18 de outubro de 2021

Quartos decorados: veja 7 ideias para se inspirar

quartos-decorados

Quando você for decorar sua casa, preste muita atenção aos quartos, principal ambiente para o descanso. Para você fazer um ótimo trabalho, nós trouxemos algumas dicas para quartos decorados. 

Quartos decorados e organizados são essenciais para se ter boas noites de sono. Pode não parecer, mas, quando temos um quarto sem muita personalidade, que reflete um estilo mais monótono, nosso descanso é afetado negativamente. 

Existem vários estilos de decoração que podem fazer sentido para você. Por isso, nós trouxemos algumas ideias para você se inspirar na hora de decorar seu quarto e deixá-lo mais aconchegante. Confira!

Estilos para quartos decorados

Estilos de decoração não faltam para você se inspirar na hora de decorar sua casa. Trouxemos algumas ideias de quartos decorados de acordo com cada tendência.Agora, veja qual mais combina com você!

Decoração minimalista

Esse tipo de decoração pode ser essencial para gerar a sensação de conforto e de tranquilidade no espaço de seu quarto. Isso porque o estilo preza por poucos móveis e itens decorativos. Além disso, os mobiliários devem ser todos funcionais para gerar serventia e praticidade ao morador. 

quarto-minimalista

Existem várias opções de camas integradas com armários, escrivaninhas, nichos e gaveteiros, por exemplo. São móveis essenciais para aproveitar cada espaço que o quarto tem a oferecer. É sempre bom lembrar que, nesse estilo, a organização é essencial para manter a ordem e o equilíbrio dentro do cômodo. 

Invista em cores neutras como o branco e o cinza, além de texturas mais aconchegantes e funcionais, por exemplo.

Decoração industrial

Essa tendência tem muito a ver com o estilo rústico, entretanto, ligado às cidades. O estilo preza por paredes e por móveis sem acabamento, além de cores como o cinza, o branco e o preto, que fazem referência a nuances industriais. 

decoração-para-quartos

Os quartos com essa decoração tendem a ser espaçosos e com características mais rústicas, como móveis e paredes sem acabamento. Escolha móveis com materiais como o ferro e outros metais. Além disso, priorize grandes janelas para entrar muita iluminação em seu quarto e também fique à vontade para colocar plantas no cômodo.

Decoração rústica

A decoração rústica cabe como uma luva em quartos decorados. Isso porque a sensação de tranquilidade que apenas o campo pode oferecer é o que essa tendência proporciona se for aplicada aos cômodos da casa. Por isso, vale a pena conferir a tendência se você quiser trazer uma sensação bucólica ao seu quarto.

quartos-decorados

Você pode começar com móveis de madeira para trazer ares mais rústicos ao seu quarto, bem como investir em outros materiais como objetos de cobre ou tijolos. 

Atente-se a objetos e a móveis com pouco acabamento. Invista em plantas para levar a natureza para dentro de sua casa. Em relação às cores, invista em tons terrosos e em cores neutras para usar na base de lençóis, de cortinas e de tapetes. 

Decoração retrô

Se você gosta do sentimento de nostalgia presente em sua casa, provavelmente a tendência retrô é ideal para você. Esse estilo se utiliza de objetos baseados em décadas anteriores, como os anos 1960, 1970 e 1980. 

decoração-quarto-retro

É importante ressaltar, que essa tendência de decoração não utiliza peças originais, mas sim objetos inspirados naqueles antigos. A tendência de decoração vintage trabalha com os objetos originais. 

Os quartos decorados com a decoração retrô deve conter móveis de madeira com pés palito, cores vibrantes e itens de decoração que remetam às décadas passadas. 

Dessa forma, você pode investir em papéis de parede, tapetes e uma cabeceira que façam referência ao estilo retrô. Os tecidos de travesseiros e lençóis podem ser de cores vibrantes ou até mesmo psicodélicas se você quiser referenciar a década de 1970. 

Decoração Boho

A decoração boho se caracteriza como a mistura de vários outros estilos de decoração como o hippie, o punk e o étnico. Assim, a tendência é repleta de elementos decorativos que, juntos, conferem harmonia ao ambiente.

decoração-boho

Para a decoração do quarto, você pode colocar espelhos e decorar o ambiente com objetos artesanais. Pense em paletas de cores coloridas mescladas com tons neutros para gerar equilíbrio. Por fim, lembre-se das plantas: elas vão trazer a natureza e a tranquilidade para dentro do seu quarto. 

Decoração clássica

Esse estilo de decoração está baseado na antiguidade clássica e recebe inspirações da cultura grega. Além disso, a tendência é carregada de sofisticação e de refinamento. Os móveis são rebuscados e estilizados com a maior parte das cores em nuances neutras.

quartos-decorados

O quarto de decoração clássica conta com uma iluminação diferenciada.  Lustres grandiosos e abajures estilizados fazem parte dessa tendência, por exemplo. Em relação à cama, utilize uma cabeceira  com as características clássicas. Invista também em espelhos com molduras rebuscadas, por exemplo. Os materiais mais utilizados são o mármore e a madeira.

7 ideias que você pode utilizar em quartos decorados

Agora que nós vimos os principais estilos de decoração, vamos passar por sete fatores que podem influenciar a dinâmica de seu quarto decorado. 

1 – Iluminação

A iluminação de um quarto pode variar de acordo com o modo que você o utiliza. Com a popularização de quartos pequenos, muitas pessoas passaram a utilizar esse cômodo para outras funções, como para o trabalho ou para o estudo. Assim, se você apenas priorizar uma iluminação voltada ao descanso, pode acabar se comprometendo. 

Como vimos anteriormente, dependendo do estilo de decoração que você escolher para seu quarto, sua iluminação também pode variar. 

Assim, se você decorar seu quarto de acordo com modo industrial, terá grandes janelas e, assim, muita luz vai entrar no cômodo. Já se você escolher um estilo rústico, deve utilizar lâmpadas amareladas e lustres rústicos. 

Enfim, a iluminação é essencial e o ideal é que você pense nas diferentes funções que seu quarto poderá ter para que tudo seja adequado às suas necessidades. 

2 – Cores de quartos decorados

O quarto é, primordialmente, um lugar de conforto. Assim, se você carregar muito o ambiente com cores vibrantes, o cômodo pode acabar se tornando um local com muita informação. Por isso, se você optar por muitas cores, faça isso em uma parede ou na metade da altura das paredes, sempre complementando com cores neutras. 

Você também pode deixar o quarto mais clean com cores neutras na roupa de cama e nas paredes. E, se optar por cores mais vibrantes, pode colocar na roupa de cama, nos travesseiros e nas cortinas, assim gerando uma harmonia e trazendo alegria para seu quarto. 

3 – Tecnologia

O uso de assistentes comandados pela voz está cada vez mais comum em nossas casas. Essas caixas de som inteligentes são usadas para atividades domésticas e para servir como um verdadeiro assistente para você. Assim, ele desempenha funções como alarme, lembretes, agenda, fala notícias, trânsito e até mesmo a previsão do tempo.

assistente-de-voz

Em relação ao quarto, essa tecnologia pode ser eficiente, já que pode apagar as luzes e colocar músicas. Assim, se você executar um comando “boa noite” e configurar o aparelho da maneira que você deseja, ele pode fazer várias ações a partir deste comando, como desligar a tv, apagar as luzes e ligar um som específico para dormir. 

Outro exemplo é na hora de acordar, executando o comando “bom dia”. Você pode configurar seu assistente de voz inteligente para tocar uma música animada, aumentar o volume, falar sobre a previsão do tempo e até mesmo informar notícias ou comentar a situação do trânsito até o trabalho. 

Sem contar que esse aparelho pode ser até mesmo um objeto de decoração dentro de seu quarto. 

4 – Roupas de cama

Para seu quarto ter ainda mais estilo, você com certeza deve investir em roupas de cama, ainda mais aquelas que combinam com o estilo de decoração que você escolheu para seu cômodo. 

Lembre-se de que uma roupa de cama engloba itens como manta, capas de travesseiros, lençóis, colchas e almofadas.

Assim, você tem duas opções: ou investir em um kit em que as peças já combinam por si só e você não precisa aplicar muito tempo para fazer as peças entrarem em harmonia ou comprar as peças separadamente para fazer com que a cama fique de acordo com as suas necessidades. Isso varia muito conforme o estilo de decoração.

Por exemplo, para o estilo de decoração minimalista, seria bom você utilizar kits, já que esse estilo pede por ordem e por organização. Por outro lado, em um estilo boho, por exemplo, você pode pensar mais fora da caixa e investir naquilo que faz mais sentido pra você, sempre lembrando da harmonia. 

5 – Plantas podem fazer a diferença

As plantas podem fazer a diferença em seu quarto, principalmente por levar um toque de natureza para o cômodo. Invista em plantas, sobretudo aquelas que apresentam muitas folhagens. Elas podem ajudar a gerar uma tranquilidade no ambiente, o que é essencial para um quarto. 

Dependendo da espécie de cada planta você pode posicioná-las em uma janela para receber sol ou pode deixá-la no interior do cômodo, apenas com uma iluminação parcial.

6 – Sempre mantenha a organização

Para viver em um ambiente aconchegante é necessário ordem. Por isso, sempre preze pela organização do seu quarto, seja em relação à cama, às roupas ou a itens espalhados pelo cômodo. A organização confere tranquilidade ao lar e isso só tende a trazer benefícios para os moradores. 

Agora que você já viu todas essas dicas, assista ao vídeo +91 modelos de quartos de casal decorados modernos, do canal da Rizza Diniz Arquiteta, disponível no YouTube. Depois, deixe nos comentários qual modelo você mais gostou!

E aí, o que achou deste conteúdo?

Os quartos são ambientes primordiais da casa e devem ser decorados com atenção. Deixe nos comentários se esse artigo te ajudou de alguma forma e, se você tem sugestões ou críticas, nos conte. 

Visite o Blog da Arbo para conferir mais conteúdos sobre decoração e outras categorias. Aqui você pode encontrar artigos como Decoração para casa: tudo que você precisa saber para renovar o imóvel ou, ainda, conferir dicas para decoração de sala pequena.

Além disso, acesse a Central de Ajuda da Arbo para tirar suas dúvidas sobre questões cotidianas que envolvam o processo de locação ou de compra de imóveis.

Por fim, se você estiver procurando o imóvel de seus sonhos, acesse o Site da Arbo. Aqui você pode, através de mapas e filtros especializados, por exemplo, encontrar a localização ideal do seu novo lar. 

Postagens relacionadas

vizinho barulhento

Vizinho barulhento: saiba como proceder

Ter um vizinho barulhento pode transformar o dia a dia em um caos, né? Descubra o que você pode fazer para lidar com essa situação!  Festas, som alto, barulho de furadeiras o dia todo e outros incômodos que podem estragar um dia ou até uma noite. Quem nunca passou por isso, não é mesmo? Sem […]

condomínio

Condomínio: descubra tudo antes de se mudar

Está em busca de saber qual o tipo de moradia ideal para você? Conheça um pouco mais sobre o condomínio.  Para muitas pessoas, morar em um condomínio é sinônimo de segurança, qualidade de vida e economia. Tanto condomínios de casas quanto de prédios tem se multiplicado nas grandes cidades brasileiras nos últimos anos.  O Censo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *