Não tem como negar que vivemos em uma era de profunda transformação tecnológica no setor imobiliário tradicional.
Mesmo que a tecnologia para imobiliárias seja a ferramenta perfeita de auxílio para os corretores, ajudando a encontrar o cliente ideal para seus imóveis, ainda há muito o que destacar dessa inovação.
Nesse processo existem métodos que são importantíssimos do setor imobiliário tradicional, e que precisam ser preservados ou reformulados para que o passado e o presente se transformem em um futuro cheio de possibilidades nessa esfera de mercado.
Neste post você vai saber a diferença entre uma imobiliária digital e uma imobiliária tradicional. Elas vão coexistir? Confira!!!
O que é uma imobiliária tradicional?
As imobiliárias tradicionais são aquelas que possuem um modelo mais convencional de negociação, e que agradam aos clientes que têm um perfil mais conservador na hora de transacionar imóveis. Isso porque a maior parte do processo é feito de forma presencial com um corretor, o que exige que o cliente dedique mais tempo durante todo o andamento do negócio.
Nesse método mais presencial, tudo acontece cara a cara com o corretor e a equipe responsável, o que pode oferecer a sensação de mais confiabilidade e segurança para o cliente que está negociando determinado imóvel.
A parte que mais afeta o modelo tradicional, sem sombra de dúvidas, é a burocracia. Uma vez que a tecnologia não é entendida ainda como uma ferramenta essencial de trabalho, a temida lista de burocracias vem junto.
Nesse modelo, qualquer processo de negociação vem acompanhado de muitos papéis, certidões, comprovantes, idas ao cartório…isso tudo gera um desgaste enorme para quem fechar um negócio, e por isso, muitas imobiliárias vêm migrando para um modelo mais digital.
O que é uma imobiliária digital?
Uma imobiliária digital é aquela que vêm mudando e se aprimorando diariamente, com impulso na constante evolução da tecnologia e pelos novos comportamentos e níveis de exigência dos atuais consumidores.
Em um processo tecnológico, as demandas são otimizadas. Os clientes estranham quando é preciso se deslocar apenas para lidar com processos contratuais ou assinaturas, como acontece no modo tradicional, que exige essa presença constante.
Não podemos negar que a pandemia da Covid-19 acelerou uma transformação digital que já tinha começado.
Quando ela chegou no Brasil, a expectativa do setor imobiliário era de impacto negativo em termos de volume de vendas, lançamentos e transações imobiliárias.
Porém, o que o mercado não previu é que a rápida adoção de ferramentas digitais permitiu que construtoras, incorporadoras, imobiliárias e corretores superassem os negócios tradicionais, dando lugar para a imobiliária digital se destacar ainda mais como modelo de negócio vantajoso.
O grande mito da tecnologia para o setor imobiliário
Mesmo diante de um cenário em que a tecnologia otimiza muitos processos, é essencial que se construa uma ligação entre o uso das novas ferramentas sem esquecer de um grande aliado em toda e qualquer área de mercado: as pessoas.
Mas o que isso significa?
Para o nosso Analista de negócio da Arbo, Luiz Paulo, ao analisarmos os últimos anos do mercado imobiliário, é possível ver uma grande corrida para o que chamamos de digitalização do mercado, até o patamar que hoje conhecemos como imobiliária digital.
Segundo ele, toda essa mudança fez com que as imobiliárias corressem atrás de plataformas e soluções tecnológicas para digitalizar seus processos, recursos que antes eram acessíveis por poucos players e que hoje estão disponíveis para todos.
“Quando analisamos esse movimento, percebemos que apenas a tecnologia não resolve o problema da experiência do cliente; ela auxilia e proporciona uma jornada digital (…) conseguir alugar ou comprar um imóvel totalmente on-line não significa que a experiência do cliente foi perfeita. E nesse ponto entram os serviços de alta qualidade e o esforço humano entra para virar o jogo”
Luis Paulo, Analista de Negócio Arbo
Para o Luis Paulo , é essencial que a tecnologia, o processo, e os serviços de qualidade caminhem juntos para que se torne possível entregar uma experiência de excelência para qualquer cliente. “Não adianta ter a melhor tecnologia disponível se o processo não é humanizado”, enfatiza.
O profissional também pontua que o dia a dia de qualquer empresa do ramo, seja ela uma imobiliária digital ou não, é sempre muito movimentado, e por isso, estudar novas metodologias e se atualizar o tempo todo para melhorar os serviços acaba ficando em segundo plano. “Por esse motivo muitas imobiliárias possuem as tecnologias necessárias, mas ainda carecem desse investimento em processos e metodologias”.
Atualmente, grandes empresas de tecnologias estão pensando em como auxiliar as imobiliárias nesse sentido. Além de oferecer a inovação, a imobiliária tem acesso a uma gama de serviços e processos para melhorar a experiência e jornada de seu cliente.
“Com o auxílio de especialistas do mercado, aliados a melhorias contínuas de processos, a imobiliária pode terceirizar os serviços que consomem seu tempo na operação e focar no relacionamento e aquisições de novos clientes. Por que investir energia em algo que especialistas podem executar ? Nesse sentido, a tríade tecnologia + processo + serviços tende a ser a nova tendência do mercado imobiliário”.
Luis Paulo, Analista de Negócio Arbo
A solução que une a imobiliária tradicional aos caminhos digitais
Analisando todas as questões levantadas até aqui, afirmamos que no cenário atual é possível que as imobiliárias tradicionais aproveitem processos e tecnologias digitais para promover melhores resultados em sua gestão.
Mas de que forma isso pode ser feito? Separamos aqui algumas dicas essenciais para iniciar esse processo!
Escolha boas ferramentas
Para começar a migrar sua empresa para uma imobiliária digital, faça o uso de plataformas que ajudam na organização das rotinas diárias, e que tornam tarefas demoradas, burocráticas e sem controle em processos ágeis e assertivos. Um ótimo exemplo é um CRM Imobiliário;
Digitalize o atendimento
Sabe aquele exemplo que citamos no começo de que nas imobiliárias tradicionais é normal o cliente ter que se deslocar até ao local? Pois é, em um sistema de atendimento encarado como uma imobiliária digital, esse processo também precisa mudar. Utilize canais de contato eficientes e de qualidade, para que o cliente consiga resolver questões de modo remoto otimizando todo esse processo;
Capacite sua equipe
Com a inserção de novos métodos de trabalho é essencial que existam pessoas qualificadas para utilizar esses recursos, por isso, prepare o seu time e atue na formação de líderes e equipes fortes para que haja uma gestão baseada em dados e cada vez mais aperfeiçoada e preparada para essa nova fase digital da empresa.
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