5 de setembro de 2021

As melhores faculdades em Campinas

faculdades-em-campinas

Conheça as cinco instituições mais bem qualificadas que vão fazer a diferença em sua formação e futuro

Identificar a melhor instituição de ensino superior é o primeiro passo para um futuro. A maioria das faculdades em Campinas oferece boa estrutura e ensino de qualidade para os estudantes, e são ótimas opções para investir numa carreira de sucesso. 

Entre os 1.213.792 de habitantes, de acordo com estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que ocupa os 797,6 quilômetros quadrados do município, boa parte são estudantes, bastante gente, não? E esses alunos fazem a diferença em seus estudos e pesquisas, já que o município foi eleito o mais inteligente e conectado do Brasil em 2019.

Cidade mais inteligente do Brasil

Além de ser a maior cidade do interior de São Paulo, Campinas é  considerada também a mais inteligente e conectada do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela empresa Urbanm Systems em 2019.

Atualmente, o município é o terceiro maior pólo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, sendo responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional. Por isso, Campinas é realmente um ótimo lugar para estudar. E você, quer  investir em uma nova carreira? Confira agora o que você precisa levar em conta antes de procurar as melhores faculdades em Campinas. 

O que saber antes de conhecer as melhores faculdades de Campinas? 

Terminar o ensino médio e ainda ter dúvidas sobre a carreira ou faculdade é mais comum do que você imagina. Por isso, o primeiro passo é decidir o curso e a profissão que você quer seguir. Feito isso, você deve se atentar a alguns detalhes antes de decidir de vez a universidade certa.

Conheça o Campus

Antes de se inscrever em algumas das faculdades de Campinas, é importante que você faça uma visita ao campus, e veja a estrutura do local. Avalie as instalações, os laboratórios, as bibliotecas, e também se o local tem computadores à disposição dos alunos. Isso vai impactar diretamente na qualidade dos seus estudos e até seu humor nos anos que for passar lá, afinal, é provável que você passe bastante tempo nesses espaços da universidade 

Confira a grade curricular

Conferir a grade curricular do curso de cada uma das faculdades em Campinas que você  se interessar é essencial. Pois cada instituição pode ter um programa diferente e  priorizar um determinados assuntos com focos ou abrangências diferentes. Veja cada uma delas e se  agradam você.

Veja a localização

A localização é outro ponto muito importante e que você deve considerar na hora de escolher uma entre as faculdades em Campinas . Você sabe por quê? Ela vai impactar diretamente no seu orçamento do dia a dia! Além disso, você  não quer perder um tempão estressante no trânsito antes e depois  dos estudos, né? 

Confira os horários de aula  do seu curso de interesse

Um detalhe que pode passar sem atenção  antes de escolher a faculdade em Campinas é em relação  aos turnos e os respectivos horários de aula disponíveis no  seu curso de interesse. Dependendo da instituição ele pode  ser ofertado somente de manhã, à tarde ou à noite. Por isso, veja se ele se encaixa na sua rotina.

Agora que te demos essas dicas essenciais, vamos conhecer as melhores faculdades em Campinas? 

Conheça as cinco melhores universidades da cidade

Além da qualidade de vida, um dos motivos que fazem com que cada vez mais pessoas adotem Campinas como  novo lar é a excelência  de suas faculdades. As melhores faculdades em Campinas são também muito bem colocadas no ranking nacional. 

1 – Universidade Estadual de Campinas, Unicamp

faculdades-em-campinas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma faculdade pública fundada em 1966. Ao contrário da maioria das faculdades brasileiras, a Unicamp foi especialmente projetada como um centro integrado de pesquisa. 

Até hoje ela mantém esse foco, considerando que atualmente metade dos seus estudantes são alunos de pós-graduação. O que torna essa instituição uma das melhores faculdades em Campinas não só em graduação. 

Os mais bem avaliados cursos do país

Os cursos de graduação da Unicamp estão sempre entre os mais bem avaliados do país, de acordo com estatísticas do Ministério da Educação (MEC). Entre os cursos que ficam em primeiro lugar podemos citar Biologia, Economia, computação e Engenharia Elétrica. 

Ao todo, são oferecidos 70 cursos de graduação e 173 de pós-graduação, além dos mais de mil cursos de extensão disponíveis para toda a comunidade. 

Campus

O campus, que ocupa uma área de 3,5 quilômetros quadrados, tem um design único. Sua estrutura conta com uma biblioteca principal, edifício de estudantes, de serviços e um restaurante universitário.

Se você busca pelas melhores faculdades em Campinas, a Unicamp deve ser o primeiro nome na sua lista, sem dúvidas. 

2 – Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)

A Universidade Presbiteriana Mackenzie tem uma história que começa   no século 19. Missionários e educadores presbiterianos fundaram, na cidade de São Paulo, a Escola Americana, trazendo para o país diversas inovações pedagógicas em um país até então escravocrata e essencialmente agrícola. 

Em 1886 surge a Escola de Engenharia, em um prédio que recebeu o nome de Edifício Mackenzie. Assim surge o Mackenzie College. E, em 1952 o Governo do Brasil eleva a instituição à condição de Universidade. 

Você busca uma das melhores faculdades de Campinas? A Mackenzie é uma instituição privada e o Campus de Campinas oferece os cursos de Administração, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. 

Campus

A estrutura da Mackenzie em Campinas oferece uma biblioteca com rico acervo e Laboratórios de Pesquisa totalmente equipados com o que há de mais moderno.

É, sem dúvidas uma escolha acertada entre as melhores faculdades em Campinas. 

3 – Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) é mais uma entre as melhores  opções que você tem quando procura por excelentes  faculdades em Campinas. 

A PUC-Campinas surgiu em 1941 como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. No ano de 1955 ela passou a ser Universidade Católica e foi reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. Já o título de Pontifícia foi concedida à ela pelo Papa em 1972.

A PUC-Campinas foi indicada como a segunda melhor universidade particular do Brasil em 2019 pelo Guia da Faculdade do jornal Folha de São Paulo – O Estado de São Paulo.

Cursos mais bem colocados no Brasil

Atualmente a PUC-Campinas  oferece mais de 60 cursos de graduação e cinco deles estão entre os melhores do Brasil: Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Filosofia, Serviço Social e Propaganda e Marketing.

Campus

Que tal conhecer agora um pouco mais sobre o campus de uma das melhores faculdades em Campinas? A PUC-Campinas é dividida entre o Campus I, Campus II e Campus Central. 

Todas as unidades possuem excelente estrutura de salas de aulas, e laboratórios bem equipados. O Campus I ocupa uma área de 783.414,24 metros quadrados e possui quadras esportivas e piscinas. 

O Campus II abriga o hospital universitário e todos os cursos do Centro de Ciências e Vida (CCV) em uma área de 364.680,00 metros quadrados. E, finalmente, o Campus Central, concentra  todos os estudantes de direito, e conta com laboratórios de informática, uma biblioteca e uma assistência jurídica. 

4- Universidade Paulista (UNIP)

A Universidade Paulista (UNIP) é mais uma entre as melhores opções de faculdades em Campinas.  Ela foi criada a partir do Instituto Unificado Paulista, do Instituto de Ensino de Engenharia Paulista e do Instituto de Odontologia Paulista.

Ela está presente em 18 cidades do Brasil e oferece mais de 40 cursos de graduação. Entre eles, os que possuem maior pontuação segundo o ranking do MEC são: Biomedicina, Odontologia, Turismo, Medicina veterinária e Relações Internacionais. 

Campus

A infraestrutura do Campus conta com modernos laboratórios, salas de aulas bem equipadas, auditórios, bibliotecas com um amplo acervo e salas de leitura.

5- Universidade São Francisco (USF)

faculdades-em-campinas

Outra excelente opção entre as melhores faculdades em Campinas é a Universidade São Francisco (USF). A história da USF tem início em 1945, com a fundação da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana , mantenedora da USF.

Por meio dessa casa foi possível proporcionar educação e assistência a diversos moradores carentes do Rio de Janeiro. Em 1976 a USF, que hoje é uma das principais faculdades em Campinas, é consolidada como Universidade de São Francisco.

Campus

A USF Campinas oferta mais de 60 cursos de graduação e trinta de pós-graduação. No total são 238 salas de aula, excelentes e completos laboratórios, biblioteca com um vasto acervo e, a universidade conta ainda com o HUSF (Hospital Universitário São Francisco). 

E aí, gostou de conhecer as melhores faculdades de Campinas?

Agora conta para gente nos comentários, alguma dessas instituições fez os seus olhos brilharem? Temos certeza que com essas dicas ficou bem mais fácil acertar na escolha que irá impactar o seu futuro, não é?

E agora uma dica extra para você que procura faculdades em Campinas: confira os conteúdos especiais no Blog da Arbo Imóveis para você conhecer melhor a cidade, e se informe com o custo de vida da cidade, os melhores restaurantes e também os principais pontos turísticos.

Postagens relacionadas

quanto-custa-morar-em-londrina

Quanto custa morar em Londrina?

Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba. E você sabe qual é a média do custo de vida para morar em Londrina? Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba. Localizada no Norte do estado, o município tem quase 600 mil habitantes. […]

Saiba tudo ao ir morar em Balneário Camboriú

Está de indo morar em Balneário Camboriú? Saiba como solicitar a ligação de energia e de água. Veja também quais são melhores provedores de internet da cidade  Balneário Camboriú fica a poucos quilômetros da capital de Santa Catarina, está localizada no litoral norte do estado e pertence à Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *