casas-para-alugar-em-São-Bernardo-do-Campo
Sem categoria

O que saber antes de procurar casas para alugar em São Bernardo do Campo

A maior cidade do ABC Paulista tem tantas qualidade, que você vai querer se mudar agora!

Você conhece bem São Bernardo do Campo? A cidade mais populosa do ABC Paulista possui grande representatividade no cenário nacional, além de ter um ótimo custo de vida. Se você está pensando em  se mudar para a Capital do Automóvel, veja tudo o que você precisa saber antes de procurar casas para alugar em São Bernardo do Campo. 

Antes de procurar casas para alugar em São Bernardo do Campo, conheça bem a cidade

Encontrar excelentes casas para alugar em São Bernardo do Campo é tarefa fácil!  O difícil mesmo é estar atento a todos os detalhes antes de fechar o negócio. Com uma área de 409 quilômetros quadrados, o município é um local muito bom para morar e vamos te provar porquê! 

A cidade do interior paulista é uma das mais ricas do Brasil, ocupando a 16º colocação entre todas as cidades do país, de acordo com um ranking feito pelo IBGE (Instituto Brasileito de Geografia e Estatística). 

Ainda segundo o IBGE a sua população estimada em 2020 é de 844.483 habitantes. É a quarta cidade mais populosa do estado de São Paulo, perdendo a apenas para a capital, Guarulhos e Campinas. Demais, né? 

Mas, antes de encontrar as melhores casas para alugar em São Bernardo do Campo, vamos conhecer  a história dessa incrível cidade? 

Conheça a história da cidade

A história de São Bernardo do Campo tem início no ano de 1553, com a fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo. O responsável foi o português João Ramalho, que na ocasião foi nomeado Alcaide – cargo semelhante ao de prefeito da cidade. 

Nessa época a Vila de São Vicente já possuía um colégio de padres jesuítas. Esses padres solicitaram, então, a instalação de outra escola, agora situado em uma colina, nos limites de Santo André. Ele foi chamado de Colégio de São Paulo. 

Hoje enquanto você pesquisa por casas para alugar em São Bernardo do Campo, não imagina que no ano de 1560 existia apenas um bairro que surgiu no entorno do colégio.  Com o passar dos anos essa pequena vila logo foi extinta por conta de ataques de indígenas que estavam em terras desfavoráveis. 

Outro motivo pelo qual esse local acabou foi a rivalidade entre os jesuítas e Ramalho. Então, a população toda foi transferida para as imediações do Colégio de Piratininga, surgindo assim a cidade de São Paulo. 

Mas, o que São Paulo tem a ver com isso? 

Você deve estar se perguntando, por que eu devo saber da história de São Paulo antes de procurar casas para alugar em São Bernardo do Campo? E a resposta é:a história das duas cidades são relacionadas. 

A explicação para isso é que foi somente após a transferência desse povoado e depois de a região viver um período de paralisação que, mais tarde em 1637, o local foi transformado em duas grandes fazendas, a de São Caetano e a de São Bernardo. 

São Bernardo Novo e São Bernardo Velho

No ano de 1717 foi construída uma capela dedicada a São Bernardo na fazenda de mesmo nome e ao redor de seu longo território começou a crescer um povoado. A fazenda, então passa a ser reconhecida como bairro de São Bernardo da vila de São Paulo.Como o local era particular, outro ponto foi estabelecido para sediar a vila. E em 1812 surgem as primeiras ruas do município. A região que é hoje o Centro do município  era conhecido como São Bernardo Novo e a da pequena vila ao redor da igreja da fazenda como São Bernardo Velha. Já pensou se você escolher alguma das casas para alugar em São Bernardo do Campo que seja perto desse local histórico? 

Os núcleos coloniais

A Fazenda de São Bernardo em 1877 já estava em decadência. Então, nesse mesmo ano ela foi desapropriada pelo império para sediar um núcleo colonial, de acordo com os planos do governador da Província de São Paulo. Começaram a chegar, então, imigrantes italianos, alemães e poloneses. 

O núcleo, com o tempo  foi ampliado, e  atingiu mais áreas que influenciaram diretamente na formação dos bairros. E, no ano de 1890 São Bernardo é  reconhecido como município. 

De lá para cá muita muita aconteceu, São Bernardo cresceu e ganhou até um apelido: Capital do Automóvel. 

A Capital do Automóvel

Concentrar suas buscas por casas para alugar em São Bernardo do Campo é uma ótima ideia, pois lá existem muitas oportunidades de emprego. E você sabia que  pelo seu crescimento industrial, principalmente na área automobilística, São Bernardo do Campo foi carinhosamente apelidada de Capital do Automóvel,? 

A cidade baseia a sua economia na indústria automobilística desde 1950. Por lá  há muitas montadoras famosas do país como:  Ford, Volkswagen, Mercedes-Benz e Scania.

Mas, além de industrializada, a cidade ainda tem excelentes áreas de lazer. Vamos conhecê-las?

Procure casas para alugar em São Bernardo do Campo e fique próximo a excelentes áreas de lazer

Esta grande cidade do ABC Paulista atrai olhares não só por conta das grandes montadoras de carros, mas também por ter ótimas opções de lazer. Então se as boas oportunidades de emprego ainda não te convenceram a procurar casas para alugar em São Bernardo do Campo, a diversão vai. Vamos conhecer os locais mais legais. Confira! 

Prainha do Riacho Grande

Se você gosta de um fim de semana mais “refrescante”, que tal ir à Prainha do Riacho Grande? Com atrações para crianças e adultos, essa prainha é ideal para os dias mais quentes. 

No local, que faz parte da Represa Billings, você pode aproveitar para curtir os bares, playgrounds, quiosques, andar de pedalinho ou apenas caminhar pela calçadão. É um passeio obrigatório na cidade! 

Parque Estoril

casas-para-alugar-em-São-Bernardo-do-Campo

O Parque Natural Estoril é outro local especial, que vai fazer com que você queira logo encontrar as melhores casas para alugar em São Bernardo do Campo! 

Você vai poder visitar o Zoológico Municipal, a Escola Livre de Sustentabilidade e o museu de arte ao ar livre. O parque é uma unidade de conservação da Mata Atlântica,  e mais de 90% de sua área é ocupada por fragmentos da mata preservada. 

Por lá é possível fazer trilhas, andar de pedalinhos e  caiaque. O parque também possui um viveiro, teleférico, jardim sensorial, área de piquenique, quiosques e barracas de alimentação. Um programa incrível para toda a família!  

Parque Engenheiro Salvador Arena

casas-para-alugar-em-São-Bernardo-do-Campo

O Parque Engenheiro Salvador Arena é outra opção de lazer que é obrigatória depois que estiver morando em uma das casas para alugar em São Bernardo do Campo. Ele une diversão  e contato com  a natureza. Ele se destaca por conta de um grande aquário de água doce (um dos maiores do Brasil) com diversas espécies de peixes.

Além dessa, que é a atração principal, os visitantes podem conhecer um lago com chafariz, cascatas artificiais, usufruir de uma pista de caminhada, teatro com arena, playground e áreas de atividades físicas e de contemplação da natureza. Aos finais de semana é a opção certa para você e sua família. 

Parque Chácara Silvestre

casas-para-alugar-em-São-Bernardo-do-Campo

Me conta uma coisa: você também ama história? Então esse local é ideal para você conhecer assim que se decidir entre uma das casas para alugar em São Bernardo do Campo! 

O Parque Chácara Silvestre possui um casarão construído na década de 1930. Por lá, além de conhecer a história local, você ainda desfruta de um amplo playground, espaço de convivência, pista de caminhada, trilha com circuito de 900 metros, ciclovias, e até uma academia para a terceira idade e também para pessoas com deficiência. 

Cidade da Criança

casas-para-alugar-em-São-Bernardo-do-Campo

Você tem alguma criança em casa? Então ela vai amar esse lugar! 

A Cidade de Criança é um Parque de Diversões, e o primeiro temático do Brasil! Por lá você e as crianças  vão ter contato com a natureza e aproveitar as mais de 30 atrações oferecidas como a autopista, o barco viking, o carrossel, o elevador e muitas outras brincadeiras?

O parque nasceu em 1968 onde antes era uma cidade cinematográfica, então extinta. No ano de 2017 o lugar passou por uma ampla reforma, e em 2018, foi inaugurada a fazendinha, com animaizinhos para serem admirados. 

As crianças vão se encantar vários animaizinhos como mini vacase  pôneis, cabritos, coelhos, aves, porcos e até uma alpaca. A Cidade da Criança é um local incrível e vai, sem dúvida, te surpreender muito enquanto você busca por casas para alugar em São Bernardo do Campo. 

Parque Cittá di Maróstica

casas-para-alugar-em-São-Bernardo-do-Campo

O Parque Cittá de Maróstica, conhecido também como Parque da Juventude, é um local para quem adora esportes radicais. Em seus mais de 21 mil metros quadrados muitas atividades são possíveis, dentre elas:  andar de skate, patins, bike e escalada. 

E que tal o Street-Park Mirim para divertir as crianças com esportes radicais e ao mesmo tempo mais seguros? Isso mesmo:  crianças de até 12 anos não ficam de fora!. 

Mamães e papais de plantão, fiquem tranquilos: o local tem uma regra rígida seguida à risca: é obrigatório o uso de capacetes, cotoveleiras, luvas, caneleiras e joelheiras, de acordo, é claro, com as características de cada esporte. 

Agora, se a sua praia for  fazer caminhada, não se preocupe: existe uma pista de 600 metros no entorno do parque que você pode aproveitar muito o ar livre para um belo passeio

Mercado Municipal do Rudge Ramos

casas-para-alugar-em-São-Bernardo-do-Campo

Você procura por Procurar casas para alugar em São Bernardo do Campo que tragam facilidade?

Residências que sejam próximas ao Mercado Municipal só trazem vantagens! Pois nele, você poderá encontrar com facilidade lojas de calçados, roupas, e até variedade de alimentos, como carnes, laticínios, verduras, legumes e utensílios domésticos em geral. 

O Mercado Municipal do Rudge Ramos é um patrimônio histórico-cultural de São Bernardo do Campo,  inaugurado em 1962 e que hoje em dia  conta com 65 lojas dos mais variados produtos. 

Além de fazer compras, o lugar é ideal para passear e colocar o papo em dia. Lá os comerciantes e moradores possuem uma agradável relação de amizade, que foi fortalecida com o passar dos anos. Vale a pena conhecer! 

E se você, assim como nós, adora áreas verdes e lugares históricos, e faz mil planos para quando se mudar, precisa conhecer os principais pontos turísticos de São Bernardo do Campo que preparamos para você neste post especial.

E você pretende estudar em São Bernardo do Campo?

Agora que já conheceu alguns dos lugares mais badalados dessa cidade do ABC Paulista, vamos saber um pouco mais sobre as suas faculdades?

Faculdades em São Bernardo do Campo

Muitas pessoas que chegam em São Bernardo do Campo vêm para estudar. Afinal, a cidade é a que possui o maior números de faculdades entre os municípios do ABC. Portanto, se você é uma dessas pessoas, antes de procurar casas para alugar em São Bernardo do Campo, precisa conhecer as melhores opções para fazer uma boa escolha de região que se encaixe nos seus objetivos acadêmicos..

Universidade Federal do ABC

Você com certeza já ouviu falar da Universidade Federal do ABC  (UFABC), não é?

Ela é uma instituição pública de ensino superior criada em 2005. Atualmente a instituição possui três campus sediados em Santo André e São Bernardo do Campo. 

A UFABC oferece 21 opções de cursos de graduação e  é bastante conceituada por 100% dos seus professores possuírem o título de  doutores. Essa é a única universidade federal do Brasil na qual todos os professores possuem essa titulação. 

De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC) ela é a melhor universidade do Estado de São Paulo. Além disso, seu projeto pedagógico inovador tem recebido bastante repercussão atualmente, inclusive internacional. 

Sua infraestrutura para a pesquisa é uma das mais modernas do Brasil. Um exemplo disso é que ela possui o mais potente supercomputador de memória compartilhada da América Latina, um Altix 4700. Legal, não é? 

Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT)

A Faculdade de Tecnologia termomecânica é uma instituição privada, mas que oferece ensino totalmente gratuito. Ela começou suas atividades em 2003 com cursos superiores de tecnologia.e atualmente oferta os cursos de Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação e Engenharia de Controle e Automação. 

A sua infraestrutura conta com uma biblioteca moderna e bem equipada, com o Teatro Engenheiro Salvador Arena – que realiza espetáculos teatrais, musicais, além de ser uma ampla arena de debates -, o Estádio Olímpico Bronze TM 23 – com campo de futebol, pista de atletismo e arquibancada -, um conjunto aquático com duas piscinas e os mais modernos laboratórios. 

Uma excelente instituição para investir o futuro. Por isso, vale a pena buscar casas para alugar em São Bernardo do Campo nas proximidades da FTT. 

Centro Universitário FEI

O Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI), antiga Fundação de Ciências Aplicadas (FCA) é uma faculdade privada, católica jesuíta. 

Fundada em 1945, ela possui cursos de graduação e pós-graduação voltados às áreas de ciências tecnológicas, engenharia e gestão. 

A infraestrutura da FEI conta com 18 prédios que concentram laboratórios, centros especializados, salas de aula, bibliotecas, capela, campos de futebol, ginásios de esportes, piscina, e ainda outras estruturas . 

Ao longo de sua existência, ela já formou mais de 50 mil profissionais, um bom número, não é? E quem sabe você não é o próximo, assim que escolher uma das casas para alugar em São Bernardo do Campo?

Quer saber mais sobre a qualidade de ensino de São Bernardo do Campo e  o diferencial que cada uma tem a oferecer? Descubra quais são as melhores escolas e faculdades da cidade.

E chegou um dos momentos mais importantes na sua busca pelas melhores casas para alugar em São Bernardo do Campo: conhecer os melhores bairros!

Os melhores bairros de São Bernardo do Campo

A cada ano mais e mais pessoas vêm morar em São Bernardo do Campo. Elas são atraídas pelo alto padrão de qualidade vida que a cidade oferece, além das excelentes oportunidades de emprego. 

E para facilitar sua vida nessa hora tão complicada que é a de escolher o melhor bairro, nós preparamos uma listinha especial para você com os principais tópicos e diferenciais que você precisa considerar na hora de escolher! Veja só: 

Nova Petrópolis

O bairro de Nova Petrópolis  traz muita comodidade  e conta com algumas das melhores casas para alugar em São Bernardo do Campo. As suas ruas e avenidas são arborizadas e muito bem sinalizadas. 

Morando lá você encontra tudo com muita facilidade, já que o local conta com uma ampla variedade de lojas, supermercados e comércios em geral. Além disso, por lá é fácil se deparar com excelentes instituições de ensino, públicas e privadas. 

Centro

Agora, se você busca casas para alugar que sejam na região central essa também é uma boa escolha, pois lá você terá uma rotina muito prática: tudo é perto, inclusive tendo a comodidade de morar bem pertinho de dois shoppings: o Metrópole e o São Bernardo Plaza Shopping. Neles você pode contar com centenas de lojas e praças de alimentação com excelentes restaurantes para sair da rotina! 

Aliás, confira quais são os melhores restaurantes e shoppings de São Bernardo do Campo!

Jardim do Mar

Um outro bairro  e esse ideal para quem quer tranquilidade é o Jardim do Mar. Suas ruas arborizadas trazem um visual bonito, que mescla a natureza com a arquitetura moderna do complexo misto Marco Zero MBigucci, referência arquitetônica na região. 

Outra grande vantagem desse  bairro é que ele conta com ótimos hospitais como o Hospital São Bernardo e instituições de ensino superior como a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. 

Além disso, ao decidir por uma das casas para alugar em São Bernardo do Campo próxima deste bairro, você poderá curtir sempre o Parque Cidade de São Bernardo Raphael Lazzuri. O local reserva boas opções de lazer na natureza. 

Rudge Ramos


Morar no Rudge Ramos é morar no maior bairro da cidade. A infraestrutura é impecável e conta com ampla rede de comércio, farmácias, restaurantes e instituições de ensino. 

Nele está localizado o Parque Engenheiro Salvador Arena, uma das principais áreas de lazer do município. É um dos melhores locais para encontrar as melhores casas para alugar em São Bernardo do Campo. 

E aí, ficou por dentro de tudo sobre o município? Apesar de ser um local encantador, precisamos concordar com uma coisa: procurar uma casa para alugar não é tarefa fácil, não é verdade? São tantos detalhes a serem vistos, que sempre deixamos passar alguma coisa importante. Por isso, informação sobre o assunto, nunca é demais!

Se está de olho em algum cantinho para chamar de seu neste município tão especial, confira todas as informações que preparamos para você. 

Fique atento ao contrato antes de procurar casas para alugar em São Bernardo do Campo 

É importantíssimo ter em mente que algumas cláusulas do contrato, caso não lidas atentamente, vão gerar a maior dor de cabeça. Então, fique atento em  algumas dicas sobre os pontos primordiais que você precisa ficar de olho. 

O prazo estabelecido em um contrato de aluguel

Saiba que a lei garante ao proprietário o direito de exigir a devolução do imóvel no final do prazo, caso ele necessite? Isso mesmo! A maioria dos contratos possuem um prazo que pode variar entre 12 e 30 meses. Leia atentamente essa parte antes de assinar para não ter que sair às pressas antes de imaginar. 

Mas , caso o imóvel não seja solicitado ao chegar esta data, o contrato é renovado automaticamente por prazo indeterminado, seguindo as mesma regras. 

Vale ressaltar que ao assinar um novo contrato ou um contrato de renovação, ele pode renovar também a multa de rescisão, por exemplo, o que pode muito ruim futuramente para você. 

Quais garantias são solicitadas? 

Quando você estiver procurando casas para alugar em São Bernardo do Campo e chegar a fechar um negócio, o proprietário, ou imobiliária, certamente solicitará uma garantia. Você sabe que garantia é essa? 

Trata-se de uma garantia locatícia e é bem normal ela ser exigida. Essas garantias podem ser: seguro fiança, fiador, caução, entre outros. Vale dizer que o  proprietário, pode pedir também o pagamento do aluguel adiantado. Nesse caso não é necessária a garantia. 

E o IPTU? Quem paga?

De acordo com o Código Tributário Nacional juntamente com a Lei do Inquilino, as  despesas com o IPTU devem ser arcadas pelo próprio dono da casa. Mas,novamente alertamos: leia com cuidado o contrato.   Lá pode existir uma cláusula transferindo essa responsabilidade a você, e é importante saber isso antes de buscar casas para alugar em São Bernardo do Campo. 

Se a casa precisar de reforma, quem se responsabiliza?

As reformas das casas para alugar em São Bernardo do Campo, ou em qualquer outra cidade do país, devem ser feitas apenas com autorização do proprietário. Não se responsabilize por nada sem antes conversar com o dono do local, ok ? 

Faça uma vistoria antes de assinar o contrato! 

Vamos dizer que você já se decidiu por uma entre todas as casas para alugar em São Bernardo do Campo e gostou muito do proprietário. Mesmo que o dono da sua nova casa seja bem simpático, – as vezes as aparências enganam, não é mesmo? E isso pode  acontecer também com os imóveis! Por isso, faça uma vistoria caprichada no local  antes de entrar para morar. 

Tomadas 

Revise todas as tomadas  e certifique-se de que elas estão bem instaladas, sem as temidas “gambiarras”. Isso vai garantir a segurança de toda a sua família, além de despesas e dores de cabeça futuramente. 

Teste para descobrir se todas elas estão funcionando. Para saber se não existe sobrecarga, ligue dois aparelhos ao mesmo tempo e veja se nenhum desliga. 

Não esqueça de verificar o padrão das tomadas! Já imaginou acabar a bateria do seu celular e perceber que a tomada não está no padrão? Que pesadelo! 

O próximo passo é verificar se existe alguma umidade na parede. Olhar em todos os cômodos procurando por manchas de umidade garantirá a boa saúde de sua família na casa nova. 

Janelas 

Quando se decidir por uma das casas para alugar em São Bernardo do Campo, teste também as janelas. Veja se todas abrem e fecham com tranquilidade, sem esforço. Uma janela emperrando gera transtornos para você e seus vizinhos. 

Inventário

E, se você optar por uma das dessas casas para alugar em São Bernardo do Campo e ela for mobiliada, faça um inventário de tudo o que tiver dentro dela antes de começar a morar.  Na lista, que deverá estar no contrato, deve constar, inclusive, o estado atual de cada peça. Veja se algum móvel está com defeito, isso evitará cobranças indevidas no futuro.

Pisos

Por fim, dê uma boa olhada nos pisos torneiras e instalações hidráulicas. Abra todas as torneiras e deixe a água sair por aproximadamente 3 minutos. No banheiro dê a descarga e veja se a vazão d’água é boa. Faça isso duas vezes seguidas, para ter certeza de que está tudo certo. 

Veja se existem pisos com rachaduras. Bata com o cabo de uma vassoura e veja se não existe nenhum som de oco. Com o tempo, os pisos podem quebrar e isso pode ser um problemão. 

E aí, o que achou dessa cidade incrível do ABC paulista? São Bernardo do Campo é um dos mais importantes municípios do país. Possui boa infraestrutura, ótimos empreendimentos imobiliários e as casas para alugar em São Bernardo do Campo vão, sem dúvidas, te deixar apaixonado. 

Acesse o nosso blog, e saiba tudo o que precisa sobre São Bernardo do Campo nos conteúdos especiais que preparamos para você! 

Deixe uma resposta