é simples de ser obtida e, por isso, gestores de imobiliárias precisam estar atentos às vendas. Isso significa que é necessário prestar atenção em todos os detalhes e processos e, ainda, contar com o auxílio de ferramentas e de metodologias.
Para que você saiba como vender imóveis de forma correta e assertiva, é importante investir em tecnologia. Entretanto, isso não significa que sua empresa precisa contratar todas as ferramentas disponíveis.
Se você deseja saber quais tecnologias e metodologias são fundamentais para o processo de vendas de sua imobiliária, continue a leitura. Nesse artigo você vai conferir:
- O que é transformação digital?
- Como a tecnologia pode te ajudar a vender imóveis?
- Como melhorar a gestão da imobiliária?
O que é transformação digital?
A transformação digital é a inserção de tecnologias digitais em todos os processos de uma empresa. Trata-se de uma mudança significativa, já que muitas etapas que consumiam muito tempo e recursos são automatizadas.
Para aplicar o conceito em uma empresa, independente do setor do qual ela faz parte, é necessário reestruturar toda a tecnologia, as operações e até mesmo a cultura da marca. A palavra transformação, literalmente, se refere a uma mudança drástica.
Todas as empresas que desejam estar atualizadas diante das tendências do mercado precisam conhecer e implementar os preceitos da transformação digital. Esse cenário inclui, também, imobiliárias e demais negócios do mercado imobiliário.
Ao contrário do que muitos pensam, entretanto, o conceito de transformação digital não está relacionado somente à adoção de ferramentas e de produtos modernos. Isso porque todos os processos da empresa devem ser remodelados para atender a um novo padrão de negócios.
As mudanças ocasionadas pela transformação digital são essenciais para que uma empresa se diferencie de seus concorrentes, uma vez que, por meio destas, é possível:
- Melhorar a experiência do cliente ao longo de toda sua jornada de compra;
- Propor e desenvolver novos produtos e/ou novos serviços, que devem estar de acordo com as necessidades dos clientes;
- Otimizar processos no geral;
- Otimizar a gestão de pessoas no interior da empresa.
No que se refere ao mercado imobiliário, já é possível encontrar imobiliárias digitais. No Brasil, os resultados obtidos por essas empresas mostram que o constante aprimoramento do processo de atendimento ao cliente é o segredo para vender imóveis, bem como para locá-los.
Contudo, para que uma imobiliária se torne digital, é essencial seguir alguns passos:
Investimento em tecnologia
Mesmo que a tecnologia não seja o único ponto da transformação digital, ela é um dos aspectos centrais. Nesse caso, o primeiro passo é estar atento ao site de sua imobiliária. A página deve ser agradável, responsiva e, é claro, atrativa para os clientes.
Outro ponto importante é a gestão interna de sua empresa, que deve ser o mais digital possível. Por isso, é aconselhado a contratação de um CRM (Customer Relationship Management) imobiliário, que irá auxiliar gestores e corretores em sua organização diária.
Atendimento ao cliente
A qualidade do atendimento ao cliente deve ser o norte de sua empresa, uma vez que é responsável por garantir a satisfação ou a insatisfação do consumidor durante e após o processo de compra.
Em imobiliárias que ainda não aderiram ao digital, é possível encontrar diversos problemas relacionados à demora no atendimento, bem como a falta de eficiência. Em uma imobiliária digital esse cenário é diferente.
Com profissionais e/ou ferramentas que estão disponíveis 24 horas por dia, o cliente é atendido no momento em que precisa.
Redução da burocracia
Atualmente, os clientes não estão dispostos a lidar com burocracias. E é claro que, por meio da transformação digital, sua imobiliária pode reduzi-las ao máximo, tornando os fluxos de compra e de venda de imóveis mais eficientes.
As negociações on-line e a assinatura de contratos digitais são apenas algumas das soluções que sua empresa pode adotar para facilitar o processo de compra, de venda e de locações de imóveis.
Atenção ao período pós-venda
Imobiliárias tradicionais tendem a pensar que seu contato com o cliente termina após a negociação do imóvel. Entretanto, esse processo não existe nas empresas digitais.
Para que o cliente tenha uma boa experiência em sua imobiliária, é necessário que seus profissionais estejam direcionados ao atendimento pós-venda. Nesse caso, é preciso entrar em contato com o consumidor para recolher um feedback e, caso existam problemas, resolvê-los.
Como a tecnologia pode te ajudar a vender imóveis?
Conhecido como um setor tradicionalista, o mercado imobiliário, atualmente, passa por um processo de modernização. Com foco em proporcionar a melhor experiência possível ao cliente, as ferramentas permitem que a empresa possa vender imóveis de forma mais assertiva e eficiente.
A pandemia de covid-19 alterou o perfil e os comportamentos dos clientes, que, agora, possuem novas necessidades. Diante disso, as imobiliárias precisam atender às expectativas para gerar um bom nível de satisfação.
A tecnologia deve estar presente em todos os processos de vender imóveis, desde a divulgação até a negociação e assinatura do contrato. Os anúncios de imóveis devem, portanto, ser realizados na internet, especialmente porque seus clientes já estão no mundo digital.
Dessa forma, é importante investir em anúncios tanto nas redes sociais quanto em portais, como o da Arbo Imóveis. De qualquer forma, você precisa fortalecer seu relacionamento com os consumidores e, para isso, pode utilizar as mídias sociais, como o Facebook e o Instagram.
No que se refere aos processos de atendimento, a tecnologia também pode ser uma grande aliada. Para que a demora não seja um problema, é possível contar com o auxílio de chatbots e de assistentes virtuais, que, caso necessário, direcionam o atendimento a um profissional da empresa.
Já no momento de proposta e de negociação, é importante que sua imobiliária possua estrutura para que todo o processo ocorra de forma on-line. Lembre-se de que o conforto e a comodidade são fatores essenciais para seus clientes e, por isso, sua empresa pode se diferenciar das demais ao oferecer esse serviço.
Por fim, a assinatura do contrato também deve ser intermediada pela tecnologia. Nesse caso, é importante investir em processos de assinatura digital, que têm validade legal e são mais práticos e rápidos.
Quer saber mais sobre a tecnologia no mercado imobiliário? Então assista ao vídeo Por que a tecnologia mudou e vai mudar a sua imobiliária, publicado no canal da Arbo Imóveis, no YouTube:
Como melhorar a gestão da imobiliária?
A tecnologia é uma grande aliada no momento de vender imóveis e, também, na melhora da gestão da imobiliária como um todo. Entretanto, é possível melhorar seus resultados e o funcionamento da empresa com outras atitudes.
O primeiro passo é aprender a visualizar o mercado imobiliário de forma correta. A identificação dos movimentos e das mudanças do setor é fundamental para que você, como gestor, possa verificar oportunidades em sua empresa.
Nesse caso, é possível, também, prever o acontecimento de problemas e, assim, antecipar soluções. Esse é um aspecto que pode diferenciar sua imobiliária das demais, uma vez que você estará em uma posição de vantagem.
Outro ponto importante é a otimização de processos no interior da empresa. A automatização de algumas tarefas pode ser a solução para que gestores e corretores de imóveis tenham mais tempo para se dedicar às estratégias da empresa.
Nesse aspecto, é válido considerar a contratação de um CRM imobiliário, que tem o objetivo de facilitar as ações do dia a dia dos profissionais. Com a ferramenta, é possível que os gestores acompanhem, também, o desempenho de sua equipe de vendas e, assim, possam verificar os pontos fortes e os pontos de melhora de cada corretor.
E, por falar em equipe de vendas, é essencial que seus corretores sejam capacitados para exercer a função. Para isso, é importante que você, como gestor, invista em treinamentos e em cursos. Como o mercado imobiliário é dinâmico, é preciso que os profissionais estejam em constante processo de atualização sobre os acontecimentos e as mudanças.
Outro ponto importante é investir na motivação de sua equipe de vendas. Isso porque corretores motivados tendem a alcançar melhores resultados na hora de vender imóveis, o que é benéfico para sua imobiliária.
Por fim, não se esqueça de que seu foco principal deve ser melhorar a experiência do cliente. Ao oferecer bons serviços e um atendimento satisfatório, você aumenta as chances de fidelizar o consumidor, que pode, inclusive, recomendar seu negócio a parentes e a amigos.
Sua empresa está preparada para a transformação digital?
Como você pôde perceber, a tecnologia pode ser sua grande aliada no momento de vender imóveis. Entretanto, para isso, é necessário adaptar toda a gestão da imobiliária de acordo com os preceitos da transformação digital.
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