pontos-turisticos-de-guarulhos
ARBO

Pontos turísticos de Guarulhos: Veja a lista!

A famosa cidade do estado de SP vai muito além do aeroporto e tem inúmeros encantos: conheça os melhores pontos turísticos de Guarulhos!  

Está procurando o que fazer pela cidade de Guarulhos? Caso esteja planejando morar ou passar alguns dias na cidade, vale a pena conhecer os pontos turísticos de Guarulhos.

O município possui uma grande movimentação de pessoas todos os dias devido ao seu aeroporto, um dos principais aeroportos internacionais do país, o GRU – Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro. O município faz parte da Região Metropolitana de São Paulo e é a cidade não capital de estado mais populosa do Brasil, além de ser considerada a 12ª mais rica do país (IBGE 2017).

O que muitas pessoas não sabem é que por trás da imagem de uma cidade urbana e movimentada, Guarulhos possui suas belezas, tanto naturais quanto construídas, e que pode ser uma ótima opção para fugir da movimentada capital! 

Confira neste post a lista com os pontos turísticos de Guarulhos.

Perfeitos para toda a família

Museu Histórico Municipal Guarulhos

pontos-turisticos-de-guarulhos

Por ser um local pequeno e que poucos visitam, caso você deseje fugir de aglomerações. esta é uma boa escolha de ponto turístico de Guarulhos. O Museu Histórico se localiza na Vila Galvão e divide sua locação com a biblioteca municipal. Excelente ponto de partida para conhecer um pouco sobre a história da cidade, seu acervo conta com exposições de importantes figuras de Guarulhos, fotos, mobiliários e peças antigas.

Parque Estadual da Cantareira

Com uma floresta de mais de 7.000 hectares de Mata Atlântica e com acesso fácil pela estrada do Cabuçu, este é um dos pontos turísticos de Guarulhos para aqueles que gostam de uma boa aventura. 

Inaugurado em 1962, o parque é responsável pela segurança de diversas espécies ameaçadas de extinção como bugio, jaguatirica, jacuguaçu, macuco, entre outras típicas da região.

Com 1h30 de trilha até chegar na cachoeira, a caminhada vale a pena para um refúgio tranquilo e sereno. A trilha é bem sinalizada e a paisagem é incrível. É realmente um passeio imperdível, e você pode levar crianças e fazer um piquenique agradável em meio a área verde, pois o local se mantém estruturado e seguro. 

Para acessar o parque, o pagamento é em dinheiro, e estudantes pagam meia. 

Parque Julio Fracalanza

Um dos mais visitados pontos turísticos de Guarulhos, o Parque Julio Fracalanza não é tão grande quanto outros parques da cidade, mas também não deixa a desejar. Limpo, arborizado, seguro, calmo e bem cuidado: essas são algumas das características deste belo ponto turístico da cidade. 

É possível pegar bicicletas para as crianças usarem dentro das dependências do parque, sendo uma ótima opção para levar os pequenos. Se você busca fazer uma caminhada e respirar um pouco de ar puro, este é o lugar ideal!

Zoológico Municipal de Guarulhos

O zoológico municipal é um dos pontos turísticos de Guarulhos mais famosos pelo seu diferencial. Lá é possível levar animais machucados capturados para  receberem cuidados dos veterinários. 

Com diversas espécies de animais e pássaros, o estacionamento é gratuito e há área comum para piqueniques. Também conta com playground para crianças, sendo uma excelente opção de passeio em família.

Horto Florestal

Se você busca um lindo cenário para fotografar, vá ao Horto Florestal. Esta área verde é um dos mais belos pontos turísticos de Guarulhos, sem contar da sua importância para a manutenção da biodiversidade da região. Por isso, não é somente um espaço turístico para lazer, mas também para pesquisa científica e educação ambiental.

Agradável e ótimo para se exercitar ao ar livre, é um verdadeiro refúgio dos paulistanos e uma boa pedida para levar crianças e fazer um passeio tranquilo.

Parque City Las Vegas

Apesar do nome remeter à cidade americana do estado de Nevada, o Parque City Las Vegas é um típico parque brasileiro. Ele faz parte da nossa lista de pontos turísticos de Guarulhos por possuir diversas opções de lazer, dentre elas: quadra poliesportiva, campo de areia, playground para crianças, pista de skate e ainda um centro de educação ambiental.

É bem seguro e conservado e se localiza no Jardim City, na zona urbana da cidade, sendo de fácil acesso para a maioria dos moradores.

Santuário Nossa Senhora de Bonsucesso

Se você é daquelas pessoas que curte incluir locais como igrejas históricas nos passeios turísticos, precisa visitar esta paróquia. Localizada no bairro Bonsucesso, foi construída em taipa de pilão no século XIX para substituir a antiga capela. Desde 1741, na primeira segunda-feira de agosto é realizada a tradicional Festa da Carpição, que recebe devotos de todo o Brasil e do mundo.

É uma das mais antigas igrejas e um dos pontos turísticos de Guarulhos mais visitados. Vale a pena conhecer pelo seu valor histórico e arquitetônico únicos.

Pontos turísticos de Guarulhos que talvez você não conheça

Museu Natural da Ciência

Com visitação pública e gratuita, este é um dos pontos turísticos de Guarulhos ideal para quem curte exposições, história, cultura e ciência. Está localizado nas dependências do Zoológico de Guarulhos e conta com peças vegetais, animais e minerais, em estados fósseis.

No museu é possível conhecer o espécime conservado de anhuma, uma ave que existia na região da cidade e vivia nas margens do Rio Tietê. Esta ave tem um significado histórico para a cidade, pois o Brasão de Guarulhos são duas anhumas ao lado do escudo de armas.

Mirante Morro do Nhangussu

pontos-turisticos-de-guarulhos

Se você está em busca de aventura, este é o lugar ideal! O Mirante Morro do Nhangussu está na nossa lista de pontos turísticos de Guarulhos pela sua beleza exuberante do nascer do sol. Mesmo que para acessar o morro é necessário fazer a caminhada às escuras, a trilha é considerada fácil e não possui mata fechada ao redor.

Um local incrível para fotografar e admirar a paisagem do mirante. É acessível a pé ou por veículo.

Auditório Pedro Dias Gonçalves

O Auditório Pedro Dias Gonçalves está situado na Biblioteca Monteiro Lobato, na região central da cidade. É um dos pontos turísticos de Guarulhos onde é realizado apresentações culturais, cursos, palestras, entre outros.

Com capacidade para 120 pessoas, é uma boa opção para aproveitar os eventos devido a sua localização.

Praça Mamonas Assassinas

pontos-turisticos-de-guarulhos

A Praça dos Mamonas é um patrimônio criado pela prefeitura no ano de 1996 após a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas. Todos os anos são realizadas homenagens na praça por meio dos shows organizados por fãs da banda que se iniciou na cidade.

É um dos pontos turísticos de Guarulhos mais visitados devido ao seu peso da memória coletiva do grupo que fez sucesso no Brasil e no mundo na década de 1990.

Cemitério São João Batista

Apesar de ser um local inusitado, este cemitério é um dos pontos turísticos de Guarulhos por ser um patrimônio tombado pela prefeitura da cidade em 1995. É o primeiro cemitério público de Guarulhos e onde se encontra o túmulo mais antigo registrado (1889).

Fuja do centro de SP e escolha um dos pontos turísticos de Guarulhos

Apesar da cidade ser conhecida por negócios e logística, Guarulhos também se destaca por oferecer opções de lazer e diversão.

Assim como a capital paulista, Guarulhos é uma cidade grande e urbana. Mas apesar de suas características típicas de qualquer município da região, os pontos turísticos de Guarulhos fazem uma visita valer a pena. Com diversas áreas verdes, é perfeita para um refúgio do movimentado centro.

Além dos pontos turísticos, a cidade de Guarulhos conta com excelentes universidades, boa gastronomia, ótimos bairros para se morar, entre outras características. Confira tudo o que você precisa saber sobre Guarulhos no blog da Arbo