28 de março de 2024

Pontos turísticos de Guarulhos: Veja a lista!

pontos-turisticos-de-guarulhos

A famosa cidade do estado de SP vai muito além do aeroporto e tem inúmeros encantos: conheça os melhores pontos turísticos de Guarulhos!  

Está procurando o que fazer pela cidade de Guarulhos? Caso esteja planejando morar ou passar alguns dias na cidade, vale a pena conhecer os pontos turísticos de Guarulhos.

O município possui uma grande movimentação de pessoas todos os dias devido ao seu aeroporto, um dos principais aeroportos internacionais do país, o GRU – Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro. O município faz parte da Região Metropolitana de São Paulo e é a cidade não capital de estado mais populosa do Brasil, além de ser considerada a 12ª mais rica do país (IBGE 2017).

Guarulhos foi fundada em 8 de dezembro de 1560 por Manoel de Paiva, padre Jesuíta que nomeou o local como Nossa Senhora da Conceição. O nome do cidade surgiu de uma denominação dos indígenas que habitavam a região: Conceição dos Guarulhos. Esse termo faz referência à Nossa Senhora da Conceição. Somente em 1906 que Guarulhos recebeu a denominação de município.

Durante a época do Brasil Colônia, os habitantes da cidade dedicavam-se à agricultura e mineração. A partir do início do século XX, Guarulhos começou a produção de álcool e aguardente. Coincidentemente, foi neste mesmo século que chegou a energia elétrica e a rede telefônica ao município. Aliás, na década de 1940, a Biblioteca Pública Municipal foi inaugurada.

Uma curiosidade sobre o município e que pode influenciar muito na procura por casas para alugar em Guarulhos envolve ouro. Isso porque em 1590 foram descobertas minas de ouro na Serra de Jaguamimbaba, que atualmente é chamada de Serra de Itaberaba.

Apesar de não aparentar, o município apresenta um clima tropical. A temperatura média da cidade durante o ano varia entre 17 e 21 graus célsius. Além disso, durante o inverno, podem acontecer episódios de geada, mas o clima por muitas vezes é sempre agradável.

O que muitas pessoas não sabem é que por trás da imagem de uma cidade urbana e movimentada, Guarulhos possui suas belezas, tanto naturais quanto construídas, e que pode ser uma ótima opção para fugir da movimentada capital! 

Confira neste post a lista com os pontos turísticos de Guarulhos:

Perfeitos para toda a família

Museu Histórico Municipal Guarulhos

Pontos turísticos de Guarulhos: Veja a lista!
Museu Histórico de Guarulhos. Foto: Wikipédia

Por ser um local pequeno e que poucos visitam, caso você deseje fugir de aglomerações. esta é uma boa escolha de ponto turístico de Guarulhos. O Museu Histórico se localiza na Vila Galvão e divide sua locação com a biblioteca municipal. Excelente ponto de partida para conhecer um pouco sobre algumas caracteristicas de Guarulhos e claro, um pouco da história da cidade, seu acervo conta com exposições de importantes figuras de Guarulhos, fotos, mobiliários e peças antigas.

Parque Estadual da Cantareira

Com uma floresta de mais de 7.000 hectares de Mata Atlântica e com acesso fácil pela estrada do Cabuçu, este é um dos pontos turísticos de Guarulhos para aqueles que gostam de uma boa aventura. 

Inaugurado em 1962, o parque é responsável pela segurança de diversas espécies ameaçadas de extinção como bugio, jaguatirica, jacuguaçu, macuco, entre outras típicas da região.

Com 1h30 de trilha até chegar na cachoeira, a caminhada vale a pena para um refúgio tranquilo e sereno. A trilha é bem sinalizada e a paisagem é incrível. É realmente um passeio imperdível, e você pode levar crianças e fazer um piquenique agradável em meio a área verde, pois o local se mantém estruturado e seguro. 

Para acessar o parque, o pagamento é em dinheiro, e estudantes pagam meia.

No Youtube, o canal Infraeambiente registrou belíssimas imagens do Parque Estadual Cantareira. A publicação foi feita em maio de 2020. Veja o vídeo a seguir na íntegra:

Parque Julio Fracalanza

Um dos mais visitados pontos turísticos de Guarulhos, o Parque Julio Fracalanza não é tão grande quanto outros parques da cidade, mas também não deixa a desejar. Limpo, arborizado, seguro, calmo e bem cuidado: essas são algumas das características deste belo ponto turístico da cidade. 

É possível pegar bicicletas para as crianças usarem dentro das dependências do parque, sendo uma ótima opção para levar os pequenos. Se você busca fazer uma caminhada e respirar um pouco de ar puro, este é o lugar ideal!

Zoológico Municipal de Guarulhos

O zoológico municipal é um dos pontos turísticos de Guarulhos mais famosos pelo seu diferencial. Lá é possível levar animais machucados capturados para  receberem cuidados dos veterinários. 

Com diversas espécies de animais e pássaros, o estacionamento é gratuito e há área comum para piqueniques. Também conta com playground para crianças, sendo uma excelente opção de passeio em família.

Horto Florestal de Guarulhos

Se você busca um lindo cenário para fotografar, vá ao Horto Florestal. Esta área verde é um dos mais belos pontos turísticos de Guarulhos, sem contar da sua importância para a manutenção da biodiversidade da região. Por isso, não é somente um espaço turístico para lazer, mas também para pesquisa científica e educação ambiental.

Agradável e ótimo para se exercitar ao ar livre, o Horto Florestal de Guarulhos é um verdadeiro refúgio dos paulistanos e uma boa pedida para levar crianças e fazer um passeio tranquilo, ou seja, é um lugar que deve entrar na sua lista de o que fazer em Guarulhos.

Parque City Las Vegas

Apesar do nome remeter à cidade americana do estado de Nevada, o Parque City Las Vegas é um típico parque brasileiro. Ele faz parte da nossa lista de pontos turísticos de Guarulhos por possuir diversas opções de lazer, dentre elas: quadra poliesportiva, campo de areia, playground para crianças, pista de skate e ainda um centro de educação ambiental.

É bem seguro e conservado e se localiza no Jardim City, na zona urbana da cidade, sendo de fácil acesso para a maioria dos moradores.

Santuário Nossa Senhora de Bonsucesso

Se você é daquelas pessoas que curte incluir locais como igrejas históricas nos passeios turísticos, precisa visitar esta paróquia. Localizada no bairro Bonsucesso, foi construída em taipa de pilão no século XIX para substituir a antiga capela. Desde 1741, na primeira segunda-feira de agosto é realizada a tradicional Festa da Carpição, que recebe devotos de todo o Brasil e do mundo.

É uma das mais antigas igrejas e um dos pontos turísticos de Guarulhos mais visitados. Vale a pena conhecer pelo seu valor histórico e arquitetônico únicos.

Pontos turísticos de Guarulhos que você precisa conhecer

Museu Natural da Ciência

Com visitação pública e gratuita, este é um dos pontos turísticos de Guarulhos ideal para quem curte exposições, história, cultura e ciência. Está localizado nas dependências do Zoológico de Guarulhos e conta com peças vegetais, animais e minerais, em estados fósseis.

No museu é possível conhecer o espécime conservado de anhuma, uma ave que existia na região da cidade e vivia nas margens do Rio Tietê. Esta ave tem um significado histórico para a cidade, pois o Brasão da cidade são duas anhumas ao lado do escudo de armas, ou seja, é uma das principais características de Guarulhos.

Mirante Morro do Nhangussu

Se você está em busca de aventura, este é o lugar ideal! O Mirante Morro do Nhangussu está na nossa lista de pontos turísticos de Guarulhos pela sua beleza exuberante do nascer do sol. Mesmo que para acessar o morro é necessário fazer a caminhada às escuras, a trilha é considerada fácil e não possui mata fechada ao redor.

Um local incrível para fotografar e admirar a paisagem do mirante. É acessível a pé ou por veículo.

Auditório Pedro Dias Gonçalves

O Auditório Pedro Dias Gonçalves está situado na Biblioteca Monteiro Lobato, na região central da cidade. É um dos pontos turísticos de Guarulhos onde é realizado apresentações culturais, cursos, palestras, entre outros.

Com capacidade para 120 pessoas, é uma boa opção para aproveitar os eventos devido a sua localização.

Praça Mamonas Assassinas

A Praça dos Mamonas é um patrimônio criado pela prefeitura no ano de 1996 após a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas. Todos os anos são realizadas homenagens na praça por meio dos shows organizados por fãs da banda que se iniciou na cidade.

É um dos pontos turísticos de Guarulhos mais visitados devido ao seu peso da memória coletiva do grupo que fez sucesso no Brasil e no mundo na década de 1990.

Cemitério São João Batista

Apesar de ser um local inusitado, este cemitério é um dos pontos turísticos de Guarulhos por ser um patrimônio tombado pela prefeitura da cidade em 1995. É o primeiro cemitério público de Guarulhos e onde se encontra o túmulo mais antigo registrado (1889).

Se você estiver interessado em pontos turístico de outras cidades, recomendo a leitura do nosso artigo sobre o que Jundiaí tem a oferecer!

Fuja do centro de SP e escolha um dos pontos turísticos de Guarulhos

Apesar da cidade ser conhecida por negócios e logística, Guarulhos também se destaca por oferecer opções de lazer e diversão.

Assim como a capital paulista, Guarulhos é uma cidade grande e urbana. Mas apesar de suas características típicas de qualquer município da região, os pontos turísticos de Guarulhos fazem uma visita valer a pena. Com diversas áreas verdes, é perfeita para um refúgio do movimentado centro.

Além dos pontos turísticos, a cidade de Guarulhos conta com excelentes universidades, boa gastronomia, ótimos bairros para se morar, entre outras características. Confira tudo o que você precisa saber sobre Guarulhos no Blog da Arbo

Encontre as melhore ofertas de imóveis para venda e locação em Guarulhos no Portal da Arbo!

E se você tem dúvidas relacionadas ao dia a dia do mercado imobiliário, não deixe de conferir a nossa Central de Ajuda.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

bairros-de-Santo-André

Veja os 6 melhores bairros de Santo André

Pensando em se mudar para o próximo a capital paulista? Então você precisa saber quais são os melhores bairros de Santo André. Ao se mudar para uma nova cidade, você deve conhecer o máximo possível sobre o destino: o custo de vida, as escolas mais conhecidas e, principalmente, quais são os melhores bairros de Santo […]

O que fazer em Ribeirão Preto?

O que fazer em Ribeirão Preto?

Quer conhecer novos lugares, mas não sabe o que fazer em Ribeirão Preto? Confira essa lista com excelentes locais da cidade para você se divertir Morar em uma cidade repleta de pontos turísticos é, sem dúvidas, viver com qualidade de vida. Isso porque é possível realizar diversos passeios educativos e prazerosos com a família e […]

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *