18 de outubro de 2021

Corretor de imóveis: como fazer plano de carreira

como fazer plano de carreira corretor de imóveis

Se você sonha em ser um corretor de imóveis, deve aprender como fazer plano de carreira. Nesse texto você confere o passo a passo para iniciar na profissão da forma correta

Os corretores de imóveis são profissionais essenciais para a economia brasileira. Atualmente, com o mercado imobiliário em ascensão, muitos indivíduos pensam em iniciar na profissão, mas não sabem como fazer um plano de carreira que realmente esteja de acordo com a realidade do Brasil e com as expectativas do profissional. 

Para começar sua carreira da forma correta, é importante saber o máximo possível sobre a profissão e, é claro, sobre os assuntos pertinentes ao mercado imobiliário. E é exatamente por isso que o Blog da Arbo preparou esse artigo, no qual você vai conferir:

A realidade dos corretores de imóveis no Brasil

De acordo com dados do Cofeci (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis) e do Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), o Brasil possuía, no último trimestre de 2019, mais de 389,4 mil profissionais (corretores de imóveis) e mais de 48,8 mil imobiliárias ativas no cadastro.

No ano da pesquisa, as instituições apontaram que, a cada mês, dois mil profissionais, em média, ingressaram no mercado imobiliário, ao passo que 200 novas imobiliárias foram abertas no mesmo período de tempo avaliado.

Diante do levantamento, é possível perceber que o mercado imobiliário é um grande gerador de empregos no Brasil. Em 2020, diante da pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, o cenário foi favorável para o setor, que experienciou recordes de vendas em diversas cidades do país.

O constante crescimento do mercado imobiliário tem feito a procura pela profissão de corretor de imóveis crescer consideravelmente no Brasil. Entre muitas dúvidas que as pessoas que se interessam pela profissão possuem, os primeiros passos de como fazer plano de carreira são destaque. 

Por isso, nesse artigo do Blog da Arbo, vamos tentar te passar como você pode planejar uma boa carreira como corretor sem pular nenhuma etapa importante. Confira abaixo. 

como fazer plano de carreira sendo corretor de imóveis
Descobrir como fazer plano de carreira é essencial para o sucesso de um corretor de imóveis

Corretor imobiliário: o que faz? 

Um corretor imobiliário é responsável por uma série de tarefas durante o processo de compra, de venda ou de locação de um imóvel. 

No geral, sua principal função é intermediar a negociação entre o proprietário e o comprador ou entre o proprietário e o locatário. Um bom corretor estará sempre presente para fazer com que essa comunicação entre as duas partes na negociação de um determinado imóvel seja feita da maneira mais eficiente possível.

Os profissionais que são referência nessa função são especialistas em negociação e em intermediação. Isso porque os corretores são responsáveis por resolver inúmeras questões do processo de compra ou de locação de um imóvel, desde as mais burocráticas até as mais práticas, tanto para o comprador/locador quanto para o proprietário. 

Durante o processo de compra ou de locação de uma casa ou de um apartamento, o corretor de imóveis é responsável por informar e por responder todas as questões levantadas pelo comprador ou pelo locatário.

Desse modo, o corretor deve conhecer o imóvel, para que possa transmitir todas as informações necessárias ao seu cliente. Nesse aspecto, o profissional deve ser capaz de sanar todas as dúvidas sobre a condição da casa ou do apartamento, sobre a localização, entre outros pontos.

Auxiliar com a documentação é uma das funções mais importantes do corretor de imóveis. Isso porque essa parte costuma ser a mais complexa para o comprador ou para o locatário, que precisa de suporte.

Assim, o profissional precisa explicar ao seu cliente como funcionam os trâmites burocráticos, bem como quais são os documentos necessários para a concretização da negociação de compra ou de locação.

documentação negociação corretor de imóveis
Uma das principais funções do corretor de imóveis é auxiliar os clientes com a documentação do imóvel e da negociação

O que é necessário para se tornar um corretor de imóveis?

Para começar na profissão – antes mesmo de saber como fazer plano de carreira -, é importante você saber que, como todas as outras carreiras, o começo de um corretor imobiliário no mercado é algo que exige dedicação e tempo. 

Isso porque, nos primeiros passos, você ainda não terá os seus clientes e, por isso, provavelmente passará boa parte do tempo em busca de correr atrás dos primeiros para poder iniciar o seu trabalho. 

Para ser corretor imobiliário é necessário apenas: 

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • Ingressar no curso de TTI (Técnico de Transações Imobiliárias).

Como você pôde ver acima, não é necessário ter nenhuma graduação para se tornar um corretor imobiliário. Entretanto, por outro lado, é preciso fazer o TTI. 

Esse curso tem o nível técnico e é considerado a principal formação de um corretor de imóveis. Existem diversas formas de cursar os módulos do curso, que podem variar entre quatro a 18 meses. 

Contudo, esse não é o único caminho de formação que um corretor pode trilhar em sua carreira, uma vez que o curso de tecnólogo em gestão imobiliária também tem um conteúdo semelhante e vai te ajudar a entender melhor suas funções. 

Depois de escolher uma dessas duas opções, o corretor terá que passar pelo estágio obrigatório. Para se tornar um corretor de imóveis, deve-se cumprir, no mínimo, 128 horas de estágio obrigatório supervisionado em uma empresa do segmento. 

estudos como fazer plano de carreira
O passo a passo de como fazer plano de carreira sendo corretor de imóveis envolve a organização dos estudos

Mesmo depois desse período de formação, você ainda precisa de um último passo antes de começar a exercer a profissão de fato. Trata-se da prova de certificação do Creci.

Assim como os advogados, médicos e arquitetos, por exemplo, os corretores de imóveis também precisam adquirir uma carteira profissional. 

Essa carteira de certificação é emitida pelo Creci, órgão responsável por coordenar e por fiscalizar as ações de corretores autônomos e de imobiliárias de forma regional.

O conteúdo da prova nada mais é do que as etapas que um corretor vai passar pela sua carreira. O exame testa os candidatos no que se refere aos conhecimentos prévios que serão usados no dia a dia profissional. 

Como fazer um plano de carreira: quais são os primeiros passos? 

O mercado imobiliário atrai inúmeros profissionais todos os anos devido à sua consolidação e, também, ao excelente número de oportunidades que oferece. Nesse sentido, muitos trabalhadores têm se interessado pela profissão de corretor de imóveis.

Ao escolher uma profissão, o trabalhador precisa, é claro, considerar os ganhos financeiros. Felizmente, um corretor de imóveis costuma ser bem remunerado por seus serviços. Os ganhos mensais de corretores – tanto autônomos quanto registrados – são determinados pelo valor das comissões referentes aos negócios fechados. 

Como as comissões variam, assim como número de casas e de apartamentos vendidos e como o tempo trabalhado por mês, não é possível determinar uma média salarial para um corretor de imóveis.

De acordo com o Creci, a comissão paga a um corretor deve ser de 6% do valor da transação. Contudo, esse número varia de acordo com a transação – se é compra ou se é locação. 

No caso de compras de imóveis, a taxa pode variar de 6% a 8% quando as propriedades estão situadas em regiões urbanas. Já os imóveis localizados em áreas rurais apresentam uma comissão de 6% a 10%, enquanto que propriedades provenientes de ações judiciais geram 5% de comissão.

Para a locação, o valor é calculado de outra forma, já que costuma corresponder a um aluguel. Assim, na maioria dos casos, o primeiro aluguel do imóvel costuma ser direcionado ao corretor.

como fazer plano de carreira salário dos corretores
A remuneração paga aos corretores depende do valor da comissão recebida

Se você deseja construir uma carreira profissional sólida, ser um corretor de imóveis é uma excelente oportunidade. Isso porque um bom profissional, que tenha habilidades com vendas e com a gestão de pessoas, com o passar do tempo, pode ser promovido dentro de uma imobiliária – no caso de corretores que trabalham com carteira assinada.

O treinamento e o aperfeiçoamento de habilidades são grandes aliados dos profissionais que desejam ascender na carreira. Por isso, se você planeja ser um corretor de imóveis, lembre-se: é preciso estudar e se atualizar sobre o mercado imobiliário de forma constante.

Para atingir bons resultados, entretanto, o corretor precisa saber como fazer plano de carreira. Nesse caso, tudo começa com a avaliação pessoal, na qual o indivíduo precisa verificar quais objetivos deseja alcançar a curto, médio e longo prazo.

banner e-book venda consultiva

Na sequência, será necessário dividir os objetivos por etapas. Isso porque, se você quiser concretizar todos de uma só vez, é provável que não terá resultados satisfatórios. Dessa forma, é essencial que você crie um cronograma, que deve considerar a tarefa que deve ser realizada para alcançar a meta estipulada no período determinado.

Outro aspecto importante de como criar plano de carreira é definir quais serão os cursos a serem realizados ao longo dos meses. Assim como outros profissionais, o corretor de imóveis precisa estar atualizado sobre o mercado imobiliário e, por isso, nunca deve parar de estudar.

O desenvolvimento de um plano de carreira é algo subjetivo, uma vez que cada profissional tem expectativas diferentes. Além disso, é necessário considerar as características de cada um, bem como seus objetivos.

Para saber mais sobre como fazer plano de carreira, confira o vídeo Planejamento de carreira para corretores de imóveis, publicado no canal TV Creci Rio, no YouTube:

Agora que você já sabe como fazer plano de carreira sendo corretor de imóveis, não deixe de acompanhar os demais conteúdos do Blog da Arbo. Você pode, também, se inscrever em nossa newsletter para receber os melhores conteúdos da semana diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

business-intelligence

Business intelligence para imobiliárias: como usar?

O conceito de business intelligence ganha cada vez mais relevância no contexto empresarial. Para que sua imobiliária seja beneficiada pela tecnologia, é importante conhecer o termo e suas funcionalidades É possível que você já tenha se deparado com o conceito de business intelligence – também chamado de BI – durante sua rotina profissional. Entretanto, será […]

Descubra como a Selic atua no mercado imobiliário

Você já ouviu falar sobre a taxa Selic? É provável que sim. Contudo, você sabe quais são seus efeitos para a economia e para o mercado imobiliário? Descubra nesse texto! A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros do Brasil e, por isso, influencia toda a economia do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *