12 de maio de 2022

Por quê morar em Belém do Pará?

morar-em-belém-do-pará

Você está pensando em viver na capital paraense? Então saiba como é morar em Belém do Pará com as informações mais importantes

Capital do estado do Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará, ou Belém do Pará como é mais conhecida, está localizada na região norte do Brasil, e é uma das cinco cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região. Neste artigo, você irá descobrir como é morar em Belém do Pará!

Belém é destaque como roteiro turístico do Brasil, e entre as suas atrações estão as quarenta e duas ilhas, dentre elas, a Ilha de Mosqueiro,  com 211,7923 km². 

Cidade histórica e portuária, Belém do Pará está localizada na Amazônia oriental, divisão da Amazônia legal que é constituída por Tocantins, Pará e Amapá, e as áreas amazônicas do Mato Grosso e do Maranhão. Possui uma área de 1.059,458 km² e uma população de 1.485,732 habitantes de acordo com o IBGE de 2018. É o município mais populoso do Pará, 11º região mais populosa do Brasil, e 2º maior da região Norte do país. 

Antes de morar em Belém do Pará, conheça a história

Belém do Pará foi fundada em 1616 pelos portugueses. A capital do Pará é a mais chuvosa do Brasil, com uma média de 98% de umidade no tempo. Outros aspectos a serem observados no município são as árvores mangueiras que recobrem 30% da capital paraense.

Elas são consideradas como patrimônio histórico e ambiental pelo Iphan (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). As árvores mangueiras contribuem na purificação do ar e oferecem sombras pela capital paraense que tem um clima mais abafado.

Na história, Belém do Pará vivenciou situações de plenitude, como no início do século XX, época em que aconteceu o período áureo da borracha. Durante esse período, a cidade recebeu várias famílias europeias, que induziram a arquitetura da região, sendo chamada de Paris n’América.

Nos últimos anos, a capital paraense passou por um grande movimento de verticalização, em razão dos novos costumes e hábitos da construção civil e do projeto de urbanização que tem o intuito de valorizar as edificações da década de 40.

morar-em-Belém-do-pará

Hoje em dia, apesar da cidade ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém do Pará não perdeu o aspecto tradicional das fachadas das casas maiores e das igrejas da época colonial.

A capital paraense atua como influente entre as cidades regionais da metrópole e abrange mais de oito milhões de habitantes nos estados do Pará, do Amapá e parte do Maranhão, seja no aspecto cultural, econômico ou político.

Além disso, Belém do Pará dispõe de importantes construções, como as igrejas e os monumentos. Isso sem falar nos parques e nos museus, como o Theatro da Paz, o parque Mangal das Garças, o museu Emílio Goeldi, o mercado do Ver-o-Peso e eventos de grande impacto, como o Círio de Nazaré.

Custo de vida para morar em Belém do Pará

Apesar do Belém do Pará não ser um município economicamente muito importante em classificação nacional, o custo de vida na capital paraense, por exemplo, não é tão baixo quanto muitas capitais do Nordeste. Almoçar fora de casa não é barato e, bem como, a gasolina também.

Pra um casal que não possui filhos, 5 mil reais, em média, dá para viver razoavelmente bem. Se considerar custear aluguel em bairro razoável, realizar passeios de entretenimento sem luxo e possuir um carro popular. No entanto, é válido lembrar que essa quantia vai depender de acordo com o seu estilo de vida. Esse valor é somente um parâmetro.

Economia da capital paraense

morar-em-Belém-do-pará

A principal concentração da economia belenense está nas atividades do comércio, serviços e turismo, com forte desenvolvimento também da atividade industrial, com grande número de indústrias alimentícias, navais, metalúrgicas, pesqueiras, químicas e madeireiras. 

Os produtos tradicionais de principal cultivo da agricultura urbana são espécies frutíferas: açaí, Macaxera, Cupuaçu, Maxixe, Carirú, CocoCheiro Verde, além de alguns outros temperos e hortas. 

Cultura e turismo

Belém do Pará é a segunda cidade mais visitada da Amazônia. Algumas das principais atrações turísticas são: a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré; o Bioparque Amazônia; o Bondinho de Belém; o Complexo Ver-o-Peso, o Complexo do Ver-o-Rio; a Estação das Docas; o Espaço São José Liberto; o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia; o Mercado de São Brás; a Orla de Icoaraci; o Palácio Lauro Sodré; a Praça Batista Campos; e o Theatro da Paz.

A cidade também possui muitos museus, como o Corveta Museu Solimões, o Museu das Onze Janelas, o Museu de Gemas do Pará, o  Museu de Arte Sacra, o Museu do Estado do Pará, e o Museu do Forte do Presépio.

Eventos Anuais da cidade

Ainda na capital belenense acontecem eventos anuais que movimentam a economia da cidade, como o Círio de Nazaré, a bi-centenária e maior procissão cristã do planeta; o Belém Fashion Days e o Amazônia Fashion Week, além de grandes feiras como a Feira Supernorte e Feira Internacional de Turismo da Amazônia.

Antes de morar em Belém do Pará, saiba sobre o comércio 

Os maiores centros comerciais da cidade são: o Shopping Metrópole Ananindeua, o Shopping Bosque Grão Pará, o Castanheira Shopping Center, o Boulevard Shopping, o Shopping Pátio-Belém, e o Parque Shopping Belém.

Entre os principais mercados municipais estão o Mercado do Ver-o-Peso, chamado de Verópa, no bairro da Cidade Velha, às margens da baía do Guajará, que é também o símbolo de Belém e maior atração turística da cidade; e o Mercado de São Brás, na Praça Floriano Peixoto, próximo à antiga “Estação de Ferro de Bragança”, que possui uma diversidade de lojas de artesanato, produtos agrícolas, domésticos e vestuário.

Transporte na capital paraense

Em 2013, Belém do Pará recebeu ações do Programa Proinveste de avanço no ordenamento espacial e na locomoção urbana. Essa verba tem como objetivo prolongar e duplicar as avenidas Independência, João Paulo II, Perimetral da Ciênca, que atravessam o centro da capital paraense as cidades do interior do estado.

No ano de 2018, Belém apresentava uma frota de mais de 451 mil veículos no total, dos quais 231 mil eram automóveis, 120 mil eram motocicletas, 18 mil eram motonetas, 29 mil eram camionetes, 18 mil eram camionetas, 8 mil eram caminhões, 3 mil eram ônibus, 2 mil eram micro-ônibus e mais de mil eram caminhões-trator, além de 10 mil eram outros tipos de veículos.

O Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, em Belém do Pará, está há 12 km do centro da cidade. O local atua com a capacidade de atendimento a 2,7 milhões de passageiros no ano.

Em 2007, o aeroporto obteve um movimento operacional de mais de 2 milhões de passageiros. O local é responsável pelo grande fluxo de turismo, pelo escoamento da produção e pela captação de investimentos.

O aeroporto apresenta uma arquitetura futurista, que foi idealizada para aproveitar a luz natural. O local possui em seu interior uma decoração com plantas da região amazônica e dispõe de estacionamento para as aeronaves com 11 posições e 700 vagas para veículos. Legal, não é mesmo?

Imóveis para morar em Belém do Pará

Escolher o local para aquisição de um imóvel é uma decisão muito importante, pois a região escolhida influencia diretamente na qualidade de vida do comprador. Alguns dos melhores bairros para morar em Belém são: 

  • Nazaré: um dos mais tradicionais, nobres e valorizados da cidade.
  • Próximo à Avenida Nossa Srª de Nazaré: uma das vias mais importantes da capital, e onde fica a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, um dos cartões-postais da cidade.
  • O Umarizal: um dos bairros mais bonitos de Belém, que possui boas opções de escolas, hospitais, supermercados e que abriga o maior point noturno da cidade.
morar-em-Belém-do-pará
  • O Batista Campos: um dos bairros mais tranquilos, organizados e seguros da cidade, com uma das melhores infraestruturas de Belém e grande rede de serviços.
  • O Marco: próximo ao centro, que tem a principal via de acesso da cidade: a Avenida Almirante Barroso.

Gostou de Belém do Pará?

A partir das informações sobre a capital paraense apresentadas nessa matéria, é muito mais prático fazer um plano e procurar um excelente imóvel para a sua família. Com todas essas informações sobre morar em Belém do Pará, você possui muito mais segurança e preparação para encontrar a melhor opção de casa ou apartamento no município.

Visite agora mesmo nosso portal Arbo Imóveis e veja todas as opções para morar ou investir na cidade. Acompanhe nossas redes para mais informações sobre as melhores cidades e bairros do Brasil seja para conhecer, viver, alugar ou comprar.

Deixe sua opinião sobre a capital paraense na caixa de comentários abaixo. Não se esqueça de visitar o Blog da Arbo, que possui vários artigos que podem ser úteis para você. Confira agora mesmo!

Aliás, veja, também, a nossa Central de Ajuda, que pode te auxiliar em muitos temas do cotidiano, como a emissão da segunda via de faturas e os melhores provedores de internet. Visite!

Postagens relacionadas

Saiba tudo ao ir morar em Balneário Camboriú

Está de indo morar em Balneário Camboriú? Saiba como solicitar a ligação de energia e de água. Veja também quais são melhores provedores de internet da cidade  Balneário Camboriú fica a poucos quilômetros da capital de Santa Catarina, está localizada no litoral norte do estado e pertence à Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí. […]

parques-em-Osasco

Conheça os 10 melhores parques em Osasco

Quer fazer uma programação diferente no final de semana? Então confira os principais parques em Osasco, que possuem entrada gratuita e fácil acesso Combatem a poluição, facilitam o controle da temperatura urbana, oferecem ar de excelente qualidade e um ótimo local para passear com a família. Estas são algumas das vantagens dos grandes jardins localizados […]

2 Comentários

  1. Apesar de se ouvir muito Belém do Pará, apenas Belém é mais usual.
    Belém passou de décima para décima primeira cidade brasileira em população, houve uma troca de posição com Goiânia. Portanto, não é décima segunda.
    O Aeroporto Internacional de Val de Caens fica a 12 km do centro da cidade e não do município.
    Há diferença entre cidade e município.

    Paraná não faz parte da Amazônia Legal, como está exposto.

    1. Olá, Jean. Tudo bem?

      Conferimos todas as informações que você apontou e, realmente, hoje em dia Belém é a décima primeira cidade em número de habitantes. Ajustamos no texto para não haver nenhum problema 🙂

      Muito obrigada pelo seu feedback. Convidamos você a conferir outros conteúdos aqui no Blog da Arbo. Seja bem-vindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *