12 de maio de 2022

Bairros universitários do Rio de Janeiro

bairros-universitarios-rio-de-janeiro

Saiba quais são os bairros mais procurados por universitários quando estão indo estudar no rio de janeiro. Veja no artigo!

Um dos cartões postais mais conhecidos do Brasil, o Rio de Janeiro é o sonho de vida de muita gente, não é mesmo? Afinal de contas, a capital carioca tem praias incríveis, uma noite muito badalada, é dinâmica, tropical, bem estruturada, repleta de lugares lindos e cheia de turistas! Mas, nem só de turismo vive o Rio!

Grande parte dos novos moradores da cidade estão em busca de outro sonho nobre: cursar uma faculdade! Se acabou de chegar na cidade e está com muitas dúvidas, você precisa conhecer os bairros universitários do Rio de Janeiro!

A escolha de um bom lugar para morar faz toda a diferença para quem estuda e ainda não conhece muito bem a cidade. Isso porque entrar na faculdade e mudar para um lugar longe da família e dos amigos pode ser um grande desafio, não é verdade? Além de sair da casa dos pais, existe a preocupação (que não é nenhum exagero) de encontrar um bairro seguro, barato e bem localizado. 

Se você também pensa dessa forma, não se preocupe: veja agora dicas de ótimos bairros para morar e descubra também como economizar ao morar na cidade maravilhosa!

Bairros universitários do Rio de Janeiro: dicas para procurar uma casa 

A mudança para uma capital tão importante como o Rio de Janeiro exige um super planejamento: para você acertar na hora de escolher onde vai morar, não é? E para não errar, a principal dica é pensar com antecedência nas atividades que você vai fazer no dia a dia, isso sem dúvidas vai deixar a sua vida mais fácil!

Para se planejar, estude bem a região, faça pesquisas, converse com pessoas que já moram na cidade e o principal: veja em que bairro fica a sua faculdade. Aqui você pode ver um dos melhores bairros do Rio de Janeiro.

bairros-universitarios-rj

Outro ponto importante para prestar atenção é o tipo de transporte que você vai usar: se for andar de bicicleta, prefira bairros mais próximos, assim você economiza e não gasta tanto tempo para chegar na universidade. 

Outra dica é evitar alugar um imóvel em bairros com muitos pontos turísticos, já que são mais caros, por conta da grande circulação de pessoas na região. Também indicamos fazer pesquisas de imóveis na internet, já que o valor dos aluguéis no Rio de Janeiro pode variar muito.

A quarta sugestão é saber se o bairro tem mercados e lojas de serviços por perto, para que você tenha mais conforto e comodidade, certo?

E se você é o tipo de pessoa que gosta de um movimento e de sair à noite, vale a pena morar em uma região com boa infraestrutura: com meios de transporte acessíveis e bares e lanchonetes que não fecham cedo. Ah, mas isso vai ser fácil: é o que mais tem na cidade! Inclusive, existem bairros universitários do Rio de Janeiro com todas essas características!

E por falar nesse tipo de região, vamos ver melhor quais são e também os mais indicados?

bairros-universitarios-rj

Quais são os bairros universitários do Rio de Janeiro?

Saber onde fica e como é a região da cidade em que você vai estudar é a sua primeira lição de casa, combinado? Depois que você descobrir as informações básicas, saiba que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possui muitas unidades instaladas na cidade, localizadas, por exemplo, no bairro do Flamengo e no Centro, então o ideal é você descobrir qual é o bairro onde está a unidade que você está matriculado. Veja os melhores bairros para universitários no Rio:

  1. Região Central
  2. Zona Sul
  3. Cidade Universitária
  4. Tijuca
  5. Maracanã
  6. Vila Isabel
  7. Jardim Oceânico

1- Região Central

Se você for estudar na Escola de Música da UFRJ, a melhor opção é escolher uma casa para morar na região central, como Glória, Lapa ou Catete. Todos são bairros universitários do Rio de Janeiro, além de áreas muito bem estruturadas. Os estudantes gostam de morar nesses bairros porque o preço do aluguel é um pouco mais barato. E esse é um ponto chave  e um ótimo benefício, não é mesmo?

2- Zona Sul

Mas, se você tem um orçamento mais alto, é possível morar na Zona Sul, como por exemplo, no Leme ou em Copacabana, que fica perto da praia e é um dos bairros mais procurados do Rio. Por isso, fique atento: o custo de vida dessas regiões do Rio de Janeiro costumam ser mais altos e, mesmo que você tenha dinheiro para o aluguel, tudo vai ser um pouco mais caro, ok? 

Já se você foi aprovado e vai estudar na unidade central da UFRJ, saiba que ela fica localizada no Flamengo, bairro que conta com metrô para quase todas as regiões da cidade. É, sem dúvidas, um lugar que não vai te deixar na mão quando o tema for transporte público e oferta de serviços. 

3- A Cidade Universitária 

Um dos bairros universitários do Rio de Janeiro que você precisa considerar na hora de procurar imóveis é a Cidade Universitária. O local fica na região administrativa da Ilha do Governador, na Zona Norte da cidade. E a primeira coisa que você deve saber sobre essa região é que o bairro ocupa toda a extensão da Ilha do Fundão, além de ser chamado pelos cariocas pelo nome da ilha. 

Outra característica forte da Cidade Universitária é que existem muitas empresas e centros de pesquisa na região, que formam o parque tecnológico da UFRJ. 

E aqui vai uma curiosidade: a Cidade Universitária tem esse nome porque é lá que estão a reitoria e a maior parte das unidades da UFRJ. Ou seja, é um local bem grande e se você for estudar na UFRJ, sem dúvidas, é uma ótima opção para morar! 

4- Tijuca

A Tijuca é outra opção de bairro para você morar bem na cidade maravilhosa: conta com ótima localização e infraestrutura de qualidade. O local tem muitas linhas de ônibus e três estações de metrô, por isso vai ser tranquilo chegar ao Centro e também a outras áreas da capital.

Alugar uma casa ou apartamento na Tijuca significa estar perto de faculdades particulares conhecidas, como a Cândido Mendes, e ao lado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

E se você for aluno da UFRJ, a Tijuca também é uma boa opção: além de ser um dos melhores bairros universitários do Rio de Janeiro, a região fica perto, a mais ou menos 10 km da Universidade. Bem legal, né?

5- Maracanã

Ah, e perto da Tijuca fica o Maracanã, famoso bairro carioca, também localizado perto da UFRJ. Lá você encontra sem dificuldades muitas linhas de ônibus e estações de metrô, além de supermercados, padarias, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos importantes para o dia a dia.

6- Vila Isabel

A Vila Isabel é mais um excelente lugar para morar quando o tema é bairros universitários do Rio de Janeiro: tem localização privilegiada, ótima infra estrutura, custo de vida mais baixo e é considerado o berço do samba da cidade maravilhosa. Ou seja, além de estudar, não vão faltar motivos para você cair no samba! A Vila Isabel é indicada, em especial, para quem for fazer faculdade na UERJ, porque fica bem perto da instituição.

7- Jardim Oceânico

Já o Jardim Oceânico abriga dois campus universitários: um do Instituto Brasileiro de Mercado (IBMEC) e um da PUC-Rio. Aliás, o bairro também é uma alternativa pra quem está matriculado no campus principal da PUC, na Gávea, já que está a só 11km do local.

bairros-universitarios-rj

Viu quantas opções? Não importa em qual dos bairros universitários do Rio de Janeiro você vai morar: com essas dicas e informações com certeza a escolha vai ser certa! E depois que você fizer a mudança é só alegria: conhecer a cidade, passear e aproveitar ao máximo a vida universitária!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Melhores restaurantes em Campinas

Campinas é uma das maiores cidades do interior do Brasil e conta com várias opções de bares e restaurantes para você comer bem! Confira!  A maior cidade do interior do estado de São Paulo tem suas qualidades, não podemos negar. E uma delas são os bons bares e restaurantes em Campinas. Se você está pensando […]

casas-para-alugar-em-São-Bernardo-do-Campo

Casas para alugar em São Bernardo do Campo: Saiba tudo!

A maior cidade do ABC Paulista tem tantas qualidade, que você vai querer se mudar agora! Você conhece bem São Bernardo do Campo? A cidade mais populosa do ABC Paulista possui grande representatividade no cenário nacional, além de ter um ótimo custo de vida. Se você está pensando em  se mudar para a Capital do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *