21 de maio de 2022

O que saber antes de comprar o seu apartamento em Santo André

apartamento-em-Santo-André

Saiba tudo o que precisa antes dessa decisão e fique impressionado(a) com tudo o que essa cidade pode oferecer! 

A compra de um apartamento é um dos momentos mais esperados na vida de uma pessoa. A escolha da cidade é uma das primeiras e mais importantes decisões que devem ser tomadas antes de fechar o negócio. Por isso, neste texto, descubra  porquê você deve comprar um apartamento em Santo André.

Em primeiro lugar, saiba que a tarefa de encontrar o imóvel ideal não é fácil. Afinal, essa é uma decisão que  vai influenciar a sua vida e que pode afetar a vida de toda a sua família também, além, é claro, de comprometer o orçamento da casa.

Por esse e outros motivos, são muitos os detalhes importantes que você deve pesquisar e considerar antes de escolher o seu apartamento em Santo André. Entretanto, pode ter certeza de que aquele pote lindo te espera no fim do arco-íris  —  ou melhor dizendo, aquele apê lindão em Santo André – ele vai ser seu! 

Você ainda está no início da busca por um apartamento em Santo André e não conhece muito bem a cidade? Ah, então esse post foi feito para você! Não se preocupe, o site da Arbo Imóveis vai ajudar você nessa missão. 

Informações importantes que você deve saber antes de procurar um apartamento em Santo André

15° cidade mais desenvolvida do Brasil

Santo André é a 15° cidade mais desenvolvida do Brasil, de acordo com um estudo feito pela Revista Exame. O município faz parte da região do Grande ABC, ou ABC Paulista, na região metropolitana de São Paulo, estando a apenas 20 quilômetros da capital. 

A 5ª melhor cidade do país para criar filhos

Ainda segundo o estudo feito pela Exame, a cidade é também a quinta melhor cidade do país para criar os filhos, por conta da excelente infraestrutura e educação de qualidade. 

Motivos bons para viver em um apartamento em Santo André não faltam, não é? E agora que você sabe de tudo isso, que tal irmos mais a fundo e conhecer um pouquinho sobre a história do município?

Saiba tudo sobre Santo André

Geralmente, quando alguém decide comprar um apartamento em Santo André, ou em qualquer outra cidade, pesquisa apenas sobre as atualidades e outros tópicos básicos. Entretanto, ao escolher um novo lugar  para chamar de lar, é importante estar por dentro de tudo, inclusive da história do município. 

O começo da história de Santo André está ligado ao nome de um português: João Ramalho. Por conseguir se comunicar com algumas tribos, o português era o principal contato na região entre índios e colonizadores. 

Vila de Santo André da Borda do Campo

O português chamado Ramalho então pediu que a região onde vivia, localizada acima da Serra do Mar, fosse considerada vila. No ano de 1553 seu pedido foi aceito e assim surgiu a vila de Santo André da Borda do Campo. 

Não é curioso saber que a região onde está localizado seu novo apartamento em Santo André não era ainda nem um pouco desenvolvida como é hoje? Na verdade, a cidade ainda não existia, tudo se resumia a apenas um vilarejo. 

Rivalidade entre João Ramalho e Jesuítas 

Na história conta-se que em 1560 havia uma grande rivalidade entre Ramalho e os jesuítas da região  e que por conta disso, o Governador-geral Mem de Sá decidiu transferir a recém criada vila para os campos de Piratininga.

Um informação interessante é que nessa época o distrito de Santo André não existia, então a freguesia de São Bernardo teve certa influência no momento do surgimento da cidade. Vamos ver por quê?

A importância de São Bernardo

E neste momento você deve estar se perguntando  por que deve saber sobre a história de são Bernardo ao querer comprar um apartamento em Santo André? Pois bem, o local onde se tornaria Santo André surgiu com a inauguração da estação de trem chamada de São Bernardo. O nome veio porque Santo André ainda não era um distrito e a freguesia mais próxima era a de São Bernardo. 

Em 1889 a Freguesia de São Bernardo  se emancipou de São Paulo e tornou-se um município compreendendo toda a região onde hoje é conhecida como Grande ABC. 

Emancipação de Santo André

Com o passar do tempo, foram surgindo vários distritos em São Bernardo. O nome de Santo André, então, surgiu apenas em 1910, como Distrito de Paz de Santo André. 

No ano de 1938 a sede do município de São Bernardo passou a ser onde estava localizado o distrito de Santo André. Por conta disso, o nome, que antes era Santo André da Borda do Campo, passou a ser apenas Santo André, como é atualmente. 

De lá para cá, a cidade foi crescendo cada vez mais, e recebendo indústrias e muita gente que decidiu morar e investir nessas terras, para carreira, estudo ou simplesmente para viver com sua família. 

Agora que você já conhece a história de Santo André, está quase pronto para comprar um apartamento em Santo André, certo? Sim! . Mas, como dissemos, são vários os fatores que interferem e que você deve considerar antes de fechar  o negócio. Por isso, vamos conhecer os próximos tópicos importantes para considerar? 

O primeiro deles é a localização. Você já sabe quais são os melhores bairros de Santo André? Vamos te apresentar agora. 

Os melhores bairros para comprar um apartamento em Santo André

Quem está de mudança para uma nova cidade busca sempre conforto e segurança, seja para morar sozinho ou com toda a família. E isso deve ser levado muito a sério na hora de escolher o bairro para o seu novo apartamento em Santo André. 

1- Bairro Jardim

O Bairro Jardim é um dos mais nobres e também um dos mais tranquilos da cidade., A região é  é uma das mais seguras de todo o município, pois tem um foco grande na vida familiar, e possui muitos inúmeros imóveis de alto padrão. 

Por ser um lugar bem arborizado e com uma excelente estrutura de serviços essenciais, o bairro Jardim é uma ótima escolha para comprar seu apartamento em Santo André, pois une o conforto de uma área residencial aos benefícios da região central.

Entre as atrações que o bairro oferece, você vai encontrar  o Shopping Grand Plaza, principal centro de compras do ABC,o Parque Celso Daniel, e a rua das Figueiras, uma das mais badaladas da cidade por conta dos inúmeros bares, pubs e baladas que a região concentra. 

2- Bairro Campestre

Como o próprio nome diz, o bairro Campestre é um local muito arborizado. Laranjeiras, Figueiras e Jequitibás estão entre os nomes de algumas das ruas desse local tão agradável e gostoso de viver. 

Decidir por esse bairro para viver em um apartamento em Santo André é escolher por comodidade, tranquilidade e, acima de tudo, segurança. Além disso, a região possui uma ótima infraestrutura com ampla rede de comércio, transporte e também unidades de saúde. O que é muito importante no dia a dia, não é?

É no bairro Campestre que está localizada a UniABC (Universidade do ABC), o Parque Municipal Prefeito Celso Daniel e também o ABC Plaza Shopping. Ou seja, o lugar é muito especial! Por isso, essa é uma dica da Arbo: vale a pena morar lá. 

3- Parque das Nações

O bairro Parque das Nações é um dos mais charmosos da cidade. Suas ruas levam nomes de países da Europa – uma homenagem aos imigrantes que estão lá desde os anos de 1920. 

Lá, os moradores encontram um comércio completo e bem movimentado. Além do mais, é por lá que está localizada a famosa Universidade Federal do ABC, uma das melhores opções para quem pretende estudar. 

É um local seguro e com boa infraestrutura! Seu novo apartamento em Santo André pode estar te esperando por lá, hein? Quel tal já dar uma olhadinha nos imóveis da região? Confira os melhores apartamentos e casas no bairro de Santo André.  

4- Parque Jaçatuba

O bairro Parque Jaçatuba é outro bom local para decidir viver em um apartamento em Santo André. Conhecido por suas ruas com muito verde, sua infraestrutura conta com ruas bem planejadas e iluminadas. Lá, inclusive, é uma das regiões que mais têm recebido investimentos em melhorias do governo nos últimos anos. 

Um exemplo disso é a Praça Itatiba, recém-restaurada, com pistas de caminhada, academia ao ar livre e um lindo paisagismo. Excelente para uma tarde com a família ou amigos. 

O comércio de lá também é completo com lojas, padarias, farmácias, restaurantes e supermercados. Você vai adorar viver lá!

5- Centro

Seu objetivo é adquirir um apartamento em Santo André que esteja próximo a tudo o que você precisa? Então seu bairro é o centro. Lá, diferente de muitas cidades, o centro é uma das áreas mais valorizadas. 

E, como dissemos anteriormente, você encontra tudo o que precisa sem precisar se deslocar muito. São inúmeras lojas, bares e restaurantes que vão facilitar o seu dia a dia. 

Uma das principais atrações do centro é o Teatro Municipal de Santo André, palco de centenas de atrações culturais e musicais. E, ainda em relação ao lazer, o local conta com o Parque IV Centenário, com uma extensa área verde. 

6- Bairro Paraíso

Você procura um apartamento em Santo André que una diversão e praticidade? Então temos a alternativa ideal. O bairro Paraíso reúne ótimas opções de lazer com serviços essenciais no dia a dia. 

A variedade gastronômica existente por lá vai te deixar apaixonado! O bairro é cercado por muitos restaurantes e bares com cardápios variados, para agradar a todo tipo de gosto. 

Além disso, lá também existe o Shopping ABC e o Hospital e Maternidade Brasil, deixando o local com uma infraestrutura completa! Vale a pena conhecer e escolher este bairro entre os da cidade para viver no seu novo apartamento em Santo André. 

Quer saber mais ainda sobre os melhores lugares em Santo André? Então acesse esse post com tudo que você precisa saber! 

E agora que você já conheceu alguns dos bairros da cidade, que tal descobrir o as atrações da cidade para já fazer a lista para quando estiver morando em seu novo apartamento em Santo André? 

Como aproveitar o dia em Santo André?

Nem só de tranquilidade vive um cidadão de Santo André, mas também, é claro, de muita diversão! Para ajudar você a entrar no clima da cidade, confira as principais atrações para curtir com os amigos e família. 

Parque Central de Santo André

apartamento em Santo André

Esse, sem dúvidas, será um de seus locais preferidos na cidade quando estiver morando em seu apartamento em Santo André. O Parque Central possui uma pista de corrida com mais de dois quilômetros de extensão. 

 Lá você vai aproveitar belas paisagens com um lago muito bonito enquanto aprecia o cantar dos pássaros. Um passeio e tanto para fazer com a família completa enquanto curte a tranquilidade e o frescor da natureza em plena área urbana. Um sonho, né?

Sabina

A Sabina Escola Parque do Conhecimento é uma instituição pública que promove interação com experimentos científicos,. O local contando com laboratórios,  bibliotecas e o Planetário Johannes Kepler. 

O local foi inaugurado em 2007, tem 24 mil metros quadrados e  é muito frequentado por alunos, professores e pessoas que buscam mais conhecimento científico. 

Entre as atrações que mais agradam os visitantes estão os dinossauros. Isso mesmo: oO local, inclusive, abriga a maior réplica do Brasil do esqueleto de um tiranossauro rex, de 12 metros de comprimento. 

Outra atividade que faz sucesso é está uma nave simuladora que dá ao visitante a sensação de fazer um sobrevoo sobre São Paulo. Ao final desse passeio com o simulador, é possível “ir ao fundo do mar” e ver os animais marinhos. 

Uma visita obrigatória quando estiver morando em seu apartamento em Santo André, principalmente se você tem crianças em casa! 

Planetário Johannes Kepler

O Planetário Johannes Kepler é o mais moderno do Brasil, sendo  por seor o o único com sistemas de projeção ótico e digital. Por trabalhar de forma sincronizada, é possível reproduzir seis mil estrelas pontuais com brilho, cores e cintilações. 

Por lá existem dois projetores Sony que exibem imagens em 360º. Isso resulta em um conjunto tecnológico de última geração que reúne um sistema imersivo de altíssima qualidade para a reprodução de imagens, vídeos e animações, proporcionando incríveis efeitos visuais.

O local, mantido pela Secretaria de Educação de Santo André, tem o objetivo de ensinar e divulgar a Astronomia e suas ciências. Dentro dessa proposta, os responsáveis pelo Planetário organizam a estrutura pedagógica voltada para diferentes públicos. A visita é incrível e obrigatória: você e seus filhos vão amar!  

Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha) 

apartamento-em-Santo-André

O Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha) é um parque urbano que surgiu como praça em 1959. Ele integra o Circuito Verde de Santo André e foi recentemente revitalizado.

Sua vegetação é parte do ecossistema da Mata Atlântica e conta com espécies diversificadas e elevado grau de endemismo (quando uma espécie ocorre exclusivamente em determinada região geográfica).

Outro ponto positivo que está trazendo cada mais mais visitantes é o novo “Pet Parque”, com brinquedos para os cães brincarem e se exercitarem. Se junto com a sua mudança para o novo apartamento em Santo André vier também o seu pet, é lá que ele vai querer passear! 

Parque Celso Daniel 

apartamento em Santo André

O Parque Prefeito Celso Daniel está em uma área arborizada de 64 mil metros quadrados. De fácil acesso e com opções de lazer para todas as idades, o parque oferece aos frequentadores todas as instalações essenciais em bom funcionamento e estado de conservação. 

Ele possui a rampas, corrimãos e toaletes, facilitando o acesso às pessoas deficientes físicas . Além disso, o local ainda possui muita coisa para fazer e se divertir, além de permitir também a prática de atividade física. 

Se você é uma dessas pessoas da “geração saúde” e não quer deixar ela de lado quando se mudar para seu apartamento em Santo André, poderá utilizar a pista de Cooper, área para alongamento, academia ao ar livre, campos de futebol de areia e quadras poliesportivas, todos eles gratuitamente.

Tem crianças em casa? Sem problemas! O parque conta com playgrounds e um lago. Nessas áreas, o público infantil pode brincar em um ambiente divertido e seguro. Pode ficar tranquilo! 

É lá, inclusive onde acontecem diversos eventos, como o tradicional Festival de Flores, famoso por sua exposição de orquídeas. Já deu para perceber que tem atração para toda a família, né? 

E se depois que estiver morando em seu apartamento em Santo André você ficar com vontade de saber mais sobre os programas diurnos, confira os melhores parques da cidade e esse aqui com diversas opções do que fazer. 

Os melhores locais para curtir a noite de Santo André

Nós já passamos aqui diversos programas para fazer em família só que você quer mesmo é cair na noite? Calma!Agora chegou o seu momento. Que tal conhecermos os melhores barzinhos para tomar aquela cerveja gelada com os amigos? 

Tex Mex Madrecita

O Ted Mex Madrecita é um dos locais mais visitados de Santo André. O bar conta com um cardápio recheado de dar água na boca com o melhor da gastronomia mexicana. Além de boa bebida e comida, o local encanta com uma decoração toda personalizada. 

O atendimento é um diferencial à parte! Sempre muito bem educados e atenciosos com os clientes. Esse local, sem dúvidas, ficará entre os seus favoritos. O Ted Mex Madrecita está localizado na Rua Santo André, 134 – Centro. 

Boteco Maria

Esse pode se tornar seu local preferido quando se mudar para o novo apartamento em Santo André. Só pelo nome já dá vontade de entrar e pedir uma cervejinha, né? O Boteco Maria é realmente um dos melhores da região. Se você gosta de beber e se divertir, o local é esse! 

Por lá o cardápio é delicioso e conta com petiscos famosos como a Picanha no Rachaud, o Mix de carnes e as deliciosas empadinhas! É impossível resistir a  tanto sabor. O Boteco Maria fica na Rua das Bandeiras, 208 – Jardim Santo André. 

Botequim Carioca

O Botequim Carioca, localizado em uma charmosa esquina de Santo André, possui comidinhas de dar água na boca. Famoso por seus petiscos e caipirinhas, o local tem um ambiente aconchegante ideal para reunir os amigos naquele happy hour. 

A decoração dá um show à parte. Com uma inspiração carioca, ela vai te fazer se sentir na cidade do Rio de Janeiro em pleno estado de São Paulo! Você vai amar. Ele fica na rua Santo André, 524. 

Old Town English Pub

Esse pub é o local ideal para os amantes de rock. Morar em um apartamento em Santo André e não conhecer o Old Town English Pub é quase impossível! 

O local prioriza a sua experiência completa! Por isso ao entrar lá já se depara com um ambiente rústico, descolado e ao mesmo tempo sofisticado. Especialmente criado para quem curte o bom e velho rock and roll. 

Um dos diferenciais são as variedades de cervejas importadas. Além disso, o local oferece drinks criativos e aperitivos deliciosos que estão presentes em um recheado cardápio. Ao chegar na cidade conheça esse local. Ele fica na rua das Pitangueiras, 345. 

Deu até vontade de largar tudo e ir sair, né? Se quiser conhecer mais locais assim, leia o post que preparamos sobre os melhores restaurantes de Santo André. 

São inúmeros os benefícios e coisas boas que podemos falar sobre Santo André. Mas chegou a hora de escolher o apartamento. Nesse momento você deve ter alguns detalhes fundamentais em mente. Então, para comprar o seu apartamento e não ter nenhuma dor de cabeça, nós vamos te ajudar. 

Chegou a hora da compra

Por ser muito esperada, a compra de um apartamento envolve questões sérias. É preciso ter certeza de tudo e não fechar um negócio na euforia, pois desistir no meio do caminho pode render sérios problemas. 

Antes de comprar um apartamento em Santo André, veja este guia completo feito para você!

Em primeiro lugar, a pergunta que você deve fazer a si mesmo fazer antes de fechar um negócio dessa magnitude é: quais são as suas necessidades em um apartamento em Santo André? E as da sua família? Liste todas para tê-las claramente na cabeça. Faça isso com calma.

Lembre-se de que um bom apartamento não é apenas aquele que é esteticamente mais bonito, ou mais bem decorado  e com maiores cômodos.  O lugar ideal para você e sua família é um que esteja à altura da necessidade de todos. 

Tenha um planejamento financeiro

Agora que você já alinhou as necessidades de todos da sua família, faça um planejamento financeiro. Você precisar saber se pode pagar o imóvel à vista ou parcelado. Isso  interfere no valor, já que muitos vendedores dão um belo desconto se for à vista! 

Se for parcelar calcule qual a quantia poderá dar a entrada. Analise também a taxa de juros para empréstimos, caso seja essa a sua opção. Calcule tudo e não se esqueça de nada, pois haverão outros gastos além do valor de compra. 

Gastos extras

Como falamos, além do valor do seu apartamento em Santo André, existem outras taxas que devem ser levadas em conta, como os impostos. O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) que é o tributo de competência municipal e deve ser pago ao município onde estiver situado o imóvel.

 Ah! E não se esqueça da escritura, do registro do imóvel, e registros gerais em cartórios. Muita gente, por não saber disso antes, acaba entrando em uma fria, financeiramente falando, quando se depara com os gastos extras. 

Resumindo, se planejar é a chave da questão para não entrar em um mar de dívidas. Certo?

Mas, como fazer um bom planejamento financeiro?

O ideal em uma compra de um valor tão elevado quanto a de um apartamento em Santo André, por exemplo, é ter uma reserva. Por isso, comece hoje mesmo a poupar dinheiro. Calcule quanto da sua renda é possível reservar por mês e guarde da forma que achar mais eficiente. Analise também o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Caso tenha um bom dinheiro, é possível usá-lo para a compra do imóvel. Você consegue mais informações em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

E agora uma dica importantíssima e difícil de ser cumprida por muita gente: não faça mais dívidas! Se estiver mesmo considerando a compra de um apartamento, quanto menos dinheiro emprestado do banco você precisar, melhor para você. 

Observe a incidência da luz solar

É muito comum ouvir pessoas falando que no momento da empolgação acabam esquecendo de saber se a sua janela recebe uma boa incidência de luz solar. Ter uma boa luz natural, além de ajudar na economia do consumo de energia, ajuda a manter os ambientes mais arejados.

Quando não há incidência de luz solar, ou ele entra pouco no apartamento, o local costuma ficar mais úmido e frio, podendo causar, inclusive, o aparecimento de bolores. Isso afeta diretamente a saúde dos moradores. Então, lembre-se do sol!

A dica aqui é optar por um imóvel que receba a incidência do sol da manhã, ou seja, com face voltada ao leste. E agora com tudo isso em mente, vamos à escolha do imóvel?

Os melhores apartamentos de Santo André

Chegou a hora mais gostosa de toda essa “aventura” pelo melhor apartamento em Santo André. Você precisa de um lugar com quantos quartos? Prefere os mais espaçosos ou não se importa em morar em um lugar compacto?

Observe o acabamento em todos os cômodos. Veja se existem fissuras na parede ou infiltrações. Abra e feche todas as janelas para ter certeza de que estão com bom funcionamento e não se esqueça de verificar os azulejos, pisos e pinturas das paredes.

Confira se a distribuição dos cômodos está de acordo com a sua preferência. Por exemplo, algumas pessoas se incomodam com banheiros perto da cozinha, ou quartos com janelas muito próximas às da torre vizinha. 

Olhe bem se a vista te agrada. Afinal, você terá essa visão todos os dias por muito tempo! 

O que achou deste conteúdo?

E aí, você já conhecia Santo André? Conte para gente o que mais te chamou atenção na cidade e qual é o seu bairro preferido, de acordo com tudo que a gente te contou hoje. 

Não se esqueça, se precisar de qualquer ajuda com a compra de um apartamento em Santo André, consulte o nosso site e saiba mais! Veja também sobre as melhores faculdades e escolas da cidade.

E, se sair daqui com alguma dúvida sobre comprar ou não um apartamento na cidade. Não tenha pressa e saiba tudo o que você precisa saber para morar em Santo André.

Postagens relacionadas

Bairros mais seguros de Porto Alegre para morar

4 bairros mais seguros de Porto Alegre para morar!

Está de mudança para a capital do RS, mas ainda não conhece a cidade? Então, conheça os bairros mais seguros de Porto Alegre para morar! É sempre importante pensar na praticidade, na segurança e no conforto que as regiões da cidade têm a oferecer. Mais do que um apartamento ou uma casa dos sonhos, é […]

mlhores-capitais-para-morar

Veja as 6 melhores capitais do Brasil para morar

Uma das maiores dúvidas de quem está para  se mudar geralmente é a escolha do novo lugar para morar. Se você está nesse momento, já pensou em viver em uma das melhores capitais do Brasil? Com força cultural, e segurança, saúde, saneamento básico que realmente funcionam de forma eficiente?  E se você tiver que escolher […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *