28 de março de 2024

Os melhores bairros de Sorocaba para morar em 2022

melhores bairros de sorocaba

Antes de procurar por casas à venda, você precisa ficar por dentro dessa lista com os melhores bairros em Sorocaba para morar.

Está procurando por casas à venda em Sorocaba, mas não sabe qual bairro escolher? Fique tranquilo, pois o Blog da Arbo vai te ajudar a descobrir as principais regiões da cidade e as que mais se destacam pela qualidade de vida que oferece aos moradores, por isso, fique com a gente e confira os melhores bairros em Sorocaba!

Antes de tudo, você conhece Sorocaba? A cidade está localizada no interior de São Paulo e possui 687.357 habitantes. A região é considerada um polo industrial muito influente para o Brasil. Em 2020, Sorocaba era o nono município mais populoso do estado, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Conheça mais sobre a cidade neste vídeo do canal Mais 50, disponível no Youtube.

Além disso, os moradores da cidade possuem muitas vantagens. O motivo é que a região desfruta de ótimos hospitais e de excelentes instituições de ensino, como as escolas e as faculdades do município. Isso tudo sem falar nos pontos turísticos, nos shoppings e nos parques que a cidade abriga. 

Então, residir na região é uma ótima opção para viver com a família e para se divertir com os amigos. Por isso, se você está procurando por casas à venda em Sorocaba, veja antes os melhores bairros de Sorocaba para morar:

  1. Campolim
  2. Jardim Portal da Colina
  3. Centro
  4. Mangal
  5. Além-Ponte
  6. Jardim Moncayo
  7. Jardim Santa Rosália
  8. Cerrado
  9. Jardim Europa
  10. Além-Linha

Os 10 melhores bairros em Sorocaba

Sorocaba é uma excelente cidade para viver, já que a região é repleta de bairros que podem resolver todas as suas pendências da rotina. Pensando nisso, reunimos as três melhores regiões para você morar com a sua família. Confira!

1. Campolim

O Campolim é um dos melhores bairros em Sorocaba. O motivo é que o bairro estabelece algumas das melhores escolas, como o Colégio Ser, que é a terceira melhor instituição no ranking municipal de 2019. Dessa forma, a melhor educação para os seus filhos está garantida no local.

Além disso, o bairro é um dos principais lugares para quem busca morar com qualidade de vida. Isso porque o local estabelece os parques do Campolim e o Kasato Maru, que são ótimos ambientes para praticar esportes, para passear com os animais domésticos e para se divertir com a família.

E se você estiver buscando morar próximo a vias importantes de Sorocaba, o Campolim é a região ideal. O bairro apresenta proximidade com as avenidas Antônio Carlos Comitre, Adolpho Massaglia, 31 de Março, Doutor Armando Pannunzio e Washington Luiz. O local também está a poucos minutos das rodovias João Leme dos Santos, Celso Charuri e Raposo Tavares.

Além disso, se você quer aproveitar uma excelente gastronomia, precisa conferir os restaurantes do bairro. Os estabelecimentos culinários que mais se destacam são: La Doc Gastronomia e o El Tranvía. Já no quesito bares, os locais que mais chamam a atenção do público são o Deck Beach Bar, a Cervejaria Happy Brew e o Jack Pub. 

O Colégio Ser é uma escola particular que está em terceiro lugar no ranking municipal das instituições com altas notas. O colégio acredita que um processo educacional humanizado pode auxiliar no desenvolvimento. Sendo assim, o aluno aprende a ser mais reflexivo, mais crítico e mais questionador.

A filosofia da escola apresenta um processo de educação que vai muito mais do que um ensino padrão. O sistema educacional do Colégio Ser abrange desde o berçário até o ensino médio. Isso sem falar que a instituição possui vínculo com o Sistema de Ensino Poliedro, que prepara os estudantes até os melhores vestibulares do país e, também, efetua uma preparação para o ensino superior.

E não para por aí. O Colégio Ser disponibiliza aulas de idiomas estrangeiros, como o alemão, o espanhol e o inglês. A escola dispõe de um programa esportivo, que tem princípios como a cooperação, a socialização e o divertimento entre os princípios. Essa instituição está, sem dúvidas, preparada para ofertar o que há de melhor para os seus filhos.

A instituição de ensino conta com o Ginásio Poliesportivo Benedicto Pagliato, que inclui em seu espaço territorial: uma quadra, um campo de futebol society e uma sala de dança e de judô. A estrutura da escola é sustentada com o trabalho de profissionais especializados em realizar o entretenimento dos estudantes. 

Quer saber mais informações sobre a insituição de ensino? O Colégio Ser está estabelecido na rua Mário Campestrini, número 100, no bairro Campolim. A escola está próxima de excelentes hospitais e ótimos shoppings de Sorocaba. 

2. Jardim Portal da Colina

O Jardim Portal da Colina está localizado na zona sul da cidade e é um dos bairros em Sorocaba mais buscados para morar. O motivo é que o bairro apresenta uma completa infraestrutura que atende todas as suas pendências da rotina. 

Se você busca residir ao lado de mercados, o Jardim Portal da Colina está próximo do Sam’s Club e do Oba Hortifruti. Além disso, o bairro disponibiliza alguns serviços financeiros, por meio das agências do Itaú Personnalité, do Santander, do Bradesco e da Caixa Econômica Federal.

A gastronomia do Jardim Portal da Colina é muito diversificada. Isso porque o bairro abrange estabelecimentos com várias especialidades, como o Brooks Hamburgueria e o Yosugiru Sushi. Já no quesito barzinhos, o local contém o Alfa Cafe Bar e está próximo ao Deck Beach Bar, um dos melhores bares de Sorocaba.

Ademais, um dos principais shoppings da cidade também está presente no bairro. O Iguatemi Esplanada possui uma arquitetura sofisticada que encanta os moradores da região. Isso sem falar que o ambiente proporciona ótimos momentos de compras e de lazer. 

E se você tiver filhos, o Jardim Portal da Colina possui ótimas instituições de ensino. Entre os destaques de centros educacionais, o Colégio Anglo e a Escola Portal apresentam um bom desempenho em educação. Quando o assunto é saúde, há o Hospital Oftalmológico de Sorocaba ao lado do bairro.

Para quem se interessa em praticar esportes, o local está perto do Parque Campolim. A estrutura do espaço conta com pistas de caminhada, lagos e uma ampla área verde. O lugar é ideal para passear com a família e com os animais domésticos. 

3. Centro

Morar no Centro de Sorocaba é estar perto de tudo. O bairro é ideal para quem deseja viver próximo de importantes centros comerciais, como o Sorocaba Shopping, o primeiro da cidade, e o Shopping Pátio Cianê, um dos mais frequentados da região. 

Quem gosta de entretenimento vai se interessar pelos museus estabelecidos no Centro. Entre os destaques estão os museus da Arte Contemporânea e o Museu da Estrada de Ferro. O bairro também engloba um dos principais pontos turísticos da cidade: a Estação Ferroviária de Sorocaba. 

Os moradores do Centro também estão perto de ótimos centros médicos. O bairro abrange o Hospital e Maternidade Samaritano e está a poucos minutos do Hospital Santa Lucinda, uma das melhores instituições de saúde de Sorocaba.

E se o quesito é bairro com fácil acesso, o Centro vence as demais regiões. O local é atravessado por importantes vias, como as avenidas Dom Aguirre e Moreira César, e as ruas Sete de Setembro e Cesário Mota. Isso sem falar nas diversas linhas de ônibus que o local inclui. 

As instituições de ensino também se destacam no bairro. O Centro conta com excelentes escolas, como os colégios Objetivo e o OSE (Organização Sorocabana de Ensino). Já na educação superior, a região estabelece a Fefiso (Faculdade de Educação Física de Sorocaba) e a Uniso (Universidade de Sorocaba).

O Sorocaba Shopping foi inaugurado em março de 1981 e é o primeiro shopping sorocabano. A vinda do empreendimento para Sorocaba transformou a rotina dos moradores. Isso sem falar que o local foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da economia do município. 

Além disso, o centro comercial conta com um amplo estacionamento e uma ótima praça de alimentação. O cinema do shopping é um dos locais que mais se destacam, já que é exibido os filmes mais atuais e é uma excelente alternativa de lazer para você e para a família. 

O endereço do Sorocaba Shopping é: avenida Doutor Afonso Vergueiro, número 1.700, no Centro de Sorocaba.

4. Mangal

Este bairro é um dos mais tradicionais de Sorocaba. Por estar entre as regiões mais antigas do município, os prédios modernos dividem espaço com casarões com estilo clássico e belos jardins. 

O bairro é predominantemente residencial, mas conta com uma boa infraestrutura e áreas de comércio e serviços bastante completas. Mesmo assim, o trânsito é tranquilo e os moradores não costumam ter problemas nesse aspecto, mesmo em horários de pico.

Quanto à educação, duas instituições importantes ficam por ali. Uma delas é a unidade do SESI (Serviço Social da Indústria), que fica na Rua Duque de Caxias e recebe alunos do ensino fundamental e do ensino médio. O local também tem o Teatro SESI e o CLE (Centro de Lazer e Esportes), que promovem uma série de atividades culturais e esportivas voltadas para a comunidade. 

A outra instituição educacional importante na região do Mangal é a ETEC Fernando Prestes. Ela oferece mais de 20 opções de cursos de ensino técnico, além do ensino médio regular, distribuídos entre os turnos matutino, vespertino e noturno.   

Em termos de serviços de saúde, destaque para o Hospital Evangélico e a unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). 

5. Além-Ponte

Bairro mais antigo de Sorocaba, o Além -Ponte é ocupado por condomínios residenciais e casas. a infraestrutura pode até não ser tão moderna quanto a  de bairros como o Campolim, mas a área comercial é forte e um dos pontos mais importantes da região é a Universidade de Sorocaba.

Além disso, por estar muito perto do centro, o morador do Além-Ponte também aproveita os diversos serviços oferecidos por ali, como os hospitais, o comércio e o transporte público. 

Quando o assunto é lazer e contato com a natureza, é impossível não citar o Jardim Zoológico de Sorocaba, referência na América Latina. Outro ponto de destaque é o Parque dos Espanhóis, que sedia uma série de projetos culturais voltados a crianças e adolescentes. 

O bairro também conta com o Ginásio Municipal de Esportes, com atividades esportivas para todas as idades.

6. Jardim Moncayo

O Jardim Moncayo fica bem perto do Além-Ponte, mas apresenta ruas e imóveis com visual mais novo e planejado. Ele fica na Zona Leste de Sorocaba e também tem proximidade com a região central e todos os seus benefícios. Um de seus pontos fortes é a preservação das áreas verdes, que proporciona um clima dos mais agradáveis.

Os moradores aproveitam a proximidade com outros bairros para ter uma série de vantagens. Quando o assunto é lazer, o Zoológico Municipal fica bem perto. Quanto à cultura, o Museu de Arte Contemporânea também é bem acessível. 

Além disso, há dois grandes centros comerciais a poucos minutos: o Pátio Cianê e o Sorocaba Shopping. Com isso, pode ter certeza que o entretenimento estará sempre perto.

7. Jardim Santa Rosália

melhores bairros de sorocaba: jardim santa rosália

Este é outro bairro muito tradicional de Sorocaba. O Jardim Santa Rosália tem mais de 130 anos de existência e continua sendo predominantemente residencial. É mais um bairro da Zona Leste bastante próximo ao centro da cidade e desfruta de uma ampla rede de comércios e serviços. 

Em termos de educação, destaque para a unidade do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), localizada na Praça Roberto Mange. A instituição desenvolve cursos diversos nas categorias Aprendizagem Industrial, Técnico, Superior em Tecnologia, Pós-graduação e Formação Inicial e Continuada. Tudo isso em uma área com mais de 9 mil metros quadrados.

Quanto às áreas de lazer, o bairro conta com espaços como a Praça Pio XII e a Praça da Amizade, além do Estádio Municipal Walter Ribeiro, mais conhecido como CIC. 

O trânsito é movimentado, mas, como as principais vias são largas, o tráfego em horários de pico flui melhor que em outras regiões. Também merece destaque a ciclovia ao longo da Avenida Dom Aguirre, que é mais uma opção de deslocamento pelo bairro.

8. Cerrado

Localizado na Zona Oeste, o Cerrado é um bairro em expansão e com grande potencial, o que o coloca em destaque entre os melhores bairros de Sorocaba. Trata-se de uma boa alternativa para quem quer um lugar seguro e tranquilo, mas sem abrir mão das comodidades típicas de uma região desenvolvida.

Há uma série de condomínios residenciais novos no Cerrado. Isso tem atraído novos negócios, como estabelecimentos comerciais, clínicas e escolas. Alguns dos principais pontos de referência no bairro são as unidades do CEAGESP, do Makro, da Unimed e do Sesi.

A lista das principais vias inclui as avenidas General Carneiro, Santa Cruz, Armando Pannunzio e Américo Figueiredo. Em momentos de tráfego intenso, a Rodovia Raposo Tavares pode ser uma boa opção para ganhar tempo. 

Outro aspecto em que o Cerrado se destaca é o lazer, com ao menos dois locais muito interessantes. Um deles é o Clube Recreativo Campestre, com um parque aquático e mais um monte de atividades esportivas e eventos para os associados. O outro é o Centro Hípico Pagliato, que recebe eventos com músicos renomados frequentemente.

9. Jardim Europa

O Jardim Europa fica na Zona Leste de Sorocaba e mantém características típicas de uma cidade do interior. O trânsito é tranquilo e, por estar um pouco mais distante do centro da cidade, o bairro é atendido por vários itinerários do transporte público. 

Contudo, essa distância em relação à área central não significa que o bairro não seja desenvolvido. A rede de comércios e serviços está consolidada e você não terá dificuldades para encontrar o que precisa. E há ao menos dois serviços de atendimento de saúde por perto: a UBS do Jardim Cerrado e a Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste.

Além disso, mesmo que você precise ir um pouco mais longe para fazer compras, por exemplo, o acesso a outras regiões é facilitado pela Avenida General Carneiro e pela Avenida Américo de Carvalho. 

Lazer também não será um problema para quem for morar no Jardim Europa. O Parque Natural da Água Vermelha e o Parque João Câncio Pereira proporcionam áreas verdes, lagos e bons locais para exercícios físicos ao ar livre.

10. Além-Linha

O Além-Linha fica na Zona Norte de Sorocaba, uma das regiões mais populosas da cidade. Estima-se que a população dessa área ultrapasse se aproxime de 290 mil – a cidade inteira tem 600 mil habitantes. O Além linha é composto por diversas vilas, como Nova Sorocaba, Vitória Régia, Parque São Bento, Laranjeiras e Barão.

O principal ponto de referência na região é o Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leopolz, que fica a cerca de 5 km do centro de Sorocaba. Por conta dele, o local tem um atendimento bastante abrangente do transporte público. Outros pontos de destaque no bairro são o Horto Florestal e o Centro Esportivo Dr. Pitíco.

Próximo passo: encontrar casas à venda em Sorocaba

Agora que você já conhece os melhores bairros de Sorocaba, é hora de encontrar seu novo lar. Confira mais de 2 mil imóveis para comprar e alugar em Sorocaba e faça toda a negociação online pelo Portal Arbo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

o-que-saber-antes-de-morar-em-londrina

O que saber antes de morar em Londrina

Saiba como solucionar dúvidas e problemas frequentes antes de morar em Londrina. Fique com gente! Você pretende morar em Londrina, ou você se mudou há pouco tempo para essa cidade maravilhosa e está com algumas dúvidas relacionadas a energia, água e outros problemas? Quando vamos morar em uma nova cidade, é comum surgir muitas dúvidas […]

shoppings-em-são-josé-dos-campos

Os melhores shoppings em São José dos Campos

Conheça os principais shoppings em São José dos Campos e descubra os outros lugares legais para visitar. Confira! Além das melhores escolas e excelentes faculdades, os shoppings em São José dos Campos são outro ponto positivo da cidade. O motivo é devido a decisão de muitas famílias escolherem os centros comerciais do município para se […]

3 Comentários

  1. Só de ver essas imagens, já me bate mais forte a saudade de estar em minha cidade natal. 10 anos no Ceará.. mas em breve, acredito que Deus vai abençoar para mim voltar e levar minha esposa para conhecer. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *