27 de junho de 2022

Descubra como abrir uma imobiliária

passo a passo de como abrir uma imobiliária

Se você deseja trabalhar no setor imobiliário, precisa descobrir como dar início à carreira. Uma das principais formas é descobrir como abrir uma imobiliária séria, confiável e rentável

O mercado imobiliário está em constante crescimento e, por isso, tem atraído muitos profissionais interessados em construir uma carreira de sucesso. Dessa forma, é comum que muitos tenham interesse em descobrir como abrir uma imobiliária.

Se você deseja construir seu próprio negócio no setor, precisa compreender o passo a passo dessa caminhada empreendedora. Assim como ocorre em outros mercados, a abertura de uma imobiliária envolve diversos conhecimentos e habilidades.

Se você deseja descobrir como abrir uma imobiliária, continue a leitura. Nesse artigo, elaborado pelo Blog da Arbo para quem deseja começar a empreender no setor, você vai conferir.

Quais são os principais tipos de imobiliária?

Antes de descobrir como abrir uma imobiliária, é essencial que você conheça todas as possibilidades do negócio.

Atualmente, existem diversos tipos de imobiliárias e, antes de escolher o ideal para suas preferências e necessidades, é importante conhecer as características de cada um deles.

Imobiliária virtual

Com a pandemia de covid-19, que suscitou uma série de medidas restritivas no que se refere ao isolamento e ao distanciamento social, foi possível observar um fortalecimento dos negócios digitais.

E é claro que o mesmo ocorreu com o mercado imobiliário. Diante desse cenário, empresas de todo o setor precisaram se adaptar às mudanças, especialmente aquelas relacionadas ao perfil e aos comportamentos dos clientes.

Em busca de serviços mais simples, rápidos e menos burocráticos, os consumidores passaram a buscar empresas tecnológicas E é exatamente nesse contexto que as imobiliárias virtuais ganharam destaque.

Antes de conhecer o conceito de uma imobiliária virtual, é importante que você saiba que o termo não é um sinônimo de imobiliária digital. As expressões possuem significados distintos e não devem ser confundidas.

As imobiliárias virtuais, como o próprio nome sugere, não existem de forma física, ou seja, não operam em um escritório. Essa característica faz com que esse modelo de negócio seja bastante atrativo, uma vez que envolve uma redução de custos em comparação com as imobiliárias tradicionais.

como abrir uma imobiliária virtual
Se você deseja saber como abrir uma imobiliária, deve conhecer os diferentes tipos existentes

Mesmo que haja uma economia de recursos com a locação e com a manutenção de um espaço físico, quem deseja descobrir como abrir uma imobiliária virtual precisa considerar os custos com o marketing digital, que podem ser maiores.

Além disso, é válido ressaltar que a falta de um escritório físico pode ser uma desvantagem para o profissional. Em muitos casos, por exemplo, os clientes se sentem inseguros quando a empresa não possui um endereço e, por isso, é possível que você perca negócios.

Caso sua necessidade esteja relacionada, principalmente, à realização de reuniões comerciais, é possível locar salas somente para esse fim.

Conforme mencionado acima, o investimento para abrir uma imobiliária virtual é baixo e, por isso, essa opção se mostra bastante vantajosa para muitas pessoas.

Nesse caso, entretanto, é importante que você esteja atento ao marketing digital e, de preferência, contrate um profissional especializado. Isso porque, como a imobiliária é virtual, só terá leads por meio de estratégias on-line.

Imobiliária com escritório interno

Por outro lado, se você deseja – e tem condições – de investir um pouco mais, deve considerar saber mais sobre como abrir uma imobiliária com escritório interno.

Como o próprio nome sugere, as imobiliárias com escritório interno possuem um espaço físico, no qual os gestores e os corretores podem receber tanto seus clientes quanto seus parceiros comerciais.

Mesmo que a imobiliária possua um escritório, é necessário ressaltar que os investimentos com marketing digital devem ser constantes. Isso porque pesquisas mostram que mais de 70% dos leads conhecem uma imobiliária e seus serviços por meio de redes sociais e de anúncios on-line.

Dessa forma, é possível apontar que as imobiliárias com escritório interno exigem mais investimentos que as imobiliárias virtuais, uma vez que demandam um maior custo inicial e, também, recursos para o marketing digital e para a contratação de um CRM.

Por outro lado, é necessário considerar que essa opção traz muitas vantagens em relação às imobiliárias virtuais, tais como a existência de um espaço físico para o atendimento dos clientes, o que traz mais credibilidade e seriedade para a empresa.

como abrir uma imobiliária com escritório interno
O processo de como abrir uma imobiliária depende do tipo de empresa escolhido

Franquia imobiliária

Por fim, você que deseja descobrir como abrir uma imobiliária precisa conhecer a possibilidade de investir em uma franquia.

Mesmo que as franquias imobiliárias sejam menos conhecidas e, portanto, menos consideradas por profissionais do setor, é válido apontar que são boas possibilidades para quem deseja começar um negócio que já possui uma marca consolidada no mercado.

Nesse caso, é importante saber que o investimento inicial será maior do que no caso de abertura de uma imobiliária virtual ou de uma imobiliária com escritório interno. Por outro lado, é válido ressaltar que você não terá outros custos, uma vez que o franqueador cede a infraestrutura e o direito de uso de sua marca.

Os valores do investimento inicial para abrir uma franquia imobiliária podem variar bastante de uma empresa para outra. Por isso, antes de escolher uma marca, faça pesquisas e verifique quais atendem às suas expectativas e necessidades.

Uma das principais vantagens de investir em uma franquia imobiliária é a possibilidade de contar com o apoio da empresa franqueadora, que será responsável por conceder a sua imobiliária todos os itens necessários para uma boa performance.

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Como abrir uma imobiliária no Brasil?

O passo a passo para montar uma imobiliária pode ser complexo quando não há conhecimento sobre cada uma das etapas. Por isso, na lista abaixo você encontra as principais etapas que deve seguir para dar início à sua empresa:

Escolha o tipo de imobiliária que deseja abrir

Nesse texto você conheceu os três principais tipos de imobiliárias. Contudo, existem muitos outros, que devem ser conhecidos e avaliados antes que você escolha o ideal para seu investimento.

Por isso, o primeiro passo de como abrir uma imobiliária é pesquisar sobre todas as possibilidades e, enfim, escolher a opção que mais se adequa às suas expectativas, preferências e necessidades.

Contrate um profissional de contabilidade

Contratar um contador é um passo fundamental para qualquer empreendedor. Isso porque o profissional será responsável por diversas atividades burocráticas da empresa, que, muitas vezes, não devem ser feitas pelo próprio gestor.

Dessa forma, procure um profissional de sua confiança e explique seu negócio. Com certeza o contador saberá como te auxiliar nos próximos passos.

Escolha um nome para sua imobiliária

Na terceira etapa de como abrir uma imobiliária, é chegado o momento de escolher o nome de sua empresa. Antes de tomar uma decisão, é importante avaliar todas as possibilidades, uma vez que um bom nome é essencial para a construção da marca.

Além disso, você deve optar por um nome que ainda não esteja em uso, uma vez que não é possível que duas imobiliárias de um mesmo estado possuam uma denominação em comum.

Faça o registro da empresa

Na etapa de registro da imobiliária, você irá precisar do auxílio de seu contador. Nessa etapa será necessário procurar o cartório ou a Junta Comercial do estado para dar seguimento ao processo.

assinatura e entrega de documentos para o processo de como abrir uma imobiliária
A entrega de documentos para o cadastro no Creci é uma das etapas de como abrir uma imobiliária

Registre o alvará de funcionamento junto à Prefeitura da cidade

Depois de registrar a empresa no cartório ou na Junta Comercial, você irá precisar registrar o alvará de funcionamento de sua imobiliária junto à Prefeitura da cidade na qual vai atuar.

As condições para a abertura de uma empresa variam de município para município e, por isso, antes de conseguir o alvará, você precisará verificar se atende a todas as exigências.

É válido ressaltar, ainda, que, após o registro do alvará, você e seu contador vão precisar verificar se a imobiliária possui todas as licenças para, finalmente, abrir as portas.

Faça o cadastro de sua imobiliária no Creci

Por fim, será necessário cadastrar sua imobiliária no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

As exigências para o registro podem variar de um local para o outro e, por isso, é importante que você verifique no posto de sua cidade quais documentos são necessários para dar início ao processo.

Como estruturar sua imobiliária

Seja qual for o modelo escolhido para montar uma imobiliária, é necessário considerar a estrutura necessária para gerar oportunidades de negócio e convertê-las em vendas. Além disso, é crucial se atentar às transformações do mercado imobiliário para estar alinhado com as novas demandas do consumidor.

Foque na experiência do cliente

O sistema tradicional de vendas e locações já é obsoleto. Todos nós já estamos acostumados com serviços feitos por meio de aplicativos. Ninguém mais tolera longas filas de atendimento e perda de tempo com questões burocráticas que já poderiam ser resolvidas em poucos cliques.

É por isso que, mesmo que sua imobiliária tenha um escritório físico, todas as atividades de suporte precisam de plataformas digitais. Essa é a única maneira de criar uma experiência de atendimento diferenciada e alinhada com as expectativas do seu cliente.

Capriche no marketing

Esse desafio passa pelo entendimento profundo da jornada de compra do setor imobiliário. Nesse segmento, as compras não acontecem por impulso. Por isso, não faz sentido atuar apenas com leads que estão prestes a fechar negócio.

Aliás, o conceito de jornada de compra está totalmente conectado com o de funil de vendas. Ambos ajudam a compreender como a decisão do consumidor é construída ao longo do tempo e desenvolver estratégias específicas que façam sua empresa estar próxima do cliente o tempo todo.

Quando você se posiciona como referência desde os primeiros momentos da jornada de compra, suas chances de ser lembrado ao final dela aumentam. Tudo isso passa pela execução de ações de marketing coordenadas, que coloquem sua marca em evidência em momentos diferentes e canais variados.

Invista em processos otimizados

Contudo, conseguir trazer mais clientes pode se tornar um tiro no pé se a sua imobiliária não for bem organizada internamente. Seu time precisa ser auxiliado por um bom software de CRM (Customer Relationship Management) que permita visualizar e gerenciar o funil de vendas com precisão e agilidade.

Tudo fica ainda mais prático com recursos como a assinatura de contrato digital, que permite formalizar o negócio sem que o cliente precise se deslocar até a sede da sua empresa.

E ainda é possível aprimorar o pós-venda, etapa que ainda é muito negligenciada. Opções como receber o boleto de pagamento do aluguel e do condomínio pela internet, por exemplo, tornam a experiência do cliente muito mais satisfatória.

Você pode ter lido este tópico e achado que é muito difícil interligar todos esses pontos, mas a Arbo tem tudo o que é necessário para quem quer abrir uma imobiliária conectada com futuro.

Aprenda mais sobre gestão imobiliária

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