20 de abril de 2024

Qual a melhor faculdade em Santo Andre?

faculdade-em-Santo-André

Conheça as principais faculdades em Santo Andre para escolher a que melhor atende às suas necessidades

Encontrar a melhor faculdades em Santo Andre depende muito do que você está procurando. Por exemplo, você prefere estudar em uma instituição pública ou privada? Em qual curso você pretende se inscrever? Você quer estudar de modo presencial ou à distância?

Essas questões são essenciais na hora de você decidir em qual instituição de ensino vai estudar, pois existem várias opções para cursar uma faculdades em Santo Andre. 

Qual a melhor faculdade em Santo Andre?

Por isso, o Blog da Arbo vai ajudar você a esclarecer suas dúvidas, acertar em cheio na hora da decisão de escolher uma faculdades em Santo Andre! Fizemos essa seleção com as principais instituições de ensino superior da cidade com os diferenciais de cada uma.

Ah, nessa lista colocamos apenas as faculdades que são credenciadas e avaliadas pelo Ministério da Educação – MEC, pois isso é uma garantia de segurança e de qualidade para você. Organizamos abaixo as informações em duas partes: universidades públicas e particulares. Vamos conferir a lista das melhores faculdades e universidades em Santo André?

Faculdades em Santo Andre: conheça as Universidades Públicas

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Por falar em faculdades em Santo Andre, na cidade você encontra o campus da Universidade Federal do ABC, que é uma instituição de altíssima qualidade, ostentando a nota máxima (5) do Ministério da Educação, assim, uma das melhores universidades do ABC paulista e de SP. No ranking universitário promovido anualmente pelo jornal Folha de São Paulo, a UFABC está até mesmo entre as melhores instituições de ensino do país!

E não é só isso: de acordo com o ranking 2021 das melhores universidades do mundo, realizado pela editora norte-americana US News, a UFABC é a 13ª melhor universidade da América Latina e a 7ª melhor do Brasil. Muito bom, não é mesmo?

Por seu ótimo desempenho e reconhecimento, essa é uma forte candidata ao título de melhor faculdade em Santo André!

Os cursos oferecidos

Os cursos oferecidos no campus dessa faculdade em Santo André são interdisciplinares e se concentram em “ciência e tecnologia” e “ciências naturais e exatas”. As formações de nível superior podem ser bacharelado, engenharia ou licenciatura, a depender da área que você escolher.

Além disso, a instituição também tem programas de mestrado acadêmico e profissional, e doutorado. Ou seja: você tem muitas chances para uma carreira acadêmica de sucesso!

Ingresso na UFABC

Fique atento: no caso de cursos de graduação, passar no vestibular da UFABC só é possível por meio de notas do ENEM, ou de edital específico destinado a candidatos premiados nas Olimpíadas do Conhecimento.

Por ser uma instituição de ensino renomada, moderna e que valoriza a pesquisa científica, a Universidade Federal do ABC é e uma excelente opção para você realizar o sonho de cursar uma faculdade em Santo André.

Ah, e se você quer conhecer a gastronomia local, a UFABC fica próxima de diversos restaurantes e barzinhos da cidade!

Fundação Santo André (FSA)

O Centro Universitário Fundação Santo André, ou FSA, foi a primeira instituição de ensino superior de Santo André, inaugurada em 1962. Ela tem caráter municipal, ou seja, é gratuita, e quem garante a manutenção da faculdade é a prefeitura de Santo André.

A FSA está localizada no bairro da Vila Príncipe de Gales e representa uma patrimônio histórico e cultural da cidade de Santo André, sendo referência no ABC paulista. Ela conta com diversos cursos de graduação e pós graduação, incluindo a oferta de MBAs.

Faculdade de Tecnologia de Santo André (FATEC-SA)

Se para você uma das melhores faculdades em Santo Andre é aquela que oferece cursos de tecnologia industrial e mecânica, saiba que você também encontra exatamente essa opção na cidade, a FATEC.

A Faculdade de Tecnologia de Santo André surgiu em 2007 para se dedicar à missão de promover a educação tecnológica e atender as demandas sociais e do mundo do trabalho no Estado de São Paulo.

Hoje em dia, você pode estudar na FATEC de Santo André os seguintes cursos: eletrônica automotiva, mecânica automobilística, mecatrônica industrial e, na modalidade EAD (Ensino à Distância), gestão empresarial.

Agora que você já conhece as principais possibilidades para cursar uma faculdade pública em Santo André, que tal ver também as instituições particulares?

Faculdades em Santo Andre: conheça as instituições privadas

Centro Universitário Saúde ABC (FMABC)

O Centro Universitário Saúde ABC é uma ótima opção para você seguir carreira na área da saúde e fazer uma faculdade em Santo André. Lá você encontra 10 cursos de graduação: medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, terapia ocupacional, psicologia, gestão hospitalar, gestão em saúde ambiental e radiologia.

Depois que concluir a graduação, você ainda pode continuar seus estudos na pós-graduação ou na residência médica, possibilidades ofertadas também pela FMABC.

A instituição surgiu no ano de 1975 e antes se chamava Faculdade de Medicina do ABC. É por isso que sua sigla permanece até hoje como FMABC. Sua nota é 4, de um máximo de 5, na avaliação do MEC.

Responsabilidade social e dedicação à saúde

O Centro Universitário é mantido pela Fundação do ABC, uma entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação. Por isso, a FMABC oferece benefícios para toda a sociedade: os alunos da faculdade fazem estágios em diversos hospitais da região e serviços médicos são prestados no próprio ambulatório de especialidades do campus.

Entre as missões dessa faculdade em Santo André está a prestação de serviços à comunidade e a promoção da pesquisa científica, o respeito aos princípios do SUS e a sustentabilidade ambiental.

As instalações do Centro Universitário Saúde ABC contam com 25 laboratórios, 4 auditórios, institutos de morfologia, técnica-cirúrgica e cirurgia experimental (Biotério). Além de 25 salas de aula com equipamentos audiovisuais, um ambulatório de especialidades, um centro de pesquisas multicientíficas e uma biblioteca. Uma estrutura e tanto, não é?!

Escola Superior de Administração e Gestão Strong (STRONG ESAGS)

Criada em 2000, a Escola Superior de Administração e Gestão Strong oferece graduação em administração, direito, economia, ciências contábeis e publicidade e propaganda.

Essa instituição possui nota 4 nas avaliações do MEC e é um destaque quando o assunto é faculdade em Santo André por já ter conseguido a nota máxima no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nos cursos de administração, economia, publicidade e ciências contábeis. Assim, ela é uma das melhores faculdades particulares de SP.

Parceria com a FGV – Fundação Getúlio Vargas

A Strong ESAGS possui Certificação de Qualidade FGV nos cursos de Administração e Economia. Isso é um ótimo diferencial, pois a infraestrutura, a titulação e as experiências profissionais dos professores dessa faculdade em Santo André são acompanhados pela Fundação Getúlio Vargas, uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil.

Mais diferenciais

A faculdade oferece vários benefícios aos seus alunos, o que a torna uma das excelentes faculdades em Santo Andre. Um desses diferenciais é a possibilidade de concluir a graduação com dois diplomas.

A faculdade possibilita também aos seus alunos a participação em intercâmbios culturais com universidades do exterior. 

Os alunos dessa faculdade em Santo André também contam com o Centro de Desenvolvimento de Carreiras (CDC) para se prepararem para o ingresso no mercado de trabalho. Como fruto dessa política, uma média de 9 a cada 10 alunos são empregados depois de formados. Ou seja, você vai se formar e já tem emprego garantido!

A faculdade está ao lado de uma dos principais áreas verdes de Santo André. Aproveite e confira a lista com os melhores parques da cidade!

Unidades de ensino à distância de renomadas instituições

faculdades-em-Santo-Andre

A cidade possui também várias outras instituições renomadas: Pitágoras, Anhanguera, UNICESUMAR, UNIP, Estácio, UNINOVE, São Judas Tadeu, Positivo, UNOESTE, FGV. Todas são instituições já consolidadas no cenário de universidades privadas do Brasil e que têm suas unidades entre as opções de faculdade em Santo André.

Todas têm o mesmo benefício: grandes e renomadas instituições com polos em diferentes cidades do país e oferecem vários cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades à distância e presencial.

Para facilitar e exemplificar, vamos falar da UNICESUMAR e da UNINOVE. As duas têm a nota 4 do MEC no quesito “Índice Geral de Cursos” e a nota 5 no quesito “Conceito Institucional”. 

UNICESUMAR – opção de faculdade com ensino à distância

A UNICESUMAR – Centro de Ensino Superior de Maringá se consolidou como uma importante instituição de ensino superior em todo o Brasil. São mais de 700 polos de educação à distância distribuídos entre todos os Estados brasileiros, cinco campi presenciais e 250 mil alunos.

A instituição está entre as 4% melhores instituições do Brasil e entre os 10 maiores grupos educacionais. Um outro destaque vai para os professores: mais de 80% são mestres ou doutores. Ótimo, não é?

Os cursos oferecidos são um destaque por sua grande variedade

Na modalidade à distância, oferecida por essa faculdade em Santo André, são vários cursos diferentes entre graduações, especializações e programas de mestrado e doutorado, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Se você quer fazer faculdade em Santo André em uma área diferente daquelas oferecidas pelas instituições que falamos acima, a UNICESUMAR é uma excelente ideia, e você ainda pode estudar no conforto da sua casa.

Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Entre as opções de faculdade em Santo André você encontra uma instituição reconhecida pelo Brasil e pelo mundo como uma excelente universidade: a UNINOVE.

Também na modalidade à distância, na UNINOVE você pode escolher entre mais de 30 cursos de graduação, distribuídos entre as áreas de engenharias e arquitetura, comunicação e turismo, direito, educação, gerenciais, informática e saúde, além de várias opções de especialização e MBA.

Apesar de ser uma instituição privada, essa faculdade em Santo André disponibiliza diversas opções para você financiar os seus estudos, como bolsas e descontos.

Reconhecimento nacional e internacional

Segundo o ranking feito pela revista britânica THE – Times Higher Education, afiliada do jornal The Times, a UNINOVE está entre as melhores faculdades particulares da América Latina.

Em 2018 a UNINOVE foi considerada pelo ranking universitário do jornal Folha de São Paulo como a melhor instituição particular não religiosa do país. Nessa mesma lista a faculdade apareceu ainda como a 3ª melhor instituição privada do Estado de São Paulo e a 10ª colocada entre todas as instituições particulares do país.

O que achou das opções para estudar em Santo André?

Em Santo André temos universidades públicas e privadas, opções para estudar presencialmente ou à distância, cursos em todas as áreas do conhecimento. Qual dessas possibilidades você mais gostou? Deixe nos comentários!

Depois de falarmos sobre algumas das principais opções de faculdades em Santo Andre, descubra os melhores bairros e escolas.

Boa sorte e bons estudos! E ah, não se esqueça de conferir as nossas dicas para quem não sabe o que fazer em Santo André. E também, para quem quer saber tudo antes de comprar apartamento na cidade para ficar ainda mais antenado! 

Acesse a Central de Ajuda da Arbo para ficar por dentro de diversas questões relacionadas ao cotidiano do mercado imobiliário. Fique por dentro do Site da Arbo para encontrar as melhores ofertas de imóveis.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

escolas-particulares-em-Osasco

As 5 melhores escolas particulares em Osasco

Escolher um colégio para os filhos é uma tarefa difícil. Pensando nisso, trouxemos uma lista com as cinco principais escolas particulares em Osasco. Confira! Depois de escolher o melhor bairro para morar na região metropolitana de São Paulo, chega o momento de conhecer e avaliar as melhores instituições de ensino da região. E, para tomar […]

bairros-nobres-brasilia

Bairros nobres de Brasília: quais são?

Se você está querendo se mudar para a capital brasileira mas não sabe qual bairro escolher, esse conteúdo é pra te ajudar! Um bairro é considerado nobre quanto tem excelente infraestrutura urbana, diversas opções de comércios e serviços, amplas áreas verdes e muita segurança. Por isso, conhecer esses locais antes de mudar para alguma localidade […]

2 Comentários

    1. Olá, Bélit! Tudo bem?

      Ficamos muito felizes que tenha gostado do conteúdo e agradecemos seu comentário.

      Para que possamos te ajudar, pode nos contar sobre qual assunto gostaria de ter mais informações?

      Ah, e convidamos você a conferir outros conteúdos aqui do Blog da Arbo. Temos diversos artigos interessantes, que, com certeza, vão te agradar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *