29 de março de 2024

Os 4 pontos turísticos mais legais de Campinas que você deve conhecer em 2023

pontos turisticos de campinas-sp

Está de malas prontas para morar em uma das maiores cidades de SP? Saiba quais são os principais pontos turísticos de Campinas

Dentre muitos tópicos importantes que você precisa conhecer antes de ir rumo a uma nova cidade, algumas são bastante importantes, e permitem que você conheça a cidade antes mesmo de estar nela. Com vistas à Campinas, além do melhores bairros da cidade, das melhores faculdades, e dos melhores restaurantes e bares, é importante que você conheça os principais pontos turísticos de Campinas, e claro, Campinas!   

Os 4 principais pontos turísticos de Campinas:

Então antes de conhecer os pontos turísticos de Campinas, que tal saber um pouquinho da história da cidade?

Um pouco sobre Campinas 

A cidade de Campinas surgiu na primeira metade do século XVIII como um bairro rural da Vila de Jundiaí, localizado nas margens de uma trilha aberta por paulistas do Planalto de Piratininga entre 1721 e 1730.

campinas sp

Oficialmente fundada em 14 de julho de 1774, a cidade teve o café e a cana-de-açúcar como importantes atividades econômicas. Mas, desde a década de 1930, a indústria e o comércio se tornaram as principais fontes de renda, sendo considerada um polo industrial regional.

Polo metropolitano 

Localizada a 97 km da capital, Campinas é parte importante de um dos polos metropolitanos da cidade de São Paulo, formado por 19 cidades com uma população estimada de 2,3 milhões de habitantes (6,31% da população do Estado).

A cidade de Campinas desempenha um importante papel estratégico no desenvolvimento do estado através da indústria, serviços e geração de tecnologia, além de contar com importantes Universidades, entre elas a Unicamp e a Mackenzie 

Por isso, se você busca uma universidade para um futuro promissor, veja as melhores faculdades de Campinas neste post completo. 

E por ser uma cidade de grande porte, opções de atividades e locais para passeio é o que não falta. Agora que você conhece um pouco sobre a cidade, que tal conhecer a lista dos melhores pontos turísticos de Campinas para visitar?

Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) é um dos pontos turísticos de Campinas

Um dos pontos turísticos de Campinas mais frequentado aos finais de semana é a  Lagoa do Taquaral (Parque Portugal). 

Popularmente conhecido como Parque do Taquaral, o Parque Portugal é, com certeza um dos mais importantes pontos turísticos de Campinas.  Pela sua fama e movimento de pessoas aos finais de semana,  todas as suas ruas, em volta, ficam fechadas aos domingos.

Atividades ao ar livre 

Você gosta de caminhadas ao ar livre? Então ele é nossa primeira dica entre os pontos turísticos de Campinas. Nele, é possível fazer uma caminhada em uma grande área verde na parte interna do parque, praticar exercícios ao ar livre, e visitar a Caravela: uma embarcação inspirada na nau usada por Pedro Álvares Cabral!

Outras opções ainda dentro desse ponto turístico de Campinas são o viveiro de pássaros, e os pedalinhos para passeio dentro do lago, que você pode fazer um percurso de 3km de bondinho. Esse charme faz recordação aos antigos meios de transporte da cidade.  

Estrutura aconchegante  

E você e a sua família podem passar o dia na Lagoa do Taquaral, pois lá você você vai encontrar lanchonetes e quiosques com deliciosas opções de comidas, bebidas como água de coco, garapa e outros, e até doces, como sorvetes. 

Por isso, se você gosta de um bom piquenique ao ar livre, esse ponto turístico de Campinas é ideal para a ideia: você pode comer lá mesmo, e o parque possui uma estrutura confortável, com banheiros.  

Parque Dom Pedro Shopping: um dos maiores do Brasil

Outro ponto turístico de Campinas muito conhecido e adorado pelos moradores de Campinas e região é o Parque Dom Pedro Shopping. 

Inaugurado em 19 de março de 2002, esse ponto turístico de Campinas  está localizado às margens da Rodovia Dom Pedro I, no quilômetro 137, e fica bem próximo ao distrito de Barão Geraldo.

4º maior shopping do país faz parte de um dos pontos turísticos de Campinas

Shopping center de grande porte, o Parque Dom Pedro é 4º maior shopping do país em ABL (área bruta tributável). Ele Possui espaço interno para acomodação de cerca de 420 lojas, sendo que seu lado externo também possui diversas instalações, dentre elas algumas de destaque são o Wal-Mart Supercenter, uma academia de luxo, e duas casas noturnas, entre elas, o Gold Street Bar.

Tudo o que você precisa 

Neste ponto turístico de Campinas você vai encontrar quase tudo o que você pode precisar: cinema com 15 salas, muitas opções de lojas, clínicas médicas, agências de automóveis, pet shops, loja de comércio como de materiais de construção e bricolagem, além de muitas opções de gastronomia: vários restaurantes, bares e lanchonetes. 

E além dos bares e restaurantes dentro e fora do shopping Dom Pedro, você precisa conhecer também os outros locais famosos na cidade! Acesse o Blog da Arbo e conheça os melhores bares  e  restaurantes de Campinas

Como o shopping é bem grande, na parte interna há diversas áreas de descanso, com plantas, estofados e um aconchegante ambiente com wi-fi. O local é considerado um dos pontos turísticos de Campinas pelo seu tamanho, quantidade de pessoas que passam por lá diariamente e também levando em conta os turistas, que não deixam de fazer aquela visitinha em um dos maiores shoppings do país.

Uma curiosidade de destaque entre os pontos turísticos de Campinas 

Você sabia que o shopping possui cinco entradas temáticas? 

No lado principal (leste) há a Entrada das Águas, a Entrada das Colinas e a Entrada das Flores; e no outro (oeste), há a Entrada das Pedras e a Entrada das Árvores. 

E fique tranquilo: o shopping oferece um amplo estacionamento com 8 mil vagas com fácil acesso a essas cinco entradas!

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição

Um dos pontos turísticos de Campinas com muita história: a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição. 

Popularmente conhecida como Largo da Catedral, a igreja dedicada à Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada em 1883, e está localizada na Praça José Bonifácio, bem no centro da cidade de Campinas. 

A Catedral é um dos importantes pontos turísticos de Campinas, não só para os religiosos, mas sim para toda população, já que é parte da história e da cultura da cidade.

A igreja começou a ser construída em 1807, e sua construção durou mais de seis décadas, existindo na história alguns acidentes fatais. 

Curiosidade sobre a construção da Catedral 

A técnica da construção é a da taipa de pilão: o seu interior, em estilo barroco baiano (sem douração) conta com um requintado trabalho de talha de madeira, realizado pelos entalhadores Vitoriano dos Anjos Figueiroa e Bernardino de Sena Reis e Almeida.

Construída por arquitetos famosos 

No projeto foram incluídas fachadas em estilo neoclássico, houve a participação de vários arquitetos, dentre os quais, Francisco de Paula Ramos de Azevedo, que concluiu as obras. 

A Catedral Metropolitana de Campinas está sob cuidado do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC).

O edifício é tido como o maior no mundo construído em taipa de pilão, com seus 4.000 m² e também um dos mais altos. Vale a pena conhecer!

Mercado Municipal de Campinas

Um dos pontos turísticos de Campinas eleito diversas vezes seguidas como o ponto preferido dos campineiros é o mais antigo centro de compras de Campinas. Em 2008, foi comemorado seu centenário, e ele é considerado um templo das especiarias!

Parte viva da história de Campinas 

Fazendo parte viva da história de Campinas, o Mercado está instalado no local onde funcionava um entreposto férreo Funilense, no qual era depositado o açúcar destinado ao porto de Santos.

Muitos não sabem: a plataforma onde hoje estão as peixarias, era onde chegavam os trens e, do lado oposto, onde temos casa de pássaros e sementes, ficavam as carroças e charretes movidos a força animal. Era no Mercado que, entre os anos 1930 e 1960, reuniam-se os jornalistas, artistas e intelectuais que, entre um petisco e outro, discutiam grandes temas nacionais e municipais.

De tudo um pouco dentre os pontos turísticos de Campinas 

O mercado é um dos pontos turísticos de campinas mais frequentado pelos moradores da cidade e de toda região. 

Lá você vai encontrar de tudo um pouco e os mais variados produtos: alimentos para feijoada, produtos de açougue, peixaria, mantimentos de lanchonete, frutas, verduras e legumes frescos, doces,  pastelaria, e até casa de pássaros, artigos para pesca, artigos religiosos, casa de fumo, loteria, e, pasmem: peças para conserto de fogões! De tudo um pouco mesmo não é?

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7 às 18h30, e facultativamente aos domingos, das 7 às 12h.       

O que achou dos pontos turísticos de Campinas?                    

Além dos pontos turísticos de Campinas listados neste post, a cidade possui também diversas outras opções de lazer! Por isso, se você quer dicas sobre a cidade acesse o Blog da Arbo e saiba o que fazer em Campinas!

Assim como a capital paulista, Campinas é uma cidade grande e urbana, e se você está de mudança para essa cidade maravilhosa, aproveite todas as dicas da Arbo e saiba as principais informações antes de fazer uma mudança, como, por exemplo, o custo de vida em Campinas e quais são os melhores bairros da cidade!   

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Melhores bares em Balneário Camboriú 2022

Melhores bares em Balneário Camboriú 2022

Muito além das belezas naturais, tem muitos bares em Balneário Camboriú (BC) que atraem a atenção de moradores e de turistas, e fazem muito sucesso quando o assunto é a vida noturna da cidade.  E só mesmo um lugar conhecido como a “Dubai Brasileira” pode proporcionar uma experiência única neste quesito de lazer. Lá em […]

morar-em-guarulhos

Tudo o que você precisa saber para morar em Guarulhos

Está de mudança para Guarulhos? Então, antes de se mudar, você precisa saber como solicitar a ligação de água, de energia e outros serviços básicos e essenciais     Guarulhos é uma das 39 cidades que pertencem à Região Metropolitana de São Paulo, uma das mais importantes do Brasil, especialmente para a economia. Segundo dados do […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *