28 de abril de 2024

Piscina elevada vale a pena? Saiba tudo aqui!

piscina-elevada

Ter uma piscina em casa é o sonho de muita gente. Hoje esse sonho está cada vez mais perto! As piscinas elevadas costumam ser mais baratas e não precisam de uma grande obra para serem construídas

Mas, a piscina elevada não tem só essas vantagens: elas podem ser sofisticadas, elegantes e estão na moda! Que tal conhecer como esse tipo de piscina é feita e como ela funciona na prática? E se você está em busca de modelos? Veja aqui os principais  e qual mais vale a pena! Descubra também todas as dicas para ter uma linda piscina elevada em casa para curtir com os amigos e com a família!

O que são piscinas elevadas?

São piscinas construídas em um nível acima do solo. Elas podem ser instaladas em muitos tipos de espaços. Elas também são diferentes dos modelos mais comuns: ficam com a sua profundidade aparente e são apoiadas no chão, com a borda a mais ou menos 50 cm do terreno.

Outra característica é a rapidez da instalação e a praticidade: alguns modelos das piscinas elevadas são feitos sem a necessidade de fazer buracos ou escavações no local. Ou seja, você não vai precisar destruir o seu piso externo, por exemplo. Muito bom, né?

Para conhecer todos os tipos de piscinas, acesse este artigo.

Quais as vantagens da piscina elevada?

Esse tipo de modelo é uma alternativa para você ter uma área de lazer completa em casa ou em qualquer outro lugar! Essa é, inclusive, um dos seus principais benefícios: ela se encaixa com facilidade em espaços pequenos ou em lajes, por exemplo! 

São diferentes e variados formatos e tipos de materiais para revestimento que existem. Você encontra, por exemplo, piscinas elevadas com deck, com paredes de alvenaria e vidro, entre outros. A própria piscina de fibra também pode ser uma opção, instalada direto sobre o terreno. Nesse caso, é importante avaliar o local, para checar se o solo aguenta o peso da piscina, ok?

E aí, tá ficando mais perto do seu sonho? Mas calma que ainda tem um monte de benefícios!

Outra vantagem é que você vai ter menos dor de cabeça para construir a piscina:  menos sujeira, gastos e, como dissemos, não vai precisar cavar o chão. E além de economizar dinheiro, você também economiza tempo, pois piscinas elevadas são mais rápidas para construir do que as tradicionais. E isso significa duas vezes mais economia!

Posso colocar a piscina elevada em lugares altos?

Sim! A piscina elevada é perfeita para locais altos. Já pensou ter uma piscina na sua laje em casa ou na varanda? Além de se refrescar, tomar um sol e se bronzear, você ainda vai poder curtir uma vista privilegiada, não é mesmo?

O seu espaço vai se tornar único e delicioso, ou seja, vai te trazer bastante conforto e prazer! Ah, mas já vai se preparando: todo mundo vai querer te visitar para ficar na piscina!

Como construir uma piscina elevada?

É importante você projetar a sua piscina elevada sem pressa e com a ajuda de um profissional especializado. Você pode até ter uma ideia do projeto, fazer sugestões, mas só um especialista vai conseguir dizer qual é o melhor local para instalar a piscina e também pensar em questões técnicas, como possíveis infiltrações. Assim você garante uma piscina sem nenhum tipo de problema e que vai agradar todo mundo: você e os gostos da sua família (e até os amigos)!

Outra dica é pensar no tamanho da piscina, por exemplo, se vale a pena construir algo muito grande ou se um modelo médio já resolve o que você precisa. Isso vai facilitar a limpeza e gerar economia também, como a manutenção da piscina.

Quais são os modelos de piscina elevada?

Os tipos de piscina elevada variam bastante: desde as que são produzidas com materiais clássicos, como pedras, cimento e fibra;e outras mais sofisticadas e modernas, como as que são revestidas com vidro. 

Também dá pra ter uma piscina elevada em casa e com cascata, sabia? Já pensou que delícia uma dessas pra chamar de sua? Então pode começar a sonhar, porque a piscina elevada combina sim com cascata: elas podem ser instaladas juntas!

Você só vai precisar colocar a cascata perto de uma parede, para que o seu mecanismo funcione de forma correta. O resultado você já sabe: vai ficar todo mundo com vontade de ir nadar na sua casa! Brincadeiras à parte, essa é uma piscina cheia de estilo e moderna, não é verdade?

E onde você mora tem plantas e jardins? Uma possibilidade é combinar a sua piscina elevada com jardins verticais ou com uma bela vegetação ao redor. Que luxo! Além de deixar o visual do ambiente lindo, você vai poder descansar e curtir a piscina no meio de um jardim particular.

Ah, e para deixar o espaço ainda mais gostoso e aconchegante, coloque mesas, bancos e cadeiras para fazer refeições, lanches e também receber amigos (fica a dica!) 

E aqui vai uma dica extra: não custa lembrar que o ideal é você instalar a piscina longe de árvores, para evitar que as folhas secas caiam na água. Isso sem dúvidas vai deixar  a limpeza mais fácil, sem contar que as folhas podem até mesmo entupir as bombas de água, ok? E isso ninguém quer!

E se você não se identificou com nenhum destes modelos, não se preocupe que tem mais: piscina oval ou retangular com revestimento de pedras! O revestimento com pedras se aproxima bastante dos modelos mais conhecidos de piscinas, é aquele bem comum nas casas e condomínios residenciais, sabe qual? É um estilo clássico e com um lindo acabamento. 

Ah, e se o local tiver crianças ou idosos, a dica é colocar uma escada para facilitar a entrada e a saída da piscina, combinado?

Piscina elevada com deck de madeira ou em concreto

Outra opção é criar uma piscina elevada com um deck de madeira ou mesmo de concreto. Os modelos em concreto são incríveis porque facilitam a mão de obra e costumam ser mais baratos em comparação com os de madeira. Se a sua escolha for o de concreto, você pode revestir ele com peças claras e elegantes, deixando o local bonito e minimalista ao mesmo tempo.  

Já o deck de madeira é perfeito para quem quer arrasar e ter uma área de lazer diferenciada, pois é um dos mais chiques do mercado. São belos por natureza, além de sofisticados e trazem aquele ar de modernidade e de conforto, você concorda?

Não é à toa que são usados para pergolados no jardim, áreas com fogueiras e lareiras, em locais com banheiras de hidromassagem e em espaços comuns de condomínios. A madeira é um material bem duradouro e muito versátil, por isso essa escolha não tem erro: vai compor muito bem a decoração de qualquer ambiente. 

Mas atenção: como a piscina com deck de madeira deve ficar exposta ao tempo e em um local úmido, o melhor a fazer é falar com um especialista para te indicar qual é a melhor madeira para ser usada com piscinas.

E aí, qual você prefere? Com essas dicas, seja qual for o seu modelo preferido, a piscina elevada vai fazer um grande sucesso e ainda te trazer momentos de lazer incríveis! Veja aqui por que você deve alugar uma casa com piscina e não se esqueça de acessar o site da Arbo para as melhores ofertas.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

como-funciona-o-consórcio-imobiliário

Descubra como funciona o consórcio imobiliário

Se você deseja comprar um imóvel, precisa saber como funciona o consórcio imobiliário. Nesse texto você confere todas as informações. A compra de um imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, o pagamento à vista não é uma realidade para a maioria da população. Nesse caso, muitos recorrem a alguns recursos financeiros, como […]

móveis funcionais

Móveis funcionais: conheça 5 ótimas opções

Beleza e praticidade se unem para deixar sua casa bem organizada. Veja como os móveis funcionais contribuem para uma boa decoração. A sensação de ver nossas casas bem organizadas não tem preço, não é? Os móveis funcionais são cada vez mais procurados porque são perfeitos para aproveitar cada centímetro de um imóvel de forma inteligente. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *