24 de abril de 2024

O que fazer em Ribeirão Preto?

O que fazer em Ribeirão Preto?

Quer conhecer novos lugares, mas não sabe o que fazer em Ribeirão Preto? Confira essa lista com excelentes locais da cidade para você se divertir

Morar em uma cidade repleta de pontos turísticos é, sem dúvidas, viver com qualidade de vida. Isso porque é possível realizar diversos passeios educativos e prazerosos com a família e com os amigos. Então, se você não sabe o que fazer em Ribeirão Preto, fique atento às dicas apresentadas a seguir. 

Localizado no interior de São Paulo, Ribeirão Preto é considerado o 7º município mais populoso do estado, segundo dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa) em 2020. Uma das grandes razões de atração de novos moradores são as excelentes escolas e faculdades presentes no município.

Outro benefício de residir em Ribeirão Preto é estar próximo de supermercados e shoppings que auxiliam no momento de resolver as pendências da rotina. Além disso, o município se preocupa muito com a saúde da população e, por isso, dispõe dos melhores hospitais, que atendem toda a região.

O que fazer em Ribeirão Preto?

Em 2020, a cidade foi avaliada como o 31º município mais inteligente e conectado do país, de acordo com os dados do Ranking Connected Smart Cities. O levantamento é administrado pela consultoria Urban Systems e classifica as cidades do Brasil com mais de 50 mil moradores. 

Esse resultado foi conquistado em razão do grande desenvolvimento de Ribeirão Preto, já que importantes empresas decidem o município para se fixarem. Fora isso, a saúde é muito reconhecida na região, visto que a cidade conta com ótimos hospitais

Contudo, você precisa saber que Ribeirão Preto também é um polo estudantil. A cidade inclui em seu território escolas e universidades com altas notas referentes à qualidade de ensino. O Colégio Anchieta é uma das instituições que mais chamam a atenção dos moradores do município. A escola apresenta uma estrutura moderna com a intenção de promover a interação dos estudantes a partir da tecnologia. 

Além disso, o município é visto como um ambiente universitário se comparado as demais cidades da região. A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, é a instituição do ensino superior de Ribeirão Preto mais famosa e mais concorrida para estudar. A instituição possui notas altas em relação à qualidade de ensino e, por isso, muitos alunos querem fazem parte.

Entre tantos benefícios, o lazer não fica para trás. Quem mora em Ribeirão Preto é privilegiado por estar perto de excelentes pontos turísticos e ótimos ambientes que poucas pessoas conhecem. Então, que tal fazer o seu roteiro turístico a partir das seguintes sugestões?

Os melhores lugares para conhecer

Estar em Ribeirão Preto e não conhecer pelo menos um dos pontos turísticos é considerado uma verdadeira falta de respeito. Isso porque a cidade desfruta de ótimos lugares para aproveitar com a família ou para se entreter com os amigos. 

Dessa maneira, preste atenção e anote os locais destacados nessa matéria. Veja quais dos ambientes estão mais propícios aos seus interesses. E, se você gostar das sugestões, é só adicionar ao seu roteiro de viagem. Vamos lá?! 

Theatro Pedro II 

O que fazer em Ribeirão Preto?

O Theatro Pedro II é um dos edifícios mais importantes de Ribeirão Preto, pois guarda muitas histórias que envolvem a cidade. O local foi tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), em 7 de maio de 1982.

O ponto turístico passou por uma reforma que durou cinco anos e que trouxe ampliações dos espaços. Dessa forma, o local foi transformado no segundo maior teatro de ópera do país em capacidade de público, e, atrás apenas do Teatro Municipal de São Paulo.

A decoração do Theatro Pedro II é belíssima e exuberante. O palco recebe vários espetáculos de óperas e de sinfonias. Além disso, o ambiente comporta mais de 1.500 pessoas e promove visitas guiadas para o público que possui curiosidade em conhecer o local. 

O Theatro Pedro II está localizado na rua Álvares Cabral, número 370, na região central de Ribeirão Preto.

Parque Doutor Luis Carlos Raya

O que fazer em Ribeirão Preto?

O Parque Doutor Luis Carlos Raya iniciou suas atividades em 2004, em um espaço de 40 mil m², que antes era utilizado para a execução de mineração. Após a mudança, o ambiente é conhecido como lugar para se divertir com os amigos e aproveitar com a família.

Se você gosta de praticar esportes, o Parque Doutor Luis Carlos Raya é o local certo. Isso porque o espaço possui pistas para caminhadas e bicicletas, além de áreas com aparelhos de academia e brinquedos para as crianças. 

O Parque Doutor Luis Carlos Raya também promove shows e eventos de pequeno porte. O palco coberto e o lago artificial são os destaques do local, que atrai muitos visitantes.

Ficou curioso para conhecer o Parque Doutor Luis Carlos Raya? O ponto turístico está localizado em um dos melhores bairros de Ribeirão Preto. O endereço é: rua Severiano Amaro dos Santos, sem número, no Jardim Botânico. 

Sobre o bairro Jardim Botânico

O-que-fazer-em-Ribeirão-Preto

O Jardim Botânico é um dos bairros mais conhecidos e exuberantes de Ribeirão Preto. O local, além de incluir em seu território uma das famosas atrações turísticas da cidade: o Parque Dr. Luis Carlos Raya, possui uma localização privilegiada.

O bairro está ao lado da rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira e da avenida Maurílio Biagi. Isso sem falar que o Jardim Botânico está situado em uma região de alto padrão e possui, em sua extensão, excelentes condomínios e áreas para o entretenimento com a família e com os amigos.

No entanto, se você busca pelo melhor bairro para se divertir com esportes, o Jardim Botânico é a região ideal. O motivo é porque o local está muito perto do Estádio Santa Cruz, perfeito para as pessoas que gostam de observar partidas de futebol. Ademais, o bairro inclui ótimas instituições de ensino, como o Colégio Itamarati e a Faculdade Reges.

Santuário das Sete Capelas

O-que-fazer-em-Ribeirão-Preto

O Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, mais conhecido como Santuário das Sete Capelas, é um complexo formado por sete templos, sendo cada um deles dedicado a um santo católico. O ambiente de fé foi construído por monges beneditinos, ao lado do Mosteiro de São Bento. 

Os setes espaços de oração são atribuídos aos padroeiros: Nossa Senhora das Graças; São Judas Tadeu; Nossa Senhora Aparecida; Santa Terezinha; São Jorge; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e à Capela da Penitência. Poucas pessoas sabem, mas a construção do local se prolongou por 10 anos. 

As capelas são voltadas a um semicírculo, em que acontecem muitos momentos de reflexões silenciosas. O complexo disponibiliza uma loja de artigos religiosos para quem se interessa em comprar objetos de lembrança.

O Santuário das Sete Capelas está localizado na praça Alto de São Bento, sem número, na região do Morro do São Bento.

Museu do Café

O-que-fazer-em-Ribeirão-Preto

Não sabe o que fazer em Ribeirão Preto? Então conheça o Museu do Café. O local é um importante ponto turístico da cidade e apresenta a história sobre o progresso do café pelo interior do estado de São Paulo. 

O ambiente iniciou suas atividades em 20 de janeiro de 1955. Antes de se tornar museu, o local era o antigo casarão da Fazenda Monte Alegre. Atualmente, o acervo do ponto turístico é formado por carros de boi, máquinas de beneficiamento de café, além de imagens e objetos que remetem à história do ciclo cafeeiro da região.

O Museu do Café é um ótimo passeio para quem gosta de conhecer histórias e aprender mais sobre o passado de Ribeirão Preto. O ponto turístico está localizado na avenida Professor Doutor Zeferino, sem número, no bairro Vila Monte Alegre. 

Mercado Municipal

O-que-fazer-em-Ribeirão-Preto

Em 1900, o Mercado Municipal de Ribeirão Preto foi inaugurado e apresentava uma arquitetura bastante sofisticada para a época. Infelizmente, em 1942, o local foi completamente danificado por um grave incêndio. O ambiente só voltou a reabrir 16 anos após o acontecimento da tragédia. 

Atualmente, o Mercado Municipal possui quatro m² de área construída, que inclui mais de 150 boxes. Dessa forma, o local é uma verdadeira atração para os turistas e para os moradores de Ribeirão Preto. Isso porque o espaço possui alimentos com qualidade e temperos excelentes para as suas receitas. 

Além disso, o Mercado Municipal possui lanchonetes e cafeterias para o maior bem-estar dos visitantes. Alguns dos pratos e bebidas mais famosas são: o sanduíche de costela, o bolo de fubá e o suco de vitaminas. 

Quer conhecer o Mercado Municipal? O espaço está localizado na rua São Sebastião, número 30, na região central. Além disso, veja também os melhores restaurantes e os principais bares da cidade.

Já sabe o que fazer em Ribeirão Preto?

O-que-fazer-em-Ribeirão-Preto

Entre tantas opções de pontos turísticos em Ribeirão Preto, fica até difícil escolher qual será o primeiro lugar para visitar. Deixe nos comentários o ambiente que você mais gostou e que certamente estará em seu roteiro. 

Além disso, aproveite para conhecer os ótimos imóveis próximos dos locais apresentados nessa matéria. E, se você ainda não sabe como encontrar as melhores casas para alugar em Ribeirão Preto, Acesse o Blog da Arbo e confira as principais dicas.

Acesse também a nossa Central de Ajuda e fique por dentro das principais dúvidas relacionadas ao cotidiano.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

melhores-bairros-de-campinas

Veja os melhores bairros de Campinas

Quer se mudar para uma cidade com alto nível de qualidade de vida? Antes de escolher o seu imóvel, conheça os melhores bairros de Campinas! Muitos bairros de Campinas  contam com uma grande oferta imobiliária, gastronômica, cultural, comercial e acadêmica, o que faz dela um lar perfeito para viver e começar uma nova rotina. Campinas […]

10 restaurantes em Campinas que você deveria conhecer

10 restaurantes em Campinas que você deveria conhecer

Campinas é uma das maiores cidades do interior do Brasil e conta com várias opções de bares e restaurantes para você comer bem! Confira!  A maior cidade do interior do estado de São Paulo tem suas qualidades, não podemos negar. E uma delas são os bons bares e restaurantes em Campinas. Se você está pensando […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *