27 de setembro de 2021

Saiba buscar apartamento para alugar em Curitiba

apartamento-para-alugar-em-curitiba

Com essas dicas você vai saber a melhor forma de se tornar um autêntico curitibano. Fique atento e descubra como encontrar um apartamento para alugar em Curitiba

A capital mais fria do Brasil é uma cidade moderna, bem organizada e cheia de encantos. Fundado em 29 de março de 1693, o município é conhecido mundialmente pelas suas inovações urbanísticas e excelente plano de transporte público. Encontrar um apartamento para alugar em Curitiba, que atenda todas as suas necessidades, envolve muito planejamento e estudo. Porém, você, sem dúvida alguma, vai encontrar um cantinho especial pelo qual vai se apaixonar. 

A cidade de Curitiba possui uma área total de mais de 432 quilômetros quadrados e população estimada de 1,751 milhão de habitantes, segundo o último censo realizado. Só de áreas verdes, a capital do estado do Paraná apresenta cerca de 64,5 metros quadrados por habitante. Vamos conhecer melhor a cidade?

Antes de escolher seu apartamento para alugar em Curitiba, conheça a história da cidade

Antes mesmo de ser nomeada Curitiba, a cidade foi fundada com o nome de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A mudança de nome ocorreu em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, que possui, inclusive, uma praça em sua homenagem.

Curitiba é uma palavra de origem Guarani que quer dizer “grande quantidade de pinheiros”, na linguagem dos índios, os primeiros habitantes do local. Não é à toa, pois a cidade possuía, e ainda possui, grande muitos dos famosos Pinheiros do Paraná.

Os povos que contribuíram para sua colonização foram os europeus, asiáticos e africanos. Porém, nem sempre foi assim, até o século XVIII a cidade era composta basicamente por índios, portugueses e espanhóis. Foi somente na segunda metade do século XIX, com o incentivo à colonização, que o município começou a receber a imigração de outros locais que ajudaram a criar a identidade local. 

Qual o clima e temperatura de Curitiba?

clima-curitiba

A capital paranaense é bastante conhecida pelas baixas temperaturas. Então, antes de escolher seu apartamento para alugar em Curitiba, é preciso ter em mente que a cidade é conhecida como a “capital mais fria do Brasil”.

Durante o verão a temperatura média curitibana é de 21°C, podendo ficar acima de 30°C nos dias mais quentes. Não é raro, também, encontrar um curitibano dizendo que a cidade possui todas as estações em um mesmo dia. Isso acontece, porque o município apresenta grande variação de temperatura ao longo do dia.

Geadas não são incomuns na capital paranaense, portanto, se você está pensando em morar na cidade e busca por um apartamento para alugar em Curitiba, precisa preparar a “japona”, forma como os curitibanos chamam as jaquetas e agasalhos de inverno, pois, o frio é certo!

Essas geadas acontecem todos os anos no inverno e os meses de julho e agosto marcam a alta do frio na cidade.

Áreas verdes próximas dos apartamentos para alugar em Curitiba

A preocupação com o meio ambiente é uma preocupação que faz parte da vida do curitibano. O município apresenta 64,5 metros quadrados de área verde por habitante. A política de áreas verdes municipal, de acordo com o próprio site do município, tem o objetivo de utilizar o máximo dos benefícios ecológicos, econômicos e sociais que a vegetação pode oferecer.

Apesar de o lazer não ser a finalidade fundamental da existência das áreas verdes em Curitiba, a cidade possui inúmeras opções que tornam a rotina menos estressante e mais alegre. Um exemplo claro é o Parque Barigui, que é considerado o parque preferido dos curitibanos para atividades esportivas, passeios ou lazer em família.

apartamento-para-alugar-em-curitiba

O Parque Barigui é composto por três bosques de floresta nativa e moradores populares, como garças-brancas, preás, quero-queros, tico-ticos e um famoso jacaré do papo amarelo. O polêmico jacaré do Barigui costuma tomar banhos de sol às margens do lago e nunca incomodou os usuários do parque.

Para quem busca um apartamento para alugar em Curitiba que seja próximo a esse famoso parque, pode afunilar as suas buscas para os bairros de Bigorrilho, Mercês, Santo Inácio e Cascatinha. Você certamente vai encontrar diversas opções de lazer para pessoas de todas as idades.

Outro local de área verde muito popular por lá é o Parque Tanguá. O parque possui uma área de 235 mil metros quadrados e uma rica fauna com patos silvestres, morcegos, tatus, jaçanã, joão de barro cobra d’água e jararaca.

apartamento-para-alugar-em-curitiba

O Parque Tanguá, além de um dos mais belos cartões portais da cidade, possui um projeto de conservação ambiental, que vai muito além do turismo. O parque faz parte do projeto de conservação da bacia do rio Barigui.

Se um dos seus objetivos é ter um apartamento para alugar em Curitiba que ofereça a bela vista da natureza do Parque Tanguá, os bairros mais próximos são o Pilarzinho e o Taboão.

Agora o mais famoso ponto turístico da cidade é, com certeza, o Jardim Botânico. O local é uma unidade de conservação que possui uma área de 178 mil metros quadrados, com cerca de 40% dela formada por um bosque de conservação permanente.

apartamento-para-alugar-em-curitiba

Talvez o principal atrativo do Jardim Botânico é a sua estufa, que inclusive é conhecida como um dos símbolos da cidade. Feita toda de ferro e vidro, ela possui em seu interior centenas de espécies nativas da floresta atlântica brasileira.

Os que preferem morar próximo a esse lindo cartão postal, podem apostar no bairro Jardim Botânico, Cristo Rei, Prado Velho e Jardim das Américas.

Se você se interessou pelos parques curitibanos, confira esse post especial com os principais pontos turísticos da cidade.

Melhores bairros para escolher apartamento para alugar em Curitiba

Outro fator que deve ser considerado antes de fazer a escolha do apartamento para alugar em Curitiba é o bairro. Curitiba é uma cidade grande e, por conta disso, possui bairros distintos com algumas regiões mais valorizadas do que outras.

O desenvolvimento do local, mobilidade e a presença de serviços essenciais como mercados, farmácias e hospitais são fatores que valorizam os locais.

Água Verde

O água verde é um bairro muito tradicional, que possui uma beleza que mescla uma arquitetura clássica com ruas muito bem arborizadas. Além disso, o local possui uma boa variedade de comércio e supermercados. O Shopping Água Verde, por exemplo, é um excelente local de compras.

Seu apartamento para alugar em Curitiba pode também ser próximo à Arena da Baixada, sede esportiva do Clube Atlético Paranaense, que também funciona como centro de eventos nacionais e internacionais.

Batel

apartamento-para-alugar-em-curitiba

O bairro do Batel é um dos mais nobres da cidade. Sofisticação é a palavra que define o local, que é cercado de uma boa área comercial e gastronômica. Os dois shoppings que podem ser encontrados pelos que moram lá são Shopping Pátio Batel e o Shopping Crystal.

Os amantes de gastronomia podem encontrar opções especiais como o Quintana Gastronomia, restaurante A Pamphylia e a Dom Parma Trattoria. Além disso, o local é excelente para os que buscam por locais bonitos e tranquilos, como é o caso da Praça do Japão.

Bigorrilho

Esse bairro é perfeito para quem prioriza sofisticação em um apartamento para alugar em Curitiba. O Bigorrilho é pequeno, mas está se tornando um local com um forte crescimento de empreendimentos residenciais de luxo.

O bairro possui muitas opções de parques e praças, como a Praça da Espanha, Praça Jardim Rui Ribas Neves e até mesmo o famoso Parque Barigui. É, sem dúvida, uma excelente opção para investir.

Cabral

O bairro Cabral possui uma arquitetura neoclássica em suas muitas construções históricas, como é o caso da Igreja Bom Jesus e o Graciosa Country Club. Os imóveis por lá são sofisticados, o que garante uma excelente qualidade de vida para quem decide escolher um apartamento para alugar em Curitiba.

O Cabral ainda garante uma boa oferta de lojas, supermercados, bancos e pólos gastronômicos. Exemplos de bons locais para se comer bem por lá são o Famiglia Originale, Bacareto Bar e Pasta e o Bobardí.

Centro

O centro de Curitiba é um excelente lugar para se morar. O local apresenta uma vasta opção de comércio, escolas e entretenimento. E, além disso, outro ponto positivo é que por lá o valor de compra ou locação de um imóvel pode ser bem mais baixo do que em outros bairros mais nobres da capital curitibana.

Uma dica importante é conferir se, além de valorizado, o local é seguro. Para isso, acesse esse post com uma lista dos bairros mais seguros de Curitiba e esse com os melhores bairros da cidade.

Quais as melhores escolas e faculdades em Curitiba?

Outro fator importante que deve ser levado em conta ao comprar ou alugar um apartamento para alugar em Curitiba é a proximidade com escolas ou faculdades. E, se você estuda ou possui filhos em idade escolar, esse é um fator fundamental que vai afetar sua rotina e seu orçamento.

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

apartamento-para-alugar-em-curitiba

Curitiba é um local com excelentes escolas e ótimas faculdades, que são referências no Brasil. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é um exemplo disso. Ela, que é uma das primeiras do Brasil e está localizada no centro da cidade.

Com uma majestosa arquitetura, o local possui uma forte história de lutas e conquistas, que tem início em 1912 e continuam até hoje, tornando-a o maior símbolo da intelectualidade paranaense.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é outro exemplo de um importante centro educacional. A UTFPR é a primeira faculdade assim denominada no Brasil e tem uma história peculiar.

A instituição foi transformada em universidade a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Por conta disso, a UTFPR tem, em seu DNA um importante histórico na educação profissional.

O campus da UTFPR em Curitiba fica próximo ao bairro Rebouças, Jardim Botânico, Água Verde e Prado Velho.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi fundada em 1959 e é considerada a 3ª melhor universidade Privada do país, de acordo com o Ranking RUF Folha de 2015. Ela ainda é considerada a Universidade Brasileira com maior influência na pesquisa científica.

Se você deseja comprar um apartamento para alugar em Curitiba que seja próximo à PUCPR, os bairros próximos são no Jardim Botânico, Guaribotuba e o Água Verde.

Educação para crianças e adolescentes

Curitiba é também um local com uma boa educação para as crianças. Entre as escolas mais conhecidas podemos destacar o Colégio Amplação – que está localizado no bairro Neoville –, o Colégio Marista Paranaense – no bairro Seminário –, Colégio Adventista – que fica no bairro Portão – e o Colégio Anchieta – na Cidade Industrial de Curitiba.

Se ainda tem alguma dúvida em relação a escolas na cidade, confira esse post com as melhores escolas públicas e particulares de Curitiba.

Proximidade com hospitais

Ninguém quer precisar de um hospital, mas ter um próximo de casa pode ser um fator determinante na escolha do seu apartamento para alugar em Curitiba. São inúmeros os fatores que levam alguém a precisar de um hospital e, dependendo de sua necessidade, você deve procurar um local diferente, por conta da especialidade.

Hospital da Mulher e Maternidade Nossa Senhora de Fátima

Esse hospital existe há mais de 40 anos atendendo gestantes. Sua infraestrutura conta com consultórios, pronto atendimento 24 horas, centro cirúrgico, UTI neonatal, ambulatório, alojamento conjunto, sala do recém-nascido e farmácia hospitalar. O Hospital da Mulher e Maternidade Nossa Senhora de Fátima está localizado no centro de Curitiba. Para uma uma gestante que busca um apartamento para alugar em Curitiba, é mais cômodo e confortável estar próxima a esse hospital referência.

Hospital de Clínicas da UFPR

O Hospital de Clínicas da UFPR conta com mais de 600 leitos, ambulatórios, consultórios, salas de cirurgias e UTIS. É um hospital público de Curitiba que, por ser universitário, atende todas as especialidades. Ele está localizado no bairro Alto da Glória.

Hospital Vita

O Hospital Vita é especializado no atendimento de cardiologia, ortopedia, neurologia e oncologia. Com duas unidades, ele está localizado no Bairro Alto e Batel e oferece também atendimento de urgência, exames, consultas médicas, hemoterapia, cirurgias simples e de alta complexidade.

Hospital do Trabalhador

O Hospital do Trabalhador, mantido pela Prefeitura Municipal de Curitiba, é um Hospital Público especializado em atendimento de emergência, pediatria, neurologia, ginecologia, obstetrícia, cardiologia e ortopedia. Sua localização é no bairro Novo Mundo.

O apartamento para alugar em Curitiba precisa ser próximo a opções de lazer

Além de tudo o que já abordamos neste post, antes de escolher o seu apartamento para alugar em Curitiba, o ideal é verificar quais as opções de lazer que o bairro oferece. E a partir do momento que você decidiu morar na capital paranaense, é importante que saiba que a cidade é um ótimo destino turístico.

São inúmeras opções, pagas ou gratuitas, que vão tornar os seus dias, e os de seus familiares, bem mais agradáveis. Então, se você não abre mão de um bom passeio, saiba que opção é o que não vai faltar.

Praça Rui Barbosa

A praça Rui Barbosa está localizada no novo centro de Curitiba e é considerada muito mais do que apenas uma praça. Fundada em 1913, a praça tinha como objetivo inicial servir como mais uma opção de lazer.

Atualmente ela conta com o principal terminal de transporte urbano da cidade, que interliga várias linhas de ônibus aos bairros. Além disso, a proximidade com colégios fez dela um importante local para atividades físicas.

Seu chafariz não era apenas um ornamento, mas logo no início ele servia como fonte de água limpa para a população, já que não existia um bom sistema de canalização de água na época.

Mercado Municipal de Curitiba

Se você está em busca do seu apartamento para alugar em Curitiba, saiba que o Mercado Municipal é um passeio obrigatório. Com 62 anos de história, o local é o mais tradicional endereço para compras em Curitiba.

O local histórico concentra bancas de hortigranjeiros, lojas de iguarias finas como comidas e bebidas, queijos, vinhos, ervas medicinais, temperos, carnes e conservas. Além disso, o Mercadão Municipal também possui lojas de vestuário e eletrônicos. Ou seja, um local completo.

Localizado no centro de Curitiba, o Mercadão faz parte do dia a dia e da história dessa cidade tão bonita localizada no estado do Paraná.

Museu Oscar Niemeyer

Também conhecido como Museu do Olho, ou MON, o Museu Oscar Niemeyer é um complexo de dois prédios que alia arquitetura e arte. Com uma área de 35 mil metros quadrados, ele possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65 metros.

Inaugurado em 22 de novembro de 2002, o museu foi projetado pelo próprio Oscar Niemeyer e é considerado um dos maiores museus do mundo. Seu nome faz alusão ao formato do prédio, que lembra literalmente um olho.

Possui um grande acervo com cerca de sete mil obras espalhadas por 12 salas de exposições, mostras permanentes e um acervo sobre o próprio arquiteto. Lá você encontra obras de vários arquitetos renomados e um vasto acervo para pesquisa.

Seu espaço de pesquisa conta com mais de nove mil publicações que podem ser consultadas gratuitamente com o auxílio de monitores. Vale a pena conhecer esse local de arte logo que você encontrar o seu apartamento para alugar em Curitiba.

Parque das Pedreiras

A Pedreira Paulo Leminski é um local destinado a espetáculos ao ar livre. Localizada no Parque das Pedreiras, a Pedreira Paulo Leminski fica no bairro do Abranches, o local foi aberto em 1990 e possui uma área de 103 mil metros quadrados e pode receber até 30 mil pessoas. O local no passado era uma pedreira municipal e uma usina de asfalto.

apartamento-para-alugar-em-curitiba

O Parque das Pedreiras ainda é palco da Ópera de Arame, certamente um dos locais mais bonitos de Curitiba. Inaugurada em 1992, a Ópera de Arame possui uma arquitetura singular, tornando-a um dos mais belos prédios da cidade.

A Ópera de Arame tem seu nome derivado do estilo construtivo feito de aço e estruturas metálicas, cobertos com placas transparente, que lembram a fragilidade de uma construção de arame. A edificação é circular e cercada por um lago artificial.

apartamento-para-alugar-em-curitiba

Linha Turismo – Ônibus Panorâmico de Curitiba

Mas, se você não quer perder tempo organizando um roteiro com os principais pontos turísticos curitibanos, a melhor opção é a Linha Turismo. Pagando o valor de R$ 50 por pessoa é possível visitar vários locais importantes na cidade em um ônibus de dois andares. Ela passa por 26 pontos turísticos da cidade e o percurso de cerca de 45 quilômetros dura aproximadamente três horas.

Economia de Curitiba

Outro importante aspecto que você deve conhecer antes de escolher seu apartamento para alugar em Curitiba é a economia. A cidade possui a maior economia do Paraná e é considerada a quinta maior do Brasil.

A principal fonte econômica Curitibana é o setor terciário, ou seja, comércios e prestações de serviços de várias áreas. Destaca-se também a área de indústrias de grande porte, que é o segundo setor mais relevante para a economia do município.

Curitiba possui um parque industrial diversificado. Entre os produtos que se destacam estão os de gêneros alimentícios, mobiliário, minerais não-metálicos, madeira, produtos químicos e farmacêuticos, bebidas, artefatos de couros e peles.

As faculdades e universidades também contribuem economicamente. E os mais de três milhões de habitantes de Curitiba é também um grande fator que influencia boa parte da riqueza da cidade.

Como é o transporte público em Curitiba?

apartamento-para-alugar-em-curitiba

O transporte público de Curitiba é um dos mais eficientes do Brasil. Suas características inovadoras contribuem para que ele seja considerado um dos pioneiros em modernização no Brasil. Ao optar por morar em um apartamento para alugar em Curitiba, fique sabendo que terá um transporte de qualidade e que atende suas necessidades.

Feito por 28 empresas privadas, o transporte público curitibano é gerenciado pela URBS (Urbanização de Curitiba S/A) e tem a característica de um sistema “tronco-alimentador”, ou seja, existem terminais de conexão em pontos estratégicos da cidade.

O Sistema Expresso da cidade, com canaletas exclusivas para ônibus, existe desde 1974 e agiliza muito o dia a dia, pois os ônibus circulam sem congestionamentos e só param para fazer embarque e desembarque de passageiros e nos sinaleiros que existem no percurso.

Outra característica marcante na cidade são as estações-tubo. Famosas no Brasil todo, elas são pontos de parada e partida de linhas diretas e expressas. Os ônibus que passam pelas estações-tubo não possuem cobradores, o pagamento é feito diretamente na estação ou na entrada dos terminais.

Infraestrutura de Curitiba

A infraestrutura de Curitiba é uma das maiores do país e pode ser um fator decisivo na hora da compra de seu apartamento para alugar na cidade. Com a terceira melhor infraestrutura do país, a cidade fica à frente de importantes cidades como Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

A capital modelo do país é muito bem organizada e toda preparada para ser mais acessível. Em 2019, inclusive, ela obteve o primeiro lugar no urbanismo brasileiro no ranking Connected Smart Cities 2019. Além disso, a cidade paranaense ainda aparece como a mais inteligente do sul do Brasil, no mesmo estudo.

Curitiba conta com 100% de atendimento urbano em água e esgoto e um ótimo transporte público, como já citamos por aqui. Tudo isso com certeza conta pontos a favor para a boa infraestrutura local.

Em relação à tecnologia a cidade não fica atrás. Ela possui dois parques tecnológicos e oito incubadoras de empresas, fazendo Curitiba ocupar a sexta posição em tecnologia no ranking que citamos acima.

Pensando na escolha do seu apartamento para alugar em Curitiba: Gastronomia

Para alguns esse é o ponto principal na hora de escolher seu apartamento para alugar em Curitiba, afinal, quem não preza por uma boa alimentação, não é verdade? Então, se você é esse tipo de pessoa, pode colocar um sorriso no rosto, pois a cidade tem excelentes opções de restaurantes.

Um dos pratos típicos da região é o chamado Barreado. O prato se consiste em uma carne desfiada, com um delicioso molho, cozida em panela de barro por mais de 12 horas.

Para comer a iguaria também existe toda uma tradição, já que a montagem também é parte do processo. É feita uma mistura do barreado com farinha de mandioca, rodelas de banana e laranja para acompanhar.

Uma dica para provar o verdadeiro Barreado é experimentá-lo no restaurante Farnel, localizado no centro histórico de Curitiba. Se for um dia mais fresco, melhor ainda, pois o prato é ideal para o inverno.

O pinhão também é outra iguaria que faz sucesso no município e você precisa prová-lo ao se mudar para seu apartamento para alugar em Curitiba. Entre os meses de maio e julho é a alta da produção do pinhão, que é também quando acontece a Festa do Pinhão.

Os curitibanos costumam servi-lo em forma de bolinhos, acompanhando massas, risotos e até na sobremesa. Se você quer realmente conhecer a culinária local, precisa provar essa deliciosa iguaria pelo menos uma vez. E uma dica legal para receber seus amigos em seu novo apartamento para alugar na cidade paranaense é servir o pinhão como petisco. Você, sem dúvidas, vai ser considerado um autêntico curitibano.

Outro prato tipicamente curitibano é a carne de onça. Sim, esse é o nome. Mas, calma, não se preocupe, pois não é precisar matar uma onça para saborear essa delícia. O prato é feito com filé mignon ou patinho. Ufa!

A carne de onça consiste em um mix de carne crua moída, com temperos, cebola e cebolinha. O nome se originou por conta do forte odor que a cebolo deixa após degustarmos o prato. Uma observação é que ele vai muito bem como petisco, para acompanhar uma cerveja gelada.

Se você ficou com vontade de saborear a carne de onça, nossa dica é procurar o Bar do Alemão, localizado no Largo da Ordem. Você não vai se arrepender.

A cidade é repleta de bons bares e restaurantes para você saborear o melhor da gastronomia local. Se você gosta de uma boa experiência gastronômica, aposte no Poco Tapas, famoso restaurante molecular.

Para bons hambúrgueres, a melhor pedida é o Madero. Agora, se você é do tipo que adora uma boa música e um ambiente mais descolado, não pode deixar de visitar o Hard Rock Curitiba, além de pratos deliciosos, o clima é dos mais divertidos.

O que achou deste conteúdo?

E aí, tirou todas as suas dúvidas sobre a capital modelo do Brasil? Deixe nos comentários o que mais gostou de Curitiba!

E se você tem dúvidas de mudança recente, acesse o Blog da Arbo e saiba tudo o que precisa antes de se mudar para Curitiba.

Você também pode entrar na Central de Ajuda da Arbo e ficar por dentro das principais dúvidas relacionadas ao mercado imobiliário, principalmente sobre os processos de venda e locação.

Motivos não faltam para que você se apaixone por esta linda cidade. Se você está em busca de um excelente apartamento para alugar em Curitiba, acesse agora mesmo o Portal da Arbo Imóveis, com certeza você encontrará uma opção que vai te deixar muito feliz.

Postagens relacionadas

estudante em Londrina

6 imóveis em Londrina para estudantes

Se você já sabe da sua aprovação no vestibular 2020 ou está esperando o resultado e já está se organizando para o próximo ano, nós separamos 6 imóveis para estudantes em Londrina. Queremos te ajudar a escolher o apê perfeito para você viver uma das melhores fases da vida. Nesse texto, vamos apresentar imóveis para […]

melhores-escolas-municipais-de-curitiba

As melhores escolas de Curitiba

Aproveite da infraestrutura da capital e escolha entre as melhores escolas da Cidade, saiba como escolher entre as melhores opções de escola em Curitiba  Está de mudança para Curitiba ou acabou de se mudar e está à procura de uma escola de qualidade para o(a) seu filho(a)? Tanto escolas particulares quanto escolas municipais de Curitiba […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *