23 de abril de 2024

As 4 melhores escolas particulares em Sorocaba

escolas particulares sorocaba

Escolher uma boa instituição de ensino para os seus filhos é uma tarefa difícil. Por isso, listamos ótimas escolas particulares em Sorocaba.

As escolas particulares em Sorocaba são, sem dúvidas, excelentes instituições de ensino. Isso porque os colégios sorocabanos apresentam alta qualidade na educação e preparam os alunos para alcançar as melhores oportunidades. 

A cidade de Sorocaba possui 687.357 habitantes e está localizada no interior de São Paulo. A região é considerada um polo industrial muito importante para o estado. Em 2020, a cidade era o nono município mais populoso do estado de São Paulo, segundo dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além da região apresentar interessantes pontos turísticos, Sorocaba abriga reconhecidas instituições de ensino. Então, se você está buscando por educação de qualidade para os seus filhos, que tal conhecer as características dos melhores colégios da cidade?

As 4 melhores escolas particulares de Sorocaba:

As principais escolas da cidade

Os moradores de Sorocaba são privilegiados. Isso porque o município investe em estabelecimentos educacionais que proporcionam aos alunos importantes vantagens. Confira as escolas que mais se destacam na cidade. 

É válido lembrar que, antes de apresentar as melhores escolas particulares de Sorocaba, os dados foram coletados com base nas avaliações realizadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2019. Dessa forma, a pesquisa traz a classificação mais atualizada e verídica sobre a educação na cidade.  

Colégio Uirapuru

O Colégio Uirapuru iniciou suas atividades em 23 de fevereiro de 1989 e ocupa o primeiro lugar no ranking municipal de melhores escolas. A instituição possui uma equipe pedagógica composta por educadores que dispõe de diversas virtudes. Sendo assim, os profissionais promovem um ensino que tem como objetivo buscar frequentemente a qualidade.

O espaço escolar apresenta quatro conjuntos, que são divididos em blocos. Por exemplo, o Conjunto 1 dispõe de blocos específicos para a administração, para espaços culturais e para salas de aula. Já o Conjunto 4 disponibiliza um complexo esportivo e um extenso quintal. 

Os alunos do Colégio Uirapuru são estimulados a refletir criativamente, a resolver dificuldades e a reunir a teoria e a prática. Os estudantes também adquirem conhecimentos de diferentes áreas e, assim, compreendem que os valores e os aprendizados andam juntos.

A escola abrange desde o berçário até o ensino médio. Entretanto, há também o programa extracurricular High School, destinado a estudantes dos últimos três anos escolares. Essa formação específica é desenvolvida em parceria com a Universidade do Missouri e os alunos vivenciam a língua inglesa.

Ficou interessado? O Colégio Uirapuru está localizado na avenida Professor Arthur Fonseca, número 633, no bairro Jardim Emília. 

Colégio COC 

O Colégio COC iniciou suas atividades em 1997 em Santa Rosália, um dos bairros mais nobres de Sorocaba. A instituição oferece uma estrutura completa para a comunidade escolar e promoveu um respeitável conceito de ensino na cidade.

Sendo uma das melhores escolas particulares em Sorocaba, o COC aparece em segundo lugar no ranking municipal de melhores colégios. O sistema de ensino da instituição é um planejamento completo de soluções educacionais, que ajudam a preparar os estudantes para o futuro. 

A instituição abrange desde o ensino infantil até o ensino médio, ou seja, acompanha os alunos do início ao fim da educação básica. O Colégio COC possui três unidades, sendo que a primeira disponibiliza o ensino fundamental I e II. A segunda unidade é destinada à educação infantil e a terceira é para os estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio. 

O colégio também viabiliza o contato com a língua inglesa por meio de atividades interdisciplinares, interativas e lúdicas para o ensino infantil e para o ensino fundamental I. Além disso, há o COC Language School, que é uma escola de idiomas com classes constituídas de acordo com o nível de conhecimento da língua.

O Colégio COC está próximo de excelentes imóveis de Sorocaba e ao lado dos melhores bairros da cidade. A unidade I está instalada na rua Manoel Pereira e Silva, número 80. A unidade II está situada na rua Dino Pannunzio, número 62. E a unidade III está estabelecida na avenida Pereira da Silva, número 1.555. Todos estão localizados no bairro Santa Rosália.

Colégio Ser

O Colégio Ser é a escola particular que ocupa o terceiro lugar no ranking municipal das melhores instituições de ensino. A escola acredita em um processo educacional humanizado e possui o compromisso de desenvolver um aluno mais reflexivo, crítico e questionador. A filosofia do colégio possui um processo de educação que vai muito além do ensino padrão. 

O sistema educacional da instituição contempla desde o berçário até o ensino médio. Isso sem falar que a instituição utiliza o Sistema de Ensino Poliedro, que acompanha os principais vestibulares do país e prepara os alunos para o ensino superior. Além disso, oferece aulas de idiomas estrangeiros, como alemão, espanhol e inglês.

A escola também possui um programa esportivo, que tem cooperação, socialização e divertimento entre os princípios. A instituição possui o Ginásio Poliesportivo Benedicto Pagliato, que inclui uma quadra, um campo de futebol society e uma sala de dança e judô. Essa estrutura é sustentada com o trabalho de profissionais especializados em promover o entretenimento dos alunos. 

Quer saber mais informações? Está localizado na rua Mário Campestrini, número 100, no bairro Campolim. A instituição está próxima de excelentes hospitais e ótimos shoppings de Sorocaba. 

Sobre o bairro Campolim

Um dos bairros mais famosos de Sorocaba é o Campolim. Isso porque a região estabelece algumas das principais instituições de ensino da cidade. Dessa forma, o local é ideal para quem busca por uma excelente educação para os seus filhos.

Fora isso, o Campolim é um dos melhores locais para morar com qualidade de vida e com praticidade. O motivo é devido o local receber em sua extensão territorial diversos parques, como o do Campolim e do Kasato Maru, que são perfeitos para praticar esportes, para caminhar com os animais domésticos e para se entreter com a família.

Aliás, você está em busca de residir ao lado de vias importantes de Sorocaba? Se a resposta for sim, saiba que o Campolim é o bairro ideal. O local conta com proximidade com as avenidas Antônio Carlos Comitre, Adolpho Massaglia, 31 de Março, Doutor Armando Pannunzio e Washington Luiz. A região também está muito perto das rodovias João Leme dos Santos, Celso Charuri e Raposo Tavares.

No entanto, se você quer desfrutar de uma excelente gastronomia, então veja os restaurantes do Campolim. Os estabelecimentos voltados para a culinária que mais chamam a atenção são: La Doc Gastronomia e o El Tranvía. E quando o assunto é sobre bares, os estabelecimentos que mais se destacam entre o público são o Deck Beach Bar, a Cervejaria Happy Brew e o Jack Pub. 

No YouTube, o canal SkyFly realizou imagens belíssimas do Campolim que, com certeza, irão te encantar. O vídeo, que foi publicado em 18 de novembro de 2016, exibe pontos importantes do bairro.

Entre os registros feitos pelo canal SkyFly, estão cenas exuberantes do parque mais frequentado do Campolim, as vias importantes que influenciam no deslocamento do bairro e, também, as arquiteturas dos prédios residenciais exuberantes. Veja a seguir o vídeo mostrando a região na íntegra:

Colégio Salesiano 

O Colégio Salesiano é a escola particular que está em quarto lugar no ranking municipal. A instituição iniciou suas atividades por ação de Dom José Carlos de Aguirre, o primeiro bispo diocesano de Sorocaba. Entretanto, o empreendimento somente foi possível à custa do padre Antônio Pazini, que foi responsabilizado em 1956 por executar a instalação de uma obra salesiana no município.

A escola abrange desde a educação infantil, que possui o objetivo de proporcionar à criança o desenvolvimento dos aspectos físico, intelectual e social, o ensino fundamental, que visa à formação estudante a partir de um currículo que privilegia o conhecimento em várias áreas, até o ensino médio, que ajuda o aluno a possuir as habilidades e os conhecimentos necessários para o futuro. 

A estrutura do colégio inclui um complexo esportivo com quatro quadras, campo de futebol, sala de multimeios e de artes, lousa digital e muito mais. Isso sem falar que a escola promove projetos que integram toda a comunidade, como o Pedala Salê e o SalêDay. 

A instituição também se preocupa com outras áreas importantes. Um exemplo são os estudos ambientais que proporcionam aos alunos o contato direto com a natureza. Além da abordagem que a escola faz sobre relevantes temas, como a prevenção às drogas e ao bullying. 

A escola está localizada na rua Gustavo Teixeira, número 411, no bairro Vila Independência. A instituição está próxima dos melhores bares da cidade. 

Essas são algumas das melhores escolas construtivistas de SP, ou seja, consideram que a criança passa por estágios para aprender e adquirir conhecimento. É uma teoria de aprendizagem amplamente utilizada, criada por Jean Piaget.

O que achou das escolas particulares em Sorocaba?

Agora que você já sabe quais são as melhores escolas particulares em Sorocaba, deixe um comentário sobre qual é a sua instituição preferida ou se já conhecia alguma das escolas citadas. 

Não deixe de acessar nossa Central de Ajuda para ficar por dentro de dúvidas do cotidiano.

E se você está pensando em se mudar para o município, acesse o Blog da Arbo e saiba tudo antes de procurar casas para alugar em Sorocaba. Não deixe de conferir os melhores empreendimentos da região no Portal da Arbo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

custo-de-vida-em-São-Bernardo-do-Campo

Qual o custo de vida em São Bernardo do Campo?

Conheça quais são os custos com alimentação, transporte e moradia antes de se mudar para uma das maiores cidades do ABC paulista. Localizada na região conhecida como “Grande ABC”, no Estado de São Paulo, São Bernardo do Campo  possui uma população hoje com mais de 840 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Ou seja, é […]

Saiba tudo ao buscar apartamento em Balneário Camboriú

Saiba tudo ao buscar apartamento em Balneário Camboriú

Conheça a Dubai Brasileira e apaixone-se  Balneário Camboriú, além de encantadora, é uma cidade histórica. Com inúmeros arranha-céus, praias incríveis e turistas que a visitam todos os anos, o município ganhou o apelido de Dubai Brasileira. E o nome não mente: o local é realmente paradisíaco! Ter um apartamento em Balneário Camboriú é um dos […]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *