27 de abril de 2024

Transformando imobiliárias em gestoras de patrimônio: insights do podcast Imobiliária em Foco

podcast mercado imobiliario

Recentemente, os diretores da Arbo Superlógica, Thiago Camilo e Luis Paulo, tiveram a oportunidade de participar do podcast “Imobiliária em Foco”, produzido por Rosalvo Barreto, um dos grandes nomes do mercado imobiliário.

Durante essa conversa esclarecedora, os dois abordaram diversos aspectos cruciais dos desafios enfrentados pelos gestores na administração de imóveis e imobiliárias.

Ao longo da conversa, Thiago Camilo destacou a evolução do papel das imobiliárias no mercado. Tradicionalmente, as imobiliárias são definidas como empresas que atuam como intermediadoras de transações imobiliárias. 

Mas, para Thiago, como a maior parte do patrimônio de uma pessoa ou de um casal está associada a um imóvel, seja ele já quitado, em financiamento ou por locação, não há razões para que a imobiliária seja vista apenas como uma intermediadora. 

Nesse cenário, faz cada vez mais sentido que as imobiliárias assumam uma posição de gestoras de patrimônio. E, nesse momento, o consumidor passa a enxergar a imobiliária como um especialista no mercado local, capaz de auxiliar na administração e valorização de seu patrimônio imobiliário.

Além disso, Thiago ressaltou que a Superlógica tem se empenhado em educar seus clientes para que eles entendam melhor a gestão de patrimônio, orientando a gestionar imóveis e entender quais imóveis merecem atenção especial e quais não estão trazendo o retorno esperado.

Luis Paulo enfatizou que, na essência, as imobiliárias já desempenham um papel de gestoras de patrimônio. Afinal de contas, quando um imóvel é confiado a uma imobiliária, os proprietários esperam que a empresa cuide do imóvel de forma eficaz, tanto em termos de manutenção quanto no relacionamento com os inquilinos.

Ao ser questionado sobre qual o tamanho da carteira de imóveis para que uma imobiliária seja reconhecida como gestora de patrimônio, Thiago comentou que não há número certo, porque todas as imobiliárias, independentemente do tamanho, podem ser reconhecidas como gestora de patrimônio. É uma questão de posicionamento.

Outro ponto comentado no podcast foi sobre o amadurecimento das imobiliárias nos últimos anos.

Luis Paulo mencionou que o mercado imobiliário está em constante evolução, e com o surgimento das “big techs”, as imobiliárias perceberam a necessidade de investir em tecnologia, metodologia e processos que agreguem valor ao negócio.

Nessa ideia de aplicar metodologia no dia a dia, duas questões importantes que a imobiliária precisa levar em consideração são a satisfação do cliente e a segmentação da carteira.

Descubra as razões para proporcionar uma boa satisfação do cliente.

Segundo Thiago, ao segmentar os clientes e os imóveis em sua base, as imobiliárias podem compreender melhor suas características, como o número de contratos, ticket médio e tempo de parceria, e desenvolver estratégias de negócios específicas para cada segmento. 

Isso permite identificar quais perfis de clientes e imóveis são mais vantajosos para a imobiliária e quais exigem adaptações.

Dentro dos perfis que são vantajosos, Thiago Camilo ainda destacou a importância de ouvir os clientes, especialmente os detratores, para que a imobiliária possa ajustar suas estratégias e manter um crescimento organizado e sustentável.

Luis Paulo também comentou que as imobiliárias buscam novas formas de receita e a segmentação da carteira desempenha um papel fundamental nisso.

Para ele, uma das melhores opções dentro desse viés é a possibilidade de oferecer outros produtos para seus clientes, a partir da segmentação da base. 

Ao longo do podcast, Thiago Camilo e Luís Paulo citaram algumas pesquisas e ferramentas para que a imobiliária possa organizar processos e rever estratégias para crescer de forma organizada.

Se você se interessou pelo tema, clique aqui para acessar o kit com os conteúdos mencionados.

No kit você terá acesso a:

  • Calculadora de NPS;
  • Trilha de aprendizagem Segmentação de Carteira Imobiliária;
  • Palestra “Como escalar receita com segmentação”;
  • Reportagem da Harvard Medicine sobre o estudo “The Good Life”.

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joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

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