25 de abril de 2024

Os melhores bairros de Araraquara

melhores-bairros-de-araraquara

Por que morar em um dos melhores bairros de Araraquara? Conheça a cidade que está entre os dez melhores municípios paulistas para se viver.

Os melhores bairros de Araraquara estão situados em uma cidade que tem seu nome derivado da palavra indígena “Aracoara”, que significa “morada do sol” na língua dos índios Guaianás, seus primeiros habitantes.

Conhecida também como Terra da Laranja, pelos seus vastos campos de plantação e pela existência da fábrica Cutrale, uma das maiores produtoras de suco de laranja do Brasil, o município atrai quem busca por qualidade de vida. 

A cidade do interior paulista, há alguns anos, se destaca entre as melhores no estado para se viver: é a sétima melhor cidade para viver no Estado de São Paulo, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). No ano da indicação Araraquara recebeu a nota 0,815 em uma escala que vai de 0 a 1.

melhores-bairros-de-Araraquara

Com mais de 220 mil habitantes, a cidade também se destaca muito por seu desenvolvimento. Renda, educação e saúde são critérios que ajudam a mostrar a qualidade de vida em uma cidade, e que são levados em conta nestes dados da ONU.

Araraquara é um polo educacional, já que abriga ótimas escolas e faculdades como a Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”). Se você quer cultura, também pode achar por aqui, já que a cidade possui diversos teatros, sendo o principal deles o Teatro Municipal, localizado na Avenida Bento de Abreu.

Se você está querendo morar em Araraquara, saiba que é uma ótima opção! É muito fácil se deslocar pelo município e, pelo fato de ser uma cidade de porte médio, você consegue passar por diversos bairros sem qualquer problema. Além do fato de que Araraquara fica próxima de cidades como Ribeirão Preto e São Carlos!

Nós preparamos uma lista com os melhores bairros de Araraquara para se viver:

Os melhores bairros da cidade para comprar ou alugar

Que Araraquara é sinônimo de tranquilidade e qualidade de vida, você já entendeu no começo desse texto. Agora vamos trazer para você alguns dos melhores bairros para morar na cidade.

1- Centro

A região central é sempre um atrativo – e em Araraquara isso não é diferente. Lá, estão localizados os principais pontos históricos do município, como a Igreja Matriz de São Bento. A região central ainda guarda mais um tesouro de Araraquara, o Shopping Lupo, que foi construído onde antes funcionava a fábrica de Meias Lupo, que foi um marco fundamental para a economia da cidade durante muitos anos.

Outro destaque é a Rua dos Oitis, ou Boulevard dos Oitis, que foi tombada como patrimônio histórico e é repleta de árvores que formam uma espécie de túnel natural. Além de todo esse legado, a região é repleta de comércios, como o restaurante e cafeteria  Boulevard dos Oitis que agrada diferentes tipos de paladares. 

O local abriga muitos museus como o Museu Ferroviário que ocupa parte de antiga estação, da década de 1910, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Também há uma opção que envolve toda a família como uma visita ao Parque Infantil que é um prazeroso local para caminhada e passeios ao ar livre. 

Se você for um estudante, pode se interessar por essa região. No centro estão as várias unidades da Uniara (Universidade de Araraquara), que possui diversos cursos. Além disso, um dos centros da Unesp também está presente na região central da cidade.

Você também conta com diversas opções de bares e restaurantes, além da presença de inúmeras repúblicas que estão situadas no Centro da cidade.

2-Vila Xavier

Outra opção para morar em Araraquara é a Vila Xavier, bairro tradicional e histórico que surgiu da implantação do leito ferroviário e inauguração da estação. Especialmente por esse caráter histórico, na Vila Xavier é possível encontrar imóveis que ajudam a contar um pouco sobre a formação de Araraquara.

E se você gosta de contato com a natureza, esse bairro vai encantar você. O Parque do Basalto atualmente passa por revitalização. Em fase final, a revitalização inclui implantação de quiosques, e de escada de acesso à cachoeira e de passarela; implantação de  um Centro de Educação Ambiental e da guarita;  novas instalações elétricas e hidráulicas; entre outras melhorias que foram deliberadas na Conferência Municipal do Meio Ambiente de 2019.

As principais vias de acesso para a Vila Xavier são através da Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira, popularmente conhecida como Via Expressa, além da Alameda Paulista, grande avenida que passa pela Vila Xavier e tem grande concentração de comércio. Você também pode acessar a Vila Xavier por meio de dois viadutos que ligam o centro ao bairro: a Avenida Barroso e a Avenida Santo Antônio.

3- Alto dos Pinheiros II

Mas não é apenas de história que vive Araraquara, já que a cidade continua a se expandir, com áreas novas e bem interessantes. Uma delas é o Alto dos Pinheiros II (próximo ao Alto dos Pinheiros), que quem planeja morar em Araraquara precisa conhecer.

O destaque do bairro é o Parque Pinheirinho, localizado no final da Avenida Francisco Vaz Filho e que é um dos cartões postais da cidade. Por lá, você encontra muita natureza, além de várias estruturas de lazer e de esporte. 

Os melhores bairros de Araraquara

E tem algo melhor do que morar bem ao lado de um parque? Nesta região você encontra imóveis à venda e para locação! Por esses e outros motivos, o Alto dos Pinheiros II tem muito potencial e é considerado um dos melhores bairros de Araraquara.

4- Campos Ville

Os bairros novos da cidade possuem vantagens únicas, que vão muito além do aspecto histórico. A valorização está, sem dúvidas nas facilidades de acesso que você tem para ir à esses bairros.

O Campos Ville é um dos melhores bairros de Araraquara, já que fica próximo ao Campus da Unesp que concentra alguns dos cursos oferecidos em Araraquara, que são diferentes da unidade da região central. O Campos Ville conta com acesso rápido para os pontos mais importantes da cidade. O bairro ainda oferece uma atraente infraestrutura na rede de serviços.

5- Vila Harmonia

A Vila Harmonia é um dos melhores bairros para se viver em Araraquara. Ela fica próxima do centro da cidade e tem fácil acesso a outras regiões, como os condomínios residenciais Damha. A via principal do bairro é a Rua Napoleão Selmi Dei, uma continuação da Avenida Bento de Abreu.

Na Vila Harmonia você pode ter acesso à escolas, restaurantes, padarias, mercados, pizzarias e muito mais. Uma das ruas do bairro possui grande concentração comercial, o que facilita a vida dos moradores da Vila Harmonia. Estamos falando da Avenida Henrique Lupo, que se encontra com a Rua Napoleão Selmi Dei próximo ao Jardim Botânico.

E por falar no Jardim Botânico, você pode ter acesso à uma grande área verde ao lado do bairro para fazer caminhadas e exercícios ao ar livre. O jardim Botânico é um grande complexo que conta com Parque, Bosque e até mesmo um pequeno estádio e quadras poliesportivas.

Sem dúvidas a Vila Harmonia é um dos melhores bairros para se morar em Araraquara.

6 – Vila Ferroviária

A Vila Ferroviária é para quem quer estar próximo de todos os serviços como hospitais, mercados, shoppings e ainda por cima ter fácil acesso às principais avenidas de Araraquara como a Avenida Bento de Abreu, a Avenida Napoleão Selmi Dei e a Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira, também conhecida como Via Expressa.

Esse bairro fica próximo à rede de fast foods, lojas e clínicas médicas. Se você decidir morar neste bairro, saiba que ele tem fácil acesso ao Centro, à Vila Harmonia e à Vila Xavier, ou seja, é um bairro muito bem posicionado dentro da cidade.

Você também pode assistir os jogos da Ferroviária, time de futebol da cidade de Araraquara. O estádio Arena Fonte Luminosa está dentro da Vila Ferroviária e já recebeu jogos da Série A do Campeonato brasileiro. Ao lado do estádio existe um complexo de quadras poliesportivas, pista de skate, academia ao ar livre, praça de alimentação e estacionamento amplo para que os araraquarenses usufruam.

O nome do bairro deriva da pequena comunidade que se formou entre as pessoas que trabalhavam na linha de trem ao lado da Via Expressa. Os ferroviários, como eram chamados, foram se estabelecendo no local onde hoje é o bairro. Assim, a Vila Ferroviária tem herança desses trabalhadores, até mesmo em sua arquitetura!

O que achou deste conteúdo?

Araraquara com certeza é uma das melhores cidades do interior paulista para se viver. O que você achou deste conteúdo? Deixe nos comentários qual bairro você mais gostaria de morar!

Você pode acessar o Blog da Arbo e ficar por dentro das melhores dicas sobre diversas cidades brasileiras ótimas para se morar. Aqui você também encontra conteúdos sobre cálculo de aluguel, financiamento e até mesmo decoração!

Também acesse a Central de Ajuda da Arbo se você tem alguma dúvida sobre o mercado imobiliário, como os processos de venda e locação, por exemplo.

Quer saber mais? Nos contate pelo Portal da Arbo e veja ainda mais benefícios de Araraquara para viver e investir em imóveis. No nosso portal você encontra os melhores imóveis para venda e locação. Acesse!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

bairros-mais-seguros-de-curitiba

Os 10 bairros mais seguros de Curitiba

Segurança, bem-estar e boa qualidade de vida não faltam nos bairros de Curitiba. Confira neste post as regiões que vão te proporcionar mais proteção e estabilidade na capital Sabemos que para escolher um bairro antes de se mudar é necessário pesquisar diversas questões, e tudo vai depender também do que é prioridade para você. Já […]

custo de vida em curitiba

Qual o custo de vida em Curitiba? Descubra aqui!

Saiba quanto você vai gastar para morar em Curitiba antes de arrumar as malas rumo a capital  Antes de se mudar para uma nova cidade, região ou estado, é muito importante saber qual o custo de vida do local. Afinal, diferentes bairros, regiões, cidades e estados recebem diferentes influências econômicas, imobiliárias, e claro, estruturais. Por […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *