27 de setembro de 2021

Saiba tudo ao buscar casas para alugar em Campinas

Com essas informações você vai se apaixonar pela nova cidade que irá chamar de lar

Campinas é uma das mais importantes cidades do país e tem sido uma das cidades favoritas para morar no Brasil. Com mais de um milhão de habitantes, o município tem muitos benefícios, e está a aproximadamente 99 quilômetros da cidade de São Paulo. Mas você sabe tudo que precisa para começar a busca por casas para alugar em Campinas? 

A decisão de alugar um imóvel deve ser tomada com cautela, pois existem diversos fatores burocráticos e não que devem ser levados em consideração como: Contrato, condições do imóvel, e localização, por exemplo.Ao longo deste texto vamos te contar estes, e vários outros que pontos importantes que precisam de atenção. 

A primeira coisa, por exemplo, que você deve ser considerada é conhecer bem a história do local onde será sua casa é essencial. Você que está procurando casas para alugar em Campinas, sabe sobre sua história? Vamos descobrir? 

Antes de procurar casas para alugar em Campinas, conheça a história

A área onde está situada a cidade de Campinas surgiu na primeira metade do século 18. Na época surgiu um bairro próximo à Vila de Jundiaí chamado de “Mato Grosso”, próximo à “Estrada dos Goiases”, que seguia em direção à recentes minas descobertas no estado de Goiás. 

A parada dos viajantes 

O Bandeirante Fernão de Camargo construiu então um local que servia como ponto de parada dos viajantes, à noroeste da Vila de São Paulo. Esse local foi chamado de “Campinas do Mato Grosso”, pois foi construído em um campo natural cercado por mata cerrada.

Bem antes de crescer tanto e ter inúmeras oportunidades de trabalho, estudo e moradia com fantásticas casas para alugar em Campinas, o pequeno local erguido ali servia apenas para o reabastecimento das viagens de Bandeirantes.

Contudo, com o tempo, as pessoas começaram a ser atraídas para lá. Em 1767 o bairro rural já abrigava 185 moradores. 

De bairro rural à Cidade de Campinas

Antes que você comece sua jornada em busca das melhores casas para alugar em Campinas, fique sabendo que na segunda metade do século 18 a chegada de fazendeiros vindos de Itú, Porto Feliz e Taubaté fez com que uma nova dinâmica econômica ganhasse força na região. Os fazendeiros estavam em busca de terras para suas novas lavouras de cana e engenhos de açúcar. 

A partir da mão de obra escrava e do interesse desses donos de terras que o bairro rural do Mato Grosso se transformou, no ano de de 1774, em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso e, em 1779, em Vila de São Carlos. 

Foi só no ano de 1884 que surge a Cidade de Campinas e, com ela, a grande expansão das plantações de café, que eram a grande força econômica na época. 

O crescimento econômico

Hoje em dia , enquanto você conhece a cidade procurando casas para alugar em Campinas não imagina como se deu seu crescimento econômico, não é verdade? Foi no final do século 18 que o município se destacou com o crescimento econômico.

Com o passar do tempo, as plantações de cana-de-açúcar  foram substituídas por café. A partir disso, a cidade foi se expandindo e recebendo cada vez mais trabalhadores, fazendo com que outros setores também crescessem por lá: o de transportes e de indústria. 

Crise cafeeira e crescimento industrial

A partir da década de 1930 Campinas deixou de ser principalmente agrária e passa a ter mais força industrial. Esse foi o marco inicial da urbanização da cidade que cresceu tanto e trouxe muitas pessoas novas, como você, que está agora procurando casas para alugar em Campinas. 

O início da urbanização

E essa urbanização começou  com o “Plano Prestes Maia”, um conjunto de ações voltadas à reordenação do crescimento urbanístico do município. E, com essa nova organização, mais pessoas começaram a chegar atraídas pelas fábricas e outros diversos estabelecimentos comerciais. Uau, Campinas estava mesmo crescendo!

Com a mudança das fábricas para as cidades vizinhas, o município passou a perder importância no setor industrial, mas ganhou cada vez mais notoriedade em serviços, pesquisa e tecnologia. 

E assim, com o passar do tempo o município só cresceu! E você sabe como a cidade está atualmente? 

Qual o tamanho de Campinas hoje?

Você já tomou a decisão de se mudar para a cidade e agora está pesquisando casas para alugar em Campinas, certo? Agora, antes de escolher o local ideal para ser ser seu novo “lar doce lar”, é importante saber algumas coisas sobre a cidade. 

A 99 km da capital de SP

Campinas hoje ocupa uma área de 794,571 quilômetros quadrados de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ela está localizada a 99 quilômetros da capital, São Paulo. 

14.ª Cidade mais populosa do Brasil 

Sua população estimada, de acordo com o IBGE, é de 1.213.792 habitantes, sendo o décimo quarto município mais populoso do Brasil. E após a leitura desse texto sobre o que saber antes de procurar casas para alugar em Campinas, temos certeza que esse número vai aumentar!!

E, temos certeza ainda que, a partir do momento em que você se mudar, vai querer aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer! Então, que tal já conhecer  as áreas verdes da cidade que vão te ajudar a relaxar num dia difícil?

Bosques e parques bem próximos a casas para alugar em Campinas

Como uma boa cidade interiorana, Campinas também é rica em natureza. Hoje em dia  ela possui cerca de 480 mil metros quadrados de áreas verdes. São muitos  bosques, parques e lagos distribuídos em diversos bairros. Vamos conhecer alguns deles?

Bosque dos alemães

O primeiro local que você precisa conhecer assim que se mudar  para alguma das casas para alugar em Campinas é Bosque dos Alemães. 

Ele é um resquício de mata do complexo do planalto central. A área foi doada à Prefeitura de Campinas em 1928 pela San Paulo Land Company Limited – empresa que urbanizou várias áreas do estado de São Paulo. 

Com uma área de 20.580m², o local conta com equipamentos de lazer e passarelas para observação da mata. Ele está localizado na Praça João Lech Jr, na rua Álbano de Almeida Lima. 

Bosque Augusto Ruschi

casas-para-alugar-em-Campinas

Outra opção de lazer em Campinas é visitar o Bosque Augusto Ruschi. O local conta com uma queda d’água, playgrounds para as crianças, lago com patos, pistas de caminhada, minizoológico, equipamentos de ginástica e até área para piqueniques! 

O bosque tem 26 mil metros quadrados, que permite aos visitantes ter contato com a natureza e apreciar os seus belos ipês roxos, jequitibás, acácias e sibipipirunas – algumas árvores lindas que deixam o visual da cidade bem mais agradável!

O local é todo cercado e está localizado na rua Carlos Roberto Gallo, esquina com Avenida Coacyara.

Bosque Chico Mendes

casas-para-alugar-em-Campinas

O Bosque Chico Mendes conta com uma área de 34 mil metros quadrados em Campinas e é, sem dúvida, mais uma alternativa de passeio depois que encontrar a sua casa para alugar em Campinas.

Inaugurado em 1995, o local homenageia o líder dos seringueiros da Amazônia, que foi assassinado no Acre. O local possui uma área de proteção da mata nativa, canteiros de flores, plantas ornamentais e mais de 3 mil árvores de diversas espécies, como jequitibás, caviúnas e jatobás. 

O bosque ainda possui uma quadro poliesportiva, mini campo, equipamentos de ginástica, playground, passarela de cimento e bancos.

Parque Ecológico Monsenhor José Salim

casas-para-alugar-em-Campinas

O Parque Ecológico Monsenhor José Salim é outro local especial para visitar assim que decidir de vez  procurar casas para alugar em Campinas. Ele surgiu a partir de um decreto do Governo Estadual do ano de 1987 com o objetivo de preservar e recuperar valores arquitetônicos e paisagísticos da cidade. 

O local possui exemplares exóticos da flora brasileira, como as palmeiras, por exemplo. Entre as suas construções, parque abriga espaços tombados e restaurados da arquitetura campineira do século 19, como o Casarão, a tulha e a capela.

O local conta com sete quadras poliesportivas equipadas com vestiários, campos de futebol, quadra de bocha, trilhas de caminhada, pista de cooper, anfiteatro, playground e áreas para piquenique. 

Lagoa do Taquaral

casas-para-alugar-em-Campinas

A Lagoa do Taguaral é um dos mais importantes espaços de lazer da cidade. Quando fizer suas pesquisas sobre casas para alugar em Campinas, com certeza vai se deparado com ele. O parque teve início no ano de 1972, após a prefeitura adquirir terras da família Alves de Lima. 

O local oferece diferentes possibilidades de lazer, começando pela Lagoa Isaura Telles Alves de Lima. Por lá possível passear nos pedalinhos, visitar uma réplica de uma das caravelas de Pedro Alvares Cabral e ainda ver um espetáculo de “águas dançantes”. 

Ao redor da lagoa principal existem bosques para fazer piqueniques, viveiro de pássaros, aparelhos de ginástica, playgrounds, lanchonete e um percurso de três quilômetros de bondinho. 

Além do mais, o parque oferece a Concha Acústica Auditório Beethoven, o Museu Dinâmico de Ciências, o Planetário, um relógio solar, um ginásio de esportes. Por lá existe o Balneário Municipal com três piscinas, pista de cooper, um kartódromo, e diversas outras opções . É uma diversão completa para toda a família.

São tantas opções, que fizemos um post com os melhores pontos turísticos de Campinas. Acesse e veja a lista completa.

E agora que você conhece alguns locais especiais da cidade, chegou a hora de saber um pouco mais sobre os bairros. Com certeza estes locais terão as melhores casas para alugar em Campinas.

Os melhores bairros para encontrar casas para alugar em Campinas

Como já mencionado no início do texto, Campinas é uma das melhores cidades para morar no Brasil. Seu ar interiorano, mas ao mesmo tempo desenvolvido é uma das razões que fazem cada vez mais pessoas se mudarem para este desenvolvido município paulista. 

Em Campinas, existem excelentes bairros para morar, com infraestrutura e uma rede completa de serviços para facilitar a vida dos moradores. Você está pronto para conhecer alguns deles? Vamos lá! 

Jardim Guanabara

O Jardim Guanabara é um bairro nobre em Campinas. O local é bem arborizado e as ruas bem iluminadas. Além do mais, a região possui grande desenvolvimento na área comercial e de serviços. 

Se você está buscando casas para alugar em Campinas, considere viver nesse bairro. Afinal, além dos serviços tradicionais como farmácias e mercados, por lá ainda existe um bom número de consultórios médicos e o Hospital Renascença. 

Taquaral

Outro bairro muito especial na cidade é o Taquaral. Além de ser um dos bairros mais tradicionais de Campinas, ele conta com um amplo comércio que inclui supermercados farmácias, academias, correios, bancos e escolas. 

Outra informação interessante é que é por lá que está localizado o Parque Portugal, um local de lazer para toda a família.Para você que  busca  comodidade, esse é o lugar! 

Cambuí

O Cambuí é um dos bairros mais nobres de Campinas e vale a pena concentrar sua busca de casas para alugar em Campinas por lá. As ruas são arborizadas e o local tem uma excelente infraestrutura, com todos os serviços que você precisa para viver bem. 

É possível encontrar também hospitais, clínicas, escolas e diversas experiências culturais em clubes, centros de convivência e eventos. A tranquilidade se torna um fator decisivo na hora de  escolher uma casa por lá! 

Botafogo

O bairro Botafogo é um local que vai te deixar encantado. O local possui também boa infraestrutura com uma ampla rede de serviços. Com um perfil mais residencial, por lá os moradores podem contar com o Terminal Multimodal Ramos de Azevedo, o principal da cidade. 

Acesse esse post com os melhores bairros de Campinas para conhecer todos os detalhes com os melhores locais para você morar. Vale dizer que em todo bom bairro deve possuir uma boa escola. Se você tem filhos e eles já frequentam uma instituição escolar, continue lendo e conheça algumas delas. 

Escolas em Campinas

Além de conforto e segurança, quem tem filhos em idade escolar preza muito por boas escolas ao fazer a busca por casas para alugar em Campinas. Afirmamos que a cidade tem ótimas opções de instituições. 

Mas, antes de fazer a escolha da escola ideal faça uma lista e considere alguns fatores. Um dos principais deles é saber qual a linha de ensino seguida pela escola. Saber qual a metodologia de ensino pode evitar  que você tenha surpresas em relação ao ensino que seu filho tem. 

Procure saber também se a escola se adapta fácil às mudanças. Estar atento às novidades no mundo e adaptá-las no ensino vai ajudar muito seu filho futuramente. 

Outro aspecto de peso é saber se a escola é bem recomendada. Procure informações sobre ela na internet e também dos seus novos vizinhos nos bairros onde procurar as casas para alugar em Campinas. Para te ajudar  neste quesito  listamos alguns dos melhores colégios de Campinas. Confira só.  

Escola Comunitária de Campinas

A Escola Comunitária de Campinas surgiu com uma proposta bem inovadora. Seu nascimento foi em 1977 e a ideia era construir uma estrutura compartilhada, que levasse em conta experiências individuais para o bem comum. 

Assim como o próprio nome diz, a construção da escola foi feita de maneira comunitária mesmo. Alguns pais foram responsáveis pela criação de um estatuto, outros por fazer uma lista de adesão das famílias, uniformes, cores, etc. 

Uma curiosidade interessante é que na abertura da escola alguns pais e professores trouxeram de suas casas diversos vasos de plantas para enfeitar a escola. 

A Escola Comunitária de Campinas está localizada na rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 650 – Jardim Notre Dame. Se você se interessou por essa escola, concentre sua buscas por casas para alugar em Campinas neste bairro. 

Colégio Rio Branco Campinas

Além de casas para alugar em Campinas, você que procura por um ensino de qualidade em um local tradicional, temos a opção certa. O Colégio Rio Branco é um dos mais tradicionais da cidade e, com certeza, uma excelente opção para os seus filhos 

Ele surgiu em 1863 e oferece uma excelente infraestrutura para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O colégio é pioneiro na cidade também em relação à parceria com o Google for Education. 

O Colégio Rio Branco Campinas está localizado na rua Cecília Feres Zogbi s/n, no bairro Barão Geraldo.

Colégio Notre Dame Campinas

O Colégio Notre Dame é uma instituição privada católica. Em uma área de 90 mil metros quadrados, ele oferece Ensino Fundamental e Médio, com opção de ensino integral do 1º ao 5º ano.

É possível também fazer cursos extracurriculares em mais de 30 modalidades nas áreas de: dança, arte, música, esporte e tecnologia. Lá os  alunos contam com vários projetos complementares nas áreas acadêmica, humana comunitária e espiritual. 

O Colégio Notre Dame Campinas fica na rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151 – Jardim Notre Dame. 

Agora, se o estudante da casa for você, sem problemas, além de ótimas casas para alugar em Campinas, a cidade também tem algumas das melhores instituições de ensino do país. 

As melhores faculdades de Campinas

São muitas as razões pelas quais você deve sim procurar casas para alugar em Campinas, e não em outra cidade. Por lá você encontra bons bairros, locais de lazer que vão tornar seus dias mais felizes além de  diversas instituições de ensino superior que tornaram dela a cidade mais inteligente do Brasil. 

De acordo com um estudo elaborado pela Urbanm Systems, feito em 2019, o município é o mais inteligente e conectado do país. Outro marco importante é que a cidade é o terceiro maior pólo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. 

Os dados obtidos pela pesquisa mostram que Campinas é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional. Precisa de mais motivos para te convencer a estudar por lá? Então, conheça as faculdades, que vão te deixar com vontade de começar a estudar amanhã!

Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Fundada em 1966, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é referência. Para todos os estudantes que estão pesquisando casas para alugar em Campinas e querem apostar no ensino público, considerem estudar na instituição. 

Atualmente metade dos estudantes da Unicamp são alunos de pós-graduação, tornando-a referência em pesquisa. E os cursos de graduação não ficam atrás! Eles estão entre os mais bem avaliados do país, de acordo como Ministério da Educação (MEC). 

Por lá são oferecidos 70 cursos de graduação, 173 de pós-graduação e mais de mil cursos de extensão. Ocupando uma área de 3,5 quilômetros quadrados, a estrutura da instituição conta com uma biblioteca principal, edifício de estudantes, de serviços e um restaurante universitário. Uma escolha realmente muito boa! Se você pretende estudar por lá, considere casas para alugar em Campinas que sejam na região da Unicamp.

Universidade Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie é muito tradicional em Campinas e surgiu a partir de Missionários e educadores presbiterianos que trouxeram para o país diversas inovações pedagógicas.

A Mackenzie é uma instituição privada de Campinas que oferece os cursos de Administração, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. O campus oferece uma estrutura com uma biblioteca  que possui um rico acervo e Laboratórios de Pesquisa totalmente equipados com o que há de mais moderno.

PUC-Campinas 

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) é uma das principais faculdades da cidade e, sem dúvidas, assim que conhecê-la melhor, você precisa procurar casas para alugar em Campinas que sejam pertinho dela. 

 A PUC-Campinas surgiu em 1941 como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1955 ela passou a ser Universidade Católica e foi reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. E em 1972 ela recebeu do Papa a nomeação de Pontifícia. 

De acordo com o Guia da Faculdade, divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo,  PUC-Campinas foi apontada como a segunda melhor universidade particular do Brasil. Não é para qualquer um, né? 

Além disso, ela oferece mais de 60 cursos de graduação – cinco deles estão entre os melhores do Brasil: Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Filosofia, Serviço Social e Propaganda e Marketing.

O seu campus é dividido em Campus I, Campus II e Campus Central. Todos eles têm uma estrutura de ponta, com salas de aulas e laboratórios bem equipados. 

E aí, foi convencido sobre o município ter algumas das melhores faculdades do país?- Se a respostas for sim, sugiro que comece hoje mesmo a fazer uma busca por  casas para alugar em Campinas. 

Se quiser um post bem completão sobre todas essas faculdades, sugerimos acessar esse artigo que publicamos

E agora, que você sabe bastante sobre educação, vamos a um assunto bem mais “gostoso”? 

Os melhores bares e restaurantes em Campinas

Até agora falamos de muita coisa boa e importante que você deveria saber antes de procurar casas para alugar em Campinas. Mas, se você está pensando que ainda falta algo, calma! Deixamos o melhor para o final. Confira então uma lista lindona com os melhores destinos gastronômicos da cidade. 

Charlie’s Pub

Com uma decoração diferente, o Charlie’s Pub homenageia diversos Charlies famosos pelo mundo como o Chaplin e o Charlie Brown, do Snoopy. Por lá você encontra um delicioso chopp artesanal, algumas variedades de hambúrguer e petiscos. Vale a pena conhecer. Ele fica na Rua Barão Geraldo Rezende, 230 – Botafogo. 

Dutch Pub

Os fãs de rock e blues vão até querer abandonar a pesquisa das melhores casas para alugar em Campinas e morar nesse bar. Além da trilha sonora de qualidade, o local oferece porções de mini-hambúrguer de vários sabores. 

E se sempre quiser aquela cerveja geladinha, considere concentrar suas buscas de casas para alugar em Campinas perto do Dutch Pub. Eles servem um delicioso chopp Red Ale que você precisa provar! O bar fica na rua Antônio Lapa, 624 – Cambuí. 

Restaurante Estação Marupiara

Falando em comida boa, não podemos deixar de citar  o restaurante Estação Marupiara é um local que sabe combinar alto astral, boa comida e aquele ambiente aconchegante. Lá você pode provar deliciosas massas, frutos do mar e bebidas especiais. 

Quem gosta de romantismo vai aprovar o local, pois a noite o clima é composto por iluminação a velas em mesinhas ao ar livre. Conheça assim que puder! Ele fica na rua Manuell Saturnino do Amaral, 29 –  Joaquim Egídio. 

Cantina Brunelli 

A Cantina Brunelli é um dos melhores restaurantes italianos da cidade. O ambiente é rústico e oferece opções de deliciosas massas caseiras, molhos, risotos e filés. POr lá, um dos pratos mais pedidos são as deliciosas bruschettas e o torteloni alla sicilliana. Ficou curioso? Ela fica na avenida Júlio Mesquita, 1057 – Cambuí.

Se você é daqueles que adora conhecer lugares novos para comer, leia esse post com os melhores restaurantes e esse com os melhores bares de Campinas e torne seus dias bem mais gostosos. 

E aí, o que achou de Campinas? Depois de tanta informação especial, é impossível não se apaixonar, não é verdade? Caso você queira saber mais coisas sobre essa linda cidade, acesse agora o blog da Arbo Imóveis e leia nossos conteúdos especiais! 

Temos certeza que agora você encontrará as melhores casas para alugar em Campinas. Para te dar uma ajuda extra, acesse o site da Arbo Imóveis e veja as casas disponíveis para alugar e diga olá para o seu novo lar!

Postagens relacionadas

quanto-custa-morar-em-londrina

Quanto custa morar em Londrina?

Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba. E você sabe qual é a média do custo de vida para morar em Londrina? Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba. Localizada no Norte do estado, o município tem quase 600 mil habitantes. […]

melhores bairros de londrina

Conheça os 10 melhores bairros de Londrina

Qualidade de vida, conforto e fácil acesso a tudo que você e sua família precisam! Confira a lista dos melhores bairros de Londrina! Quem está procurando um novo lar precisa pesquisar bastante para fazer a melhor escolhas. Neste post do Blog da Arbo, reunimos muitas informações sobre os melhores bairros de Londrina. A cidade é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *