18 de abril de 2024

As melhores faculdades em São Bernardo do Campo

faculdades-em-São-Bernardo-do-Campo

Entre as opções de faculdades em São Bernardo do Campo, separamos as principais instituições para ajudar você a fazer a melhor escolha!

Para encontrar boas faculdades em São Bernardo do Campo não é preciso muito esforço, pois a cidade tem muitas instituições renomadas, consolidadas e bem avaliadas pelo MEC – Ministério da Educação.

Buscando facilitar a sua escolha, selecionamos as principais e as mais bem avaliadas instituições de ensino superior de São Bernardo do Campo. Mas, antes de indicar a nossa lista de melhores instituições, é importante contextualizar a importância desse município e da região em que ele se encontra, para que você saiba que São Bernardo do Campo tem muito mais a oferecer do que ótimas faculdades. Vamos lá?

São Bernardo do Campo e o ABC Paulista

São Bernardo do Campo está localizado na região conhecida como Grande ABC ou ABC Paulista, ao lado de outros seis municípios: Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. E você sabia que São Bernardo do Campo é a mais populosa da região? Sua população  estimada fica em torno de 844.483 habitantes, segundo dados do IBGE.

O ABC é bastante industrializado e representa um dos maiores mercados consumidores do Brasil. Se considerássemos o Grande ABC como um município, por exemplo, seu PIB (Produto Interno Bruto) seria o 4º maior do Brasil (IBGE/2013), ficando atrás apenas das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Está pensando em alugar casa em São Bernardo do Campo? Veja neste post tudo o que você precisa saber antes!

faculdades-em-São-Bernardo-do-Campo

Faculdades de São Bernardo do Campo: polo universitário do ABC Paulista

Dentre os sete municípios do Grande ABC, São Bernardo do Campo é o que mais tem instituições de ensino com educação de qualidade e com oferta de cursos em diferentes áreas do conhecimento.

Um outro fator faz do município, de fato, uma ótima opção para quem procura desenvolver a carreira profissional e acadêmica: a cidade possui 6 bibliotecas públicas e vários pontos de leitura. São Bernardo do Campo é uma ótima cidade para morar!

Vamos conhecer um pouco sobre as melhores faculdades de São Bernardo do Campo, agora que você já sabe um pouco da infraestrutura e do porte dessa grande cidade? Assim, você pode avaliar para entender melhor as qualidades e as diversas possibilidades de ensino que a cidade oferece para você. Vamos lá?

Universidade Federal do ABC – UFABC

Em São Bernardo do Campo você encontra um campus da Universidade Federal do ABC, que  é uma instituição de altíssima qualidade, ostentando a nota máxima (5) do MEC. Bem avaliada, não é?

E não é só isso: no Ranking Universitário promovido anualmente pelo jornal Folha de São Paulo, a UFABC está entre as melhores instituições do ensino do país. Por seu ótimo desempenho e reconhecimento, essa é uma forte candidata ao título de melhor faculdade de São Bernardo do Campo.

Os cursos oferecidos 

Os cursos oferecidos são interdisciplinares e se concentram em ciência e tecnologia, ciências e humanidades e ciências humanas. Além disso, a instituição também tem programas de mestrado acadêmico e profissional, e doutorado. Ou seja: você tem perspectivas para uma carreira acadêmica de sucesso!

Ingresso na UFABC

Fique atento: no caso de cursos de graduação, o ingresso na UFABC acontece apenas por meio de notas do ENEM, ou  de edital específico destinado a candidatos premiados nas Olimpíadas do Conhecimento.

Por ser uma instituição de ensino federal, moderna e que valoriza a pesquisa científica, a Universidade Federal do ABC é  destaque e uma excelente opção para você entre as melhores faculdades de São Bernardo do Campo.

Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros – FEI

faculdades-em-São-Bernardo-do-Campo

A FEI foi criada em 1945 pelo Jesuíta Pe. Roberto Sabóia de Medeiros, um visionário que previu a necessidade de formação de engenheiros e gestores para o processo de industrialização e o crescimento do país.

Ali você pode escolher entre diferentes cursos de graduação: engenharias, administração e ciência da computação, além de mestrado, doutorado e especializações.   

Desde o ano de 2014, a instituição recebe a nota 4 (de um máximo de 5) nas avaliações do MEC, e por isso está entre uma das melhores faculdades em São Bernardo do Campo da nossa lista!

A FEI ainda desenvolve diversos projetos institucionais incríveis e  de ponta, como o AeroDesign, para o desenvolvimento de estudantes do ramo aeronáutico; o Cursinho FEI, que é gratuito e destinado à preparação para o vestibular dos estudantes de escolas públicas; e o ROBOFEI, que busca desenvolver a robótica móvel e inteligente.

Um dos campus mais completos

O campus do Centro Universitário FEI em São Bernardo do Campo é muito bem estruturado e é um dos grandes diferenciais dessa instituição: tem uma  área de 243.000 m² e 18 prédios, onde estão instaladas salas de aula com equipamentos multimídias, salas de estudos, biblioteca, papelaria e livraria, praça de alimentação e restaurante, laboratórios e centros especializados, área poliesportiva completa, estacionamento e até uma capela.

Além disso, a FEI é qualidade de vida: as construções se harmonizam com bastante área verde, composta por árvores, jardins, gramados, um bosque e uma mina com água potável, tornando o ambiente da faculdade ainda mais agradável.

Uninove

faculdade

Nas duas unidades da faculdade em São Bernardo são mais de 30 cursos de graduação ofertados, distribuídos entre as áreas de engenharias e arquitetura, comunicação e turismo, direito, educação, gerenciais, informática e saúde, além de várias opções de especialização e MBA.

Apesar de ser uma instituição privada, a faculdade disponibiliza diversas opções para você financiar os seus estudos, como bolsas e descontos.

A infraestrutura da UNINOVE conta com bibliotecas físicas e digitais constantemente atualizadas, auditórios equipados para eventos e apresentações, laboratórios e clínicas especializadas.

Uma das melhores faculdades de São Bernardo do Campo

Segundo o ranking feito pela revista britânica THE – Times Higher Education, afiliada do jornal The Times, a UNINOVE está entre as melhores faculdades particulares da América Latina. Aqui no Brasil, o MEC avalia essa instituição com a nota 5.

Em 2018 a UNINOVE foi considerada pelo Ranking Universitário da Folha de São Paulo como a melhor instituição particular não religiosa do país. Nessa mesma lista a faculdade apareceu ainda como a 3ª melhor instituição privada do estado de São Paulo e a 10ª colocada entre todas as instituições particulares do país. Os critérios avaliados por esse ranking são Ensino, Pesquisa e Inovação.

A UNINOVE é uma das melhores faculdades em São Bernardo do Campo, reconhecida por conceituados rankings nacionais e internacionais. Com mais de 60 anos de tradição, já são cinco unidades na cidade de São Paulo e mais cinco unidades espalhadas pelo Estado, além de mais de 100 polos de educação à distância espalhados pelo Brasil.

Universidade São Judas Tadeu – USTJ

A Universidade São Judas Tadeu tem nota 4 na avaliação do MEC e é considerada, segundo os parâmetros do Ministério, uma das melhores faculdades privadas do estado de São Paulo. Portanto, é também uma das melhores faculdades em São Bernardo do Campo.

A instituição possui uma infraestrutura moderna e completa, com laboratórios e biblioteca, além de enfatizar o ensino a partir de metodologias ativas e buscar colocar o aluno como o centro da universidade.

Lá você pode estudar em  dezenas de cursos de graduação e de pós-graduação, distribuídos entre as áreas de biológicas, exatas e humanas. A instituição também oferece várias possibilidades para financiamento dos estudos.

Diferenciais

A São Judas Tadeu já foi a 2ª melhor universidade privada do Estado de São Paulo, segundo o MEC. A estrutura da instituição é outro diferencial, pois conta com mais de 150 laboratórios. Os professores são outro destaque, já que mais de 97% tem mestrado e doutorado.

Faculdade Aberta para a Terceira Idade – FATI

As melhores faculdades em São Bernardo do Campo

A população mais idosa também tem um lugar especial entre as melhores faculdades de São Bernardo do Campo: A Faculdade Aberta para a Terceira Idade – FATI. O modelo de uma universidade que aberta e destinada à terceira idade surgiu nos anos 70, na França. Aqui no Brasil a primeira foi criada em 1991.

Em São Bernardo do Campo, a FATI foi criada em 1998 e, desde então, esse projeto se dedica ao propósito da educação como algo fundamental na vida de todo ser humano, e que deve acontecer durante toda a sua trajetória.

Artes e cultura, cidadania, história e política, idiomas e saúde são algumas áreas dos cursos que você pode cursar na FATI. Além disso, na instituição você também tem acesso a diversas disciplinas e oficinas, como literatura, yoga, oficina de memória e dança.

Já foram 34 turmas concluídas e 3276 alunos impactados pela Faculdade Aberta da Terceira Idade em São Bernardo do Campo. As aulas acontecem em três tardes por semana, na sede da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Benefícios para a terceira idade

Participar de um projeto como esse traz muitos benefícios para os idosos, como socialização, atividades físicas, atualização sobre temas culturais e sociais, além de estimular os aspectos cognitivos, como a memória, e proporcionar reflexões sobre o envelhecimento e as limitações. Legal, não é?

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – FDSBC

Se você está pensando em ir para uma das melhores faculdades em São Bernardo do Campo e quer fazer Direito, precisa considerar a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo: são mais de 50 anos de existência e está entre as mais respeitadas e conceituadas instituições do Brasil.

No ano de 2019, a FDSBC recebeu pela sexta vez consecutiva o “Selo Qualidade OAB recomenda”, concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil. Para classificar as melhores instituições, a OAB tem como base os índices de aprovação nos Exames da Ordem.

E aí, qual dessas faculdades você vai escolher?

Agora é com você: mostramos quais são as melhores faculdades em São Bernardo do Campo, assim você tem mais informações para se decidir e caprichar na escolha. E se precisar, veja quais são as principais escolas na cidade. Boa sorte e bons estudos! 

Ah, e se estiver de mudança para São Bernardo ou precisar saber mais, confira outros conteúdos do Blog da Arbo, como os melhores bairros, pontos turísticos e o custo de vida na cidade. Aproveite também para conhecer ótimas oportunidades de imóveis na cidade no Portal da Arbo!

Você também pode acessar a Central de Ajuda da Arbo para ficar por dentro das principais dúvidas envolvendo o mercado imobiliário.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

quanto-custa-morar-em-londrina

Quanto custa morar em Londrina?

Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba. E você sabe qual é a média do custo de vida para morar em Londrina? Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba. Localizada no Norte do estado, o município tem quase 600 mil habitantes. […]

melhores-bairros-bragança-paulista

Conheça os 5 melhores bairros de Bragança Paulista

Tranquilidade faz com que a cidade seja única no estado de São Paulo. Saiba mais sobre os melhores bairros de Bragança Paulista neste artigo! Se você quer mais qualidade de vida em seu dia a dia, além de maior contato com a natureza, o que é essencial para nosso bem estar, considere morar em Bragança […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *