Para celebrar o dia dos(as) profissionais de Economia, convidamos nossos dois futuros economistas do time: Lindsay Torres e Victor Henrique Alves. Eles nos contaram sobre a profissão, sobre suas atividades aqui na Arbo e a importância da profissão para o ambiente de uma startup.
Economistas da Arbo
Meu nome é Lindsay Torres, estudo Economia na UEL – Universidade Estadual de Londrina e sou Assistente Financeiro da Arbo. Faço contas a receber e contas a pagar.
Meu nome é Victor Henrique Alves, tenho 20 anos, também estudo Economia na UEL e sou Inside Sales do time da Arbo Platform. Sou novato aqui na Arbo, mas estou aprendendo e evoluindo muito rápido.
O que é a profissão de Economia?
Economia está relacionada a administração dos recursos escassos da sociedade, como por exemplo, o dinheiro. A profissão pode ser definida de várias formas, entre elas: gestão financeira, gestão política, gestão de produtos e custeio, gestão de planejamento e previsibilidade, entre outros.
Economistas calculam as melhores formas e atitudes a serem tomadas com base em dados e estatísticas. Estes(as) profissionais tem como base a teoria e o cálculo na aplicação. Entendem o contexto, o comportamento do(a) consumidor(a), baseiam-se em dados e tomam uma atitude, criando um planejamento estratégico de curto ou longo prazo.
O trabalho da Lindsay na Arbo
Atualmente a área que atuo na Arbo está mais relacionada a junção dos dados para a análise, trabalho com o fluxo de caixa. A partir do fluxo, organizo e me aprofundo em dados, por meio da DFC – Demonstração de Fluxo de Caixa, da DRE – Demonstração de Resultado de Exercício e do Balanço Patrimonial. Estes dados, e o aprofundamento neles, são fundamentais para os cálculos das métricas financeiras, de vendas, de marketing e KPLs.
A partir do cruzamento dessas informações, tomamos as decisões para a empresa e fazemos um planejamento estratégico. Levantamos ações de curto ou longo prazo, sempre tendo como base os dados recolhidos e as metas que pretendemos alcançar.
O trabalho do Victor na Arbo
A parte mais legal de fazer economia é que nós podemos vê-la em todos os lugares. O ato de vender um produto, por exemplo, já te coloca dentro do sistema econômico. Nós podemos usar nossos conhecimentos em oferta e demanda para entender a necessidade de um cliente, para contribuir com dados e teorias e facilitar negociações e vendas.
E é esse o meu trabalho aqui, eu faço parte da equipe de vendas e uso meus conhecimentos para agregar mais valor às minhas estratégias e as do meu time.
Importância da Economia no ambiente de uma startup
As startups são empresas pequenas com um potencial gigantesco de crescimento e ter dentro delas um profissional que entende a complexidade do mercado acaba se tornando um diferencial para a empresa em todos os sentidos. Como por exemplo: Na elaboração de um projeto onde se precisa de uma previsão com uma margem de erro baixa, ou até mesmo quando a empresa busca melhorar sua rentabilidade.
As startups são empresas muito voláteis, estão em mudanças em todo o tempo, isso é ótimo, pois estão sempre oferecendo novos produtos e serviços para o mercado. Porém é importante ter um economista para ajudar a startup a se manter no mercado e acompanhar também suas mudanças, entender o nicho do mercado, e ter um planejamento estratégico, mesmo com as mudanças uma empresa tem que ter uma base sólida, ao menos a curto prazo. É importante entender se tal mudança o mercado irá acatar, se a demanda irá aumentar e se a empresa terá a
capacidade de ofertar, levando em consideração sempre os custos e se mantendo em equilíbrio. Entender qual o seu tipo de produto, se é elástico ou inelástico, o que pode acontecer no mundo que pode atingir a minha empresa e entre outras análises que um economista faz para que haja de fato um crescimento.
Trabalhar na Arbo atuando na área que estou me formando é entender o quão potente pode ser uma startup e o quanto um economista pode contribuir. A experiência que tenho aqui é fundamental para o meu desenvolvimento na minha profissão pois entendo a fundo os acontecimentos internos, e quais a possíveis tomadas de decisões.
Lindsay Torres, Analista Financeiro Arbo.
Saiba mais sobre a Arbo no www.arboimoveis.com.br e no www.arboplatform.tech.