18 de outubro de 2021

Corretor iniciante: 7 coisas que você precisa aprender

corretor iniciante

Ser competitivo no mercado de imóveis exige disciplina e vontade de aprender. Se você é um corretor iniciante, veja como construir a base para o sucesso no longo prazo!

Trabalhar como corretor imobiliário exige uma série de conhecimentos que precisam ser articulados para a elaboração das melhores estratégias e a evolução constante dos resultados. Para ampliar suas chances de sucesso e encurtar o caminho para as melhores oportunidades do mercado, o corretor iniciante precisa estar sempre disposto a aprender.

Pensando nisso, a equipe do Blog da Arbo separou os pontos mais importantes em que os novos corretores precisam se aprofundar. Você verá que, para crescer nesse segmento, é indispensável acumular conhecimentos sobre, economia, direito, finanças e vendas, além de saber construir relações de confiança e estar sempre pronto para inovar. Confira! 

  1. Estudar sobre o mercado imobiliário
  2. Planejar sua carreira
  3. Organizar suas finanças
  4. Fazer networking
  5. Aprimorar suas técnicas de venda
  6. Incorporar hábitos produtivos
  7. Focar na experiência do cliente

1. Estudar sobre o mercado imobiliário

Para evoluir no mercado imobiliário, o corretor iniciante deve estar ciente logo de cara sobre a importância dos estudos. Como o segmento tem parâmetros legais específicos e é afetado por uma série de variáveis relacionadas à economia, é fundamental buscar atualização constante.

Além disso, cada região tem suas particularidades. O perfil dos imóveis é diferente e o dos clientes  também. Estratégias que podem dar muito certo em um lugar podem não funcionar em outro. No fim, tudo fica muito dependente do público que você deseja atingir com seu trabalho. 

Hoje existem muitas maneiras de incorporar novos conhecimentos. A internet facilitou demais o acesso a cursos e livros, por exemplo. Você também encontra bastante conteúdo gratuito e de qualidade. 

O próprio canal da Arbo Imóveis no YouTube já tem uma grande quantidade de vídeos com temas variados para quem quer entender o setor imobiliário. No vídeo abaixo, explicamos como o uso das redes sociais pode alavancar suas vendas.

Contudo, seu esforço de aprendizado não pode se limitar ao mundo virtual. O corretor iniciante tem que colocar o pé na rua para conhecer e visitar diversos bairros e imóveis da região. Quanto maior o conhecimento sobre os pontos de referência de um bairro, como padarias, escolas e empresas, mais informações você terá para sugerir as melhores opções ao cliente.

2. Planejar sua carreira

planejamento de carreira para corretores

Como o profissional do setor imobiliário não se forma da noite para o dia, é importante ter um planejamento de médio e longo prazo sobre os rumos de sua carreira. Para quem está querendo entrar no mercado, é indispensável realizar seu registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do estado em que vai atuar.

Essas instituições são braços do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci) e são responsáveis pela habilitação dos corretores. Você só pode trabalhar como corretor se for devidamente registrado. Antes disso é necessário fazer um curso de formação. Dependendo do tipo de curso, a duração varia de um a quatro anos.

Para quem já é registrado, é fundamental ter a consciência de que o desenvolvimento ocorre de forma gradual – é por isso que o tópico anterior abordou o aprendizado constante como base de tudo. 

O começo da carreira pode ser como corretor autônomo ou como integrante de uma imobiliária. A primeira opção tem certas vantagens, como uma agenda mais flexível e a possibilidade de trabalhar com taxas de comissão diferentes.

Por outro lado, começar trabalhando em uma imobiliária pode ser um período importante de aprendizado, já que a interação com profissionais mais experientes faz a diferença. Além disso, a imobiliária disponibiliza uma estrutura de suporte que facilita muito a vida de quem está começando. 

3. Organizar suas finanças

Segundo o portal Vagas, a média salarial de um corretor de imóveis no Brasil é de R$ 3.008,00. Contudo, a remuneração do corretor de imóveis é variável e é bem difícil medir os rendimentos com precisão, já que o desempenho de cada profissional é diferente, bem como os valores praticados em cada região do país.

Esses fatores ressaltam a importância de um bom planejamento financeiro para o corretor iniciante. As vendas e comissões não são constantes, portanto, o profissional precisa ser muito disciplinado para gerenciar o dinheiro. Saber controlar sua renda e suas despesas é um cuidado básico para quem não quer passar aperto no início.

4. Fazer networking

Networking para corretor iniciante

O networking é a construção da sua rede de contatos e se refere à criação de relações profissionais que tragam novas oportunidades. Ele é essencial para o corretor iniciante tanto para aprimorar as habilidades a partir do contato com outros profissionais quanto para conseguir novos clientes.

Contudo, o networking divide opiniões e é visto por muitos como um tipo de relacionamento falso, que serve apenas a objetivos secundários. Para não cair nessa armadilha, é importante se fazer presente de forma natural, sem ficar forçando a proximidade apenas pelo que o outro pode oferecer.

Para começar, é bom estar disposto a ajudar de forma verdadeira, mesmo que não haja nenhum benefício diretamente envolvido. Ser útil para alguém mesmo sem pedir nada em troca é recompensador por si só e a sinceridade é a base de qualquer interação saudável.

As redes sociais são ferramentas relevantes para o networking profissional, especialmente quando se trata do LinkedIn. Manter seu perfil sempre atualizado pode trazer excelentes oportunidades. Também é interessante publicar conteúdos relevantes sobre sua área de atuação, afinal, compartilhar conhecimento também é uma ferramenta de aprendizado.

5. Aprimorar suas técnicas de venda

Vender é uma arte e o corretor iniciante precisa aperfeiçoar suas técnicas de venda constantemente. Cada cliente trará experiências que o ajudarão a se sair melhor nas negociações seguintes, por isso, nunca subestime uma possibilidade de negócio. 

Quando falamos em vendas, o primeiro passo é compreender a jornada de compra do cliente. Isso significa, primeiramente, ter consciência dos fatores que motivam seu público-alvo a procurar um imóvel. Geralmente, todos eles passam por um momento de aprendizado sobre o mercado.

Depois de procurar muitas informações, eles já reconhecem um problema e buscam soluções. Nessa fase, o papel do corretor é se apresentar como alguém disposto e capaz de resolver a dificuldade do cliente. 

Em seguida, para concretizar a venda, é fundamental apresentar algum diferencial nos seus serviços. É sobre essa parte que trata nosso próximo item.

6. Focar na experiência do cliente

Experiência do cliente

A experiência do cliente é o que cria a sensação de encantamento que faz seu trabalho ser recomendado para outras pessoas. No caso do corretor de imóveis, a qualidade do atendimento é o ponto a ser priorizado. Por isso, procure estar sempre à disposição para resolver as dúvidas do cliente.

Isso é o que agrega credibilidade aos seus serviços, algo que certamente coloca você em uma posição de destaque e aumenta suas chances de fechar negócios. Hoje, com a existência de ferramentas de comunicação com o WhatsApp, ser ágil, objetivo e correto ao passar informações é um grande diferencial.

7. Incorporar hábitos produtivos

Quem lida com o mercado imobiliário deve conviver com um fluxo bem grande de informações. Quem atende muitos clientes precisa ser muito organizado para não se perder em meio aos procedimentos burocráticos. Por isso, aprenda a gerenciar seu tempo para ter uma rotina mais tranquila.

O corretor iniciante precisa estar à disposição caso algum cliente queira visitar um imóvel. Por isso, é bom saber distribuir suas tarefas ao longo do dia e evitar a procrastinação, mesmo que você atue de forma autônoma e tenha horários flexíveis.

Aliás, uma boa organização é ainda mais importante para quem trabalha por conta própria, já que, geralmente, você não terá suporte de outras pessoas para executar tarefas adicionais, como cuidar dos anúncios dos seus imóveis. 

Uma opção para poupar muito tempo nesse aspecto é contar com ferramentas especializadas. A plataforma da Arbo Imóveis, por exemplo, ajuda os profissionais do setor a automatizar uma série de atividades, contribuindo para o gerenciamento da sua carteira de clientes e dos anúncios nos principais portais, além da facilidade do contrato digital que reduz a burocracia nas transações.

Ao pensar desde cedo nos itens apresentados ao longo deste artigo, o corretor iniciante amplia suas possibilidades de crescimento no setor imobiliário. São habilidades que vão aumentar sua produtividade, trazer mais clientes, proporcionar mais vendas e abrir novas portas para a sequência da sua carreira.

Quer mais conteúdos gratuitos sobre o mercado imobiliário? Cadastre-se no formulário abaixo para receber semanalmente nossa newsletter com material exclusivo da Arbo Imóveis.  

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Aluguel-de-casa

Aluguel de casa: como calcular o valor ideal?

Vai se mudar para uma nova casa e quer saber quanto é o ideal pagar pelo aluguel? Esse texto pode te ajudar com esse cálculo Em algum momento da vida, todos nós precisamos fazer a locação de uma casa ou apartamento. Seja por motivos de trabalho, familiares ou por vontade própria. Na hora do aluguel […]

como fidelizar clientes corretor

Guia: como fidelizar clientes no mercado imobiliário?

Fidelizar clientes é uma das melhores formas de consolidar uma empresa no mercado. No setor de imóveis, em especial, é possível adotar uma série de técnicas para conquistar a confiança dos clientes e, ainda, para fazê-los promover sua imobiliária Se você é gestor de uma imobiliária ou corretor de imóveis, já sabe a importância de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *