28 de maio de 2022

Veja os pontos turísticos de Porto Alegre

Pontos turísticos de Porto Alegre

A cidade oferece uma variedade incrível de diversão e cultura para todos os gostos. Listamos os melhores pontos turísticos de Porto Alegre.

Está planejando tirar uns dias para viajar e ainda não sabe para onde ir? Que tal conhecer uma cidade incrível, que reúne pontos turísticos maravilhosos e bem diversificados, com opções para descansar e se divertir? Estamos falando de Porto Alegre. 

A cidade completou 250 anos, e faz parte da história brasileira, já que foi palco de revoluções a acontecimentos históricos importantes no país. E para você aproveitar tudo o que ela tem para oferecer, a Arbo preparou uma lista especial com os melhores pontos turísticos de Porto Alegre. Confira!

Centro Cultural Usina do Gasômetro

É um dos principais centros culturais de Belo Horizonte. No local você pode visitar as diversas exposições de arte que sempre ocorrem, conhecer o laboratório de fotografia e ainda assistir a uma das peças que são exibidas no teatro. 

A arquitetura do prédio também é uma atração à parte. O local já foi uma antiga usina de carvão, e fornecia gás para a iluminação pública e o abastecimento de fogões nas residências. 

A chaminé de 117 metros foi preservada, e chama a atenção dos visitantes pela sua altura.  Ela foi construída em 1937 para diminuir os problemas causados pela emissão de fuligem na cidade.

Parque Germânia

Se você quer curtir momentos de tranquilidade com a família, o Parque Germânia é uma parada obrigatória. Ele foi projetado para fazer uma homenagem à imigração alemã, que é muito presente no Rio Grande do Sul, e todas as construções do local tem um toque dessa cultura na sua arquitetura.

Para quem gosta de esportes, o espaço tem quadras de tênis, vôlei e futebol de salão, além de uma cancha coberta para os fãs de bocha. E para os pequenos, o playground garante momentos de muita brincadeira.

O parque também conta com várias áreas para contemplação da natureza, jardins e uma área de preservação ambiental com mais de 1,2 mil  plantas nativas da região. Vale a pena fazer uma visita para relaxar e aproveitar a beleza do lugar.

Conheça os melhores bares de Porto Alegre

Palácio Piratini

O palácio foi fundado em 1920, e já foi a sede do governo gaúcho. O prédio é impressionante, e foi inspirado no Palácio de Versalhes. Durante a visita, você pode apreciar os belos carros presidenciais antigos, como o famoso Ford Bigode, que foi trazido para Porto Alegre especialmente para ser o carro oficial do palácio.

No espaço você também pode conhecer várias pinturas de Aldo Locatelli, um pintor gaúcho muito famoso no sul do país, além de esculturas, estátuas de personalidades famosas e muito mobiliário do começo do século XX. Vale a pena visitar sem pressa, e fazer um verdadeiro passeio pela história de Porto Alegre enquanto percorre esse lindo palácio.

Centro Histórico de Porto Alegre

O Centro Histórico é um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre. O local tem prédios históricos bem preservados, e contam um pouco da história da cidade. Vale a pena passear pelas ruas, e conhecer atrações como a Catedral Metropolitana, o Viaduto Otávio Rocha, A Usina do Gasômetro e o Chafariz na Praça Montevidéu e muito mais! 

Nossa indicação é que você faça o passeio a pé, para sentir a atmosfera do lugar, e viver um pouquinho do cotidiano da cidade. Se a visita for de manhã, é possível contratar um tour turístico, e visitar o interior de alguns prédios históricos.

Planetário José Baptista Pereira

O planetário fica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e é aberto para a comunidade. Não deixe de visitar, você vai ter uma experiência incrível, e observar as estrelas de um jeito totalmente diferente! O espaço tem cadeiras reclinadas e é totalmente climatizado. 

A tecnologia do planetário permite ao visitante ter uma visão de 180º, e todo o ambiente se transforma em um cinema totalmente imersivo, com envolvimento total do público. O visitante pode observar as estrelas e também assistir a filmes e vídeos sobre astronomia. É possível também visitar as exposições sobre astronomia que sempre acontecem no espaço. 

Saiba quais são os melhores restaurantes de Porto Alegre

Ilha da Pintada

Quer aproveitar a viagem para fugir da agitação e ainda comer muito bem? Então nossa dica é que você conheça a Ilha da Pintada. Ela é uma das ilhas que ficam no Parque Estadual Delta do Jacuí, e fica bem próxima de Porto Alegre. 

No local fica a Colônia de Pesca Z5, com 1.200 pescadores. A especialidade da ilha é a culinária toda baseada em produtos de pesca. Se você gosta de pratos com peixe, não deixe de conhecer o lugar. As opções de pratos incluem peixes como o Pintado, Anchovas e Tainha. Não deixe de experimentar a famosa “Tainha na taquara”, que atrai turistas e moradores de Porto Alegre para experimentar essa delícia: o peixe é assado inteiro na brasa, em um espeto feito de bambu.

Além da experiência gastronômica maravilhosa, a ilha também tem belas paisagens naturais, com muito verde para você descansar e apreciar a natureza.

Lago Guaíba

Ele acompanha uma boa parte das margens de Porto Alegre, e é um dos cartões postais da cidade. No Guaíba você pode aproveitar as lindas paisagens, especialmente se for durante o pôr do sol, pois o cenário é belíssimo. Nossa sugestão é que você faça um passeio de barco pelo Lago Guaíba, em um dos dois barcos de turismo que fazem o trajeto. 

Você pode embarcar de diversas regiões da cidade, como no “Noiva do Caí”, que sai da Usina do Gasômetro, e o  “Cisne Branco”, que zarpa do Cais Mauá, no Centro Histórico.  O passeio mostra a cidade de vários ângulos, e é possível conhecer também as ilhas do Delta do Jacuí, e depois do passeio fazer um happy hour na zona sul, aos finais de semana.

Saiba como é morar em Porto Alegre

Mercado Público de Porto Alegre

Se você quer conhecer um dos pontos turísticos de Porto Alegre mais populares, e ainda conhecer um pouquinho do dia-a-dia dos moradores da cidade, então precisa conhecer o Mercado Público de Porto Alegre.

O local recebe cerca de 100 mil pessoas por dia, e fica em um prédio histórico da cidade. Quando chegar, faça um passeio sem pressa pelas diversas barracas, que oferecem uma variedade incrível de temperos, bebidas, produtos típicos gaúchos e claro, comidinhas deliciosas servidas nos restaurantes, bares, barracas e sorveterias que ficam no espaço!

Nossa dica é que você conheça o Gambrinus, e experimente o bolinho de bacalhau mais famoso da cidade. E de sobremesa, não perca a chance de saborear a famosa Bomba Royal da Banca 40: uma taça especial com três sabores de sorvete, salada e frutas e nata batida, imperdível!

Gostou de conhecer alguns dos melhores pontos turísticos de Porto Alegre? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas especiais para o seu dia a dia.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

o-que-saber-antes-de-morar-em-londrina

O que saber antes de morar em Londrina

Saiba como solucionar dúvidas e problemas frequentes antes de morar em Londrina. Fique com gente! Você pretende morar em Londrina, ou você se mudou há pouco tempo para essa cidade maravilhosa e está com algumas dúvidas relacionadas a energia, água e outros problemas? Quando vamos morar em uma nova cidade, é comum surgir muitas dúvidas […]

imóveis-em-ribeirão-preto

9 imóveis em Ribeirão Preto para universitários

Separamos 9 imóveis de Ribeirão Preto para te ajudar a escolher o primeiro apartamento para você viver uma das melhores fases da vida. Para quem já sabe da aprovação no vestibular e para quem está à espera do resultado, separamos imóveis em Ribeirão Preto para te ajudar a escolher o primeiro apartamento para você viver […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *