25 de abril de 2024

O que você precisa saber para morar no Butantã

morar no butantã

Quer morar no Butantã? Confira aqui tudo que esse belo bairro oferece para garantir uma ótima condição de vida para você e sua família!

Se você chegou a este artigo, já deve saber que morar no Butantã significa desfrutar de um dos melhores bairros de São Paulo. O local conta com uma ótima infraestrutura e, em alguns pontos, ainda guarda uma atmosfera diferente da maior parte de São Paulo, com ruas tranquilas e arborizadas.

Neste post do Blog da Arbo, você vai ver tudo sobre esta importante região da capital paulista. Além de conhecer um pouco da história do Butantã, vai ver tudo que ela tem a oferecer aos moradores, como a estrutura de mobilidade urbana, as ótimas opções educacionais e culturais e locais ideais para boas horas de lazer com a família. Confira!

História do Butantã

O Butantã é um distrito na zona oeste de São Paulo. A região foi uma das rotas utilizadas pelos bandeirantes e jesuítas que viajavam para o interior do país entre os séculos XVII e XVIII. Depois que os jesuítas foram expulsos do Brasil, em 1759, suas terras foram confiscadas e vendidas. O local passou a ser formado por vários sítios.

A implantação do Instituto Butantan e da Cidade Universitária, já no século XX, fez com que a área se desenvolvesse muito. Já nos anos 1920, a região começou a ser dividida entre bairros como a Vila Butantã, o Cidade Jardim e a Vila Lageado. Uma década depois, foi a vez da Vila Clotilde, da Vila Gomes e do Peri Peri, entre outros.

Nas décadas de 1940 e 1950, nasceram os bairros de Vila Progredior, Previdência, Jardim Ademar e muitos outros. Foi a época em que a Companhia Imobiliária Morumby dividiu os últimos lotes da área conhecida como Fazenda Morumbi. 

Toda a região do Butantã, administrada pela Subprefeitura do Butantã, está conectada aos municípios de Osasco e Taboão da Serra. É uma área de 12, 5 quilômetros quadrados que, em 2010, já contava com mais de 54 mil habitantes

Infraestrutura, comércio e serviços

Um dos principais privilégios de morar no Butantã é, sem dúvidas, a mobilidade urbana. Em comparação com outras regiões da capital paulista, o distrito tem uma infraestrutura de transporte das mais completas. Para começar, o Butantã conta com os primeiros quilômetros da Rodovia Raposo Tavares.

A região é atendida pela Linha 4-Amarela do Metrô, projetada para conectar os terminais Luz e São Paulo-Morumbi. A estação Butantã, inaugurada em 2011, fica na Avenida Vital Brasil e tem capacidade para receber até 35 mil passageiros por dia. Já a estação São Paulo-Morumbi, na Avenida Deputado Jacob Salvador Zveibil, foi pensada para atender até 70 mil passageiros diariamente.

O distrito também fica colado à Marginal Pinheiros, uma das principais vias de São Paulo. Dessa forma, os moradores têm acesso facilitado a outras regiões da cidade. Outras rodovias próximas são a Anhanguera e a Bandeirantes. Outro ponto de referência é a Avenida Rebouças, que leva ao centro da cidade. O Butantã fica a cerca de 15 minutos da Avenida Paulista. 

Com tantas opções de transporte, é claro que o Butantã é muito bem servido em relação a estabelecimentos comerciais e de serviços. O principal shopping center na área é o Butantã Shopping, que fica na Avenida Dep. Jacob Salvador Zveibil. Com mais de 30 mil m² e 160 lojas, o local recebe 800 mil pessoas todos os meses. 

Para quem não dispensa bons momentos com a família e os amigos em bares e restaurantes, a Vila Butantã é o lugar certo. Com um ambiente dos mais agradáveis, o espaço tem opções para agradar todos os paladares. 

O Lá em Cima Bar, por exemplo, é especializado em drinks. O Meat e Malt tem um cardápio com carnes nobres e cervejas artesanais. Por outro lado, quem não come carne, vai adorar o criativo Açougue Vegano.

Educação e cultura

A educação é outro ponto forte para quem vai morar no Butantã, Além das várias escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, o distrito se destaca pela proximidade com os seguintes locais:

Cidade Universitária

A Cidade Universitária é a sede da Universidade de São Paulo (USP), a principal instituição de ensino superior do Brasil. Com mais de 8 milhões de metros quadrados, a área concentra a maior parte dos centros de ensino, pesquisa e extensão da universidade. 

Ao todo, são 20 unidades de ensino, três institutos especializados, uma unidade complementar, cinco museus e as sedes de outras instituições associadas à USP. Além de uma extensa área verde, o campus tem locais marcantes, como a Praça do Relógio e a Praça do Relógio Solar. 

Instituto Butantan

O Instituto Butantan é responsável por boa parte da produção de vacinas do país e promove uma série de pesquisas científicas em parceria com outras instituições do mundo todo. Além disso, desenvolve atividades culturais e educacionais com quatro museus sob sua gestão: o Museu Histórico, o Museu Biológico, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e o Museu de Microbiologia.

Há ainda uma série de cursos de extensão para formar profissionais especializados em vários aspectos de saúde pública. O Butantan também recebe estágios de iniciação científica e promove cursos de mestrado e doutorado. 

Casa da Cultura Japonesa

A Casa da Cultura Japonesa conta com o maior acervo de estudos japoneses da América Latina, na Biblioteca Teiiti Suzuki. O público externo pode aproveitar uma série de cursos semestrais de japonês e de outros idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, árabe e suaili.

Há opções com enfoques diversos. Alguns se concentram na leitura de textos em outras línguas, enquanto outros priorizam a expressão oral e escrita. Há também os de alfabetização e os focados em exames de proficiência.

Biblioteca Brasiliana

A Biblioteca Brasiliana tem um acervo expressivo, com mais de 60 mil volumes de livros e manuscritos. Há obras de literatura, história, periódicos, livros didáticos e científicos, mapas e relatos de viajantes. O local é um centro de pesquisa e difusão científica de estudos brasileiros, da tecnologia da informação e das humanidades digitais.

Áreas verdes

Quem gosta de contato com a natureza também tem bons motivos para morar no Butantã. Além da extensa área verde da Cidade Universitária, que já citamos antes, há pelo menos dois lugares que você precisa conhecer.

Parque Raposo Tavares

O Parque Raposo Tavares fica na Rua Telmo Coelho Filho e foi inaugurado em 1981. Ele tem uma área de 195 mil metros quadrados e foi o primeiro da América do Sul a ser erguido onde antes havia um aterro sanitário. Para atender ao público em geral, o local tem uma série de atrações:

  • playground;
  • pista de cooper;
  • campo de futebol;
  • quadras poliesportivas;
  • campinhos de terra;
  • trilhas de caminhada;
  • quiosques;
  • churrasqueiras.

Além disso, o parque conta com fauna e flora diversificadas. Há 28 espécies de aves e três de répteis, Quanto às plantas, são 64 espécies, incluindo acácia-negra, paineira, pau-ferro, quaresmeira, sibipiruna, tamboril, entre outras.

Parque Previdência

O Parque Previdência, inaugurado em 1979, fica na Rua Pedro Peccinini. Sua área de 91 mil metros quadrados tem as seguintes atrações:

  • mesas de piquenique;
  • pista para caminhada;
  • aparelhos de ginástica;
  • playgrounds;
  • trilhas;
  • jardins aromáticos.

O parque também abriga a sede do Museu de Meio Ambiente e conta com vegetação remanescente da Mata Atlântica. A fauna tem mais 87 espécies, sendo oito répteis, 19 invertebrados e 58 aves. 

Melhores imóveis no Butantã

Agora é a hora de conhecer as melhores opções de casas e apartamentos para morar no Butantã. Acesse o Portal Arbo e confira mais de 900 imóveis para comprar e alugar na região. E o melhor: tudo isso com a facilidade de fazer tudo de forma rápida e online, desde a proposta até a assinatura de contrato digital.  

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

parque do rio de janeiro

Descubra quais são os melhores parques do Rio de Janeiro

Além dos locais turísticos mais conhecidos, os parques do Rio de Janeiro são uma opção de lazer para quem procura paz e tranquilidade. No Rio de Janeiro, o que não faltam são opções de lazer e turismo, não é mesmo?  A cidade oferece uma variedade incrível de praias, restaurantes e passeios para todos os gostos. […]

vantagens e desvantagens de morar no interior

Morar no interior: vantagens e desvantagens

Se você deseja se mudar da capital para morar no interior, precisa conhecer a rotina em uma pequena cidade para analisar a oportunidade Cidades menores e menos caóticas que grandes metrópoles podem parecer bastante atrativas à primeira vista. Entretanto, antes de se mudar para morar no interior, você precisa considerar suas preferências e suas necessidades. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *